FCA Mercado

FCA divulga plano estratégico que foca em Jeep e RAM

FCA divulga plano estratégico que foca em Jeep e RAM

A FCA divulgou seu plano estratégico para os próximos cinco anos e, no anúncio, Sérgio Marchionne focou em duas marcas especificamente, Jeep e RAM, deixando mais declarações sobre Fiat para depois, o que deve causar alguma polêmica na Itália e na Europa, mas não será motivo de preocupação por aqui, por exemplo.


Maserati e Alfa Romeo também estão sob as luzes da Fiat Chrysler e terão expansão garantida. No entanto, o foco da empresa está aonde já se esperava, o crescimento global das duas marcas americanas, que estão expandindo rapidamente, mais na primeira delas, que possui produção no Brasil.

O plano global da FCA também envolve a eletrificação de sua gama de produtos, excluindo gradativamente o motor diesel na Europa até 2022, com a introdução de carros híbridos e elétricos, que também serão conectados em termos de condução autônoma, devendo alcançar nível 3 no final do período de investimentos.

FCA divulga plano estratégico que foca em Jeep e RAM


Mas e o Brasil, aonde entra nisso? O mercado local, indicado como América Latina, terá sete lançamentos até 2022, mas parte deles será de atualização de produto. Nisso, podemos esperar uma nova geração do Renegade (além do facelift já em teste) e atualização do Compass, assim de produtos importados, tais como Novo Cherokee e Grand Cherokee revisado. O novo Wrangler chega e junto com ele um novo SUV de sete lugares, que não será o Grand Commander, focado no mercado chinês.

Os sete lançamentos – se contarmos acima – são apenas de produtos da Jeep, indicando sua importância por aqui, onde Compass é líder e o Renegade tem boa presença. Quanto ao modelo inédito, este poderia ser feito na região se fosse baseado na plataforma global dos dois modelos, mas deve ser outro derivado do Cherokee, assim como o Grand Commander. E o pequeno SUV abaixo do Renegade? Sim, existirá, mas para a Índia. Na região, a Jeep saltou de 20 mil para 160 mil unidades aos ano desde 2014, graças à produção em Goiana-PE.

FCA divulga plano estratégico que foca em Jeep e RAM

Marcas

A Jeep terá ainda outro SUV de sete lugares, que deve ser baseado no Grand Cherokee, mas não focado na região latino-americana, devendo ser explorado no mercado americano e europeu. Haverá ainda uma picape Jeep, que não virá. Outro produto é a dupla Wagoneer/Grand Wagoneer, que também parece fora do foco da região. Na Índia, haverá um subcompacto abaixo do Renegade. A gama Deserthawk deve ser explorada bem nos EUA. No total, serão 10 modelos híbridos plug-in e 4 elétricos, incluindo o Renegade.

Na RAM, a FCA revelou o projeto de uma picape esportiva derivada da RAM 1500, chamada TRX, além de uma nova geração da multivan Promaster City, mas a van Promaster não terá alterações. A falta de uma picape de porte médio atualmente, indica na apresentação da RAM que este modelo deve chegar ao mercado americano e provavelmente será vendido como RAM no mercado global. Como se sabe, o projeto está sendo tocado no Brasil.

FCA divulga plano estratégico que foca em Jeep e RAM

Já a Maserati contará com novas gerações do sedã Quattroporte e SUV Levante, bem como a chegada do cupê Alfieri (provavelmente em 2020) e o surgimento de um novo crossover, que deve ser baseado no Alfa Romeo Stelvio. Falando em Alfa Romeo, a marca italiana deverá lançar sim um SUV compacto e também um modelo de porte maior que o Stelvio. Um cupê, releitura moderna do clássico GTV, será lançado também, assim como o 8C. A marca não indicou mudanças no Giulietta e nem a presença do 4C, que pode ser substituído pelo novo carro. Fora isso, Dodge, Chrysler e Lancia ainda permanecem em segredo, mas rumores falam de uma limitação maior para Fiat no cenário europeu.

 

FCA divulga plano estratégico que foca em Jeep e RAM
Nota média 3.4 de 7 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email