Governamental/Legal Segurança

Extintor ABC pode voltar ao mercado

extintor Extintor ABC pode voltar ao mercado

No congresso, a Comissão de Viação e Transportes aprovou o projeto de lei 3404/2017 de autoria do Moses Rodrigues (PMDB-CE), que questiona o uso facultativo do extintor ABC em automóveis e assim determina seu retorno ao mercado como um item obrigatório.



O deputado questiona a resolução 556/15 que, para o Contran, “o extintor de incêndio não é mais considerado item de segurança do veículo e decida tornar facultativo o seu uso, deixando vulneráveis os ocupantes dos veículos em caso de incêndio”. Para entrar em vigor, o PL 3404/2017 precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo plenário.

O Contran se baseou em uma pesquisa de 90 dias, que apontou baixo índice de incêndio nos acidentes registrados no país. Para o relator do projeto, o deputado Romídio Monai (PR-RR), “o custo do extintor de incêndio é insignificante em relação ao custo do próprio veículo, ainda mais se considerarmos os benefícios advindos de sua adequada utilização”.

Na época da divulgação da resolução, a procura foi tão grande que o preço saltou para absurdos R$ 150, sendo hoje praticado em torno de R$ 50, após a demanda diminuir. Houve até denúncia de fraude na comercialização do produto. Fora dos automóveis, o extintor ABC é obrigatório nos demais veículos.

[Fonte: MSN]

Agradecimentos ao Junior Grecco.
Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend