EUA Pickups SUVs Volkswagen

EUA: VW elimina Tanoak e pode levar Tarok, após novo SUV compacto

EUA: VW elimina Tanoak e pode levar Tarok, após novo SUV compacto

A picape média Volkswagen Tanoak, que era derivada do SUV Atlas Cross Sport, não vai virar realidade nos EUA. Hein Schafer, presidente de marketing e produto da VW no país, disse que as chances do conceito ganhar a linha de produção são praticamente nulas.


Schafer explicou que a razão pela desistência da Tanoak é que ela seria comparada com a Honda Ridgeline no mercado de picapes e ambas, feitas em carrocerias monoblocos derivadas de utilitários esportivos – disputariam um nicho muito pequeno nos EUA, observando-se as vendas da japonesa por lá.

EUA: VW elimina Tanoak e pode levar Tarok, após novo SUV compacto

Assim, os custos elevados para adaptar a plataforma MQB em uma função de picape, não compensariam por conta da demanda pelo produto. Isso sem contar que a Tanoak seria imediatamente colocada à prova pelo mercado, devido a não ser um veículo de estrutura robusta, como de chassi com longarinas.

Contudo, nem tudo está perdido. Apesar da boa recepção da Tanoak, a Schafer aponta que uma irmã menor faria mais sentido e esta seria a Tarok, picape que estreará em breve no mercado do Mercosul. Também bem recebida pelo público em Nova Iorque, ela seria mais focada no lazer do que no trabalho, como as picapes grandes e acharia seu lugar.

Tarek ou T-Cross?

EUA: VW elimina Tanoak e pode levar Tarok, após novo SUV compacto

A questão é que importar da Argentina ou Brasil ficaria caro demais, então teria que ser feita em Puebla, compartilhando elementos com algum outro produto. Este, porém, pode ser o novo SUV compacto que a VW projeta para lá.

Apesar de não mencionar detalhes sobre o produto, exceto que não terá um nome que seja associável com alguma personalidade, o SUV é tido como inédito para a América do Norte e será mostrado até o fim de 2020 com vendas em 2021. Nos EUA, até o momento nenhum flagrante apontou para algo realmente novo.

O que se sabe é que o projeto Tarek seria feito também em Puebla, para abastecer o mercado americano com um SUV de porte compacto. O T-Roc teria de ser importado da Europa, segundo Schafer, mas a produção está no limite e atende apenas o continente europeu.

EUA: VW elimina Tanoak e pode levar Tarok, após novo SUV compacto

Com porte de Compass, ele seria considerado pequeno por lá. O T-Cross também seria uma opção considerável para o mercado americano, ainda mais que se tornou um camaleão para a VW.

Na China, ele tem dois visuais, que diferem do europeu (menor) e do indiano (Taigun). O brasileiro também não é semelhante aos demais. Nesse ponto, Schafer poderia estar indicando um T-Cross visualmente modificado ou até mesmo o Tarek diferente do argentino e do chinês (Tharu).

[Fonte: Autoblog]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • El Cabron

    E tanto T… Alguma coisa que não consigo entender WTF está acontecendo kkkk

    • Maycon Farias

      Eu fiquei com preguiça de ler os nomes. Nunca irei lembrar quem é quem.

    • Eu não tô conseguindo decorar mais nada. E ainda faltam o Taichichuan e o Taiguara.

      • Maycon Farias

        Por um segundo eu li Teotihuacan kkkkkkk é tanto T

  • Cleidson

    Tanoak, Tarok, Tarek… pra mim todos são o mesmo carro.

    • Raimundo A.

      Pra uma possível leigo como já tive colega que não sabia a diferença de um Celta para um Corsa no visual mesmo tendo nomes diferentes, normal.
      Pior é o mesmo produto ter nomes diferentes. O SUV médio compacto aqui seria o Tarek, só que a VW trata como projeto. Pode ser este o nome final ou não, haja vista o T-Sport, suposto nome do CUV do Polo, ter virado Nivus. O Tarek na China se chama Tharu e pode ter outro nome a depender do mercado.

      • Não duvido que, depois da VW lançar o Nivus, ela resolva aproveitar o nome T-Sport em outro carro.

        • Cromo

          Neste caso particular eu acho que não, pois T-Sport é muito parecido com EcoSport.

  • Willie Cicci

    Esse para-choque do T-Krois Chinês/Indiano rpa meu gosto é bem mais bonito que o local.

  • Diego Lip

    Os nomes dos carros são todos parecidos, nos confundem, e a aparência também é parecida entre todos. Tá complicado.

    • Cromo

      TAnoaK, TAroK, é demais.

  • Raimundo A.

    Se o Tarok poderá ser vendido nos EUA, terão que fazer o Tharu/Tarek no México para reduzir custos, pois compartilham a mesma carroceria e mecânica, 250TSI AT6 4Motion.
    No entanto, nas bandas de cá, especulam que o Tarok pode ser feito no Brasil enquanto o Tarek já começa a ser produzido, para avaliar a linha de produção, na Argentina.

  • Mauro Moraes

    Não bastasse a aparência agora até os nomes vão confundir. Fico imaginando a discussão dos vizinhos em tentar adivinhar que carro você tem.

  • André Martani

    Vem aí o ‘Táosso’ …de aguentar esses nomes similares da VW. 😁😂

  • Luiz camurça neto

    Tanoak seria realidade e sucesso, se a parceria Ford/VW na produção de Ranger/Amarok, (que finalmente vai transformar a Amarok em uma pickup para “todo uso”), se expandisse para F-150/Tanoak

  • VW continua bem perdida no mercado americano. Mal mal… deu bola dentro com o Atlas.
    Essa picapinha falam que já está em cima do muro no Brasil, imagina só para o mercado de lá;
    Estou achando mais fácil a FCA lançar no mercado americano a Toro via RAM, aí depois que a Toro ter algum exito a VW talvez resolva fabricar. Assim como por aqui, parece que os modelos Toro-killer da GM e Ford correm o risco de serem lançados primeiro, apesar da VW apresentar o conceito bem antes.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email