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Exclusivo: EcoSport 2019 perde 7 airbags nas versões SE e Freestyle

Exclusivo: EcoSport 2019 perde 7 airbags nas versões SE e Freestyle

(foto ilustrativa da versão 2018)


A Ford acaba de informar seus distribuidores a respeito da linha 2019 do Ford EcoSport. O modelo tem algumas novidades, mas o maior destaque fica por conta dos 7 airbags, que foram removidos das versões de entrada SE e Freestyle.

Além disso, o EcoSport 2019 agora tem uma nova versão, chamada SE Direct, direcionada aos compradores PcD, que são atendidos através do canal de vendas diretas. Essa nova versão tem preço de R$ 68.990.

Acima dela vem as versões SE 1.5 manual e automática, Freestyle 1.5 manual e automática, Freestyle Plus 1.5 automática, Titanium 2.0 automática e Storm 2.0 4WD automática.


No comunicado a Ford destaca algumas qualidades do EcoSport SE Direct 2019 perante os concorrentes, mostrando que ele tem itens como controle ativo da grade frontal, Bluetooth+USB, controles de áudio no volante, SYNC 3 com tela de 4,2 polegadas, Applink e assistência de emergência, equipamentos que Duster Authentique, Renegade 1.8, Creta Attitude e Kicks S Direct não tem.

Nas diferenças do EcoSport SE Direct para o restante da linha, podemos salientar que o modelo tem rodas de aço de 15 polegadas com calotas, retrovisores externos sem pintura e sem repetidores de direção, maçanetas externas sem pintura, volante sem revestimento de couro, apenas 2 airbags, não tem sistema anti-capotamento, não tem vidros elétricos um toque (não sabemos ao certo se são vidros manuais ou elétricos sem um toque), e o sistema SYNC 3 é bem mais simples, com tela menor de 4,2 polegadas.

Exclusivo: EcoSport 2019 perde 7 airbags nas versões SE e Freestyle

Novo EcoSport 2019 – Ficha Técnica

Motor

1.5 3C Ti-VCT

2.0 Duratec Direct

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1497

1999

Válvulas

12

16

Taxa de compressão

12:1

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 130 cv @ 6500 rpm / Etanol: 137 cv @ 6500 rpm

Gasolina: 170 cv @ 6500 rpm / Etanol: 176 cv @ 6500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 15,6 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 16,2 kgfm @ 4500 rpm

Gasolina: 20,6 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 22,5 kgfm @ 4500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / Automático 6 marchas

Automático 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção / Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

205/60 R16

205/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4269

4269

Largura sem retrovisores (mm)

1765

1765

Altura (mm)

1693

1693

Distância entre os eixos (mm)

2519

2519

Capacidades

Porta-malas (litros)

356

356

Tanque (litros)

52

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

433

391

Peso em ordem de marcha (kg)

1242

1359 / 1456 (4×4)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

0,35

Exclusivo: EcoSport 2019 perde 7 airbags nas versões SE e Freestyle
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195 Comentários

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      • Retiram pq não faz diferença para o brasileiro, só olhar o Onix… Se fizerem um carro exatamente igual, mas um com tela e outro com 7 airbags, o com telinha vai ter fila de espera !

      • Se não fosse obrigatório a versão sem airbags ia vender mais. E a montadora não tem culpa nenhuma nisso. Quem decide comprar é o cliente. Nesse cenário sem ser obrigado, se ninguém comprar o carro encalha no pátio. Mas brasileiro prefere pagar menos por carro menos seguro.

        • Pior que nem paga menos, paga o mesmo. O Onix tem o mesmo preço de modelos melhores em segurança. A Chevrolet até se mexeu, mas sabemos que tem melhores no mercado.

      • A Ford está seguindo o que a cabeça do consumidor quer…. fui vendedora na Honda até fim do ano passado. Quando o cliente procurava por exemplo o Civic, começava pela versão mais simples até chegar na top. A primeira pergunta do cliente, ainda na versão básica? Mas não tem multimídia? Têm ar condicionado atrás? Pouquíssimos perguntavam sobre airbags. E quando perguntava: Têm airbag atrás? Tipo, a pessoa queria se referir a airbag de cortina. Quando eu falava sobre ESP, 99% perguntava: Mas o que é isso?
        O brasileiro merece o mercado que tem… e sabe o que esses clientes queriam? A concessionária que pagasse Fipe em JAC J3 com mais de 100.000km. Aonde pagava, ele fechava.

    • Eu também queria dizer isso, mas temos dois problemas aqui.
      1 – Consumidor brasileiro. A maioria é capaz de nem saber a existência destes outros airbags, ou seja, segurança não é prioridade, infelizmente;
      2 – TODOS os concorrentes são exatamente igualzinhos. É só ver o Creta que nem na versão 2.0 “Sport” tem outros. O próprio Compass oferecia antes em algumas versões como opcional (além dos obrigatórios).

      De qualquer forma, é uma lástima. Nós, consumidores, só temos a perder.

      • Consumidor brasileiro só pensa no visual do carro. É só ver os comentários em 90% das matérias de lançamento de carro aqui, ninguém fala sobre as tecnologias em si, só comentam do visual.

        • É exatamente isso. Ignoram segurança, tecnologia embarcada…é “nome” e “design”.
          No fundo, as montadoras apenas estão servindo o que o próprio consumidor brasileiro pede.

      • O consumidor MÉDIO não tem a perder, tende a ganhar o que ele quer: carro um pouco mais barato.

        Nos modelos 2017 tinha a opção da Eco Freestyle com 2 ou 7 airbags (ou 6, não lembro de cabeça). A versão só com 2 vendia 50x mais.

        Quem perde são os que entendem de carro = minoria.

        • Eu vejo que todos perdemos. Existem N causas de tantas mortes no trânsito e te garanto que uma delas é com certeza o nível de segurança dos veículos que aqui são vendidos

    • Nunca vi ninguém próximo me falar que comprou carro X ou Y por conta de ESP, 6 ou 7 airbags e por Latin NCAP.

      Já bancos em couro, telinha no painel, Leds e rodas de liga…

      O mercado consumidor brasileiro ainda não exige segurança.

      • Aqui em casa fazemos parte de uma minoria que liga pra isso. Nosso city car tem 4 air-bags e toda a sopa de letrinhas, fora a nota máxima em segurança. Já nosso road car tem 6 air-bags, toda a sopa de letrinhas e a nota máxima em segurança também. Se o carro não tiver segurança não vai pra nossa garagem.

      • Desculpe, eu comprei o novo Polo Highline TSI justamente por isso, além do conjunto. 5 estrelas na Latin NCAP, além de diversos items de segurança. Também somou com isso o active info display, o motor 1.0 tsi, e etc.

        O carro não é barato não, porém é o que se paga pra ter um carro seguro e com itens de (quase) primeira linha neste segmento.

        Agora, vai tentar explicar pra alguém ignorante que só fala do preço e que tal carro é melhor custo benefício e etc… enfim estou fazendo minha parte, me baseei tanto em segurança quanto desempenho quanto recursos tecnológicos.

        • Tem tudo isso e a maior preocupação do povão é só falar que “parece um Gol” e que o acabamento é ruim. Lógico que precisa melhorar, mas todo o restante o torna um ótima produto.

        • Comprou um golzão que custa mais de 70mil.

          Zoeiras a parte, esse polo achei ele perfeito, exceto pelo visual, mas estou afim de deixar isso de lado e aceitá-lo na família, se meu bolso deixar claro.

          • Kkk. Cara, e o caiu como uma luva para mim, foi exatamente isso. Como vou usar pra trabalhar, preciso um carro discreto, pois não quero chamar atenção alheia. Ou seja, já que é bem parecido com o Gol, me dei bem!

            • Pros leigos ele lembra muito um gol, porém depois que você nota que ele é bem mais largo fica difícil associar a um gol, pra mim a traseira dele lembra muito mais um antigo bmw serie 1 do que um gol, enfim, adorei o carro e apesar de não estar barato achei o preço dele condizente, pena ele ter aparecido numa época que vai ser muito difícil pra mim, pra trocar de carro.

      • Aqui, nós ligamos para isso, e muito. Comprei a Titanium. Considerei que a entrada/partida sem chave era recurso de segurança também. Estando na rua, entra-se no carro, dá-se a partida imediatamente e sai logo, sem perder muito tempo. O sensor de ponto cego achei muito útil, mais do que eu esperava.

        Enfim, em primeiro lugar, o principal motivo foi a segurança, depois tecnologia/equipamentos.

        • A sua compra foi bem racional e acertada. Eu tenho um carro com keyless e sensor de ponto cego e, parece besteira… mas são coisas que fazem muita diferença no dia a dia mesmo!

        • Bem lembrado. Muita gente pensa em chave presencial e partida por botão como item de conforto e conveniência, mas também considero muito mais como de segurança.

          E depois que você compra o primeiro carro com esses itens, o próximo você vai querer com também.

      • Sei que grande maioria de fato é assim, mas um dos grandes motivos que me fez comprar um fiesta ha alguns anos foi justamente 7 airbags,esp, e controle de tração, itens que até hoje não são comuns de se ver.

        • Em 2020 para lançamentos e em 2022 para todos, o ESP será obrigatório. Mas os airbags laterais e de cortina ainda não foram aprovados. Uma pena. O lobby da indústria automotiva é muito forte para que os políticos não aprovem.

    • Quem decide no final das contas é SEMPRE o consumidor! Se ninguém comprar fica no pátio! A maioria prefere pagar alguns mirréis a menos e ficar só com 2 airbags, essa é a verdade.

      E se não fosse obrigatório teria versão sem airbag e muita gente ia comprar para poder andar de SUV pagando menos.

  • Cadê o Fanjos para comentar esta notícia?
    Penso que o brasileiro merece o que tem, infelizmente! Aqui tudo acontece ao contrário, por isso chamo este país de “Lisarb”. Fosse um país de povo consciente, não veríamos nenhuma regressão, apenas progressões.
    Ordem e Progresso? Aonde?

  • Quando a gente pensa que a Ford está mudando, vem ela e diz: sou a mesma kkkkkkk a marca mais lenta do mercado, quando faz algo relevante, que consegue se destacar, faz uma m*rda dessa… quero ver a justifica dos fordeiros.

    • Impossível achar justificativas. A Ford BR tá caminhando para o limbo. Marca que se supera em desrespeito ao consumidor. Como eu disse em outro comentário, que eles engulam esse Ecosport. HR-V, Creta, Kicks, futuros Renegade 1.3 Firefly Turbo e VW T-Cross agradecem.

      • Relevante lançar desde a versão de entrada todos os dispositivos de segurança, na minha opinião foi relevante, conheço 2 pessoas que nem cogitavam a eco e compraram depois de comparar os equipamentos de segurança com a concorrência.

        • Se for comparar lista de equipamentos pelo preço a ford ganha fácil, porém o problema é o pós venda.

          Independente de qual carro você adquirir, seja ford ka ou ford edge, todos reclamam do pós venda da ford, e com razão. Adoro a ford e tenho um faz algum tempo que tenho um, porém não compraria novamente, só por causa das concessionárias.

          • Justamente, minha namorada teve um fiesta rocan se 13/14, dos últimos, veio com a embreagem do compressor do ar condicionado com defeito… foram 5 meses até chegar a peça! Cara, é demais … sei falar nas revisões, tudo é complicado e caro.

            • Viajei durante o são joão em 2016 e deixei o meu carro (new fiesta 13/14) para verificar barulhos internos de acabamento, pois pediram 1 semana para realizar o serviço.

              Quando voltei encontrei o carro sem o protetor de cárter, com um pneu rasgado (remendado e virado ao contrario para que eu não visse), porta luvas que não encaixa mais corretamente, ar condicionado com um barulho sempre que fica muito tempo ligado, botão do rádio no volante travado e os barulhos de acabamento exatamente como eram.

              Ao questionar o gerente da concessionária sobre o que tinha acontecido com o meu carro (e que eu corri risco de vida viajando com um pneu com um rasgo de ao menos 10cm) o mesmo agiu com extrema naturalidade e apenas providenciou o protetor de cárter de volta e substituiu o pneu.

              Esse foi um resumo de apenas um dos meus serviços na concessionária, os outros não foram muito diferentes porém menos desastrosos pois não tiveram tanto tempo de zoar o carro (retrovisor quebrado apos funcionário tentar retirar(inclusive o próprio funcionário me acusou de ter quebrado o retrovisor, pois eu peguei para questioná-lo o porque de estar quebrado), puxador da porta do motorista quebrado após ser retirado, farol com o conector desligado após trocar buzina, serviço da troca das fechaduras feito sobre recall que não foi feito mesmo apos deixar o carro durante 2 dias, e que quando foi feito em outra oportunidade esqueceram de colocar a vedação de borracha entre as fechaduras da porta fora outras inúmeras ocorrências ). Infelizmente não estou inventando nada disso, tudo isso me irritou demais e eu pude perceber durante todo esse tempo que passei na concessionária que eu não sou o único privilegiado com esse tratamento vip.

              Edit: Sei que o relato ficou grande, mas tive que desabafar.

              • Rapaz, é cada relato que da medo kkkkkk eu também sei de cada história da Ford… um amigo em 2014, tinha um new fiesta com uma caixa quadriway, os caras dentro da ccs, roubaram o modulo e a corneta, só deixaram o duto… quando ele foi buscar o carro, cade o som ligar? Resumindo, a sorte foi que ele fez um b.o. e puxou as câmeras que mostravam que ele advertiu sobre o som, ai pagaram tudo… ele ficou tão desgostoso, que vendeu o carro.

      • A Ford de Itapetininga (Caiuás) fechou faz 3 anos e não abriu nenhuma lá desde então. Minha cunhada mora lá e precisa ir até Cerquilho, na Andreta, ou na Felivel de Sorocaba. Isso porque Itapetininga tem 160 mil habitantes, além das cidades ao redor.

    • Não tem justificativa. A montadora cago no lançamento.

      E o consumidor médio caga e anda pra isso. O certo era ter lançado com 2 airbags mesmo e preço menor, só na top deixar 7. É isso que o brasileiro quer.

        • Onix e Ka: nota 0 no teste de segurança, quase sempre no top 3 em vendas.

          Brasileiro quer um carro bonitinho com telinha. Se for optar entre 7 airbags ou multimídia, 9 em 10 escolhem multimídia. Infelizmente. A Ford só reage ao mercado.

          No próprio mercado de SUV dá pra ver isso. Tem vários modelos vendendo bem que não oferecem 7 airbags de série nem na versão top de linha.

  • Ah, sem problemas perder os airbags (meu vizinho nem enxerga mesmo). Agora ela vem com bluetooth + USB! Vou conseguir abrir a mala e escutar o funk pancadão! Braziu ziu ziu!!!

  • Eu esperava pelo menos a redução de 7 air bags para 4. Agora somente os 2 obrigatorios é pedir pro carro não ter pontos fortes diante dos concorrentes, não basta o design ultrapassado.

  • Estratégia da Ford ao lançar esse facelift do Ecosport: “vamos lançar um carro completo em termos de seguranca e equipamentos com um custo arrebatador, assim toda imprensa especializada que participará do lançamento, falará bem do carro. Depois com o tempo, a gente reajusta os preços e tiramos alguns equipamentos”. Imagino que essa deva ter sido a fala do diretor comercial da Ford.

    Como se nao bastasse, em plena primeira quinzena de fevereiro de 2018 já estão falando em modelo 2019. Quando soltam essas informações para as concessionárias, menos de 20 dias os carros já estão no showroom. Justificaria a mudança para modelo 2019 se o carro fosse ter alguma outra mudança significativa como facelift, mudança de motor, mudança de geração, etc. Se continuar assim, nao existirá mais carro de 1 cabeça, pois em janeiro voce já começa a produzir os 18/19 e lança eles de fato em 1°de Março, pois janeiro e fevereiro montadora e concessionárias ainda estarão desovando os carros 17/18. Esse é nosso país!!

  • A Ford BR como sempre uma TONTA, fico até na dúvida se há mesmo cérebros pensantes por trás dessas decisões. Que loucura! Estratégia tosca, absurda. Sinceramente, estão perdendo a credibilidade e o bom senso. Engula esse EcoSport, Ford. Fico com HR-V, Creta, Kicks e T-Cross.

    • Há sempre algum senhor ou jovem pomposo no aeroporto, pendurado no celular, bem vestido, que chega em casa e a filha pede um Iphone, tem prestação da faculdade para pagar… até aí, nenhum mal. O problema é o governo. Ele leva 50% do veículo na nota fiscal e fechou completamente o mercado às importações.

  • Que absurdo. Esse tipo de retrocesso deveria ser proibido por lei. Eles fizeram os testes de segurança com todos os air bags e agora retiraram e continuam com a mesma nota?

  • Não querendo ser preciosista, mas o título da matéria dá a entender que o carro tinha 7AB e ficou com 0, ou que tinha 8AB e ficou com 1, e assim por diante

  • O título da reportagem está mal redigido, pois se o carro perde os 7 airbags vai ficar sem nenhum e a partir de janeiro de 2014 todo carro produzido no Brasil deve ter pelo menos dois airbags. A reportagem deveria ser analisada por um revisor e alguém que entendesse de carro antes da publicação.

  • Ford mais perdida que cego em tiroteio…
    Se ao menos tivessem capado apenas a SE que é a de entrada msm, “tudo bem”, mas a Freestyle também? Fala sério né Ford…
    Será que vão acertar no Ka? SERÁ? Porque cada notícia nova sobre a Ford faz duvidar tudo que podemos receber de bom em curto prazo…

  • O pós venda não deixa voltar para Ford ela consta como não recomendada no site reclameaqui, ta mais suja que pau de galinheiro, principalmente depois do fiasco do cambio powershift, e de ter deixado muitos clientes na mão, quem comprou Ford com esses problemas não quer saber da marca nunca mais. Tanto que a prova ai esta a Ecosport 2018 com quase R$ 10 mil a mais de itens de serie e acessorios a mais que a concorrência não emplaca as vendas ta lá no 21 lugar, se começarem agora a tirar itens ai que as vendas vão despencar mais ainda.

  • “Esperando ansiosamente pelo modelo 2020 que chegará agora em março/2018… será que virá com o pacote opcional “brake pack” ? (aquele pacote que substitui os freios dianteiros a tambor por freios a disco).”
    ;)

  • Pura sacanagem!!!
    Lançam o carro a um preço “convidativo” em relação a concorrência, depois depenam o mesmo e aumentam o preço, tudo para enganar o consumidor, só no mercado brasileiro mesmo, lá fora, ninguém mais compraria esta carroça!!!

  • Enquanto brasileiro preferir uma tela de entretenimento de 29″ ao invés de 7 airbags, não tem pq as montadoras se preocuparem com a segurança dos passageiros!

  • kkkk, não duvido nada se outras não seguirem o msm caminho (exceto aquelas que ja não tem nada)…afinal todas é farinha do mesmo saco, mas que é sacanagem é….

  • Estava pensando seriamente em adquirir um até o final do 1° semestre, na versão Freestyle, mas para mim a segurança em primeiro lugar, tanto ativa quanto passiva. Vou analisar com mais calma.

  • Acho engraçado como brasileiro gosta de culpar os outros sempre. Ecosport era o mais seguro até então, melhor custo-benefício, mas Br prefere Jeep e Hyundai porque são chique, por mais que menos completos e seguro. Br reclama de preço de Golf que começa em 80 mil, por mais que seja uma nave vendida no mundo inteiro, segura, mas paga isso em SUV compacto, reclama de Civic nave de 90 mil vendido no mundo inteiro, mas paga 90 no SUV compacto. É difícil vender coisa boa no Brasil, eita povo ignorante.

    • exatamente….o povo reclama mas continua comprando Onix, Ka, Gol, Uno, etc, reclama e elege os mesmos corruptos de sempre….e por ai vai…não estou dizendo que a atitude da Ford é correta, mas se o povo prefere pagar a msm coisa em outro veiculo que não oferece isso, porque então oferecer?

    • Brasil é isso, sempre foi e sempre será assim. Mas sempre tem os iludidos que acham que no futuro as coisas irão mudar e serão melhores …. não, não vai. Aceitem a realidade que é, sempre foi e sempre será …. dói menos.

  • Fabricante porco, tinha q ter vergonha na cara e oferecer conteudo e segurança, daqui a pouco esses porcos tiram ate um lado do freio a tambor dizendo que nao precisa.

  • Esse estepe na traseira, só era legal no antigo, por ser quadrado parecia um jeepinho.
    Na geração atual, matou o carro. Nada a ver. Não combina com o visual. É horroroso!

  • Por isso acredito que quando Chegar o VW T-Cross vai nadar de braçada, oferecendo 4 airbags desde o modelo de entrada e motores que consomem menos que Ecosport, Creta , HRV e Captur.

  • Mesmo ter tirado o pneu pendurado.. A Ford poderia ter mudado essas lanternas traseira do Eco, colocasse Lanternas no estilo Fusion, Focus e Fiesta Sedam. Sobre esse pneu pendurado, poderia ser usado pneu temporário dentro da mala.

  • As montadoras pintam e bordam no Brasil. Entregam o que o consumidor ignorante quer, cobrando um preço extorsivo e se lixando com a segurança do cliente. E o pior é que vendem muito! Moro fora do país e por aqui a Ford ou qualquer montadora tem que remar muito e mostrar que tem produto completo, bem construído, à um preço coerente para conquistar o consumidor.

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