Crossovers Europa Mercado SUVs

Europa: SUV terá mais de um terço do mercado em 2021

nissan-qashqai-2018-1 Europa: SUV terá mais de um terço do mercado em 2021

Assim como no resto do mundo, as vendas de SUVs continua a crescer na Europa. O segmento dos “compactos” – já que inclui lá também os médios – ganhou um reforço das marcas do grupo Volkswagen, que acabou acelerando o crescimento dos emplacamentos neste ano junto com Peugeot e Seat, individualmente. O Ford Kuga é outro que também subiu bastante nos emplacamentos.



De acordo com a LMC Automotive, as vendas de utilitários esportivos deve fechar com 1,8 milhão de unidades nos 28 mercados da União Europeia. No ano passando, o volume atingiu 1,5 milhão. Agora, a previsão é que mais de um terço do mercado europeu terá a participação do segmento em 2021.

nissan-qashqai-2018-1 Europa: SUV terá mais de um terço do mercado em 2021

O líder do mercado europeu há bastante tempo é o Nissan Qashqai  – que é aguardado no Brasil – mas o SUV não terá vida fácil nos próximos anos. O Peugeot 3008, por exemplo, vendeu 300 mil unidades desde outubro de 2016 e representou alta de 38% nas vendas da marca francesa. Mas, o campeão de crescimento foi o Volkswagen Tiguan com 45% este ano. O Ford Kuga teve alta de 20%. O interessante no caso deste último é que as versões mais caras representam 70% das vendas.

O analista de mercado Felipe Munhoz da Jato Dynamics diz: “Os SUVs compactos continuam a ser a maneira perfeita para os fabricantes de automóveis convencionais aumentarem não apenas as vendas, mas também os lucros”. Por conta disso, uma enxurrada de crossovers e SUVs foi despejada no mercado europeu esse ano e ainda haverá mais daqui para frente.

nissan-qashqai-2018-1 Europa: SUV terá mais de um terço do mercado em 2021

Só  a Opel, por exemplo, tem três modelos e já prepara o quarto: Crossland X, Mokka X e Grandland X, além de um topo de linha. Na própria PSA, além do C4 Cactus renovado, há também o Citroën C4 Aircross e se espera para 2018 a chegada do C5 Aircross. Isso se a marca parisiense ainda não estiver escondendo uma Aircross de sete lugares com base na plataforma do Grand C4 Picasso… o que é bem provável.

Sua irmã Peugeot já pensou nisso ao criar o 5008 e, além do 3008, conta ainda com o bem-sucedido 2008. Haverá espaço ainda para mais um modelo, abaixo deste. No grupo francês, a DS também prepara um DS 3 Crossback, assim como um sucessor para o DS4 Crossback. A marca tem ainda o DS 7 Crossback e estuda um modelo ainda maior.

nissan-qashqai-2018-1 Europa: SUV terá mais de um terço do mercado em 2021

O Jeep Compass também cresce rapidamente na Europa, mas a Fiat está ficando para trás entre as marcas mais importantes no segmento, isso porque só conta com o Fiat 500x e não tem nenhum SUV de porte maior em seu lineup. O mesmo acontece aqui, mas a política da FCA é não bater de frente com a marca americana, evidenciando que o grupo não confia em um portfólio similar entre suas marcas, diferentemente da Volkswagen. Falando nesta, o Skoda Karoq já é tido como um dos 10 mais vendidos do continente nos próximos meses.

Entre os países membros da UE, a Latvia teve maior alta no segmento: 18,3%. O Reino Unido se estabilizou com 11%, enquanto Alemanha e Itália ficaram com 7,8% e 8,7%. A média de crescimento da Europa foi de 10% até agora em 2017.

Confira os 10 utilitários esportivos mais vendidos da Europa até setembro de 2017:

  1. Nissan Qashqai – 195.188 unidades
  2. VW Tiguan – 179.411
  3. Peugeot 3008 – 122.984
  4. Hyundai Tucson – 115.776
  5. Ford Kuga – 114.651
  6. Kia Sportage – 102.989
  7. Renault Kadjar – 84.230
  8. Seat Ateca – 58.382
  9. Nissan X-Trail – 57.503
  10. Toyota RAV4 – 54.242

Os 10 SUVs mais vendidos da Europa até setembro de 2017 – Galeria de fotos

[Fonte: Auto News Europe]

COMPARTILHAR:
  • Ricardo Alexandre da Rocha Bri

    Á Ford e á Nissan perdem mercado no Brasil de otárias que são mesmas, não oferecendo o Ford Escape ou Kuga como preferirem, e o Nissan Qashqai para concorrer entre os suvs do segmento médios no Brasil, segmento que mais bomba em vendas em nosso mercado e no mercado mundial, e essas duas não lançam esses carros aqui o mais rápido possível. isso só mostra como a administração dessas duas aqui no Brasil precisam mudar o mais rápido possível.

    • sigma7777777

      A Nissan deveria ter nacionalizado o Sentra e assim teria a plataforma do SUV. Vacilaram…

      • Cesar

        A plataforma do Sentra não é a mesma do Qashqai. Talvez na próxima geração ele passem a usar a mesma. O Qashqai usa a CMF-B (a mesma do Kwwid, só que este na variação A). O Sentra atual usa a V.

        • sigma7777777

          Certo, mas talvez a X-Trail seja a mesma do Sentra, o que já seria um bom SUV para nós, pois apresenta excelente venda nos EUA.

          • Rafael Lima

            Acho que não, pois o X-Trail da até pra confundir com o Qashqai de tão parecidos, Nos EUA o Qashqai é vendido como Rogue Sport e o X-Trail como Rogue

          • Cesar

            X-trail também é na CMF.

    • Vinícius

      Tudo bem, mas SUV médio não é o segmento que mais bomba aqui no Brasil, muito pelo contrário! Nesse segmento o único, se não me falha a memória, que vende bem é o Compass, de resto vendem em média 500 unidades/mes. O segmento de SUV compacto, esse sim é o que mais bomba e elas estão presentes. Kicks disputando a liderança do segmento, vendendo mais que muitos compactos e Ecosport no Top 20.

  • Pedro Leal

    O Qashqai é um kicks

    • MMM

      Nem a plataforma é a mesma.

      • th!nk.t4nk

        O Qashqai nao tem absolutamente nada a ver com o Kicks. É um carro bem superior. Se o Qashqai fosse vendido no Brasil pelo preço do Kicks, iria dominar absolutamente o mercado. Seria uma barganha.

      • Pedro Leal

        Desculpe amigo, realmente observei o meu grande erro aqui, o Kicks é um crossover e o Qashqai é um SUV

        • No_Name

          SUV é Trailblazer, Suburban, Expedition etc. Todos esses carros da relação são crossovers.

  • HENRY ME

    Au revoir ( Adeus) peruas e talvez até alguns sedans médios de entrada.

    • RAUL BOLZONARO

      Peruas e sedans servem para andar em estrada!!!!!!! Já tive passat variant e sofria com quebra molas e buraqueira brasileira… hoje em dia só pickup e SUV!

  • FearWRX

    Triste.
    Muito. Triste.

  • AugustoSeide

    “Só brasileiro desinformado compra SUV, pq lá fora eles são inteligentes e……………”

    cof cof cof

    • th!nk.t4nk

      Mas na Europa pelo menos tem seu uso. Exemplo, esse fim de semana caiu uma nevasca forte. Algumas regioes tiveram mais de 20 cm de neve (e já tinha acumulado da semana anterior). Meu carro é baixo e sofro um bocado com isso, enquanto colegas com SUVs riem à toa. Considerando tudo isso, faz sim sentido que até 1/3 do mercado seja de veículos de suspensão elevada, AWD, etc. Esquisito é quando a pessoa compra esse tipo de carro só pra ir dar uma volta no shopping.

      • Pedro Leal

        Além do mais aqui as estradas e ruas brasileiras não são das melhores… Moro no Norte, as estradas em média na época da chuva são horríveis, então, a pessoa já imagina as condições que vai enfrentar, e compra uma SUV.

      • Vinícius

        Eu acho mais esquisito alguém que precisa de um carro alto e não tem, do que quem não precisa e tem.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email