EUA Finanças Governamental/Legal México Mercado

EUA: Trump cancela sobretaxa após acordo com o México

EUA: Trump cancela sobretaxa após acordo com o México

O presidente americano Donald Trump usou as redes sociais para informar do cancelamento da imposição de sobretaxa aos produtos mexicano, após um acordo assinado entre os dois países. O líder dos EUA não deu detalhes sobre o acordo, que envolve a questão da imigração ilegal e tráfico de drogas no país vizinho.


Trump usou o Twitter para revelar a informação: “Tenho o prazer de informar que os Estados Unidos da América chegaram a um acordo assinado com o México. As tarifas programadas para serem implementadas pelos EUA na segunda-feira, contra o México, estão indefinidamente suspensas. O México, por sua vez, concordou em tomar medidas fortes para …”

Em outra mensagem, o chefe do executivo dos states continua: “…. deter a maré da migração através do México e para a nossa fronteira sul. Isso está sendo feito para reduzir ou eliminar enormemente a imigração ilegal vinda do México e para os Estados Unidos. Detalhes do acordo serão divulgados em breve pelo Departamento de Estado. Obrigado!”.

EUA: Trump cancela sobretaxa após acordo com o México


Nesse caso, o setor automotivo norte-americano pode respirar aliviado com o fim da sobretaxa sobre os carros e peças mexicanas. O governo de Washington tinha prometido impor uma tarifa extra de 5% sobre todos os produtos de origem no México a partir de segunda (10), aumentando gradativamente a carga tributária até atingir 25% em outubro.

Isso provocaria uma recessão nos dois países, de acordo com analistas de mercado. O impacto na indústria mexicana seria desastroso, assim como no lado norte, onde boa parte de peças e componentes são feitos no sul. O preço dos carros mexicanos nos EUA subiria em torno de US$ 8.000.

Além disso, o custo mais elevado reduziria as vendas no mercado americano em torno de 1,5 milhão de carros ao ano, o que provocaria uma crise no setor, com evidentes demissões em várias partes. Ou seja, no final, perderiam os dois, mas parece que nessa disputa, Trump conseguiu o que queria.

[Fonte: Auto News]

 

EUA: Trump cancela sobretaxa após acordo com o México
Nota média 5 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Mr. Pereba

    Ficou claro que alguém (e não foram os mexicanos) conseguiu convencer o Trump de que seria uma enorme besteira tomar essa atitude. Para não sair desmoralizado, ele sai pela tangente sem mencionar nenhuma informação sobre esse “acordo”. Parabéns para os lobistas que conseguiram evitar esse desastre.

    • Zé Mundico

      Olha, não foi bem assim. Ele bateu o pé no chão e o México amarelou. Pelo que lí, o México se comprometeu em fechar as fronteiras e não admitir mais os milhares de imigrantes ilegais que acham que tem o “direito” de ir viver nos EUA. A coisa estava num nível insustentável e o Trump teve que ameaçar aumentar as taxas para o governo mexicano sair do lugar….

      • MonHoe

        Problema migratório é com os EUA não com o México, ele quer que o governo mexicano impeça pessoas de saírem do seu território por livre vontade? Se ele quer que ninguém imigre pelo México, ele que se vire pra cumprir a promessa dele do muro

        • jvfig

          O problema maior é em relação as “caravanas” como foram aquelas de honduras, com milhares de pessoas querendo romper a fronteira.

          Eles sendo barrados de entrar no mexico será muito mais facil dos EUA de conter essa multidão

        • Na verdade não é bem assim, muitas pessoas de inúmeros países vão até o México e de lá cruzam a fronteira com os Estados Unidos. Inclusive tem imigrantes da África desembarcando no Brasil para depois ir ao México e depois aos Estados Unidos.

          • MonHoe

            Continua sendo problema dos EUA e não do México

            • Ernesto

              Por isso que o Trump fez uma “pressãozinha” para que o México se mexa.

    • BillyTheKid

      Enquanto isso, o gado comemora mais uma “vitória” dele. Pior, muitos dos que seriam prejudicados caso isso se tornasse realidade também estão felizes com a atitude dele.

      Deve ser triste morar num país onde o presidente consegue fazer tamanha lavagem cerebral na população.

      • Osni Duarte

        Eu vivo num pais assim. Brasil, conhece? De 2003 para cá só presidentes lavadores de cérebros, com exceção do Temer que jamais foi um populista, mas também foi péssimo governante.

        • Romualdo Vieira

          Exato! Um país que os que não sofreram lavagem cerebral são chamados de fascistas, mesmo nada tendo a ver com esse regime!

    • Zé Mundico

      A decisão foi declarada publicamente pelo México, que assumiu o compromisso de controlar as fronteiras. Ameaça ainda faz milagre….rsrsrs

      • Ernesto

        Ainda mais do maior parceiro comercial.

  • Lyn

    Trump ja ta em modo campanha para 2020.

  • Felizmente esse xenófobo não vai se reeleger.

    • Samuel Jesus de Sousa

      Vou salvar esse comentario

    • Fabio Gambela

      Ele obrigado a aceitar esse exército de imigrantes adentrarem seu País?

      • MonHoe

        Não, mas ele não pode obrigar outros países a lidarem com o problema que é exclusivamente dele

        • Ernesto

          KKKKKKKKKK!

      • Luis Burro

        Kkkkkkk…seu país é foda…
        Nossa pela cor dos seus cabelos dá pra ver q ele é descendente direto dos índios estadunidenses 😂

    • Cesar

      Pode ter certeza que vai. Historicamente todos são.

    • Junio

      Chora mais petista.. Trump tá eleito já para 2020. E são sites esquerdistas nos EUA que estão afirmando isso. Trump já tem resultado econômico similar a 1960 nos EUA que foram anos dourados.

    • R. Rover

      Até quero que ele seja reeleito.
      Vai levar o País para o buraco direitinho.

      • leomix leo

        Tu mora onde jovem?
        Tá preocupado com a eleição do país que vc não gosta, tem ódio mortal pq é liso e não tem perspectiva de um dia conhecer os EUAS. Deixa o cara em paz, Deus lhe deu uma vida só, pra vc cuidar dela, deixa a dos outros em paz filho.

        • Esquerdista não conhece nada de ‘mercados globais’. Não sabe que se der ruim lá, afeta todo mundo, inclusive o Brasil. Mas como tem um monte de gente torcendo pro BR dar errado pq o ladrão de estimação perdeu a eleição… não me surpreende.

          • leomix leo

            Essa raça é doente, mesmo não mamando, e usurpando nada, eles defendem o ladrão de 9 dedos.

    • Concorde eu ou não com ele, ele já ganhou. A Economia bombando (não por muito tempo), salvo algum escândalo muito grande, ele só não se reelege se não quiser.

  • Dod

    A cadela laranja faz a burrada e depois volta atrás com o rabo entre as pernas. Bolsodecocô tem um professor e tanto.

    • Junio

      Chora mais petista.. Trump tá eleito já para 2020. E são sites esquerdistas nos EUA que estão afirmando isso.

      • Dod

        Adoro ver um bozolóide espumando! Nem vem que a antirrábica já está pronta!

    • Mr Rafael

      Cara você está no site errado ! Aqui é para quem curte carro …

    • R. Rover

      Pior que ser uma cadela sarneta é ser filho de uma cadela sarnenta.
      kkkkkk

    • leomix leo

      Eis que aparece o salvador da pátria (Dod) intelectual, economista, vai resolver os problemas e roubalheira deixada pelo PT com o piscar de olhos. Acorda, Bolsonaro entrou de gaiato, quer mostrar como o sistema é podre e corrupto, só vivem na base da mazela do povo, mais vc gosta de receber mandioca, e tem inveja os Yankees. Lute pelo seu país, pra ele poder crescer, trabalhe duro, não queria ser mais um encostado do sistema.

    • Ernesto

      Segundo o colega Zé Mundico, a decisão foi declarada publicamente pelo México, que assumiu o compromisso de controlar as fronteiras. Ou seja, os esquerdistas continuam a passar vergonha, fazendo comentários sem sequer buscar melhores informações. Rsrsrsrs

  • Zé Mundico

    O Trump apostou e ganhou a mesa, qual o problema? É evidente que ele nunca quis taxar ninguém e sim obrigar o México a rever seu comportamento “humanitário” ao deixar milhares de imigrantes ilegais atravessarem seu território para invadir os EUA.
    Não se trata de xenofobia, mas de defender os interesses dos EUA, que não podem aguentar a entrada de milhares de imigrantes. Será que vai ter emprego, escola, hospital, moradia, assistência social para todo mundo que acha que tem o “direito” de ir morar lá?
    Pessoal tem que entender que os EUA não tem “obrigação” nenhuma em deixar todo mundo ir morar lá. O país tem dono, gente!

    • R. Rover

      Ganhou nada.
      Acordo do tipo ‘ninguém sabe, ninguém viu’
      Está jogando para platéia.
      A única coisa que esse sujeito sabe é que a Lua é satélite de Marte.

      • Zé Mundico

        O governo mexicano cedeu e declarou publicamente que iria controlar as fronteiras. Ok, pelo menos “prometeu”, se vai cumprir ou não é outro negócio. Mas nesses assuntos uma declaração pública vale mais do que promessa.

      • Temos um infiltrado no governo dos EUA aqui no site, fala aí fera, qual vai ser a próxima taxa de juros dos EUA?

  • CanalhaRS

    Trump se elegeu para defender os interesses do povo norte-americano e está cumprindo a risca o que prometeu.
    Coréia do Norte, China e México já sentem na pele.

    • Chap

      A China tá c@g@ndo para os Estados Unidos.
      Os EUA são importantes para os eles, mas não imprescindíveis. Hoje a China tem como prioridade o estabelecimento de relações comerciais fortes com outros países, como emergentes asiáticos, africanos e da América do Sul e Central.
      Os EUA são mais dependentes da China do que nunca… O 5G das telecomunicações é dos chineses (e finlandeses), por exemplo.

      • Mr Rafael

        Os eua dão imprescindíveis pro mundo amigo ! Eles representam o mercado …

        • R. Rover

          E a China representa o maior mercado.
          Simples assim.

        • Duh

          Já foram.

  • Luis Burro

    Donald Trump ñ passa de um Chiuaua q pode até morder mas ñ faz nem cócegas,acho q ele faz isto mais pra aparecer q está fazendo do q algo realmente,pq é muito rápido como ele consegue os acordos e sempre são envoltos em mistérios e com poucas informações…aliás assim como sua candidatura e eleição pra presidente(assim como ficou compravado)!

    • Ernesto

      KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!

  • Matafuego

    “Isso provocaria uma recessão nos dois países, de acordo com analistas de mercado.”

    De acordo com os analistas de mercado, “Crooked” Hillary Clinton é a presidente dos EUA.

  • Rodrigo

    Obviamente que aqui só veiculará notícia do meio automotivo, mas as sobretaxa não afetaria apenas esse mercado. A fronteira norte do México produz quase tudo pra ser exportado para EUA e Canadá (as famosas maquilas), de produto acabado até semi-acabado pra ser finalizado nos EUA. Seria um duro golpe na economia destes países. A bravata, desta vez, não se concretizou.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email