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Ex-presidente da GM diz que Tesla vai falir

bob-lutz-gm Ex-presidente da GM diz que Tesla vai falir

O suíço-americano Bob Lutz, 85, ex-presidente da General Motors, disse em entrevista para o canal CNBC, que a Tesla vai falir. Com longa carreira na indústria automobilística, o executivo já teve passagens pela BMW e GM Europa, depois rumou para os EUA, onde trabalhou com Ford, Chrysler e, por último, a GM, onde se aposentou.



Lutz é conhecido por defender os produtos da General Motors mesmo após sua saída da companhia e, segundo o site português O Observador, seu blog associado com o site da montadora era utilizado para atacar internautas que criticavam os carros da montadora. Ele também já deu declarações polêmicas sobre a questão do aquecimento global, dizendo que o efeito não tem relação com a atividade humana no planeta.

Apesar de ter convertido o híbrido Fisker Karma em um esportivo dotado de motor V8 do Corvette, no caso o VLF Destino, Lutz foi um dos apoiadores do desenvolvimento do Chevrolet Volt, símbolo da “Nova GM”. Bob Lutz já se referiu à Elon Musk como “seu gênero de indivíduo”, mas agora parece ter opinião diferente em relação ao bilionário, líder da Tesla.

O motivo para o ataque contra a Tesla não foi abertamente revelado por Lutz, mas existe a suspeita de que ele estaria defendendo novamente a GM, que recentemente anunciou um plano de eletrificação até 2023, que colocaria a montadora de Detroit na disputa direta com a Tesla. A promessa é de carros elétricos mais eficientes e baratos que os de Elon Musk.

Por ora, a vantagem é da GM com o Chevrolet Bolt já presente no mercado. No entanto, o Tesla Model 3 já está aí, apesar dos problemas de produção. Como se sabe, os investimentos da Tesla na fabricação do novo carro são enormes e os prejuízos seriam colossais em caso de alguma falha catastrófica no processo produtivo.

Com o lançamento do caminhão elétrico Tesla Semi e do hiperesportivo Roadster 2020, Musk desvia em parte as atenções dos problemas com propostas inovadoras para os próximos anos. No caso da GM, o avanço para o segmento virá de dois crossovers elétricos e até um deles foi mostrado em forma de conceito.

A montadora tem capacidade para produzir em grandes volumes e atender o mercado rapidamente, enquanto a Tesla ainda briga para cumprir a meta singela de 5.000 unidades do Model 3 por semana até o fim de 2017. A disputa promete ser acirrada e se depender de Lutz, provavelmente terá uma pitada a mais nos bastidores.

[Fonte: O Observador]

Agradecimentos ao Diego.

  • tiago

    Dificilmente, como a eletrificação é o futuro mais e mais pessoas vão colocar dinheiro na Tesla. Porém, uma hora a Tesla vai ter que retornar lucros e entregar o volume que prometeu.

    • Daniel Lacerda

      Verdade, outra coisa o Musk também tem muito dinheiro e credibilidade..isso ajudaria a manter a empresa no caso de um problema grande para manter o planejamento, além é claro deles já terem conseguido ligar a marca Tesla com o pioneirismo dos carros elétricos de alta eficiência (ou seja chegaram antes).

    • Filipe

      Elon Musk é exatamente igual ao Mr. X brasileiro. Aquele que prometeu mundos e fundos e hoje está no fundo do poço.

      • Me lembro que no auge do Eike quem questionava os investimentos dele era visto como fracassado ou invejoso e que não entendia nada de mercado. Certa vez saiu uma reportagem na veja falando dos benefícios que os royaltes do petróleo traziam para o Rio de Janeiro e outras cidades, na hora pensei, e quando essa grana parar de entrar? Deu no que deu.

        • CharlesAle

          Sim.Creio que o maior erro que o RJ cometeu foi depender, ou melhor, deixar depender, de só uma fonte de renda. Justo essa fonte que vai contra a onda ecológica mundial. Não diversificou, como SP fez, entre indústria, comércio, agricultura etc. O complicado é sanear essa questão a curto prazo, já que as contas do estado estão péssimas!

        • Raul Pereira

          Eu lembro da éoca que ele estava na moda.
          Ele pode ser um bom cara até pra investir, mas como mantenedor de empresa ele é péssimo, ainda mais na alta escala. Deveria ter se limitado a ficar na especulação de mercado, manter uma empresa funcionando é muito diferente do mercado, exige um grupo de habilidades diferente.
          Lembro que minha ex chefe falava com boca cheia que “o Eike, falam que ele chega surtado no serviço, chutando tudo, gritando a torto e a direito, aponta o dedo na cara dos diretores e berrando ‘você sabe quanto dinheiro perdi or sua culpa?'”, como se por ele ser Eike, justificava o comportamento inapropriado (nada justifica). Hoje olha aí XD

      • João Cagnoni

        A situação do Eike e do Elon são completamente diferentes.

        • T1000

          Pois é, essa comparação é esdrúxula. O Eike nunca tirou uma gota de petroleo dos bilhões que investiu, alavancado com dinheiro nosso BNDES.

    • Nicolas97

      Na época dele a GM ficou defasada pois era administrada por financistas que não entendiam nada de carro, quebrou e foi comprada pelo governo americano. Não é uma boa referência quando se fala em novas tecnologias.

      • tiago

        Um financista pode administrar muito bem tbm, ele só precisa saber delegar…

        • T1000

          Por isso q na epoca dele a filial brasileira era a unica que dava lucro vendendo classic e celta.

      • Raul Pereira

        QUestão de visão, também, eu acho. O cara tem uma visão atrasada, assim mesmo com conhecimento técnico vai falar besteira. É tipo o seu avô falando que celular sem tecla não é celular e ninguém vai pagar caro por isso

    • Schack Bauer

      O futuro é elétrico, mas não necessariamente com a Tesla. Vamos ver se eles conseguem resolver essa questão de entrega dos volumes necessários antes das dívidas quebrarem a empresa.

      • DiMais

        Elon Musk pode a qualquer momento decidir por vender a Tesla com todo seu portfólio de tecnologias para algum grande grupo (a GM não é a única a desdenhar da marca), assim como ele já fez no passado com o PayPal..
        o cara é visionário, criou um movimento em busca de carros movidos à eletricidade e hoje sua marca é referência em toda a indústria, sendo ela lucrativa ou não, mas seu principal desejo ainda é explorar Marte!

        • Schack Bauer

          Não sei se é tão fácil vendê-la. A tesla há um tempo atrás tinha valor de mercado de mais de 60 bilhões de dólares.

          • DiMais

            mas se a previsão apocalíptica tanto do cara da GM, quanto do CEO da VW que também anda desdenhando a Tesla, estiver correta esse valor cai vertiginosamente.

            ou a Tesla supera todos os problemas o produção (que hoje é seu maior empecilho, não o preço dos carros) e vira o jogo assim como a Apple fez com o iPhone, que foi desdenhado pelos presidentes das então grandes empresas do ramo de telecomunicações e software (Nokia, Motorola, BlackBerry, Microsoft) e hoje é o produto mais lucrativo do segmento, junto com as empresas que ao invés de gastar tempo menosprezando souberam acompanhar a virada do segmento (Google, Samsung) e colhem seus bons frutos também.

  • Tosca16

    Se isso acontecer alguma chinesa compra kkkkkk.

    • Deadlock

      Não estaria dando risadas se fosse funcionária dessas empresas chinesas… Vc não tem ideia do que é trabalhar para uma empresa chinesa. As americanas são muito melhores para trabalhar.

      • Raul Pereira

        É semi escravidão , não importa o setor.

  • Ken Moromisato

    Muito rico vindo desse cara considerando que (convenientemente ignorado nessa matéria) ele fundou a VIA Motors na promessa de produzir pick-ups elétricas e nunca entregou absolutamente nada desde 2010

    e como o user falou, eles devem receber propostas de compra toda hora considerando que eles tem uma marca extremamente forte, know-how e uma rede extensa de superchargers pronta, se não os chineses, VW/Toyota ou mesmo Alphabet/Apple com certeza não hesitariam em adquirir a Tesla

  • Maycon Farias

    Ele só nao previu que a Chevrolet iria falir na Europa né? Kkkk

    • No_Name

      Faliu globalmente em 2009. Governo dos EUA precisou “comprar” 60% da empresa na época para ela continuar as atividades.

      • DiMais

        fechar ela e reabrir outro ‘CNPJ limpo’, porque o original já não tinha mais como salvar.

    • yurieu

      Engraçado que a esquerda critica tanto os EUA, mas o governo americano injetou bilhões na empresa para salvar os empregos. A esquerda brasileira gosta mesmo é de dinheiro.

      • daneloi

        A verdade é que enquanto discutirmos, brigamos e nos ofendemos por causa da direita e esquerda, aqui os nossos representantes só se preocupam com o deles, independentemente da posição política.

        • Emerson P. Lubiana

          Alguem que realmente pensa! Parabéns

      • Reginaldo Nóbrega

        Brasileiro está tão alucinado, que qualquer assunto é motivo para taxar esse ou aquele de esquerda ou de direita. Se bem que os mais tolinhos são aqueles que vestiram a camisa da CBF (hahahueha) pensando que é a representação oficial do país e sairam atrás de um pato amarelo pedindo fim de impostos e estão pagando a gasolina mais cara de todos os tempos no Brasil. Não estão batendo panelas pois amassaram as únicas que tinham. A verdadeira consciência cidadã, não vem da esquerda e nem da direita, mas vêm daqueles que desejam bem estar a TODOS.

      • Maycon Farias

        Eu nem faço ideia de quem é direta ou esquerda. Eu nunca me liguei pra isso. Só sei que não curto o PT e gosto muito do Obama. Eu sou de qual lado?

        • T1000

          Está em cima do muro!

          • Maycon Farias

            Kkkkkkk

  • marcosCAR

    Os carros da Tesla estão fora da realidade em termos de preços…

    • Rbs

      Os carros da Tesla estão fora da realidade em termos de preços, barulho de motor e cheiro de gasolina! Amo muito tudo isso!

      • marcosCAR

        Pode ser silencioso e tudo mais… porém preços impraticáveis para nossa realidade. Assim teremos uma frota insignificante de elétricos. Porque não pode ser bom e barato?

        • daneloi

          Por que o custo ainda é altíssimo a ponto de ser marginalmente viável.

        • Marcos

          Porque todo novo produto tem um grande investimento por trás e é preciso recuperar esse dinheiro para que a empresa não vá a falência e possa continuar os avanços, o custo das baterias já caiu muito, os EV da década passada mal conseguiam chegar aos 100 km de autonomia e custavam entre 30~60 mil dólares, além de serem pequenos e e básicos. No final da atual década já teremos opções de carros com 400 km de autonomia por 30~35 mil dólares, além de possuírem muitos recursos, espaço interno e conforto e somente e muitas opções para escolher e na próxima década é que teremos os elétricos populares, os custos de produção em larga escala de baterias permitirá isso.

  • Douglas

    Não que esse cara ai tenha credibilidade, mas é de se duvidar muito do futuro de uma empresa que só vive tendo prejuízos a cada mês e não entrega os carros.

    • Emerson P. Lubiana

      Amazon! Mesmo assim é uma das mais valiosas do mundo e não para de atrair investidores. Só ganha dinheiro quem arrisca e pode apostar que os grandes não vão afundar se a empresa falir.

    • D136O

      Depende de como vc olha os números, depende dos investimentos que a empresa faz e valor de mercado, como o colega ali falou existem outras empresas de tecnologia que tem situação parecida, e dão uma ideia de como pode funcionar, mas é arriscado o jogo pode virar e….. No caso da tesla muito marketing é usado para alavancar o valor de mercado

  • Marcio Souza

    Isso que eu chamo de gorar.

  • Cosi fan Tutti

    Esse kra acha que o Musk é o Eike Batista (so vive de promessas). O kra promete e faz, diferente destas empresas gigantescas ae que ate agora nada, tirando a Toyota com o Prius, nenhuma tem uma linha consolidada mesmo de eletricos/hibridos.

    • Novaess GTO

      Uma coisa baseada apenas no que vi aqui na Holanda e Alemanha: vejo muitos híbridos todos os dias. VW, Audi, BMW e algumas Mercedes, e elétricos da Nissan. Um chute: devem ser uns 10% de tudo que tem aqui…mas considerando a progressão em relação à cinco anos é bom sinal, não?

      • Emerson P. Lubiana

        Esses países são sérios e têm um plano a longo prazo para elétricos. Em breve o elétrico sera comum e cada vez mais eficiente. Com base na evolução da autonomia, diria que vão passar dos a combustão rapidinho. O brasil vai ficar pra trás, pois aqui pagamos não os carros, mas a roubalheira dos políticos.

        • Novaess GTO

          Sim, tudo procede. Mas nem a matéria e nem eu estamos falando do Brasil rsrs.

  • No_Name

    Bob Lutz não foi quem quebrou a GM junto com outros em 2009? Deve entender de falências mesmo.

    • Lorenzo Frigerio

      Não, o Presidente da GM era Rick Wagoner.

      • No_Name

        O Bob Lutz era vice se não me engano. E na verdade o presidente na época da concordata era Frederick Henderson.

    • Marcelo Henrique

      E também foi o cara que plantou a semente do Chevrolet Volt.
      Deve ter um pouco de dor de cotovelo aqui, pois ele queria que fosse 100% elétrico e não híbrido, mas outros diretores mostraram que no momento não era viável e o híbrido seria a solução.

      • No_Name

        Pois é, em 2007~8 ele já afirmava que o futuro seria dos elétricos. Pelo menos nisso tinha visão. Deve ser mais dor de cotovelo mesmo esses comentários dele sobre a Tesla.

  • Francisco Lunardi

    Bom…pelo menos de falir ele entende.

  • Evandro

    Bom ou ruim, nao sei, acho os carros da tesla fenomenais pelo que eu ando vendo, mas pra mim, em minha opiniao extremamente pessoal, prefiro mto mais os carros movidos a combustão que os elétricos, espero que o mercado nao avançe tanto a ponto de nao haver mais em breve modelos movidos a explosão….

    • Louis

      Até hoje ainda tem gente que anda de carroça puxada a cavalo, então pode ficar tranquilo que seu carro a combustão não vai desaparecer tão cedo.

      • Marcelo Henrique

        No Brasil ainda tem muitas pessoas que puxam a carroça.

      • Evandro

        Amém

  • yurieu

    Essa Tesla tá mais para as empresas do Eike Batista… muito sucesso mas ninguém utiliza os produtos…

    • daneloi

      Já deu uma volta pelos EUA (Principalmente Califórnia)?

      • Jad Bal Ja

        Já viu o balanço financeiro da Tesla?

  • invalid_pilot

    Piada ex-presidente da GM falar que marca X vai falir.

    Não fosse o Governo Estadunidense segurar a barra pra GM em 2009…

  • Dreidecker

    E veja que o Bob Lutz em matéria de falência é expert.

  • Lorenzo Frigerio

    O grandesíssimo erro de Lee Iaocca foi não ter indicado Lutz para presidir a Chrysler. Bob Eaton foi o traíra que entregou a empresa à Daimler. Nem imagino como teria sido, se Lutz a tivesse presidido.

  • André Andrews

    Em 2016 foram 300 milhões de dólares de prejuízo da Tesla, e em uma década de existência, nunca deu lucro.

  • Rodrigo

    Esse Bob Lutz é comediante, gente.
    Ele que fez “corra que a policia vem aí”, “apertem os cintos, o piloto sumiu” e “um espírito baixou em mim”

  • Josh Rios

    ” seu blog associado com o site da montadora era utilizado para atacar internautas que criticavam os carros da montadora.”
    Parece um certo blog ridículo e parcial que conheço em que se demonstra uma adoração cega por VW e qualquer outra coisa, até mesmo um RR, Mercedes, são porcarias perto do novo Polo.

    • Gutemberg Ferreira

      Será que esse Bob Lutz é a versão suíça do Carlos4carros…?

      • automotivo

        Pode ser..

      • Marcelo Henrique

        Não… O Carlos é apenas um fã cego da VW.
        É outro portal que aparenta ser de algum dono de concessionária no DF.

        • No_Name

          Antes fosse dono kkk. O cara no máximo é um vendedor de concessionária VW e fica naquela palhaçada lá.

  • Gusbar Kuati

    Li a matéria toda esperando ler o motivo dele ter falado isso e não tem nada.
    Duvido q ele tenha dito “A Tesla vai falir.” e nada mais, deve ter mencionado as razões.
    O lance é q a Tesla está sim na frente, mas só por enqto, a partir do momento q as baterias evoluírem a valer aí todas a marcas diminuirão de tamanho com o surgimento de várias marcas Chinesas uma vez que um motor elétrico pode ser da Tesla ou da Honda, a fiabilidade será a mesma do motor elétrico saído de uma fabriqueta xingling.

    • Jad Bal Ja

      A Tesla não esta a frente de nada, só de prejuízos, parem de acreditar em oba-oba de sites e deslumbrados.

  • Marcelo Henrique

    Bob LTZ

    As suas críticas são sempre bem ácidas, por outro lado sempre tem um fundo de verdade.

  • pdias

    GM não é aquela que quase faliu em 2009, mas foi salva pelo governo Obama??? Sabemos que a Chrysler não segurou o barraco e caiu diante de uma fabricante de mini carros tarantella… Bobeira é o que esse cara diz

  • “A montadora (GM) tem capacidade de produzir em grandes volumes”. Tem nada! Eles não tem como produzir baterias suficientes, enquanto a Tesla possui uma Gigafábrica de Baterias já produzindo em larga escala. A Tesla está, pelo menos, uns 5 anos na frente da GM. Sem contar que produz mais Modelos S (Elétrico de Luxo que custa pelo menos o dobro do Chevy Bolt). Outra coisa: 5.000 unidades por semana não é uma quantidade nem um pouco “singela”, visto que o modelo mais vendido nos EUA é o Model S, que até agora (novembro de 2017), já vendeu 21.000 unidades, o equivalente a cerca de 435 unidades por semana. Só pra constar, a GM está em segundo lugar nessa lista, com o Bolt tendo vendido 17.000 unidades, só 20% a menos que a Tesla…

  • Bruno Costa

    Ele é fã da marca GM, é igual os comentaristas daqui, pode apontar as n obradas que ele vai defender como se a vida dele dependesse disso. A diferença é que ele é (ou melhor, era) muito bem pago pra isso, o que acho que nenhum dos daqui é HAHAHA Mas ele não está tão errado assim. Se a Tesla não começar a dar lucro, os acionistas vão começar a repensar se vale a pena a empreitada. Não adianta o Model 3 vender absurdos na pré-venda se a Tesla não consegue entregar o carro pra quase ninguém. Vai chegar uma hora que anunciar carros novos pra ofuscar os problemas de produção e logística dos que ela já tinha prometido não vai mais colar…

  • Gustavo Adriano

    Isso se chama dor de cotovelo.

  • Edinaldo_Tapica

    Bob, Keep Calm, and deixa de recalque!

  • João Cagnoni

    Ele deve estar certo pois entende de falência. Não foi ele que dirigiu a GM à quase-falência na década passada?

  • Jad Bal Ja

    Vendo os comentários a gente vê bem como o povo se baseia no Oba-Oba de revistas e repórteres sem ir atras da informação de verdade. A Tesla nunca deu lucro, só este ano terá um prejuízo de 300 milhões de dólares. Nunca conseguiu resolver os problemas do modelo X, ai lançou outro modelo o 3, que tbm vem dando dor de cabeça e ai sem resolver nenhum dos problemas anteriores lança um caminhão que tem pouquíssimas chances de ter sucesso e um esportivo caríssimo.

    Ate agora ninguem conseguiu fazer um carro elétrico que desse lucro, incluindo a Tesla que se sustenta basicamente atraindo mais investidores que vão colocando dinheiro em uma empresa que não resolve seus problemas, não dá lucro e não para de criar novos modelos para atrair mais investidores.

    A Gm fabrica 10 vezes mais carros que a Tesla e esta a décadas no mercado e ainda não conseguiu fazer um elétrico dar lucro. E o pessoal vem falar que é dor de cotovelo. Ai, ai, ai. Botem seu dinheiro ai na Tesla povo, depois não digam que não foram avisados.

  • Reginaldo Nóbrega

    Kkkkkkkkkkk, este senhor se esqueceu que a GM já faliu uma vez e junto com ela a Delco. A GM deve favores ao governo americano por tirá-la da bacia das almas.

  • Marcos Mattevi

    Mercado é mercado. Pouco entendo, mas as grandes, se puderem, destroem as pequenas o quanto antes. Matar o concorrente antes que venha a crescer. Veja a friboi, comprou centenas de frigoríficos pequenos( sem ter em questão de onde veio o dinheiro etc etc) e agora mesmo com todos os problemas que vem enfrentando na justiça, não quebra. Se fosse uma empresa pequena já teria fechado as portas.

    • Zé Mundico

      É, mas se você não “levar em questão a origem do dinheiro” a Friboi não seria o que é hoje,

      • Marcos Mattevi

        Bem por isso que eu botei os parenteses. Estamos no Brasil, mas o mercado pros pequenos é igual em todo o mundo. Ou os pequenos se não se unem ou fazer parcerias, logo são engolidos pelos maiores.

  • Mario

    Com o assunto dos elétricos a todo vapor, e com a pressão contra os motores a combustão principalmente na Europa, fico imaginando onde entra o motor a etanol nesta história toda. Não passa nem perto das notícias. Não seria mais simples? Ainda estou um pouco cético com a eletrificação total dos carros. Acho meio complicado o reabastecimento das baterias.

    • T1000

      O mundo todo sabe que solo se usa para produzir alimentos, não combustível. O etanol diminui a oferta de alimentos e os encarece. Se fosse vantagem você acha q os eua não teriam frota 100% etanol?

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Não duvido que no futuro Musk venda a divisão automotiva da Tesla. Talvez seu objetivo seja utilizar a marca para estabelecer um novo paradigma na industria automotiva. O cara queria provar que era possível mudar. Depois que este novo paradigma se estabelecer que a maior parte dos fabricantes caminhem, sem volta, rumo à eletrificação ele poderá vender a Tesla por uma fábula para algum fabricante com maior escala. Depois ele poderá focar seus negócios em pesquisa, desenvolvimento e suprimentos para a renovada indústria automobilística.

    • No_Name

      Também tenho a mesma linha de pensamento. A Tesla é uma empresa primariamente de tecnologia (tanto que é do vale do silício da Califórnia), os carros do jeito que conhecemos são o “pano de fundo” para viabilizar suas invenções e inovações na área automobilística. O Elon Musk é um cara que merece aplausos, pois será lembrado por ser o responsável por ter feito a indústria dar uma completa guinada nos seus modelos de negócios. Todas as fabricantes os seguirão, os carros serão elétricos, eletrônicos e autônomos e graças ao Musk que provou ser isso possível.

  • Miro Saraiva

    com tantos “predicados” dele descritos acima eu daria mais credibilidade ao musk.

  • Luiz camurça neto

    A questão é que a Tesla é uma marca de carros caros, como uma divisão de luxo, por exemplo, e a Chevrolet o contrario tem volume. A Tesla está em destaque porque as marcas de automóveis demoraram demais a acordar para a eletrificação,mas quando isso ganhar volume, a Tesla poderá sim continuar existindo, mas terá que mostrar que aguenta as marcas de luxo, como Lexus, Audi, BMW, Mercedes-Benz, etc…

  • CanalhaRS

    Aham, falou o cara que deixou a linha os carros da GM envelhecer e a fez falir (só foi salva com os bilhões de verdinhas do governo Obama) e só conseguiu voltar a crescer depois da sua saída.

  • Zé Mundico

    Parece que até no mundo corporativo existem fanboys de marca. Trava de infancia mal resolvida é um problema sério….rsrsrs

  • Zergling

    O cara tem 85 anos. O progresso de hoje é muito rápido pra ele

  • Zé Mundico

    A Tesla não vai falir tão cedo, pois não produz carros e sim tecnologia. E soube fazer um nome que bem ou mal é referência em tecnologia elétrica para a indústria automotiva. Tem nome, tem fama, tem presença, tem visibilidade e tem espaço para crescer.
    Verdade que no mundo corporativo quem sai na frente tem a tendência de ser ultrapassado lá pelo meio da corrida, pois tecnologia sempre pode ser aperfeiçoada e nesse meio não tem ninguém bobo.
    Mas a Tesla tem um valor corporativo que deve valer alguns bilhões de dólares no mercado e se dedica integralmente a criar e desenvolver tecnologia.

  • FrankTesl

    e se disserem para vocês que a Tesla vende baterias, e o carro é uma das “embalagens” para o produto principal?

  • FrankTesl

    http://meiobit.com/376087/australia-maior-banco-de-baterias-powerwall-do-mundo-elon-musk-cumpriu-promessa/
    Elon Musk cumpre promessa ganha aposta e instala maior banco de baterias do mundo em tempo recorde
    A Austrália tem um problema. OK, vários se levar em conta tudo de venenoso que há por lá, mas o principal é energia. Eles estão abandonando sua matriz energética “suja” e agora descobriram que o maravilhoso mundo dos ecochatos tem uma limitação: você depende da boa vontade do Sol e dos ventos, e quando precisa de uma carga extra, como em dias de calor, tem que usar termoelétricas para suprir a demanda.
    O problema é que a Austrália saiu fechando termoelétricas, e o resultado foram 30 mil residências sem luz no auge do verão, pois a matriz limpa e fofinha não aguentava os picos de demanda.
    Começaram a ser discutidas soluções para o problema. Idealmente estocariam vento, mas a Dilma não quis compartilhar a tecnologia. A alternativa era armazenar o excesso de energia gerado nos momentos de menor demanda, e usar para suplementar quando o bicho estiver pegando.
    Entra na história Lyndon Rive, VP de produtos de energia da Tesla, e chefe da Divisão de Baterias da empresa, responsável por produtos como a PowerWall, aquela bateria doméstica que acumula energia quando é barata e libera quando é cara, reduzindo sua conta de luz. Eles também vendem bancos industriais, e no caso da Austrália seria preciso um banco de baterias de 100 MWh pra suprir a região afetada.
    Lyndon declarou num evento que poderia instalar esse banco em 100 dias.
    Lembre-se, isso é obra de governo, em governo 100 dias não dá nem pra decidir quem fica com a propina das quentinhas dos peões.
    Diante da promessa de Lyndon, Mike Cannon-Brookes, um bilionário australiano foi no Twitter e falou direto com o chefe, o manda-chuva, o pica das galáxias, Elon Musk.
    Basicamente ele perguntou pro Musk se a promessa era a sério mesmo, se ele resolvesse a burocracia, ele conseguiria instalar as baterias em 100 dias.
    Elon Musk fez algumas contas mentais rápidas, percebeu que na pior das hipóteses perderia US$ 50 milhões, e que se tudo desse certo seria uma imensa propaganda pra Tesla, então basicamente fez uma proposta que a Austrália não pôde recusar.
    Se o sistema não for instalado em até 100 dias da assinatura do contrato, sai de graça.
    Pois bem. 60 dias após a assinatura do contrato, o maior banco de baterias de lítio do mundo está pronto instalado e em alguns dias será energizado pela primeira vez, para dar início ao processo de aprovação final do cliente.
    Ou seja: quem quer, faz. Exceto aqui, onde 60 dias não daria tempo de sair nem o edital, e todos os concorrentes entrariam na Justiça tentando embargar a aposta de Musk.

    • T1000

      Otimo para ele que a cada 5 anos venderá um banco de baterias para a australia…

    • FrankTesl

      CAravana….
      AUAUAUAUAU
      CARAVANA…

  • Jok Jok

    Truqueiro….

  • Marcelo Cordeiro

    De falência a GM entende muito bem, né?

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