_Destaque EUA Mercado

Existe o carro perfeito? Pesquisa de universidade americana propôs responder essa pergunta

carro-perfeito Existe o carro perfeito? Pesquisa de universidade americana propôs responder essa pergunta







Todo mundo procura um carro ideal para suas necessidades, seja para lazer ou trabalho. Nunca se consegue tudo em um carro, sempre falta aquele item ou detalhe que o deixaria perfeito. Mas, existe perfeição em um automóvel?

Para alguns entusiastas, a perfeição pode estar em um clássico do passado, mas mesmo os carros mais poderosos de hoje sempre terão algo que não é totalmente do desejado do consumidor.

Procurando saber se existe um carro perfeito, pesquisadores da Universidade da Califórnia decidiram combinar dados de projeto estético de automóveis e de seu sucesso comercial. Naturalmente, o cálculo de sucesso de cada modelo estava ligado diretamente às vendas do mesmo.

Porém, no caso da estética, o trabalho foi mais complicado. Para quantificar a aparência física dos carros avaliados, a equipe da universidade americana utilizou a imagem de diversos modelos de automóveis de variadas marcas, a fim de criar uma imagem única, através da técnica de morphing, para assim chegar ao modelo “médio” do mercado.

dodge-charger-srt8-392-1 Existe o carro perfeito? Pesquisa de universidade americana propôs responder essa pergunta

Mais de 200 modelos

Foram mais de 200 modelos de 33 marcas de automóveis oferecidos nos EUA entre 2003 e 2010. Em cada carro, os pesquisadores calcularam a “prototipicalidade”, que significa o quão típico um carro é em comparação com outros produtos do mesmo segmento.

Outro aspecto avaliado pela UCLA foi a consistência com a marca, que representa o quanto um produto se parece com o modelo médio da marca. Por fim, a imitação entre segmentos, que é o quanto um carro imita um modelo de outro segmento.

O resultado foi que design tem um “efeito ponderado” na preferência dos consumidores. Ou seja, ele não precisa ser nem parecido com o carro médio e nem é radicalmente diferente. Em geral, de acordo com a pesquisa, os clientes não querem algo muito parecido com a média do mercado e nem distante demais disso.

No segmento de luxo, a ideia do consumidor é que o carro aparente uma consistência com a marca. Para esse consumidor, o carro de luxo não precisa se parecer com os demais existentes no mercado. Mas a imitação da estética de um carro de luxo é a melhor maneira de convencer um consumidor de carro econômico, segundo a pesquisa.

sonata Existe o carro perfeito? Pesquisa de universidade americana propôs responder essa pergunta

Imitando carro de luxo

De acordo com o professor Subramanian Balachander, que coordenou a pesquisa, “Em contraste com pesquisas anteriores, que mostraram que os consumidores preferem um carro mais prototípico, o nosso estudo destaca a vantagem de introduzir algum nível de frescor em um novo modelo, particularmente se esses elementos de design exclusivos imitarem os de um carro de luxo.”

A imagem no alto da matéria, é uma das muitas que foram utilizadas para mesclar elementos estéticos de carros de sucesso em seus respectivos segmentos. Você pode notar que a comparação foi feita entre um Dodge Charger, um Hyundai Sonata e um Scion tC, que não é exatamente do mesmo segmento dos outros dois.

Logo abaixo, a mesma imagem mostra a mescla de detalhes de cada um dos três carros acima unificados em um único modelo, que representa a média dos automóveis de maior sucesso do mercado no período de sete anos, já mencionado. E você? Concorda com essa pesquisa da UCLA?

[Fonte: Inovação Tecnológica]




Send this to a friend