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Faróis e lanternas do carro – como cuidar deles, e detalhes interessantes

volkswagen-novo-gol-oficiais-3 Faróis e lanternas do carro - como cuidar deles, e detalhes interessantes

Aqueles que tem carros que foram comprados zero-quilômetro na concessionária, e que sempre estão trocando seu veículo por um novo, constantemente, talvez não parem para pensar nos faróis e lanternas. Mas os que tem carros um pouquinho mais velhos sabem como sempre temos que tomar alguns cuidados e medidas para que eles funcionem bem.



Vamos analisar algumas coisas sobre estes importantes equipamentos de nossos carros, e saber o que fazer para não termos nossa visão prejudicada, nem prejudicar a dos outros:

Farol baixo é obrigatório do pôr do sol ao amanhecer

Mesmo dentro da cidade! A mania que muitos tem de ficar andando pela cidade apenas com a lanterna acesa é errada, proibida por lei e muito perigosa! Vamos atentar a isso. Usando apenas a lanterna, os outros carros não nos verão, só farão isso quando estiverem bem perto… aí pode ser tarde demais.

Neste quesito, podemos até mesmo ir um pouco adiante, com uma precaução extra: por quê não usar os faróis baixos já lá pelas 5 da tarde, quando fica um pouco mais escuro? Também podemos usar ele quando estiver chovendo, ou quando tiver neblina dentro da cidade. Ninguém vai reclamar, e o resultado será benéfico para todos.

Nas estradas, hoje já não é mais obrigatório ligarmos os faróis baixos durante o dia, mas muitos continuam fazendo isso. É bom para que os outros nos vejam, especialmente em estradas de mão dupla, onde ficamos quase de frente com os que vêm do sentido contrário.

Nada de farol alto quando vier alguém do sentido contrário

Quando viajamos pelas estradas brasileiras de noite, percebemos uma atitude um tanto egoísta de muitos motoristas: manter o farol alto o tempo todo. Eles o acendem quando estão sozinhos na estrada, aí sentem uma certa preguiça de desativar o mesmo quando nós cruzamos com eles. Fazer isso é muito perigoso, pois a pessoa que vêm no sentido contrário pode ter seus olhos ofuscados a ponto de perder o controle do carro e vir para cima da gente. Todos saem perdendo.

Usar farol de neblina em conjunto com as lanternas é bonito, mas inútil

Todos que tem faróis de neblina no seu carro gostam de andar com eles acesos. Eu me incluo nessa. Mas, para efeitos de iluminação das ruas, o farol de neblina é inútil. Ele é feito para ser usado na neblina, como seu nome diz, passando por baixo dela e ajudando o motorista a não iluminar a própria neblina e se ofuscar.

Quando não estamos com neblina naquele ambiente, o farol de neblina não serve para muita coisa. Não alerta os motoristas que vêm no sentido contrário e não ilumina as placas, etc.

Mantenha os faróis e lanternas limpos, para não perderem eficiência

Essa dica é óbvia. Claro que é difícil o carro estar tão sujo que os faróis e as lanternas fiquem mais fracos. Mas ás vezes saímos de uma estrada de terra e não pensamos em fazer a limpeza dos mesmos, para melhor eficiência.

Farol de neblina ou farol de milha?

Muitos confundem farol de neblina com farol de milha. Farol de milha são aqueles geralmente redondos, que tem a função de ser um farol alto de maior alcance. Tipo aqueles instalados no parachoque dos Fusca. Os faróis que existem na parte de baixo do parachoque, em carros mais modernos, quase sempre são faróis de neblina.

A regulagem dos faróis é muito importante

Com o tempo, a vibração do carro faz com que os faróis fiquem desregulados, especialmente nos modelos mais velhos. Nós não queremos que o farol do nosso carro ilumine o chão, ou cegue as pessoas que vêm de encontro a ele. Por isso, faça sempre aquela regulagem dos faróis em um centro automotivo. Custa não mais que 5, 10 reais. Ou faça a regulagem em casa mesmo, conforme explicamos na matéria Como regular o farol do carro?, publicada em abril de 2008.

  • eu

    farol d neblina eh realmente lindo , e da stilo….

  • Nas.ser

    Sem contar que usar o farol de neblina pra ficar “bonitão” acende uma luz mais forte na traseira, que ofusca quem vem atrás – totalmente estúpido em caso de não haver neblina!

    • Douglas

      É verdade! Mas acho que nao é todo carro que tem a lanterna traseira de neblina disponível né?

      • Nas.ser

        Sim, acho que procede

        Mas mesmo nesse caso, o “farol de neblina” não tem esse nome por acaso……..

        • verde.10

          acho que a maioria dos carros que tem farol de neblina tem a opção para usar ou o farol de neblina na frente, ou atras, ou os dois juntos.

          Mas que é punk mesmo quando voce para atras de alguem que esteja com o neblina traseiro ligado é punk mesmo, chega ate a doer a vista.

          • Del_NB

            Se não tem ninguém vindo na pista contrária, eu dou farol alto mesmo, e ainda posiciono o carro pra ficar na linha do retrovisor externo. Não passo vontade… Faço mesmo. Afinal de contas eu não sou egoísta de ficar tomando luz forte na cara sozinho….

            • verde.10

              :teeth2: :teeth2: :teeth2: :teeth2: :teeth2:

              é como dar o troco na mesma moeda

            • Mark

              uhahuahuahua idem! :drinkk: :clapp:

  • alessandro armoço

    Boa matéria.
    Gostaria de saber se no caso do farol de xenon, ele é incomodo porque o cara usa ele sempre na alta, (querendo aparecer) ou se até mesmo com farol baixo ele prejudica a visão de quem vem de encontro. Poderia responder Eber? Existe alguma regulagem especial para que não sejam tão incomodos?
    Grande abraço a todos!!!

  • Kalvin Klein

    Boas dicas. Se observadas ajudam a civilizar o trânsito e a aumentar a segurança dos condutores. :drinkk:

    • Joao Luiz

      sim sim :laugh:
      lembrando q esses dois carinhas ai tomando cerveja vao levar multa kkkk

      • Joao Luiz

        em tempo: se dirigirem :hauhau:

  • marcelo

    domingo passado tinha um idiota na minha frente com um novo gol com a lanterna de neblina acesa…..

    confesso q deu vontade de buzinar sem parar na traseira dele….. atrapalha mesmo a visao de tao forte q e…..

    obs; n estava chovendo e estava fzendo ate um pouco de sol…..

  • Edgard

    A pior lanterna de neblina é a do Stilo. Parecem dois holofotes na sua cara.

  • Yuri

    Com certeza, Edgard. A Fiat deveria rever isso, e urgente!
    Os “neblina” traseiros deveriam vir em uma posição mais baixa e nao na altura dos olhos, como no caso do Stilo.
    Uns bons exemplos de neblina bem colocados são do Focus, Punto, antigo 206 e gol Bola. Esses não sao tao agressivos como o do Stilo.

    • Marcio M.

      o Stilo europeu não tinha mais. só o daqui

      • Antônio Sérgio

        Não tinha mais na última alteração estética do STILO, coisa que nunca aconteceu por aqui. Na Europa as lanternas traseiras de neblina são obrigatórias. No caso do STILO italiano, o que fizeram foi incorporá-la no bloco da lanterna principal. Ficou como os nossos GOL, CLIO, ASTRA, etc.

  • Dener

    Otimo post, Parabens! :laugh:

  • Louis

    Eber,
    o pior é essa moda de trocar a lampada da lanterna por LED azul, simplesmente ridículo, tá super escuro e o camarada só com os LEDs azuis acesos, ôôôô mania de gente pobre !!! kkkkkkkkk
    Andar de noite só com lanterna e neblina aceso também é coisa de pobre ! kkkkkkkk Dono de carro velho adora fazer isso.
    abçs

    • Rui

      Coisa de pobre mesmo… :down:
      Quando eu vejo eu dou risada

    • lucas

      Pode crer, mille-onário.

      (huahauhau mille economy não tem neblinas…e os adaptados sao toscos!)

    • diego_german

      Pior ainda quando tem a fabulosa antena de teto com LED, puta que pariu…
      Pobrezaa

  • Manoel

    Esqueceram de mencionar a questão da luz certa no refletor certo. Isso em contar a utilização de xenon. Eu não senti nenhuma redução na quantidade de veículos com esse tipo de lâmpada irregularmente depois da fatídica lei.

  • Robson

    Discordo desse ponto sobre o farol de neblina:
    “Não alerta os motoristas que vêm no sentido contrário e não ilumina as placas, etc.” Quem vem em sentido contrario com certeza vai ver os neblinas acesos e por consequencia o carro tambem.
    Quanto a usar lanternas e neblina aceso eu uso por que acho que fica um visual bonito, deve ser porque sou pobre e tenho carro velho mesmo :teeth: kkkkkkkkkkkk.
    Quanto a luz de neblina traseira ela é acionada independente dos neblinas dianteiros.

    • Nas.ser

      Que mentalidade hein! :bate:

      Usar farol de neblina, sem neblina, só porque acha que o carro fica bonito. E de dentro do carro o dono nem vê o farol!

      Deviam mudar o nome “farol de neblina” para “farol do pacóvio”.

    • Gustavo Souza

      Uma luz baixa normal tem 2 componentes, primeiro funcionar como luz de localização do veiculo, e isso é conseguido com uam difusão dos raios luminosos mais amplos, com que iluminam todo campo visual do motorista. Farol de neblina é focado no chão, e possui facho muito mais direcionado e estreito, e so deve ser usado em associação ao farol baixo quando estiver em neblina ou cerração. Portanto:
      – FAROL DE NEBLINA NÃO ILUMINA PLACAS, MUITO MENOS PERMITE OUTROS MOTORISTAS SABER QUE VC ESTA SE APROXIMANDO.
      Uma maneira boa de explicar isso é o raio laser, vc ve o ponto iluminado com facilidade, mas é muito dificil ver o local de emissão da luz a distancia, pq ele é extremamente focado. E a luz baixa funciona como uma uma luz de poste de rua, que ilumina uma grande area.

      Agora vc pode desregular o seu farol de neblina para iluminar placas, mas vai parecer que vc ta com farol alto acesso o tempo todo, o que incomoda muito os outros motoristas.

      Então cambada, vamo acender farol de neblina apenas nas neblinas. E chuva não conta tb, pq a luz reflete na agua e acaba atrapalhando mais ainda a visão, especialmente nas luzes de neblina traseiras.

    • Rui

      É, Robson, pior que ser pobre é ter mentalidade de pobre…usar farol de neblina só para aparecer é triste, até pq hj em dia qqer Palio tosco tem.

  • FastGrip
  • Xumbrega

    Dirigir de dia com os faróis acesos nunca foi proibido. É altamente recomendável, sobretudo em estradas.
    Quanto ao farol de xênon:
    a maioria dos carros mais antigos tem farol de refletor único, utilizando a lâmpada de 2 filamentos (tipo H4).
    Muita gente que instala o xenon nesses carros, coloca um kit com uma lâmpada diferente, que não possui a mesma dimensão e posicionamento espacial do bulbo da H4, fazendo com que a ampola de gás fique fora do foco original dentro do refletor, causando distorções no facho e o ofuscamento que os colegas bem conhecem.
    Além disso, a lâmpada xenon tem apenas um bulbo emissor de luz, para se fazer o acionamento da luz alta, nos primeiros kits tinha-se a lâmpada de xênon em um suporte com uma lâmpada halógena “espetada” logo abaixo, ou seja, completamente fora do foco. perdia-se a função da luz alta, até para o “relampejo”, porque não existe mais aquele facho potente.
    Nos kits mais novos, o acionamento da luz alta é feito por um mecanismo eletromecânico que desloca alguns milimetros a posição da lâmpada do xenon, fazendo com o bulbo saia da posição do foco da luz baixa e entre no foco da luz alta (pra quem não sabe, nesses faróis de espelho único, o filamento da luz alta fica posicionado exatamente no foco do espelho e o filamento da luz baixa, um pouco a frente, com aquele anteparo para que a luz saia para cima dentro do espelho)
    acontece que como esses kits em geral, chineses e de baixa qualidade, apresentam problemas e o mecanismo quebra deixando a lampada completamente fora de foco, novamente, ofuscando.
    por outro lado, em farois mais modernos, de superfície complexa e com duplo refletor (Palio G2 e G3, Gol G3 com farol duplo, fiesta novo), instalando um kit de especificação correta (nesses casos normalmente a lâmpada do farol baixo é tipo H7) e fazendo a devida regulagem da altura do facho, o xênon é SEN-SA-CIO-NAL e não ofusca os outros. Carro que tenha canhão elíptico então (Palio novo, siena, astra), fica absurdamente bom.
    eu tinha em meu carro, tirei por causa da lei e agora me sinto às escuras.
    No estado do PR, se vc for ao Detran solicitar a autorização, fazer as vistorias e solicitar a segunda via do documento já com as alterações, custa em média 250 reais para “legalizar” xenon em um carro, e 200 reais para motos.

  • Kaique Andrade

    Boa matéria, Eber! :cool:

  • Xumbrega

    Dicas de conservação de farois e lanternas:

    Em geral os faróis mais recentes, com lentes de policarbonato, são mais resistentes à impactos, porém degradam mais com o tempo.

    – não usar lampadas “genéricas” pois não tem tratamento contra emissão de raios UV e causam o amarelamento e diminuem a translucidez de lentes plásticas,
    – usar sempre lampadas com a potência original, para evitar deformação do corpo refletor (especialmente aquelas lampadas para uso Off Road, com 100W)
    – não lavar o carro com produtos químicos do tipo Intercap ou Solupan, que além de atacar a pintura, causam amarelamento nas lentes plásticas,
    – quando realizar polimento, evitar passar o produto sobre as lentes, para não amarelar com o tempo
    – ao realizar substituição de qualquer lâmpada, não tocar no vidro e certificar-se de ter fechado adequadamente as tampas de acesso, evitando a entrada de água.

  • rafael.pereira

    Pelo menos no meu carro, o Fiesta Street, os faróis de neblina são muito bonitos, mas pela forma mesmo. Que fiquem desligados, porque aquilo só serve pra incomodar os outros. Eu chuto que 9 entre 10 carros com farol de neblina no Brasil nunca chegaram perto de uma neblina pra usá-los.

    Aliás, muita gente sequer sabe da luz traseira de neblina e acha que tá abafando. É que nem “sonzera”, só serve pra deixar os outros motoristas p da vida com você.

  • B.Navarro

    Boa matéria, Eber! [2]

  • marcones

    Só discordo de uma coisa: lanterna e farol de neblina não é inútil, pois ao menos quem vem ao sentido contrário consegue lhe enxergar, ao contrário de alguns idiotas que andam no escuro apenas com as lanternas ligadas parecendo um fantasma. Luz de neblina com farol baixo aí sim concordo que seja inútil, apesar que nas nossa maravilhosas ruas, o farol de neblina elimina o buraco sem luz que fica entre o parachoque do carro e o foco do farol baixo, o que pra mim é útil.

    • marcones

      Corrigindo: Luz de neblina com farol baixo aí sim concordo em partes, pois nas nossa maravilhosas ruas, o farol de neblina elimina o buraco sem luz que fica entre o parachoque do carro e o foco do farol baixo, o que pra mim é útil.

  • Luis.J.R.

    Na estrada sempre aparece um com as lanternas acessas durante o dia!As vezes atrapalha mesmo. :assob:

    • Júlio César

      E qual o problema das lanternas acesas??? Nunca ouvi falar que carro com os faróis e lanternas ligados durante o dia, principalmente na estrada, atrapalhasse alguem. Eu mesmo sou “um” desses que vc disse, quando viajo acendo os farois mesmo de dia pq chama a atenção dos outros motoristas…

      • diego_german

        Pois é…não entendi!
        kkkkkk

        Na Argentina por exemplo, nas rodovias federais é obrigatório a luz baixa acesa mesmo durante o dia.
        E eu acho uma atitude muito correta!

  • gaspar junior

    Ola galara……

    Alguem sabe se o farol de milha é proibido?

    Estou querendo colocar na parachoque do meu carro, mas a "abençoda" policia de Patos de Minas diz que tira a caracteristica original do carro.

    Alguem pode me dar uma luz nesta situação? Eu estou pensando em instalar conjugado com o farol alto, então eles só acenderam se o farol alto estiver aceso.

    Obrigado

  • Gustavo Miranda

    Aqui em Curitiba, praticamente todos compram o carro, acende faróis altos e nunca mais na vida muda de posição… :pao: :pao: :pao:

  • marcelo

    as lanternas de neblina q mais incomoda sao do stilo e da scenic “de 1998 a 2000”

  • Fernando

    Bah!
    Aqui no sul, no inverno é quase obrigatório o farol de neblina, pois principalmente de manhã não se vê nada.

  • Raimundo

    Ao Gaspar Junior,

    farol de milha nao eh proibido mas eh regulamentado. Ate onde sei, na cidade nao pode ser usado, so pode ser acionado quando a luz alta ja estiver ligada, ou seja, depende desta e se estiver no teto deve esta com anteparo afim de impedir osfuscamento acidental na area urbana. Ainda, sua potencia nao pode ultrapassar os 100W.

    Pra mim, com relacao ao uso do farol de neblina em conjunto com o farol baixo nao acho inutil mas pode ser inutil dependendo do projetor do farol de neblina. Vou explicar: alguns carros tem um projetor de neblina q lembra bastante um canhao bem como utilizam um grande area com refletor tipo o Siena. O facho eh bem mais concentrado a frente sem falar q a superficie refletora tambem espalha melhor nos lados. Assim, ele cobra uma area muito boa capaz de iluminar a area entre o ponto de visao mais baixo entre o para-choques e o inicio do farol baixo o q ajuda bastante em curvas de baixa velocidade para detectar buracos por exemplo. Carros como Civic anterior, Celta, Meriva q tem os farois de neblina com facho direcionado para a lateral e nao consegue boa profundidade, de fato sao inuteis para comprementar o farol baixo, pois estes apenas atuam como o proprio nome diz, onde a luz e direcionado para a parte mais baixa e pro lado afim de ajudar o motorista a visualizar a faixa de rolamento pra ter um refencial do trajeto. Como outros ja disseram e concordo, substituir o farol baixo pelo de neblina tendo apenas a lanterna ligada nao serve pra nada, pois nao ilumina placas e nem tem a profundidade q um farol baixo consegue.

  • Gomes

    Boa matéria Eber!!
    Esse é um assunto que muita gente parece não dá muita importância, principalmente alguns fabricantes de peças paralelas e muitos “tuneiros”.
    É impressionante como a gente vê carros com faróis desrregulados, às vezes circulando a noite com farol alto (ou por falta de educação ou por burrice mesmo), e ainda tem aqueles que possuem carros com faróis de dupla parábola e simplesmente mandam algun eletricista inverter a posição de funcionamento dos faróis, e andam com luz alta, em vez de luz baixa.
    Tem tanto absurdo que fazem nos carros, em se tratando desse assunto, que leva tempo pra escrever tudo.
    Trocam as lanternas traseiras que sempre são eficientes, quando originais de fábrica, por lanternas tunadas, de material duvidoso, as vezes colocam lanternas totalmente vermelhas, incluindo até a luz de ré…Nossa, parecem que acham que essas luizinhas que existem nos veículos são de bricadeira e podem simplesmente trocá-las por outras sem a menor obrigação de obedecer normas e leis…
    Pra ficar pior ainda, tem uma coisa irresponsável e ridícula, que são aqueles leds azuis, onde os caras trocam as lâmpadas por essas porcarias azuis e desfilam pelas ruas… Tem coisa mais CAFONA que isso!!!!!!
    Como disse, é muita coisa pra falar e cansa, mas espero que as autoridades de trânsito algum dia passem a fiscalizar esse tipo de procedimento dos motoristas irresponsáveis, pois além de ser irregular, é também alteração das características origimais do veículo, sujeito a multa e aprensão do veículo.

  • Wotan

    Com o tempo as lentes de policarbonato amarelam, por causa da radiaçao que as lampadas , emitem, por isso uma boa dica é trocar as originais pelas que tem proteção UV, como a Cool blue da Osram ou a Cristal vision da Philips, eu uso esta ultima no meu carro, são ótimas, e o melhor não são proibidas.

    • Xumbrega

      as lampadas originais possuem sim proteção contra UV, não é só a cool blue ou a cristal vision que tem. deve-se evitar as marcas genéricas, essas sim, não possuem qualquer tratamento contra radiação UV e vão com o tempo amarelando a lente.

      • wotan

        Então vai nessa.

        • Xumbrega

          pega uma caixa de uma Philips standard ou uma Osram e veja.

    • Del_NB

      As lentes de policarbonato amarelam com o tempo não pelas lâmpadas que são usadas, mas pela ação dos agentes externos. Até mesmo a sujeira sobre elas, acaba se soldando à superfície pela ação da luz. A solução a meio termo para isso é mandar polir a lente. Toda aquela camada grossa e ápera sai deixando com aparência de nova.

      • wotan

        veja abaixo.
        http://www.osram.com.br/osram_br/Consumidor/Ilumi

        Aquele revestimento azul do bulbo da lampada, é o filtro de raios UV, sem isso os raios UV, atingem as lentes, alterando as propriedades do policarbonato, claro que com o tempo elas amarelam pois recebem raios UV do Sol, isto pode levar muitos anos, e as lampadas originais de quase todos os veiculos nacionais NAO vem com proteção UV, só nos "TOP", por ex.: na linha fiat só como opicional no Stilo e Linea.

        A sujeira na parte externa dos farois risca as lentes, dando a impressão de amareladas, quando na verdade estão riscadas.

  • Jorge Miguel

    Quero ver cuidados com estofamento do carro!
    Hoje meu filho vomitou no banco do carro, detalhe, peguei o carro faz 3 dias..kkkk.

    Otimas dicas sempre!

    Abraços!

  • Xumbrega

    Wotan, o revestimento azul do bulbo é só pra dar a cor branco/azulada da luz.
    A proteção UV é feita na composição do vidro, que possui elementos de quartzo, isso que funciona como filtro UV.

  • Corsário Viajante

    O problema é que com a popularização do farol de neblina ele virou item estético, como muitos disseram aí usam por ser “bonito”, não por realmente precisarem dele.
    Espero que esse pessoal não ache bonito também andar com farol alto…
    Mas a grande maioria das pessoas nem sabe pra que serve o farol mesmo… E quando tá neblina manda ver no farol alto.

  • Andrés

    Otima materia :cool:

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