*Destaque FCA Mercado Montadoras/Fábricas Pickups

FCA confirma picape média da RAM feita no Brasil, segundo site e jornalista

RAM-1500-Kentucky-Derby-Edition-2-1024x576

De acordo o site UOL e o jornalista Fernando Calmon, da coluna Alta Roda, o presidente da FCA para a América Latina (menos o México) Antônio Filosa, confirmou que a montadora ítalo-americana está estudando a produção de uma picape média da RAM no Brasil. O modelo deve atuar num segmento de mercado que está crescendo rapidamente em boa parte do mundo e tem players de peso no cenário global.


O projeto já teria sido apresentado ao presidente Michel Temer quando da visita ao Polo Automotivo Fiat-Jeep, em Goiana-PE, onde atualmente são feitos os modelos Fiat Toro, Jeep Renegade e Jeep Compass, atual líder entre os SUVs. Mas, o projeto ainda vai demorar, porque a missão atual é colocar a próxima geração da Strada no mercado o quanto antes e não há verba para financiar as duas picapes ao mesmo tempo.

Filosa não citou uma planta em específico, mas Goiana é a candidata óbvia para sediar a produção do modelo, que segue a estratégia da FCA de expandir suas marcas globalmente, como fez com enorme êxito no caso da Jeep. No Brasil, a RAM tem somente a 2500, que é considerada um caminhão leve por seu peso. A 1500 chegou a ser mostrada no último salão e teria sido uma opção importante, mas assim como a irmã maior, ficaria isolada, ainda mais que os preços das picapes médias começam a projetar-se para cima de R$ 200 mil.

Dentro da FCA, existe um vácuo entre os produtos americanos da RAM e a Toro da Fiat. Esse buraco foi provocado com o fim da Dodge Dakota (foto abaixo) há alguns anos. Como todas as marcas americanas se retiraram do segmento médio, a Chrysler ficou sem nenhuma opção fora dos EUA, diferente de Ford e GM, que mantiveram S10/Colorado e Ranger na ativa. Agora que esse mercado voltou a crescer, a Fiat Chrysler ficou de fora.


dodge-dakota-2009

No resto do mundo, as vendas de picapes médias ganharam impulso com as Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X, tendo ainda diversos modelos de outras marcas. Bom para Austrália, América Latina, Sudeste Asiático, Oriente Médio e até a Europa, esse filão atrai cada vez mais atenção, ainda mais com a disputa por potência vista recentemente entre VW e Mercedes.

No caso da FCA, sua picape média RAM deve atuar em outros lugares fora do Brasil, podendo mesmo vir a existir no mercado americano, após provável anabolizada estética. Feita com chassi de longarinas, ela deverá se beneficiar da experiência da marca (ex-Dodge) para produzir um veículo robusto e eficiente em consumo. Sua proposta deve envolver cabine simples e dupla, bem como tração 4×2 ou 4×4. O uso de motor flex pode nem vir a acontecer, visto que várias marcas dispensaram o uso de gasolina e álcool.

Assim, o que não deve faltar à FCA é motor diesel para a futura RAM 1000. O nome ainda não foi confirmado, mas dada a nomenclatura da marca americana, a designação pode cair muito bem. Além disso, sua capacidade de carga deve ficar pouco acima de 1.000 kg por causa da legislação nacional.

Seu motor pode ser tanto o FPT 2.3 quanto um VM Motori 3.0. Até o Multijet 2.0 poderia ser inserido na proposta, mas a faixa de 200 cavalos e cerca de 50 kgfm deve ser atendida. Quem sabe uma versão de 170 cavalos surja para ampliar o portfólio. Câmbio? Manual de seis marchas ou automático com oito, lembrando que sua disposição é longitudinal com a caixa de transferência acoplada ao conjunto.

A RAM 1000 pode vir ainda com molas helicoidais no lugar do feixe de molas tradicional, dada a maior estabilidade desse conjunto. Uma aparência forte e expressiva, inspirada na recente RAM 1500 (foto no alto), deve atrair muita gente. Uma vez na “América”, a versão local – anabolizada e mexicana – faria bom uso do VM Motori V6 3.0 EcoDiesel com 240 cavalos e do Pentastar 3.6 V6 com 280 cavalos. E então, uma RAM média fará sucesso por aqui como o trio de Goiana?

[Fonte: UOL]

 

COMPARTILHAR:
  • leomix leo

    Infelizmente a Hilux vai continuar líder, seguida da S10, apesar da Ford ter mais tradição e uma garantia maior, os erros e o mal atendimento afastaram potenciais compradores. Amarok hoje seria minha escolha. Dodge RAM só a 1500/2500, dois caminhões na verdade.

    • VINÍCIUS FREITAS DE SOUZA

      O Gol foi líder há trocentos anos e agora só vive de vendas diretas

    • Danillo Barros

      A Toyota já mostrou a receita, mas ninguém segue…

    • EuMeSmObYmYsElF

      sei não, hein… tem muito cowboy de posto que não compra RAM por ser muito grande pra rodar na cidade. uma versão menor certamente tiraria vendas da Hilux..

    • Fabão Rocky

      Pq a Ford tem mais tradição? A GM tem tanta tradição qto a Ford no segmento de pickups.

  • Marcus Vinicius

    Vai sucesso essa nova RAM se ela for vendida nas concessionárias da jeep e da fiat mesmo com o logotipo da ram !

  • Fernando Bento Chaves Santana

    A RAM 1500 pesa aproximadamente 2,5ton. Se tiver capacidade de carga acima de 1ton só poderá ser conduzida com a habilitação C e contará várias restrições para circular rodovias e cidades. E estas limitações restringiriam muito as vendas, tal como já acontece com a RAM 2500 que ja é vendida por aqui

    Assim tenho dúvidas de se a picape em questão será mesmo a RAM 1500. Provavelmente será um modelo menor com porte mais próximo da S10. E também tenho dúvidas se o modelo terá mesmo a marca RAM. Acho que levará a marca FIAT ou Jeep. Pois ambas contam com melhor estrutura de distribuição no Brasil.

  • pedro

    Espero que a RAM faça um média competente em todos os sentidos e muito bonita, se a inspiração for a atual 1500, já ganhará meu coração. Mas eu queria ver mesmo é a RAM 1500 por aqui, na faixa de R$ 190mil. Eu faria uma esforço para ter uma na garagem.

  • Unknown

    A frente desta RAM americana, da primeira foto é uma coisa de outro mundo! Linda!

    • yurieu

      O mundo já não é mais aquilo que vemos por aqui. Estamos regredido décadas e o resto do mundo indo para a frente.

      • VINÍCIUS FREITAS DE SOUZA

        Aula de filosofia

        • yurieu

          Vamos falar sobre o onibus 174 e a opressão imperialista, rsrsrsrsrs

          • VINÍCIUS FREITAS DE SOUZA

            Quero começar pela Revolução Francesa

  • Leonardo Balieiro

    Não seria a Fullback?

    • Mateus Pinheiro de Carvalho (M

      acho q ela é restrita para a europa

      • Emanuel Schott

        Ela é vendida na América Latina também. Mas acredito que não faria sentido uma Triton da Fiat aqui.

  • Hugo Henrique Silva Lange

    cogitava-se vir com FIAT… diane desta noticia, creio que eles cairam na real e estao desistindo da fiat de vez… rs

  • Ric53

    VOLTA DAKOTA

  • Mateus Pinheiro de Carvalho (M

    incrivel como a fiat nao consegue criar uma picape MÉDIA propria da marca, já foram tantas parcerias e ate hj nada

    • yurieu

      Ela não tem esta obrigação, e o Toro já foi melhor que a encomenda.

  • Gu92

    Acho até que vão utilizar o nome Dakota uma vez que o mesmo já é bem conhecido!!

  • Cosi fan Tutti

    Fiat Strada era Ram 750 no México, essa ae se for Ram 1000 vai ser do tamanho da Toro então, certo?

    • Eduardo Alves

      Entao teria que ser Ram 1250 kkk

    • Emanuel Schott

      Não. Só vai ter a mesma capacidade de carga. Se aumentar muito a capacidade de carga vira um caminhão leve e quem tem carteira B não pode dirigir.

      • Cosi fan Tutti

        Pq a Fiat vai ter uma pick-up com capacidade de carga igual nela e na RAM? Quando eles tinham Freemont e Dodge Journey vendendo, elas se canibalizavam, visto que eram o mesmo carro, menos o motor. Então isso não faz sentido. Essa nova RAM tem de ser um pouco maior e com capacidade de carga melhor que a Toro pra se destacar.

        • Emanuel Schott

          Porque peso não é a única variável. Obviamente o volume de carga será maior.

          A Toro, apesar de aguentar 1000 Kg (e só é assim pra poder usar motores diesel), tem capacidade volumétrica reduzida.

  • Emanuel Schott

    Não faria mais sentido usar a marca Fiat? A montadora já é tradicional no mercado de picapes leves e tem estrutura muito maior do que a RAM.

    • EuMeSmObYmYsElF

      marketing.. Fiat não vai tirar vendas de Toyota. Ram vai, por tudo o que foi criado em torno da 2500..

      • Emanuel Schott

        Toro tirou vendas da Toyota, por que uma Fiat maior não tiraria?

        Vai ficar complicado vender a RAM sem ter concessionárias pra isso.

        • Porque é uma marca conhecida por fazer tranqueiras e ter remendos de remendos.

          O motor antigo 1.6 16v da finada tritec onde a Fiat não contente em ressuscitar o motor, ainda brinda o mercado com o famigerado 1.8 que arrastam Renegade e Toro.

          E depois da frase “o Mobi não foi projetado para chuva” é de acabar de vez.

          • Emanuel Schott

            Em que momento isso interfere nas vendas de Toro, Renegade ou Compass??

            🤔

            • Confiabilidade da marca. Eu por exemplo, passo longe das concessionárias FIAT. Isso se chama percepção, da mesma forma que gosta da Italiana e rejeita uma Chinesa por exemplo.

              • Emanuel Schott

                Você.. mas os números de vendas dessas modelos passam longe de serem ruins.

                O que quero dizer é que os motivos que você citou em nada interferem nas vendas desses modelos. Fiat possui as duas picapes mais vendidas do país, não seria difícil ter a terceira.

                • Eu não, o mercado. A outrora líder Fiat, hoje se sustenta na terceira posição.

                  • Emanuel Schott

                    Por outros motivos que não os que você citou.

                    Primeiro, os modelos que citei não sofrem desse problema. Portanto uma média da Fiat não faria feito.

                    Segundo, Fiat caiu porque ficou alguns anos com modelos defasados. Ninguém pagaria num Palio o que paga em um Onix ou HB20.

                    Terceiro, Fiat é vicê líder, fica só atrás da Chevrolet que vive de dar descontos em Onix e Prisma (as vendas dos outros modelos é pífia). Se juntar a Jeep que pra FCA é tudo a mesma coisa, engole até a atual líder.

                    • E lá vamos nós com a defesa italiana de sempre FCA.

                      Dá uma olhada no ranking de vendas, que a amada FIAT produtora de produtos de excelência como Dualogic e Etorq, já está em terceiro.

                      Se for seguir essa linha, some as marcas de todos os grupos (Hyundai, VW, Nissan, etc).

  • Roberto

    A fiat tem que seguir os passos da VW e fazer uma pickup media na mesma base da Toro, monobloco.

  • Paulo Ricardo De Carvalho Sara

    Ia ser demais!! Eu só teria uma picape se fosse uma RAM!!

  • Erivelton Freitas

    Não duvido que a RAM seja uma marca Topezera em Pick-Ups, no entanto, esse Design quadradão que ela dá para ‘todos os modelos’, a exemplo da Chrysler, onde todos os carros parecem de mafiosos, não me desce de jeito nenhum…

  • Raimundo A.

    O que acho engraçado é o título confirmar tal produto e o texto, segundo jornalista, está em análise, o que não é confirmação como teve gente, acredito que esse próprio jornalista, dizendo que a RAM 1500 viria e não veio cogitando agora novo produto que estaria em fase de desenvolvimento.

  • Mauro Banqueiro

    Enquanto não clonarem o logótipo da Toyota, jamais irão vender bem.

    • VINÍCIUS FREITAS DE SOUZA

      A Tundra vende mal nos E.U. A só aqui a Toyota é mais

      • Mauro Banqueiro

        Aquele pessoal e patriota

  • REDDINGTON

    Se não errarem no preço vai faltar picape, não adianta pedirem 350 mil como a MB estimula que não vai rolar…

  • yurieu

    O Estado é quem autoriza qual carro vai ser produzido ou não, por isso vivemos esse atraso tecnológico. Deve ser a Fullback.

  • octavio cesar godoy

    Pombas dá raiva aqui nos comentarios: NAO VAI SER ESSA CAMIONETE DA FOTO, MESMO PORQUE ESSE TAMANHO NÃO CABE EM 80 POR CENTO DAS GARAGENS. VAI SER UMA CAMIONETE MEDIA, DE PORTE DE HILLUX, S10, FRONTIER, AMAROK. ESQUEÇAM ESSA AI DA FOTO, ESSA É PARA MERCADO AMERICANO, OK?

  • Ricardo Blume

    Briga boa pela frente. Chega a brilhar os olhos de quem tem 200k nas mãos e gosta de pick ups .

  • Iran Borges

    Que delícia de picape essa pretinha! Ô loko, seria uma nova dakota por aqui! Sonho de consumo!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email