Ecologia Europa Governamental/Legal Montadoras/Fábricas Volkswagen

Europa sabia da fraude em emissões da Volkswagen desde 2010

europa-bandeira

A fraude que gerou o Dieselgate não foi surpresa para a União Europeia em 2015, diferentemente do alegado por Bruxelas na época, quando foi revelado ao mundo o software que manipulava os dados de emissão do motor diesel EA189 da Volkswagen.

Em 2010, a UE já tinha conhecimento de discrepâncias entre os dados colhidos antes dos testes de homologação e aqueles registrados durante a condução. A descoberta dessas diferenças foi possível a partir de 2007, quando a Joint Research Center (JRC) criou um novo método para verificar as emissões reais dos veículos, já que os níveis de poluição na Europa não estavam baixando como pretendido desde 2000.

A JRC mediu os dados de condução e os comparou com os oficiais dos testes em laboratório. As discrepâncias foram apresentadas à comissão europeia, que debateu o assunto com os ministérios do meio ambiente de Alemanha, França e Reino Unido durante meses, no ano de 2012. Os governos não agiram diante da pressão das montadoras, contrárias aos testes da JRC.

Esta utilizava um dispositivo portátil chamado Freeway Performance Measurement System (PeMS), que permite verificar os níveis de emissão de um veículo durante sua utilização. Com ele, seria fácil descobrir quais marcas estavam poluindo mais e apresentavam tecnologias que levassem à fraude, como foi o caso da VW. Foi o PeMS utilizado nos EUA que denunciou o software do Dieselgate em 2015.

[Fonte: Der Spiegel]





  • Rodrigo

    Alguma novidade? A VW confessou a pratica, teve prejuízo de bilhões pq ficou altruísta?

    A verdade é simples, ficou tão caro calar bocas que a saída foi confessar.

    • th!nk.t4nk

      A mesmíssima coisa ocorreu com Ford e GM nos EUA (com o escândalo da Explorer e das panes elétricas em diversos modelos, respectivamente). Só quando houve pressão externa é que o governo se mexeu e tomou medidas. Quem diria que os alemães iriam aprender direitinho com os americanos.

  • zekinha71

    A UE já sabia desde 2010, e tem gente que jura que foram os EUA que inventaram isso, só pra acabar com a VW lá.

    • th!nk.t4nk

      OS EUA não inventaram nada. Mas é inocência achar que o governo americano não persegue as montadoras estrangeiras. Tem dezenas de casos assim ao longo das últimas décadas. As empresas nacionais também se ferram por lá, mas com multas bem mais brandas.

      • Pacheco

        Está certo… tem que perseguir mesmo. Diferente daqui onde o Governo parece uma rapariga abrindo as pernas para elas e suas exigencias.

      • Gustavo73

        Eles até já foram muito duros com empresas nacionais. A ponto até de quebrar algumas como o caso da Firestone no passado. Mas viram justamente por esse caso que não era interessante fazer assim.

    • Gustavo73

      Assim como a Europa já sabia só inocente acredita na história de um grupo independentee pequeno ter testado o Jetta TDi depois do presidente dessa instituiçãoter alugado um modelo e ficar “encantado” com ele. Justamente na mesma época quea VW começava a aumentar as vendas de carros com o TDi por lá. Da mesma maneira que a França de uma hora para outra que apoiava os motores a diesel começou a dizer que não queria mais motores assim. A verdade é que todos sabiam no meio, ou alguém acredita que nenhum concorrente tinha testado os carros da VW e procurado saber como ele tinha aquele desempenho e poluia pouco(nox) sem usar alguns equipamento de controle de poluição?

  • Pedro Rocha

    Essa história do incentivo ao diesel na Europa ainda vai ter muitas revelações sórdidas. Qualquer técnico Químico do Petróleo sabe que o diesel é muito mais poluente do que a gasolina e mesmo as mais modernas tecnologias de motores a combustão não conseguiram fazer um motor a diesel ser “ecologicamente mais correto” do que um à gasolina.
    Um dia saberemos quem levou vantagem na propagação dos motores a diesel, enganando os europeus com a falácia de que esses motores são menos poluentes.

    • Pacheco

      Um dia aparece o Nove Dedos deles.

  • Pacheco

    Ué… o PT tbm Governa na União Européia e esconde as safadezas?

    • Pedro Rocha

      Considerando que a União Europeia cada vez mais se parece com uma nova União Soviética, podemos dizer que lá também tem petralhas.

      • Pacheco

        Isso tem no mundo todo… kkkkk
        Depois vamos conhecer o Nove Dedos deles… kkkkk

      • Rodrigo

        Dei um like só pela foto do perfil. (Quase viramos uma Venezuela)

        • Pedro Rocha

          Quase, mas por enquanto. O jogo petralha da candidatura de Marcelo Castro na Câmara e a ininterrupção dos blogs sujos, agora financiados por órgãos estaduais e municipais, mostra que os bolivarianos ainda têm bastante poder.
          Tem-se que tolerar com ressalvas o governo Temer porque ele tem poder político para fazer as privatizações, o que vai tirar bastante poder dos bolivarianos e corruptos em geral, e para ganharmos tempo para homologar o Partido Militar Brasileiro.

    • Olhá os americanos tem o Donald Trump, que é tão populista e maluco quanto alguns radicais no Brasil, naturalmente adaptado ao estilo americano de ser. Me admira uma figura dessas chegar onde chegou. E ainda tem quem diga que para ser bilionário precisa ser competente, visto que ele fala cada coisa sem nexo.

      • Pacheco

        Olha… na boa. Eu prefiro ele do que a doida lá viu. Os Americanos estão num fogo cruzado daqueles. Mas entre os piores, eu ficaria com ele.

        • sepchampions

          Já eu ficaria com a Hillary, ela pelo menos tem o marido pra dar conselhos e já tem experiência na política sendo um bom presidente.

          • Pacheco

            Será que ela vai se vingar dormindo com algum parlamentar? KKKKK

            • sepchampions

              Vai contratar um secretário gogoboy só pra fazer inveja.

  • fbl

    legais sao os TDi a mais de 200kmh nos tapetes europeus, isso sim.

  • EuMeSmObYmYsElF

    PMS sempre atrapalhando a vida alheia… ahahaha

  • Roger Rosato

    Decepcionante. Não tem pra onde correr da corrupção.

  • CanalhaRS

    Olha só….a poeirinha embaixo do tapete é, na verdade, um lamaçal…hahahahaha!!!



Send this to friend