Governamental/Legal Mercado Segurança

Extintor de incêndio pode voltar aos carros nacionais

Extintor de incêndio pode voltar aos carros nacionais

O extintor de incêndio por voltar aos carros nacionais. O dispositivo de segurança era obrigatório nos automóveis brasileiros até 2015, quando o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) extinguiu a obrigatoriedade nos carros, que passaram a sair das linhas de montagem ou importados de outros países sem o item, geralmente preso no interior do veículo.


Agora, o extintor voltou à pauta no congresso nacional em debate na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC). A discussão gira em torno do Projeto de Lei da Câmara (PLC 159/2017) de iniciativa do Deputado Federal Moses Rodrigues (Cidadania/CE), que prevê o retorno do dispositivo aos carros.

O texto do PLC 159/2017 “altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para incluir entre os equipamentos obrigatórios dos veículos extintor de incêndio com carga de pó ABC.”

Em audiência pública, ficou clara o impasse nas opiniões sobre o retorno do extintor. De um lado, parlamentares e participantes de várias áreas alegando que o dispositivo de combate à incêndio é importante para a segurança dos ocupantes e de terceiros, enquanto os contrários apontam obrigação excessiva ao impor o item ao consumidor.


Extintor de incêndio pode voltar aos carros nacionais

O debate foi conduzido pelo senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vice-presidente da CTFC e relator do projeto. Com a revogação da obrigatoriedade, os carros nacionais e importados deixam de oferecer o item, que pode ser adquirido pelo proprietário em qualquer loja de autopeças.

Em países vizinhos como Argentina e Uruguai, o extintor de incêndio é obrigatório. Aqui, o produto custa em torno de R$ 50,00 e tem a capacidade de apagar o fogo, sendo classificado como ABC, capaz de suprimir as chamas de sólidos em profundidade e superfície (A), líquidos e gases inflamáveis em superfície (B) e equipamentos energizados (C).

O extintor ABC substituiu o modelo anterior BC e na época gerou um grande movimento no mercado para troca do equipamento. Porém, pouco tempo depois, o mesmo deixou de ser obrigatório. Especialistas em segurança defendem a presença do dispositivo dentro dos automóveis.

[Fonte: Senado]

 

Extintor de incêndio pode voltar aos carros nacionais
Nota média 2.8 de 8 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Bruno Alves

    Não tem jeito mesmo esse projeto de país. Negócio é cair fora mesmo. Nada faz sentido.

    • Bruno Melo

      Concordo com Vc. É extintor, é primeiro socorros, é selo enfim. Tudo pra sacanear o trabalhador. E o pior que aceitamos isso tudo calados 😢

      • Dario Lemos

        Aceita sem reclamar. Acho que tem muitos que adoram quando “vêem” que a classe política está ” cuidando” do bem estar de sua população, rsrsrsrs! Muitos enxergam que o Estado tem que ser o provedor de suas necessidades básicas, ser usa “babá”, deve ser por isso que aceitam tão mansamente.

    • Ander33x

      Brevemente meu caro Bruno, se tudo ir bem como está indo, caio fora muito brevemente por assim dizer.

      • MauroRF

        Meu irmão se mandou para a Irlanda e não quer mais saber de Brasil. Ele sempre me diz que não sabe como aceitou as mazelas daqui por tanto tempo. Eu já comecei a ver se consigo ir para lá também. Meu, pensa num país em que as coisas funcionam, é simples assim. Cara, dá raiva quando o avião começa a descer em Guarulhos e você vendo a terra das bananas se aproximando, é uma sensação ruim, principalmente quando se está voltando da “civilização”. Lá, as pessoas têm cidadania, há muito respeito mútuo, há civilidade, e a maioria pensa na comunidade. O trânsito funciona, não tem essas besteiras de neguinho tesourando pela direita, pela esquerda, colando em traseira, é outro nível. Pensa, também, num lugar onde você volta altas horas da noite a pé e não tem perigo. O índice de violência é bem baixo por lá.

        • David Diniz

          “Cara, dá raiva quando o avião começa a descer em Guarulhos e você vendo a terra das bananas se aproximando, é uma sensação ruim, principalmente quando se está voltando da “civilização”.”
          Sei MUITO BEM como é isso…

          • fabio

            O Problema nao é a “terra das bananas” o problema sao os “bananeiros”

        • 4lex5andro

          Bateu um lapso de inveja ”do bem” de uns parentes que foram pra New Jersey no começo do milênio.

          Mas sério, o contraste quando se sai do Brasil e compara com países civilizados é complicado. Pois celebrar o convívio pacífico, seguir regras, respeitar liberdades individuais, conservar bens públicos e respeitar propriedade privada deveriam ser condições básicas pra se formar um país.

    • MauroRF

      Isso aqui nem projeto é, é um lixo mesmo. 95% das pessoas não seguem regras, não fazem questão de segui-las e se puderem passar a perna em você, vão passar sem dó nenhuma. Começa aqui pelo prédio mesmo. O problema é cultural e nunca mudará, pelo contrário, penso que vai é piorar. Estou armando um esquema para ver se vou morar na Irlanda. Meu irmão mora lá faz um tempo, eu já visitei várias vezes, PQP, é um país em que as coisas simplesmente funcionam! E funcionam porque o povo lá quer assim. Aqui, a maioria quer que seja esse lixo que é. Parece brincadeira, mas faxineiro lá consegue ter carros usados bons (para os nossos padrões, para eles, não passam de um usado velho). Um Focus de mais de 10 anos e conservado você consegue por 1000 euros ou menos. Qualquer atendente de loja consegue ter um carro desse para melhor, mas mesmo assim muitos não fazem questão de ter carro porque o transporte público funciona. E literalmente coisa de outro mundo. Saúde pública? Funciona! Meu sobrinho já nasceu lá e tiveram atendimento de primeira, tem acompanhamento, teve pré-natal, tudo de forma digna. Lá, é um país onde você vive bem. Aqui, a gente sobrevive e com baixa qualidade de vida.

      • “Perguntador”

        Reclama do povo brasileiro mas está “armando um esquema” para morar no exterior (vai morar de forma ilegal?). No seu comentário vc deixa a impressão de não fazer parte da bagunça do Brasil, tenho minhas dúvidas kkkkk

      • 4lex5andro

        Não é o primeiro nome de país (no ranking de emigração parece que EUA e Canadá lideram) para se tirar visto.

        Mas especialmente pra quem é jovem, Irlanda já é um upgrade, boa sorte.

    • Joao Victor

      Já estou a muito tempo me planejando para ir pro Canadá, o Brasil não tem jeito! Até pra fugir desse país é difícil e burocrático.

    • fredggp .

      Isso e a CPMF. Não tem jeito. Sempre tem um que reaviva essas ideias tão antipáticas para a população.

      • 4lex5andro

        Por incrível que pareça a CPMF (ou ITF) é um tipo de imposto muito interessante para se arrecadar, pois é praticamente imune a sonegação, além de ser totalmente rastreável. Não é uma apologia, mas uma constatação.

        O que pega é que a alíquota que ia ser proposta era de quase 0,5% por transação, que é muito elevado. E também, não estava claro se esse novo imposto seria acompanhado do fim de CSLL, Cofins e IPI, por exemplo (o que não muda o fato de que a reforma tributária é imprescindível no Brasil).

        Só elevar em número e alíquota os impostos é o mesmo que sabotar o país.

        • fredggp .

          Com certeza Alexandro! Minha crítica foi mais com relação a alíquota mesmo. Um confisco declarado.

        • BuffyDawn Summers

          Pq quem tem 50 milhões num apartamento vai recolher ITF né?

  • OVO

    é como aquele kit de primeiros socorros, qualquer dia vão recriar o absurdo

    • Wendel Cerutti

      Não da a idéia …..

    • David Diniz

      Isso ai o motorista é um canivete suíço: É bombeiro, é paramédico, sabe fazer parto etc #SQN.

  • invalid_pilot

    Quanto de dinheiro o FDP do Deputado está recebendo do Lobby da industria de extintor?

  • David Diniz

    Meu carro não tem SEQUER previsão para enjambrar isso ai então como faz?

    • Cesar

      Como dizia o grande pensador Faustão: Se vira nos 30.

    • Carlos

      Então mais alguém vai faturar!!! Além dos fabricantes de extintor, alguma fabriqueta de fundo de quintal vai surgir da noite pro dia com os suportes/abracadeiras de metal já prontos e “homologados” no padrão exigido pelo DETRAN, e vc vai ajudar a fazer mais um parente/amigo de politico milionário!

      • David Diniz

        Eu que não vou ESTUPRAR meu carro só agradar um imbecil de gravata…

  • TchauQueridos

    Ja vi essa novela!
    É tão simples mas parece que para os políticos desse país tudo pode ser complicado!

  • Racer

    Políticos não prestam….e fato. Óbvio que o dito está trabalhando para as fabricantes de extintores. E hoje, quem compra um carro 0km, nem suporte para o extintor tem…..

    • Dario Lemos

      Os políticos vieram de onde? Do povo! Os políticos brasileiros não prestam, portanto……

  • Aguinaldo Luccas

    Sem nenhuma dúvida estes deputados estão fazendo lobby a favor das indústrias de extintores e claro $$$!

  • CanalhaRS

    Bota casaco…tira casaco…

  • Henrique

    Os DONOS (empresários) de recarga de Extintores comemoram :(

  • Pedro Huback

    Os carros novos não vem mais com o suporte pra colocar essa porcaria. Vão obrigar as pessoas a carregarem esse extintor solto no carro? Inacreditável

  • Carlos Silvano

    Totalmente inútil, carros modernos raramente pegam fogo e quando pegam esse extintor não resolve, sem contar que é um risco alguém sem treinamento tentar combater um incêndio. Em um carro com seguro piorou, se salvar o carro ainda terá que pagar franquia pra arrumar. Se aprovarem é para beneficiar os fabricantes de extintores!

    • millemiglia

      Há uns dois anos atrás o motor do meu carro pegou fogo e foram necessários dois extintores para apagar o fogo, ou seja, um extintor pequeno não apaga o fogo. É completamente inútil. No fim das contas, mesmo apagando o fogo, deu perda total.

      • Mas nesse caso, se fosse acidente com alguém preso nas ferragens o extintor seria útil.

        • David Diniz

          Para de tentar justificar coisas que não tem fundamento sério está feio demais até parece que você é assessor desse dePUTAdo ai.

        • millemiglia

          Também não pois um extintor só não daria conta do recado. Talvez a pessoa pudesse sair um pouco menos queimada. Isso se o resgate fosse rápido. Colocar extintor de volta nos carros é bobagem. Alguém com certeza estará lucrando com isso.

  • V12 for life

    Algum político envolvido é dono de fabrica de extintor.

    • Joao Victor

      O que mais tem em Brasília são lobistas.

  • Zé Mundico

    Sinceramente, eu acho que nunca deveria ter deixado de ser obrigatório. Já viajei muitos anos em estrada e ví muita desgraça. Tá certo que há 20, 30 anos atrás eram outras tecnologias, outros sistemas e coisa e tal. Mas eu acho que extntor de incêndio deve ser obrigatório.
    Aqui mesmo na cidade já vi gente perder bestamente o carro por falta de um simples extintor que poderia ter apagado o fogo em questão de segundos.
    É aquela história: você pode passar 10 anos sem usar, mas na hora que precisar, é bom ter.

    • David Diniz

      Isso ai não apaga nem bituca de cigarro que dirá um incêndio no carro.

      • Racer

        Também acho que estes de 1kg, só se for muito no início….senão, não adianta de nada.

      • Mas se todo carro tiver, na iminência de um incêndio, vai ter a disponibilidade de vários extintores.

        • David Diniz

          Velho a única coisa que eu vou fazer é pegar minha carteira e celular e sair correndo e que se dane o carro é pra isso que tem seguro.

    • Fábio

      Não é proibido ter o extintor de incêndio. Se vc acha importante compre VC o equipamento.

      A questão é obrigar as pessoas a comprar. Quem acha importante que compre. Eu tenho e ando de carro todos os dias a 22 anos. Nunca precisei nem para mim e nem para ajudar um terceiro. E se algum dia surgir um incendio eu não tenho duvidas que ligarei para o corpo de bombeiros.

      • BuffyDawn Summers

        É como a cadeirinha. Agora que o governo tirou a obrigatoriedade, pais vão esquecer da segurança de seus filhos. 😂 O povo precisa de babá dizendo a ele que pode ou não fazer. Eu NEM SEI OPERAR isso ai. Pegou fogo, eu saiu correndo.

    • Ducar Carros

      Tem de ser obrigatório em veículos para muitos passageiros (ônibus e microônibus) ou transporte de cargas, onde há risco de pessoas não conseguirem sair do veículo ou risco de grandes acidentes. Para esses casos, continua obrigatório.

      No caso de carros, não faz sentido pessoas despreparadas tentarem apagar o fogo ao invés de se afastarem, podem se machucar gravemente.

    • Ubiratã Muniz Silva

      já fiz curso de brigadista de incêndio, e te digo: combater incêndio oriundo de combustíveis com extintor não é uma das coisas mais fáceis de fazer não…

      extintor só ajuda no início do fogo.. quando começou a alastrar, já era.

      extintor sobrando só aumenta o risco de alguém querer dar uma de herói e se ferir gravemente.

  • Eskarmory .

    Torna-se obrigatório.
    Fábrica a todo vapor.
    Distribuidor comprando toda a produção.
    Revenda não consegue atender todo mundo.
    Nego saindo no tapa pra comprar extintor.
    Suspende-se a lei novamente.
    Todos viveram felizes para sempre.

  • mariostefa

    Os carros deveriam vir acoplados a um caminhao pipa , para em caso de incêndio poder apagar Ironic Mode kkkkk.
    Esses politicos não tem o que fazer ? Quantos carros pegam fogo por dia?

    • Racer

      Não dá ideia….daqui a pouco vão pedir sprinklers e PPCI para poder licenciar….

  • Rodrigo

    Acho mais util extintor na cozinha que no carro. Pense nisso nobre deputado (ironia), existem mais cozinhas no Brasil que carros, hehehe.
    Aproveita e coloca um extintor ABC no olho do seu…
    Também olha de onde vem. Reduto de coroné e políticos que pensam que o Estado é deles e de suas famílias.

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    Mais um político inútil que só serve para onerar o estado, difícil ser brasileiro.

  • Ediomar

    Putz,eu arranquei fora o suporte e tudo do meu Jetta ,sorte que guardei tudo,aquilo ali era horrível na frente do banco.

  • Antonio Sergio

    Mas tem é mesmo que voltar a ser obrigatório. Assim como deveria ser o estojo de primeiros socorros que deveria incluir balão de oxigênio, instrumental cirúrgico, aparelho de Rx, imobilizador cervical, ressuscitador manual (conhecido como ambu), desfibrilador portátil e assim vai. Ah, sim, também um canivete suíço, afinal nunca se sabe quando vai ser necessário cortar um galho de árvore para sinalizar a estrada.
    Fica a sugestão aos digníssimos representantes.

    • Luis Burro

      Era mais fácil adquirir uma ambulância do q adaptar cada modelo kkkkk

  • Luis Burro

    Ah apesar de ser contraditório ele realmente é funcional,só q bem no começo…engraçado é q bem ontem a noite tava vendo a reportagem q falava da importância dele e do teste do bombeiro com seu uso e q o carro acabou torrando inteiro kkkkkkkkkkkkk… mas tbm tacaram fogo no banco q é de material altamente inflamável,aliás as únicas partes ñ inflamável de um automovel são as partes metálicas de aço e alumínio!

  • Luis Burro

    Pode ser ridícula a ideia mas fico pensando em colisões com princípios de incêndio q podiam ser extinguidos e possiveis vidas salvas ao invés de morrerem carbonizadas!

    • Maycon Farias

      80% dos carros com seguro incendiados os extintores não foram suficientes para apagar. Tem até um vídeo na net de um bombeiro fazendo uma demostração ao vivo e ele não conseguiu apagar o fogo.

      • Luis Burro

        Sim,foi a este q me referi no primeiro comentário, mas estava pensando num extintor comum e ñ nestas mortadelas Turma da Mônica!

  • Luis Burro

    O q eles deviam fazer é usar o tamanho normal do de CO2, q acho q é o mais eficiente!

  • Henrique12

    Nunca vi um carro deixar de pegar fogo por uso disso. E os carros que foram vendidos já sem lugar para colocar o extintor?

  • Alexandre souza

    Não acredito que isso possa ser aprovado, se for acredito que o presidente vete isso, tem que acabar com a máfia do DETRAN, isso seria a minha felicidade.

  • Alexandre Maciel

    1. Carro que pega fogo espontaneamente não é submetido a manutenção regular, o que, na verdade, deveria servir de razão para o poder público penalizar o proprietário que expõe a vida alheia a risco.
    2. Incêndios resultantes de outras causas, principalmente em caso de colisão, envolvem situações em que o último ponto considerado pelos envolvidos é a extinção do fogo do veículo.
    3. Particularmente, não tenho treinamento para debelar incêndios e, portanto, se ocorrer de meu veículo se incendiar, ele vai queimar até o fim.

    Enfim, esse projeto de lei visa a garantir dinheiro a essa indústria que sofreu após o fim da obrigatoriedade. No presente momento, infelizmente, desejo mais que esses deputados tomem onde as patas tomam. Não tenho dinheiro disponível para sustentar essa vagabundagem.

  • Cesar

    Agora tu imagina se nem o bombeiro treinado conseguiu apagar o fogo, o que vai fazer o cidadão comum e ainda dominado por forte emoção.

    • 4lex5andro

      Não tem auto-escola que ensine operação de extintores mesmo. Ou, resumindo, um acessório que no fim, tem pouca ou nenhuma utilidade.

  • afonso200

    pra que extintor, se pegar fogo o seguro vai arcar com o premio do veiculo, tu acha que vou me queimar para salva-lo

  • Joao Victor

    Lobby

  • Toyo_Highlander fan

    Como sempre! Quando falta dinheiro para os fabricantes dessa porcaria aí um membro pró-extintor, que por sinal é de esquerda, apoiador do PT aí uma lei ridícula dessa surge. Ficar quatro anos sem vender esse lixo para as montadoras e usuários seca rápida a teta. Vivemos ou não num sistema capimunista, aonde o capitalismo gira praticamente em torno do Estado?

    • Alexandre Maciel

      Que o digam os deputados que vêm apoiando a liberação de agrotóxicos. Ou aqueles que vibram com a possibilidade de todo e qualquer trabalhador adotar previdência privada como regra. Dinheiro para corromper político não tem lado ou ideologia. Todos, irrestritamente, são farinha do mesmo saco.

  • mojave

    lobby dos fabricantes de extintores em açao…

  • Ducar Carros

    Já que o deputado se preocupa com a segurança veicular, deveria propor a obrigatoriedade do sensor de estacionamento traseiro ou câmera de ré, obrigatória nos EUA para prevenir atropelamentos, sobretudo infantis.

  • Francisco Vieira de Bem

    “Especialistas em segurança defendem a presença do dispositivo dentro dos automóveis” como especialista que sou (Eng. de Segurança do Trabalho) discordo desses especialistas. Dar um extintor à uma pessoa sem treinamento de combate à incêndio é permitir que essa pessoa se exponha à risco grave em um cenário de alta periculosidade. Se querem obrigar os carros à terem extintor, tem que obrigar os condutores a fazerem o treinamento de combate à incêndio à cada 4 anos.

  • Ubiratã Muniz Silva

    De nada adianta extintor de incêndio nas mãos de quem não tem treinamento para usá-lo.

    99,9% dos motoristas não sabem como fazê-lo.

    Dessa forma, obrigar os motoristas a terem extintores nos veículos é um disparate tremendo.

    Pode ter certeza que tem lobby dos fabricantes de extintores aí, pois eles perderam uma boa lucratividade quando o equipamento deixou de ser obrigatório.

  • BuffyDawn Summers

    Pesquisem os familiares e amigos dos deputados interessados nessa inutilidade e vão achar donos de extintores de incêndio.

    Migo! Se o carro pegar fogo, eu saio correndo pq o seguro é pra isso mesmo. Se o carro pegar fogo, ñ será esse treco pequenininho que vai resolver.

  • 1945_DE

    O meu continua lá, e ativo. O governo que se ferre. Só vou comprar outro se inventarem que tem que ser de outro tipo.

  • Guily

    Jaja esses fanfarrões que não se importam com floresta vão extintores até PARA LÁ!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email