Governamental/Legal Segurança

Farol de xenônio: A fiscalização já começou!

farol-de-xenonio-a-fiscalizacao-ja-comecou Farol de xenônio: A fiscalização já começou!







Como toda nova resolução do Contran, a fiscalização fica intensificada nas primeiras semanas após a entrada em vigor da mesma.

Desde ontem começou a vigorar a nova lei que regulamenta o uso de faróis de xenônio, o popular xenon. A resolução 294, indica que só podem ser usadas lâmpadas que possuam regulagem de altura e limpador automático.

Além disso, a luz tem que ser apenas branca. A medida visa evitar o ofuscamento de outros motoristas quando o veículo passar por buracos, lombadas ou que sujeira seja projetada na lente do faról.

Bom, quem não tiver o equipamento nas descrições citadas, poderá ser multado em R$127 e ter o veículo apreendido. Veículos que já tiverem o equipamento de fábrica, com regulador e limpador, poderão rodar normalmente.

Quem tem um equipamento destes e está irregular, é bom ficar atento. Pois como citamos no início desta matéria, sempre que uma resolução nova entra em vigor, a fiscalização se intensifica muito.

Fonte: Zero Hora.



  • LFSP2

    Resolução sem sentido, para eles só existe xenons mal instalados, em vez de fiscaliar quem usa xenon, deveriam fiscalizar o mal xenon.

  • LFSP2

    [Comentario #130105 sera citado aqui]

    Putz, que erro ortográfico meu, disse o “mal xenon” em vez de o “mau xenon”.

  • DoberMANN

    A regulagem de altura ate concordo, mas esse negocio de limpador…

  • hk17

    puts ki me*** isso em!
    mais será que nem aqueles farois com o farol projetor não vai da de por?
    aqueles que parece um canhão?!
    puts acho lindo de mais xenon
    pode ser até o 6 mil K
    pena tirar o xenon..
    queria por no meu carro

    mais tipo assim
    a chevrolet vende de fabrica o xenon como opcional
    no caso eles não vão vender mais?

  • speedboy

    Não tirei o xenon do meu carro. Esta lei é ridicula.

    A resolução do contra é mal interpretada pelos meios de comuniação. Não se fala em Xenon em nenhum momento no texto, e outra coisa, no caso de veiculos que tem a peça instalada de fábrica, só passa a valer para os modelos fabricados a partir de 2009.

    Quem quiser um texto que tenho explicado e fundamentado posso enviar via e-mail

  • Comanche

    [Comentario #130119 sera citado aqui]

    Eu tenho interesse, peço que a gentileza que me envie por favor.
    Obrigado

  • zotzrs

    tenho interrese..ou coloca pra nós :)

  • Leandro

    [Comentario #130122 sera citado aqui]

    Eu também não tirei do meu e não vou tirar… o que falta para o pessoal que instala o Kit Xenon é regular o farol! Vou arriscar por enquanto, vamos ver no que vai dar…

    Tenho interesse no texto, favor mandar para leandrochong@yahoo.com.br

    Obrigado.

  • Guilherme Guimaraes

    Xenon para mim é o verdadeiro, esse monte de lampadas que existe por aí só tentam imitar a luz do Xenon, tá mal contada essa história ae…

    Afinal, tão fiscalizando os Xenons mesmo ou as “Luzes brancas e azuzinhas” por aí??

  • Drisner

    [Comentario #130119 sera citado aqui]

    speedboy, pq vc num manda o texto pro éber fazer um post? acho que fica mais fácil praa todos assim.
    sds…

  • Raimundo

    [Comentario #130140 sera citado aqui]

    Bom questionamento! Sera q os guardas sabem mesmo diferenciar uma lampada xenon de uma lampada de cor azulada ou branca? Ainda, sera q eles sabem q tem carro importado q nao tem xenon nem como opcional ou mesmo nao tem limpador de farol mas usa xenon (Azera)? Sugiro aos donos de carros q tem lampadas halogenas mais eficientes a andarem com suas embalagens afim de evitar aborrecimento e multas indevidas, pois, infelizmente, na duvida, eh muito comum o guarda multar e depois o dono ter um belo de um trabalho pra provar o contrario. Tal norma, apesar de ter um proposito de regulamentar, evitando certos abusos, pode sofrer de um mal q ainda esta por vir: a norma q regula a transparencia dos peliculas onde um equipamento fara a afericao. Vcs ja viram as margens de tolerancia q ela da para a pericula e para a afericao do equipamento? Pra mim, num certo ponto, o cara pode ser multado indevidamente devido a margem de erro do equipamento por uma simples questao de interpretacao, q fica subjetiva ao meu ver, onde q sai perdendo eh o dono do carro.

  • Weddly

    [Comentario #130145 sera citado aqui]

    Acho que carro importado tá isento.
    Então o Azera passa.

  • speedboy

    Bom, postei lá no forum, mas como nem todo mundo acessa segue aqui

    KITS XENON NÃO ESTÃO PROIBIDOS!

    A Rede Globo de Comunicação, tanto na comunicação escrita (Jornal O Globo de 12/11/0, quanto televisiva (JN de 05/12/0, informou que os proprietários de veículos que instalaram o Kit XENON, deveriam atender as normas da resolução 294 de 17/10/08 (complemento da resolução 227/07), ou seja, deveriam instalar o sistema de lavagem de faróis e o ajuste do facho luminoso ligado a suspensão.

    A ESSA INFORMAÇÃO, FALTOU ACRESCENTAR QUE A OBRIGATORIEDADE SERIA PARA OS VEÍCULOS FABRICADOS A PARTIR DE 01/01/2009.

    Veja o que diz o texto original da Resolução 227/00 de 09/02/07, apenas no item que se refere aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos:

    Art. 1: Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão-trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta resolução e seus anexos.

    Para ver a íntegra da Lei, é através do site:

    http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

    Clicar na resolução 227.

    ########################################################

    ESCLARECIMENTOS SOBRE REGULAMENTAÇÕES 227 E 294 DE XENON

    No que cerce a regulamentação 294 oficializada pelo Contran e que se encontra por escrito no site do Denatran no link http://www.denatran.gov.br/download/Resolu…CONTRAN_294.pdf , deve-se esclarecer alguns pontos de alta relevância no pragmatismo da vigência da nova regulamentação, a iniciar-se em 01 de janeiro de 2009.

    1) A autuação pelo uso do xenon é improcedente como auto de infração sob quaisquer circunstâncias pois, a fim de aferir a autuação, a autoridade seja rodoviária, do CET ou da polícia militar, deve estar equipada e fazer uso dos aparelhos de medição que comprovem que o kit de xenon instalado produza de forma plena acima de 2000 lumens, conforme consta na resolução 294.

    2) A única forma de aferir e comprovar que o kit de xenon instalado infringe a regulamentação 294 é levar o veículo ao único laboratório no Brasil que conta com os equipamentos necessários para o teste, no setor de fotometria da USP em São Paulo, onde segundo o coordenador da área, paga-se de R$5.000,00 a R$15.000,00 por teste, o que inviabiliza ao Contran desembolsar tal quantia para comprovar tecnicamente a autuação de cada carro.

    3) Xenon de 8.000K é proibido desde antes de ser lançado, pelo fato de já haver sido regulamentado pelo Contran que não é permitido iluminação automotiva cuja coloração não seja branca ou amarela. Portanto, estamos falando e defendendo apenas xenon de até 6.000K, cuja cor é branca. Ainda assim, a autuação do kit xenon de 8.000K por ser azul é passível de recurso, pois não se autua um carro baseado no “olhômetro” ou “achômetro” e sim com o uso de um cromoscópio, este também, disponível apenas no setor de fotometria da USP.

    4) Os equipamentos referidos como necessários para lâmpadas (em ambas regulamentações não é citado o xenon como incluso nas normas) que excedam os 2000 lúmens devem ser o “Leveling” e “Washing” ou em português claro, controle de ajuste de inclinação de ataque do feixe de luz e limpador da lente do conjunto ótico do farol baixo (excluem-se dessa forma, farol alto e de neblina) compreendido por um esguichador de água e limpador móvel de borracha. Novamente, é necessário que a autoridade que visa autuar o carro possua um equipamento apropriado para aferir se o veículo, equipado ou não com o “leveling” , tenha os faróis BAIXOS regulados de acordo com a norma. Entende-se que o fato de haver um “leveling” no veículo, não comprova que este esteja de fato regulado de acordo com a norma.

    5) Há carros importados ou nacionalizados que são fabricados com kits de xenon. Todo kit de xenon de até 12.000K produz mais que 2.000 lumens, dessa forma, muitos modelos de carros estão em desacordo com a nova lei. Isso é absolutamente improcedente – montadoras produzirem ou importarem veículos que não atendam as normal regulamentares do país onde serão comercializados.

  • rafael

    [Comentario #130119 sera citado aqui]

    gostaria do texto! kochzin@gmail.com

  • lando.bfr

    Ainda bem que acabaram com esse “festival de luzes”. Encomoda muito³³ :down:

  • JBAFilho

    Coisa linda que é o EOS!
    Supremo!
    :clapp: :drinkk:

  • Kaique L. Andrade

    Ufa, que bom… os meus olhos agradecem! :drinkk:

    • alberto

      Caraa, deixa de ser … =x Tenho xenon no meu carro 8000k, regulei ele é não atrapalha ningueem e alem disso colokei ele no farol alto assim posso anda com o farol baixo quando quiser!, e xenon ajuda mt em questão de visibilidade e claro que fica mt lindo né!

  • Comanche

    [Comentario #130149 sera citado aqui]

    Muito obrigado pela atenção e por compartilhar conosco.
    Abraço

  • fr_amaral

    [Comentario #130170 sera citado aqui]

    [Comentario #130197 sera citado aqui]

    Porque voces não acessam o Forum?
    O speed acessa e posta tudo lá, e claro, antes!
    Muito legal lá mesmo!
    Entra lá cara!
    Eu, o speed e todos lá trocamos muitas ideias e acho que voces iriam gostar de lá!
    Ah, lá sou o f_r_a!

    [Comentario #130111 sera citado aqui]

    Limpador é pra pais que tem neve, ou seja, não é lá muito util no Brasil.

    [Comentario #130174 sera citado aqui]

    Fanatismo tem hora né JBA?

  • speedboy

    [Comentario #130174 sera citado aqui]

    Cara admita que vc é funcionário da VW infiltrado aqui !rsrs

  • JBAFilho

    [Comentario #130210 sera citado aqui]

    Eu não resisto ao EOS.
    O meu coração fala mais alto.
    Somente tenho olhos para ele.

    Fiz um acróstico.

    E…
    O…
    S…

    :clapp: :drinkk: :clapp: :drinkk:

  • fr_amaral

    [Comentario #130210 sera citado aqui]

    Você não sabia que o EOS foi eleito um dos carros mais g.ays da historia?
    Agora percebeu porque o JBA gosta dele? :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

    Zuera! :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • renato

    bem feito, xenon virou tchuning de bahiano, puta coisa irritante, fica ofuscando td mundo……. :banana: :banana: :banana: :banana: :banana:

  • trone

    Etá povinho de terceiro mundo este! O cara instala equipamento para automóvel de 1º mundo em pálio, celta, gol e acha que tá reinando no pedaço. Viva a resolução e fora xenon e similares instaladas nessas carroças “tunadas”.

  • phaeton

    COISA LINDA MESMO ESSE EOS!!!!!!!!!

  • Polara

    o problema dos kits xenon ofuscarem, além da falta de regulagem do facho após a instalação, se deve ao fato que muita gente instala lampadas que não correspondem ao modelo do farol do seu carro. assim o feixe de luz fica completamente fora de foco e ofusca todo mundo.
    outra coisa é o xenon em faróis monoparábola.
    em faróis monoparabola, a lampada original é uma H4, de 2 filamentos. os kits xenon para esse modelo, em sua ampla maioria, se trata de uma adaptação de uma lampada H7 ou mesmo H1, sobre um suporte de borracha, onde é colocado um anteparo para que a luz só saia para cima, como nas lampadas de filamento H4, e a lampada de luz alta, fica sendo uma de filamento posicionada logo abaixo, sendo daqueles modelos de decoração residenciais (um bulbo com 2 “perninhas” de inserção). Isso tem como funcionar? claro que não! além de a luz baixa do xenon já ficar fora de foco, a luz alta não prestará para mais nada!
    outra coisa é a cor. concordo com a permissão para xenon de até 6000K. o 6000K é correspondente a um flash fotográfico.
    em meu veículo, que possui farol duplo, tinha instalado xenon de 6 mil e fiz uma regulagem do facho. ficou fantástico. incomparável a segurança que traz para se viajar a noite. e não incomodava os outros, não recebi sinal de luz no sentido contrário.
    o problema ao meu ver é a qualidade da instalação.
    de novo, são os justos pagando pelos pecadores. como em quase tudo nesse país.

  • VTR2008

    Vamos fiscalizar..pq to cansado de ver Chevette, Caravan e Brasília com Xenon…hehe

  • Adenilson

    Eu vou botar mesmo no meu carro o bixenon.


Send this to a friend