*Destaque FCA Mercado Montadoras/Fábricas Pickups

FCA confirma picape média da RAM feita no Brasil, segundo site e jornalista

FCA confirma picape média da RAM feita no Brasil, segundo site e jornalista

De acordo o site UOL e o jornalista Fernando Calmon, da coluna Alta Roda, o presidente da FCA para a América Latina (menos o México) Antônio Filosa, confirmou que a montadora ítalo-americana está estudando a produção de uma picape média da RAM no Brasil. O modelo deve atuar num segmento de mercado que está crescendo rapidamente em boa parte do mundo e tem players de peso no cenário global.


O projeto já teria sido apresentado ao presidente Michel Temer quando da visita ao Polo Automotivo Fiat-Jeep, em Goiana-PE, onde atualmente são feitos os modelos Fiat Toro, Jeep Renegade e Jeep Compass, atual líder entre os SUVs. Mas, o projeto ainda vai demorar, porque a missão atual é colocar a próxima geração da Strada no mercado o quanto antes e não há verba para financiar as duas picapes ao mesmo tempo.

Filosa não citou uma planta em específico, mas Goiana é a candidata óbvia para sediar a produção do modelo, que segue a estratégia da FCA de expandir suas marcas globalmente, como fez com enorme êxito no caso da Jeep. No Brasil, a RAM tem somente a 2500, que é considerada um caminhão leve por seu peso. A 1500 chegou a ser mostrada no último salão e teria sido uma opção importante, mas assim como a irmã maior, ficaria isolada, ainda mais que os preços das picapes médias começam a projetar-se para cima de R$ 200 mil.

Dentro da FCA, existe um vácuo entre os produtos americanos da RAM e a Toro da Fiat. Esse buraco foi provocado com o fim da Dodge Dakota (foto abaixo) há alguns anos. Como todas as marcas americanas se retiraram do segmento médio, a Chrysler ficou sem nenhuma opção fora dos EUA, diferente de Ford e GM, que mantiveram S10/Colorado e Ranger na ativa. Agora que esse mercado voltou a crescer, a Fiat Chrysler ficou de fora.


FCA confirma picape média da RAM feita no Brasil, segundo site e jornalista

No resto do mundo, as vendas de picapes médias ganharam impulso com as Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X, tendo ainda diversos modelos de outras marcas. Bom para Austrália, América Latina, Sudeste Asiático, Oriente Médio e até a Europa, esse filão atrai cada vez mais atenção, ainda mais com a disputa por potência vista recentemente entre VW e Mercedes.

No caso da FCA, sua picape média RAM deve atuar em outros lugares fora do Brasil, podendo mesmo vir a existir no mercado americano, após provável anabolizada estética. Feita com chassi de longarinas, ela deverá se beneficiar da experiência da marca (ex-Dodge) para produzir um veículo robusto e eficiente em consumo. Sua proposta deve envolver cabine simples e dupla, bem como tração 4×2 ou 4×4. O uso de motor flex pode nem vir a acontecer, visto que várias marcas dispensaram o uso de gasolina e álcool.

Assim, o que não deve faltar à FCA é motor diesel para a futura RAM 1000. O nome ainda não foi confirmado, mas dada a nomenclatura da marca americana, a designação pode cair muito bem. Além disso, sua capacidade de carga deve ficar pouco acima de 1.000 kg por causa da legislação nacional.

Seu motor pode ser tanto o FPT 2.3 quanto um VM Motori 3.0. Até o Multijet 2.0 poderia ser inserido na proposta, mas a faixa de 200 cavalos e cerca de 50 kgfm deve ser atendida. Quem sabe uma versão de 170 cavalos surja para ampliar o portfólio. Câmbio? Manual de seis marchas ou automático com oito, lembrando que sua disposição é longitudinal com a caixa de transferência acoplada ao conjunto.

A RAM 1000 pode vir ainda com molas helicoidais no lugar do feixe de molas tradicional, dada a maior estabilidade desse conjunto. Uma aparência forte e expressiva, inspirada na recente RAM 1500 (foto no alto), deve atrair muita gente. Uma vez na “América”, a versão local – anabolizada e mexicana – faria bom uso do VM Motori V6 3.0 EcoDiesel com 240 cavalos e do Pentastar 3.6 V6 com 280 cavalos. E então, uma RAM média fará sucesso por aqui como o trio de Goiana?

[Fonte: UOL]

 

FCA confirma picape média da RAM feita no Brasil, segundo site e jornalista
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email