Europa SUVs Volkswagen

Europa: Volkswagen Tiguan 2021 ganha visual atualizado e R com 320 cv

Europa: Volkswagen Tiguan 2021 ganha visual atualizado e R com 320 cv

O Volkswagen Tiguan 2021 finalmente apareceu na Europa. Atualizado visualmente, o SUV médio alemão chega com a versão R, esportiva e bem potente, porém, não como alguns esperavam.


No estilo, o Tiguan 2021 vem com novos faróis duplos de LED com repetidores de direção também em LED, assim como grade revisada com formato maior.

Europa: Volkswagen Tiguan 2021 ganha visual atualizado e R com 320 cv

O para-choque ganha um visual mais esportivo no pacote R Line, muito próximo ao dos modelos de SUV vendidos pela VW na China. Contudo, nas versões normais, o protetor frontal tem molduras triangulares menores.

Já o Tiguan R realmente tem uma frente bem mais expressiva com o para-choque avolumado, com grandes entradas de ar. Na traseira, difusor de ar e quatro escapes da Akrapovic para não perder a chance de roncar alto. No R Line são mais discretos.

Europa: Volkswagen Tiguan 2021 ganha visual atualizado e R com 320 cv

As lanternas receberam nova iluminação em LED, enquanto as rodas foram revisadas, inclusive com jogo anabolizado para o Tiguan R, que ainda tem pinças de freio azuis e personalizadas.

Por dentro, o SUV vem com cluster digital de 12,3 polegadas, mais multimídia com telas de 8 ou 10,25 polegadas. O ar condicionado dual zone tem novo visual. Já o volante é do novo padrão da VW.

Europa: Volkswagen Tiguan 2021 ganha visual atualizado e R com 320 cv

O sistema de som Fender vem com 480 watts e o ambiente recebeu materiais de melhor qualidade. No Tiguan 2021, o pacote de segurança ADAS+ se mantém inalterado, exceto pelo Travel Assist, que assume a direção em intervalos de segundos até 210 km/h.

A VW diz que o Travel Assist “leva em consideração de maneira proativa as informações de limite de velocidade local, sinais de limite de cidade, cruzamentos e rotatórias”. Na mecânica, a novidade é a versão híbrida plug-in com 245 cavalos, usando o conjunto visto no Golf GTE 2021.

Europa: Volkswagen Tiguan 2021 ganha visual atualizado e R com 320 cv

O Tiguan R 2021 vem como o Arteon R 2021, ou seja, com motor 2.0 TSI de 320 cavalos, além de DSG de sete marchas e tração nas quatro rodas. As mudanças podem chegar ao Tiguan Allspace, exceto talvez pela versão R.

Volkswagen Tiguan 2021 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Baetatrip

    Bonita de se ver……
    Medo de ter!
    Já tive 0km em 2010 e nem quero chegar perto da marca chamada VW!

    • Edson Fernandes

      O problema da atual é ser um carro alto que não suporta nossas lombadas. (bate seco)

      E isso é reclamação de qualquer versão da atual Tiguan. Ao que parece, não colocaram um batente hidraulico ao vir para o Brasil.

      • Baetatrip

        Sim…..
        Soube desse problema….!
        E caí fora da VW há 5 anos e voltei p/ marca anterior….. A felicidade/ Confiança/ Robustez voltaram a melhorar muito!
        Pena que tive 5 anos com a fdp da VW (marca e nao CSS)

    • Navaman

      Sinto o mesmo. E dos SUVs que dirigi da categoria foi de longe o que mais gostei, mas não tenho mais coragem de enfrentar a rede VW por experiência(s) própria.

    • Eng. Mecânica 2014

      É o mesmo que falar que não vai ter um Peugeot 3008 porque possuiu um 306.

  • Jhon

    Pra mim é o SUV mais bonito e bem resolvido do mercado. Também acho que combinou muito bom com a filosofia de design atualizada da VW, ao contrário do Golf que ficou a desejar.

    • Rafael Morozini

      Na versão R line sim , agora a Allspace parece ser propositalmente sem graça …

    • Eric Locatelli Martini

      Rodei 3500km com um modelo de aluguel. Bagageiro no teto e todos os 7 lugares ocupados (6, na verdade)! Foi uma experiência muito boa. O carro anda bem, não transparece o peso, o motor 1.4T é muito eficiente tanto em consumo quando em performance.
      Estou seriamente pensando em um dia comprar um. Só meu bolso é que não anda acompanhando meu pensamento, rs.

  • Chap

    Acho que o painel não tem 12,3″, parece ser o mesmo do Polo.
    Na VW agora, esse painel só está disponível no Arteon e Touareg.
    E o som sofreu downgrade, era Dynaudio antes.

    • th!nk.t4nk

      O som é o de menos. O que interessa é o grande avanço nos sistemas de condução, essa é a grande evolução nesse carro e o tornou uma compra bem mais interessante (a comunicaçao entre o leitor de placas e o sistema semi-autônonomo é sensacional, virou item essencial pra mim). De resto acho interessante como o T-Roc fez escola, influenciando o Nivus e o novo Tiguan.

    • Victor Santos

      O som Fender é europeu. Aqui na América eles vendem com Dynaudio mesmo.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Melhorou com certeza.

  • Luís Paulo

    Esse modelo R ficou muito bonito!!!!

  • DANIEL PIROLLI

    A dianteira horrivel eles arrumaram nessa, e o interior tambem achei que melhorou bastante. Agora só falta as lanternas kkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email