Elétricos FCA Fiat

FCA negocia criação de joint venture para carros elétricos

FCA negocia criação de joint venture para carros elétricos

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) confirmou nesta sexta-feira, 17 de janeiro, que está conversando com a Foxconn para a criação de uma joint venture com o objetivo de desenvolver veículos elétricos.


A Foxconn é a maior fabricante de componentes eletrônicos do mundo. A empresa com sede em Taiwan fornece peças para outras gigantes da tecnologia, como Apple, Samsung e Intel. A iminente parceria pode agilizar o processo de eletrificação da Fiat, Dodge e Jeep (marcas da FCA) que está bem atrasado. Outras montadoras como Ford e Chevrolet já estão adiantadas com a tecnologia.

Em nota, a FCA explica que pretende se concentrar primeiro no mercado chinês. “A cooperação proposta, inicialmente focado no mercado chinês, permitiria que as partes reunissem as capacidades de dois líderes globais estabelecidos em todo o espectro do design de automóveis, engenharia e manufatura e tecnologia de software móvel para se concentrar no crescente mercado de veículos elétricos a bateria”, diz uma parte da nota.

FCA negocia criação de joint venture para carros elétricos

VEJA TAMBÉM:

Também foi adiantado que a parceria está em processo de assinatura. “As partes estão em processo de assinatura de um acordo preliminar que irá governar discussões adicionais destinadas a alcançar acordos vinculativos finais nos próximos meses”, ressalta.

Se a parceria for aprovada, com a criação da joint venture, a Fiat Chrysler Automobiles ficará como responsável da fabricação dos veículos, enquanto a Foxconn terá como função gerenciar os softwares.

Analisando o outro lado, Young Liu, presidente da gigante de tecnologia, disse ao jornal Nikkei que a atuação em automóveis eletrificados pode representar dez por cento das vendas totais da Foxconn.

Apesar de ter confirmado que há a negociação entre as empresas, a FCA ressaltou que não há garantia de que o acordo seja firmado ou pelo menos por agora. “No entanto, não há garantia de que acordos vinculativos finais serão alcançados ou serão alcançado nesse período”, finaliza o comunicado.

[Fontes: InfoMoney e Fiat Chrysler Automobiles]

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

  • Maycon Farias

    Empresas já estão fechando acordo para carros* voadores e testando elétricos autônomos nível 5. Coitada da FCA…
    Tão atrasada que chegar dar dó!

    • Pedro Henrique

      Os caras ganham rios de dinheiro, os donos estão feitos por 20 gerações, dó é da gente.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Não vejo ela atrasada assim não, se você pensar esse ano ela terá um novo modelo totalmente elétrico, novo 500, alguns modelos híbridos como Renegade, Compass e o Commander na China. Tirando a Tesla, ninguém ainda possui uma linha completa de modelos elétricos. Carro voador e autônomo, vejo ainda alguns bons anos pra isso funcionar…

      • Luis Burro

        Isto aí é o eterno chororô pra tentar ludibriar e comover incautos por aí q ainda caem neste logro!

  • Vinicius

    Aliança esquisita, Foxcomm é uma montadora de produtos eletrônicos, desenvolver tecnologia não é seu forte.

    • Sino Weibo

      Todos os grandes grupos chineses tem negócios variados, eles seguem a filosofia dos grupos japoneses e dos antigos chaebol coeanos, que atuam em tudo quanto é coisa.

    • Edinaldo_Tapica

      Já viu o conceito da Sony? É amigo os tempos estão mudando… De todos modos, equipamento eletrônico respira desenvolvimento tecnológico. Foxconn tem muita patente de processo fabril, chuto que em manufatura de eletrônica seja a lider mundial. Essencialmente carros estão se tornando devices eletrônicos…

  • Cromo

    Uai, a FCA não tinha se unido à PSA, que tem já uma boa linha de veículos elétricos?

  • Sino Weibo

    É obvio que para a FCA conseguir a tecnologia teve de se voltar para quem a domina, que são os chineses atualmente. A China tem as 3 maiores fábricas de baterias do mundo, além de grandes empresas de alta tecnologia como essa Foxconn e a Huawei, e também Baidu, Tencent, AliExpress etc.. estas empresas estão se concentrando na parte de softwares para melhora da autonomia e também automação destes novos modelos.

  • Luis Burro

    Nunca ouvi falar nesta Foxconn, mas ñ é estranho saber q as famosas companhias citadas só montam componentes terceirizados!

    • zekinha71

      Procure suicídios de funcionários da Foxconn e vc conhecerá ela.

  • Seven23

    BMW ?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email