Automobilismo F1 Japão

F1: Fernando Alonso vence o GP do Japão 2008

f1-gp-japao-2008-fernando-alonso F1: Fernando Alonso vence o GP do Japão 2008







O GP do Japão 2008 foi nessa madrugada de sábado para domingo, e a audiência deve ter sido baixa, sem dúvida. Exceto por aqueles que gostam mesmo de ficar acordado a noite inteira, eu pelo menos não assistiria a uma corrida em um horário desses. Mas como a corrida se passa do outro lado do mundo, não tem jeito né.

Bom, para os que não assistiram, o resumo da ópera é que Fernando Alonso venceu e nosso Felipe Massa ficou em apenas sétimo lugar.

E o pior não ficou reservado para Felipe Massa, mas sim para Lewis Hamilton, que terminou em 12o lugar. Eles dois foram prejudicados por algumas punições. Juntamente com Fernando Alonso, subiram ao pódio Robert Kubica e Kimi Raikkonen.

Alonso tinha largado em quarto lugar. Felipe Massa largou em oitavo e conseguiu ultrapassar Mark Webber na penúltima volta.

No final das contas, a situação foi boa para Felipe Massa, que chegou aos 79 pontos e ficou ainda mais perto de Hamilton, que está com 84 pontos. E para Fernando Alonso, a história está melhorando, pois ele acaba de vencer duas corridas consecutivas, feito que não conseguia desde 2006.

Novidade: Nelsinho Piquet conseguiu terminar em quarto lugar. Já Barrichello ficou em décimo terceiro.

Veja o resultado:

1. Fernando Alonso (ESP/Renault): 67 voltas em 1h30min21s892
2. Robert Kubica (POL/BMW Sauber): a 5s283
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): a 6s400
4. Nelsinho Piquet (BRA/Renault): a 20s570
5. Jarno Trulli (ITA/Toyota): a 23s767
6. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso-Ferrari): a 39s207
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 46s158
8. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault): a 50s811
9. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber): a 54s120
10. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso-Ferrari): a 34s085*
11. Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota): a 1min02s096
12. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes): 1min18s900
13. Rubens Barrichello (BRA/Honda): a uma volta
14. Jenson Button (ING/Honda): a uma volta
15. Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota): a uma volta

Não completaram:
Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Ferrari): a 45 voltas Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes): a 50 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India-Ferrari): a 57 voltas
Timo Glock (ALE/Toyota): a 60 voltas
David Coulthard (ESC/Red Bull-Renault): a 66 voltas

* Punido com 25 segundos após a prova

[Fonte: Terra]



  • Anderson Puff

    Torço muito pelo BRasil, e desde o inicio do ano venho apoiando Felipe Massa sempre que alguem fala mal dele, mas a duas ultimas corridas foram as piores da sua carreira eu acho, tão perto do titulo e tão longe, cometendo erros bizarros, tanto ele quanto a equipe que me fazem pensar se a F1 merece um campeão desses??? pois eu acho que não, hoje o Hamilton tá fazendo muito mais que o nosso Massa, que vai perder o titulo mais ganho da historia da F1.

    Uma pena, mas vamos ser realistas, 5 pontos atrás faltando 2 provas não tem nada de bom ou vantagem nisso, suas chances de perder são inumeras vezes maiores que de ganhar.

    Ontem ele tinha que estar no MINIMO no terceiro lugar do Haikonen

  • ander_smo

    [Comentario #109415 sera citado aqui]

    O Sr. pelo visto não assiste as corridas.
    a de ontem a noite, vc assistiu?
    O MASSA é merecedor do título SIM. Se não fosse os erros da Ferrari, ele teria ganho o campeonato nesta prova.

    FELIPE VAI SER CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Andersound_sp

    Assisti a corrida, mais os principais protagonistas, não foi o dia deles :down:, Alonso ganhou em mais uma corrida de oportunidade, largou em 4º, desviou da presepada da largada e junto com a equipe conseguiram tirar a vantagem do Kubica e ganhou o GP, nada de espetacular, já que ele é Bicampeão e esse tipo de atitude de um piloto frio e consciente, já era de se esperar, o seu companheiro apesar do 4º Lugar, o Nelsinho acho que é imaturo pra correr um carro de ponta, digo isso porque quando estava fazendo uma corrida certinha, depois ele chegou perto do Haikonnen e se borrou, acabando saindo do traçado e perdendo ele de vista :bate:, não tem jeito, o Di Grassi parece ser mais frio e menos sucetível a erros primários.

    Apesar de ser brasileiro, mas não sou puxa-saco, o Felipe deveria ter tido uma punição maior que apenas uma passagem nos boxes, ele quase tirou o Hamilton da corrida e deveria ter levado uns 25s a mais do tempo, já que o Sebastian B. na hora que ele tava saindo dos boxes, não fez nada de errado e levou 25s, por afobação do Massa, e ele bateu no Hamilton e leva um Drive-Trough, ridiculo, qual o critério destes caras :nanao:

    Temos mais duas corridas e erros não são mais permitidos, quem errar, já era
    :cavera:

  • tiago brito

    poewkfoewkfwefEFMWÉW

  • fr_amaral

    Vo ta em interlagos torcendo para o Massa ganhar, mais, sinceramente, ta dificil!

  • Thiago07

    [Comentario #109419 sera citado aqui]

    Achei idiota as punições, nada a ver estragou a corrida essa punição :sad:, se não fosse isso o felipe teria chegado numa posição muito melhor, achei certo oque o felipe fez, ele apenas deu o troco no Hamilton, felipe mostro que também é arrojado, e não deixou pr menos :clapp:, e o felipe mostro que dirige muuiiiiiiiito, se o Felipe não for campeão, a culpada vai ser a equipe.

  • Gian

    [Comentario #109421 sera citado aqui]

    mas vamo torce pra ele :cool: :cool:
    ia ser mto rox(ou massa) o Massa ganha o Titulo no Brasil :upp:

  • PedraumF

    [Comentario #109425 sera citado aqui]

    O afobado foi o Hamilton, querendo ultrapassar em chicane e fechando a porta na saída. Massa se estrepou todo na grama, tirando o carro pra não bater, queriam mais o que?

    Na minha opinião, as duas punições foram evitáveis. A de Bourdais nem tanto.

  • D.Lobo

    [Comentario #109425 sera citado aqui]
    Concordo com vc, só mesmo com os vários erros da equipe pro Felipe não ganhar esse campeonato pq ele tá merecendo.
    Tem cara aqui q não vê as corridas e fica falando besteiras

    :assob:

  • JDFortuna

    Desanimei. Joguei a toalha já em Cingapura.

    Até me propus a assistir, mas perdi todos os horários e qdo liguei a tv na corrida, tavam comendo soltos os drive-throughs…

    A Ferrari além de trapalhona não fez nada pro Raikkonen ajudar.
    “Deram” o título pro Robinho.

    Talvez aquele padre maluco, ou um discípulo, invada a pista nas últimas corridas com o Massa ganhando as duas…

    Quero é apontar o Rubinho… mais uma corrida tomando volta…

    :humpf:

  • eu não assisti a corrida, então nem posso palpitar.

  • O site oficial da F1 me enganou, disse que a corrida ia ser as 02:30 =/ Mas já vi vários trechos e li. A analisar as manobras, achei injusta a punição do Hamilton, tem cara de treta isso. Agora é torcer pro Massa na China e no Brasil, se ele vencesse aqui ia ser festa!

    E fiquei muito contente com a vitória do Alonso! Grande piloto.

  • Filipe Augustus

    Eu assisti e tenho uma seguinte opinião!!!!
    O Massa é um excelente piloto!!!
    Porem se ele não tivesse tocado o Hamilton certamente não teria tomado punição e com ctz teria ganho a corrida,pois o carro dele estava sobrando nas voltas finais,chando a virar quase 2 seg mais rápido que os mais rápidos naquele momento na corrida!!!!
    Vamos aguardar na China e no Brasil,pq surpresas virão!!!!

    Mais agora falando de alguns telespctadores que eu vejo que possuem um ódio fulminate pelo Massa eu não consigo intender isso….
    O cara vai lá….tah fazendo o papel dele,mostrando que é tão rápido quanto o Hamilton,ou até mais!!!!!E chega meia duzia que pra se mostrar superiores no grau de intelectualidade querem ser os PHD`s da F1 quando na verdade apresentam idéias meio contraditórias na própria cabeça!!!!!(Não estão falando que seja obrigado torcer pro Massa por ser brasileiro)só acho que existem alguns comentários um tanto preconceituosos e nem tão bem elaborados!!!!!

    Vejo o público espanhol!!!!Adoram o Alonso!!!
    O público Inglês tem verdadeira paixão pelo Hamilton!!!
    E o Brasileiro está torcendo pro Massa…Porém!!!
    se entrarem em qualquer blog Italiano verão mais italianos elogiando o nosso piloto, que aqui nos nossos blogs nacionais!!!!!
    Aí a pergunta fica!!!
    Oq aconteceu com o orgulho nacional???
    Estamos voltando nos tempos da burguesia onde chique era ser europeu???

    =D

  • helmygalindo

    O Hemi é um baita piloto, eu gosto dele, mas o bixinho não aguenta pressão. Ou ele decide o campeonato na próxima corrida ou vai se borrar todo aqui no Brasil.

    Se massa ganhar o campeonato em Interlagos, vou votar nele como presidente nas próximas eleições! :clapp:

  • nikolas

    Acredito que se a ferrari não tivesse feito todas essas cag***s durante a temporada o Massa estaria muito próximo do título, ou quem sabe, até garantido.

    Mas eu acho que o Hamilton vai fazer o mesmo que ano passado. É só olhar o modo como ele largou ontem…Talvez coloque tudo a perder

    Ele é muito bom piloto, mas acha que é um gênio [se comparou a Senna] e pode acabar perdendo novamente o título.

  • LFSP2

    Assisti a corrida, e cheguei a uma conclusão, Hamilton é um piloto imaturo demais ainda, se comparou ao Senna, tem vezes(como em Monza onde passou todo mundo e se a chuva não tivesse apertado, obrigando-o a fazer outro pit teria vencido) que ele correu igual corria o Senna mesmo, mas tem vezes que ele parece um piloto de equipe pequena, nessa corrida foi assim, ele já tinha quase perdido a liderança na largada quis dar uma fechada desnecessária no Raikkonen, no caso da tentativa de ultrapassagem no Felipe, Hamilton foi todo afobado mas eu sabia que o Felipe seria punido pelo toque, agora Hamilton tem 5 pontos de vantagem(o Bourdais atrapalhou o Massa mas no fim acabou ajudando porque o Felipe ganhou uma posição com a punição.
    Alonso contou de novo com a sorte e com sua experiência, conseguindo voltar a frente do Kubica mesmo tendo 5 voltas a menos de combustível que ele, agora o Hamilton, parece que de novo subiu a síndrome do amarelão nele, devia ter pensado no campeonato, ele sabia que o Kimi passaria, poderia ter deixado tranquilamente, pois ainda estaria em segundo e com o Massa em quinto(sem contar que ainda teria o companheiro de equipe o protegendo).
    MAS NÃO, PARECE QUE NÃO CONSEGUE SE CONTROLAR.
    HAMILTON, VOCÊ É SENNA QUANDO QUER.
    MAS QUANDO VOCÊ QUER VOCÊ TAMBÉM PODE SER UM NAKAJIMA DA VIDA.

  • rafaelphanton

    Hamilton = Senna, nem em sonho e, em nenhum momento da carreira dele ele conseguiu sequer algo que possa compará-lo ao Senna.
    Nem o melhor piloto da atualidade (Alonso) tem a cara-de-pau de se comparar ao Senna e, esse ai acha que é o cara.

    Dificilmente teremos um novo Senna na F1, isso é muito difícil.Hamilton é imaturo e, sob pressão não é ninguém.
    A diferença que ele consegue sobre o Massa com toda sua ousadia, ele perde pelo Massa ser mais constante, sempre com uma média excelente em suas corridas.

    Agora teremos que esperar para ver como vai ficar no próximo final de semana pois, se Hamilton ganhar e o Massa chegar em quinto, já teremos o campeão na China.

  • Naxi

    Éber o Massa largou em quinto!!!
    O Hamilton fez besteira, poderia ter aumentado a vantagem! O massa se destacou nas últimas voltas, porém já estava muito atrás!
    Destaque para o Nelsinho que consegiu um ótimo quarto lugar, será que ajuda ele ficar na Renault?
    Já o Rubinho, coitado, com o carro que dãopara ele, pelo menos ficou à frente do Button!!
    Que venha a China!!!

  • renato

    o hamilton e o massa parecem crianças. são pilotos rápidos e só isso. dois imaturos.
    o hamilton fez uma baita de uma cagada na primeira curva. imperdoável. o q mudaria pra ele deixar o raikonnem sair na frente??
    já o massa foi desleal e deveria ter tomado é uns 10s nos boxes pelo q fez. simplesmente tomou um vareio do inglês e não segurou a onda, foi lá e jogou o carro em cima do cara. eu sei q os brasileiros e ferraristas devem achar isso bonito e td mais, mas na boa, isso é coisa de gente covarde, q não sabe jogar o jogo. se ele tivesse levado na boa, ia ter passado o hamiltom, e com ctz teria terminado no pódio (lembrando q o hamiltom tomaria a punição pela curva 1).

    no mais, só há uma coisa a dizer sobre a F1 atual. existe um único piloto, maduro, arrojado, rapidíssimo, arrogante sim, mas brilhante, fernando alonso. se ele tivesse um carro em condições de competir desde o começo da temporada, o campeonato já teria acabado.

    ps. muito me espanta pessoas q se interessam pelo esporte acreditar q o hamilton se comparou ao senna. rsrs, q infantilidade de vcs. quem se importa com ayrton senna??!!

  • francinho

    eu não gosto de formula 1 mas eu torço para felipe massa ganhe :drinkk: :clapp: :cool: :banana: :lips:

  • D.Lobo

    [Comentario #109497 sera citado aqui]
    Quem se importa com o Senna?
    Ô mané, o Senna foi simplesmente o maior piloto q já existiu na F1

    :asner: :angre:
    Se é pra falar merda nem comenta(se bem q cada um fala o q quizer, pobres de nós é q temos q ler essas asneiras) :cavera:

  • Hypnos

    [Comentario #109497 sera citado aqui]

    Muito bom seu comentário.
    Pra mim ambas as punições foram bem aplicadas.
    O Massa foi sim desleal e Hamilton imprudente.
    Ao meu ver quem merecia ganhar o campeonato pelo que vem mostrando devia ser o Alonso, ou no mínimo o Kubica ou o Vettel.

  • Diguinho

    Pô o massa ainda se deu bem :cool: pelo menos ficou num lugar melhor q Lewis Hamilton

  • renato

    [Comentario #109513 sera citado aqui]

    D.Lobo,
    não espero mais do q palavrões de alguém como vc.
    Uma pessoa q acha q alguém com três titulos de F1 e absolutamente nenhum recorde, pode ser o maior piloto de todos os tempos, só pode fazer isso mesmo, sair chingando e proferindo palavras de baixo calão.
    O Senna não é o maior, nunca foi. A questão é outra, o Senna morreu e vc ficou traumatizado com o episódio, só isso.
    Vc acha q gosta muito dele, q tem um vínculo com seu ídolo, sente empatia por ele. Até aí td ok, cada doido com a sua mania.
    Ao meu ver, vc simplesmente teve a cabeça martelada por anos a fio pela Globo/Galvão, e ficou desse jeito. Froid explica.
    Tendo tudo isso em vista, perdôo tua ignorância e má educação.
    Fica no teu canto aí.

    ps. na minha humilde opinião, os maiores pilotos (em sentido amplo), na ordem:

    Fangio
    Schummi
    Lauda e Piquet
    Prost
    John Surtees
    os outros

    – desses aí só não vi o Fangio e o Surtees ao vivo.

    – pelo equilíbrio q dizem q existia na época em q eles pilotavam, pelo altíssimo risco, q é notório, pela consequente coragem q os caras tinham, pelo número de títulos do Fangio e, principalmente, por ter sido campeão por 4 escuderias diferentes (nunca ninguém vai chegar nem perto de fazer isso outra vez), ele é o maior sem sombra de dúvidas. Por seu lado, o Surtees simplesmente ganhou a F1 depois de ser hepta mundial de motociclismo (3 vezes nas 500cc)!!!! é como se o Valentino fosse correr na F1 e ganhasse o mundial.

    – o Schummi é o segundo por causa das estatísticas, só isso.

    – Lauda e Piquet estão empatados na frente do Prost, apesar das estatísticas, pq foram os últimos românticos, os últimos pilotos ‘de verdade’. Eu acho q o 4º título do Prost deve ter o valor mitigado, visto q até o Mansell, o Hill e o Villeneuve filho foram campeões com aquelas maravilhosas e imbatíveis FW (só o Senna q não conseguiu…..).

    – tem mais uma penca de cara bom na parada, quem os viu tocando q opine (Stewart, Jim Clark, Brabham, Villeneuve pai etc).

    – dos caras q correm hj, o único q tem estatura pra virar lenda é o já bi-campeão Fernando Alonso, o resto, é só promessa.

    no mais, lembro q é só minha opinião, não quero ofender ou contrariar ninguém, pelo contrário.
    abs a todos.

  • Filipe Augustus

    [Comentario #109606 sera citado aqui]

    Falou a mais pura verdade!!!!
    Eu não vou negar que gostava do Senna,era criança ainda quando assistia corridas nos domingos de manhã com o meu pai!!!!!Mais tbm não digo que ele seja o melhor da história,era sim um ótimo piloto,assim como muitas lendas do automobilismo!!!!E não consigo apontar um melhor….por não ter visto os outros correrem!!!!!Me lembro vagamente do Senna pilotando aquela McLaren Honda MP4/5
    e depois algumas corridas na Willims,mas só!!!!
    Oq eu lembro msm é da era Schummacher e dos duelos com o MikaHakkinem que ao meu ver o finlandes era um ótimo piloto,as vezes chegava até assustar com suas voltas voadoras!!!
    Agora na F1 atual…Eu quero que o Massa seja campeão!!!!!
    não sou muito fan do Hamilton mais aprecio as batalha entre os dois…
    Realmente tenho que concordar com uma coisa…o Alonso é o melhor atualmente na F1 ,ao meu ver Hj a ordem é esse!!!
    1ºAlonso 2ºMassa, Hamilton e Kubica 3ºKimi e o Vettel é rápido porem deixe um pouco mais pra frente pra eu dar uma opinião!!!

    =D


Send this to a friend