Europa quer apenas carros 100% elétricos em 2035

Europa quer apenas carros 100% elétricos em 2035

O Conselho Europeu terminou sua reunião com 27 membros do bloco econômico e político que une a Europa. De acordo com o site Auto Plus, a notícia não é boa para alguns fabricantes de veículos.


Segundo a publicação francesa, o bloco confirmou a redução de 55% nas emissões de CO2 para o mercado europeu até 2030, o que deve acelerar a eletrificação no continente.

Contudo, o mais importante foi a determinação dos europeus do continente (lembrando que o Reino Unido saiu) em colocar um fim aos carros a gasolina e diesel em 2035.

“Em 2035, daqui a 15 anos, 100% dos veículos que serão comercializados devem ser elétricos. Isso significa que você não poderá mais comprar um carro a diesel ou a gasolina em 2035 em toda a Europa”, disse Pascal Fabrin, um membro do Parlamento Europeu.

A declaração é bem clara e inclui os carros híbridos, mesmo plug-in, algo que irá impactar ainda mais sobre os fabricantes, especialmente alemães e franceses.

Ainda assim, a determinação de eliminar 100% dos motores térmicos na Europa depende de aprovação geral. O assunto só será discutido em plenário em junho de 2021, quando o processo seguirá adiante para votação dos países-membros.

Com essa medida, a Europa dá um recado claro de que a eletrificação plena ocorrerá antes do esperado. Países como a França, por exemplo, queriam eliminar o motor a combustão em 2040, mas terão de se antecipar, se a medida for aprovada.

Além disso, a União Europeia se alinha com o Reino Unido, que deve encerrar os carros híbridos e plug-in a partir de 2035. Com a retomada das conversas sobre um Brexit relaxado, a mudança na política do continente pode surgir como um sinal de um acordo entre as partes.

A medida também significará o fim da produção de motores a combustão para automóveis vendidos no velho continente, mas não exatamente seu fim, visto que outras regiões do globo devem manter-se agarradas aos combustíveis por mais algum tempo.

[Fonte: Auto Plus]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.