Etc Montadoras/Fábricas Volkswagen

Extensão de Garantia da VW – Funcionou comigo

volkswagen-gol-2009 Extensão de Garantia da VW - Funcionou comigo







Olá Eber, quem escreve é o Eduardo Mello, usuário “EduardoMello”, acesso o site no mínimo 4 x por dia, trabalho com Contabilidade, não tenho e nunca tive vínculo com qualquer área do setor automotivo ou afins… Venho por meio deste para relatar um fato agradável que me ocorreu.

Possuo um Volkswagen Gol Trend 1.0 2007/2007 G4 completo atualmente com 36.000km, retirado em abr/2007, do qual sou o único dono. O veículo tem todas as revisões feitas na concessionária, e antes que comece o blábláblá de que gol G4 é o pior carro do mundo etc, esclareço que este é meu 11º carro (já tive carros das 4 “grandes” e da Renault também) e não compro carro usado nem de amigo, muito menos de desconhecido que não troca óleo, que bate o carro e manda na “oficina da esquina”, etc.

Na faixa dos 30 – 35 mil, é sim pra mim a melhor opção, compraria de novo sim, etc…em fim, não vou ficar falando do carro em si, foi só pra não começarem os posts de gente que é contra o carro. Venho na verdade pra falar de algo raro hoje em dia. Notei no meu carro, que encerrou garantia em março/08, ficando somente os 3 anos para motor e caixa da vw; que após as chuvas torrenciais de Porto Alegre, o carpete do lado direito ficava úmido, deixando aquele odor desagradável dentro. Como já não estava mais na garantia, não procurei a concessionária, mas por desabafo, resolvi mandar um e-mail pra VW questionando o ocorrido.

Para minha surpresa recebi a seguinte resposta:

2008/10/22 Central de Relacionamento com o Cliente VW – orbiummail@volkswagen.com.br

RE: fazer uma pergunta – produtos OEID#000231328

Prezado Sr. Eduardo, Em atenção à sua mensagem, esclarecemos que a distância nos impede de emitir um parecer a respeito do que vem ocorrendo com seu veículo. Por esse motivo, solicitamos a gentileza de dirigir-se ao Gerente de Serviços do Concessionário de sua preferência que, após avaliação no veículo, tomará providências necessárias à solução do caso. Na ocasião daquele contato, apresentar-lhe esta correspondência.

Atenciosamente,

Rosana

Central de Relacionamento com Cliente VW

Foi detectado então que o problema era na vedação do pára-brisa, e para minha boa surpresa, 72 horas após eu deixar o veículo na Concessionária Guaibacar de Porto Alegre, foi autorizado a “extensão de garantia” por parte da fábrica.

Sei dos defeitos da VW como acabamento porco, painel de mobilelete, aspereza de suspensão, etc, mas mesmo assim optava pela marca por sua consagrada resistência mecânica, que pra mim tem mais importância que os demais itens. O atendimento também tem se mostrado bom, principalmente nesta concessionária.

Ficaria feliz em compartilhar essa “luz no fim do túnel” e que nem tudo está perdido na relação consumidor x fabricante!

Abraço, Eduardo Mello



  • JBAFilho

    Parabéns à VW pelo atendimento rápido e pelo reconhecimento de que o defeito não foi causado pelo consumidor, o que quase que invariavelmente todas as concessionárias alegam, a fim de fugir de sua obrigação.

    Também tenho lido e ouvido relatos de donos de FIAT e Ford (GM ainda não) que ficaram satisfeitos com o atendimento e saneamento de problemas em seus veículos. Deveria ser sempre assim, mas não é.

  • Fla95

    :clapp:Viva quem atende bem o consumidor! :clapp:

  • lacerdanetto

    Boa atitude da VW, não passa de sua obrigação. =P
    Pra mim, não vou com a “cara” de nenhuma das montadoras no Brasil, acho q quando uma qnd recebe mts elogios, nos devolve os elogios almentando de maneira inaceitavel o preço dos seus carros. Outras vendem carros extremamente defasados e fora de epoca. Outras vendem bebados sobre rodas.
    Acho que nenhuma respeita seu consumidor do jeito que deve. Acho engraçado que o nosso mercado é o um dos mais aquecidos do mundo, e o que é mais dificil é carros iguais aos europeus. Enquanto nos mercados que são fracos, eles vendem os melhores carros possiveis. Pra mim, isso não passa de sacanagem, podem até colocar culpa nos impostos, que é outro ponto negativo do governo, mas elas tem muita culpa sim. Um dia eu vou ver os carros do Brasil, serem igualados com os europeus. Espero, que ocorra o mais breve possível. :blink:

  • LFSP2

    [Comentario #119068 sera citado aqui]

    (2)
    Mas o cara deu sorte, finalmente achou um bom atendimento, porque a quantidade de lesados pela VW é enorme.

  • Giovanni

    A “consagrada qualidade” da Volks fez essa vedação porca do pára-brisas e entrou água, e ainda aplaudimos? Isso não é motivo pra ficar feliz. E só pra constar: qualquer montadora corrige este tipo de problema fora da garantia, não é nada inesperado, pois para falhas de fabricação é obrigação da empresa tomar uma atitude a qualquer momento em que a falha se manifeste. GM, Fiat e Renault também fazem isso, como já comprovei em diversos casos. Agora se as montadoras brasileiras tivessem mesmo vergonha na cara, dariam garantia total de 3 anos para todos seus carros. Hoje em dia a única que faz isso é a Renault, e curiosamente os brasileiros continuam valorizando mais a Volks, por conta de um mito sobre uma certa superioridade mecânica que não existe. Abram os olhos e vejam que montadoras realmente valorizam os consumidores. Posso adiantar que não é o caso de nenhuma das 4 grandes nacionais.

  • marcelogroo

    que inveja! a Ford já me deu taaaaaanta dor de cabeça! :espar:

  • JBAFilho

    [Comentario #119080 sera citado aqui]

    Tirando a parte sobre a mecânica VW, que ainda existe e é verdade, ou seja, ela é superior, concordo plenamente com o seu comentário. Mas, vamos elogiar, não é? Quem sabe assim, com o ego massageado, elas nos respeitem mais. :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • antoniokings

    Nunca precisei usar garantia. E vou ser sincero. O dia em que comprar carro novo e precisar usar a garantia, nunca mais compro da marca. Simples.

  • EduardoMello

    [Comentario #119080 sera citado aqui]

    Giovanni,
    Como relatei no texto, tive um Renault Clio 16v 2005, que retirei zero em 2005 na Iesa Porto Alegre, completo também. Depois de 10 meses de uso (ainda na garantia), começou uma barulheira na suspensão dianteira (fruto do nosso maravilhoso asfalto lunar), e levei na Iesa mais de 5 vezes, e nada foi achado, até que acabou a garantia (que era de 1 ano, e não 3 como atualmente) e levei em uma oficina especializada em suspensão, onde detectaram que o setor com 1 anos de uso estava “estourado”, e por ser Renault e hidráulico, custava muita grana…Resumo, tive que mandar diversos e-mails para a Renault, a Iesa diagnosticou o mesmo problema (na sexta vez) e quando foi finalemnte substituido, o carro foi roubado….desde então, este é meu 2º gol, que com 36.000 km não possui nenhum barulho de suspensão, por isso digo sobre a robustez VW….mas com certeza meu Renault era muito melhor acabado, e gosto muito da nova filosofia de “Grande espaço interno” e longa garantia, mas fico com o pé atrás em função do episódio que relato acima….já no caso do meu Gol, fui sem esperança, sem cobranças grandes e resolveram o problema! :cool:

  • Gustavo Souza

    Ja tive uma experiencia parecida, mas foi com a GM.
    Comecei ater problemas com o trambulador do meu Celta após cerca de 9 meses do fim da garantia… e depois de um mecanico de uma concessionaria me falar que varios carros estavam tendo problemas como o meu, ele me indicou procurar essa extensão da garantia.

    Apos ligar na central de atendimento, perder mais ou menos uma hora no telefone, uma semana depois me ligaram falando que eu poderia ir pra concessionaria e seria realizada a troca da peça. O serviço foi feito, e so paguei pela troca de oleo e filtro, cerca de 50 reias, contra os 400 do orçamento anterior.

    Sinceramente, isso é nada mais que obrigação do fabricante, e na verdade, nem deveria ser necessario ter que entrar em contato com fabricante e tal… o mecanico ja sabia do problema, ele até falou na possibilidade de Recall (que nunca aconteceu). A GM deu uma de esperta! “Deixa o problema com o consumidor… se ele reclamar a gente ve o que faz”.

  • Giovanni

    [Comentario #119096 sera citado aqui]

    Entendo que seja sua experiência, mas veja o meu caso: tenho 2 amigos que têm Gol, e ambos tiveram problemas com seus carros. Um comprou um G4 há pouco tempo, e o câmbio simplesmente escapa marchas do nada. O outro teve um problema mais grave, o óleo começou a ficar marrom e cheio de bolhas, precisou abrir o motor com menos de 20 mil km. Como posso pensar em superioridade mecânica da Volks nesse caso? Não dá… E da mesma forma conheço gente com Clio velhinho, que não dá manutenção alguma (e pra minha surpresa nem sequer bate nada dentro). Veja estes Novos Gol, que apagam o motor do nada. E o que dizer da suspensão barulhenta do Polo? Ou dos problemas com partida à frio no Gol flex? Na melhor das hipóteses os VW hoje em dia estão no mesmo nível dos concorrentes.

  • maclove

    rapaz meu pai tem um polo e um santana… o polo é 2008 17mil km rodado o carro é otimo gostoso e nunca parou em uma oficina!!!o santana é 2003 tb um carro q guenta muita madeira!!!

    realmente a vw é robusta…e nao adianta ninguem chegar e dizer o meu vw tal quebrou isso e aquilo, ela é uma marca otima mas assim como as outras nao é perfeita!!! :rayban:

    mas sem duvidas, uma das melhores :blink:

  • felipeb193

    Rapaz! sua sorte foi a mesma que ganhar na mega-sena!

  • alessandro_170

    Também tenho gol g4, 2007 trend completão. E quando chove, vem o mesmo fedor…

    Será que é um problema de todos esses modelos???

    Não sou baba ovo de wolks não. Comprei de tanto falarem que era bom e isso e aquilo, na maioria, caras que o papai teve volks e dizia que era bom…

    Aqui tem muitos bitolados com isso, o que não entendo, pois eu uso o carro mais vendido da marca e não vejo isso não. Tive carros de todas as marcas nacionais, e o que mais gostei foi do Scort Zetec Glx que tive a muitos anos atraz. O acabamento era muito bom. E não era só porque era de luxo e sim porque ford é sempre melhor acabado.

    Que pena que a ford peca em vários outros aspectos, como por exemplo os preços das peças de reposição. No meu scort, elas eram muito caras e quando ele começou a dar problema, tive que vendê-lo.

    Pensei num focus, mas tô sem grana para comprar um zero. FORD, SÓ ZERO.

    Aos baba ovo da volks, só lamento. Lavagem cerebral da era FUSCA.

    :trowup:

  • fr_amaral

    [Comentario #119061 sera citado aqui]

    Cara, você fez um comentário excelente. Disse tudo que eu ia dizer, e eu tambem queria que sempre fosse assim…

  • dferraz88

    Sinceramente, esse tipo de atitulde com o cliente deveria ser á esperada, mais como estamos acostumados com o tratamento (nas coxas..rsrs) das fábricas nacionais acabamos achando isso um absurdo. Mais realmente é bom saber que á Vokswagen já tem esse setor de atendimento ao cliente bem estruturado, algo á se pensar quando for comprar um carro.

  • danielpa

    [Comentario #119159 sera citado aqui]

    Talvez as peças fossem mais caras na epoca que vc teve o Escort, hoje em dia está tudo na média, pode conferir.

  • Felipe

    Meu pai teve o motor do Mille dele trocado pela FIAT sem custo algum, após o entrar água no motor anterior por causa de enchente. E a GM já trocou de graça uma peça de R$ 600 no meu carro, também fora da garantia.

    [Comentario #119086 sera citado aqui]

    Balela, já cansei de ver o Gol do meu primo dar pepino no motor e o Fox aqui de casa deu muito mais problema mecânico que o Fiat e o GM que temos. Essa de que mecânica VW é melhor que as outras é pura ilusão.

  • The Mal voltou

    CAra, daqui a 20 anos ainda se verão G4 na rua andando e dando cacete…
    Fusca com toda sua “espartanisse” tá ai..
    opala tá ai…

  • jessicarox

    A mecânica VW não é superior, a diferença é que qualquer mecânico sabe mexer.

  • Claudio

    São todos iguais, com problemas parecidos,nem melhor nem pior!Cada um que compre o carro que mais lhe agrade em beleza e pronto, afinal cada um tem um olhar diferente do outro!De resto é conversa mole!

  • Claudio

    Quem conhece realmente de mecânica, sabe que são todos parecidos em motorização, principalmente dos carros médios para baixo! Por isso quem mexe(concerta)vw, também concerta Fiat,Gm Ford, etc…

  • EduardoMello

    [Comentario #119209 sera citado aqui]

    É o que penso tb….carros vw de 1970 são comuns nas ruas, chevrolet até tem alguma coisa, agora as demais….

    Como eu rodo bastante, robustez mecância é item obrigatório, sem contar que nunca gastei mais do que R$ 200,00 nas revisões feitas até agora! Minha irmã pagou R$ 500,00 e poucos nos 20.000km do Corsa… Fiesta da empresa tem 28.000km e bate toda a suspensão, sem contar que não tem retomada alguma, e “Fliat” na família, após 1 Tempra, 1 Stilo e 1 Mille, não entra mais…o único que se salvou, por incrível que pareça foi o Mille

  • EduardoMello

    [Comentario #119209 sera citado aqui]

    É o que penso tb….carros vw de 1970 são comuns nas ruas, chevrolet até tem alguma coisa, agora as demais….

    Como eu rodo bastante, robustez mecância é item obrigatório, sem contar que nunca gastei mais do que R$ 200,00 nas revisões feitas até agora! Minha irmã pagou R$ 500,00 e poucos nos 20.000km do Corsa… Fiesta da empresa tem 28.000km e bate toda a suspensão, sem contar que não tem retomada alguma, e “Fliat” na família, após 1 Tempra, 1 Stilo e 1 Mille, não entra mais…o único que se salvou, por incrível que pareça foi o Mille.

  • Pablo

    ACONTECEU COMIGO TAMBÉM!

    tenho um Punto e a embreagem, 15 dais após terminar a garatia, quebrou.

    a concessionária disse que tudo bem, que era só eu levar o carro lá que eles consertariam. E ficou tudo bem!


Send this to a friend