EUA Finanças Governamental/Legal Mercado

EUA: Montadoras querem incentivos para compra de carros após Covid-19

EUA: Montadoras querem incentivos para compra de carros após Covid-19

As montadoras de automóveis, concessionários e todo o setor automotivo americano, esperam de Washington um programa de incentivos fiscais para compra de carros após a pandemia de Covid-19 que, no momento, está impactando muito os EUA.


Com queda das ações e também nas vendas, os fabricantes de automóveis estão vendo suas fábricas paradas e a incerteza de não saber exatamente quando a pandemia irá de fato acabar, visto que mesmo com um retorno à produção, as vendas podem continuar em declínio se os clientes ainda sentirem insegurança diante da contaminação.

De qualquer forma, para quando a situação melhorar, a Ford propõe que o programa “Cash for Clunkers” retorne ao mercado americano para impulsionar as vendas novamente. Instituído em 2009, diante da crise econômica mundial, o incentivo fiscal proposto pelo governo Obama ajudou na recuperação dos emplacamentos no país.

EUA: Montadoras querem incentivos para compra de carros após Covid-19

Oficialmente conhecido como Cars Allowance Rebate System, o programa pode ser uma ferramenta importante para o retorno da economia dos EUA. Congresso e Casa Branca já entendem que sem incentivos fiscais, não será possível uma rápida recuperação econômica.

Por ora, o que se vê são as vendas em queda no país. A Auto Nation, maior rede de concessionárias dos EUA, com milhares de lojas, as vendas caíram 50%. A empresa já deu licença remunerada para 7 mil funcionários e cortou em 50% o salário dos executivos, incluindo o CEO.

Na época da crise de 2009, o chefe do programa federal era Ray LaHood, que agora disse: “Foi uma tábua de salvação para os revendedores de automóveis cujos show rooms pareciam bastante sombrios sem clientes, e acho que se você falar com alguém da indústria automobilística, foi o começo da tábua de salvação para a indústria automobilística do governo Obama”.

Sobre a possibilidade de um programa diferente do Cash for Clunkers, LaHood afirmou: “Se eles podem modelar algo diferente para se adequar à situação atual, sou a favor.”

[Fonte: Ford Authority]

 

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • th!nk.t4nk

    Estes planos fazem sentido se forem amarrados a renovação da frota. Alivia-se os impostos temporariamente quem tá trocando um carro antigo e poluidor. Já se for apenas um desconto pra vender mais, sem nenhuma contrapartida, pode acabar gerando uma baita bolha na sequência.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email