EUA FCA Recalls

FCA tem recall de 1,1 milhão por conta de câmbio automático

300c-câmbio

A FCA detectou um problema inesperado na transmissão automática de oito velocidades, gerando agora um recall de 1,1 milhão. Em realidade, não se trata de um defeito mecânico, mas um modo de engate que gerou confusão entre os proprietários.

Acontece que a caixa da Chrysler retorna à posição neutra após o engate. Quando o veículo está parado, em P (Parking), ela permanece na mesma posição. Assim, muitos acabaram parando o veículo desengatado, o que gerou pelo menos 41 lesões em pequenos acidentes por conta disso.

Agora a FCA pretende instalar avisos sonoros e alertas para que o condutor desligue o veículo com P engatado. Além disso, instalará um sistema que impede a saída do veículo com a porta aberta.

O recall envolve os modelos Dodge Charger, Chrysler 300C e Jeep Grand Cherokee, feitos entre 2012 e 2014 no caso dos sedãs e entre 2012 e 2015 no SUV. Os modelos 2015 e 2016 dos carros acima já tiveram o projeto da alavanca modificado. A RAM com essa caixa possui seletor diferente.





  • Alligator

    Fui Iludido Agora é Tarde!!!!
    Fix It Again, Tony.

    • Christian Sant Ana Santos

      Dos mais de trinta FIAT que tive, o defeito apareceu num Doblò 2008, motor GM (potenciômetro do acelerador)

      • Lucas086

        Tive 2 Fiat, em casa um Renegade, antes tinha uma s-10 e agora um corolla e antes do rengade, um hb20x, e apenas ele foi compressor do ar condicionado trocado 2x e caixa da direção 1, carro vendido nem com 20 mil km, sem contar strada que pai teve que trocava todo ano antes da s-10.

    • Pedro Silva

      Mas foi o que pensei… Juntou com a Fiat e babau!

    • tiago

      A Audi e Mercedes têm o mesmo sistema, qual a piada?

  • Rodrigo

    Prato cheio para os “entendedores” associarem câmbio da Chrysler com FIAT…

  • Alvaro Guatura

    Nada como ler o manual do proprietário

  • Paulo Albuquerque

    Esse cambio e um ZF nao é,ZF e aquela que faz a Aisin parecer um powershift se comparado a qualidade deles?,mas se ouve essa confusão que bom que estão assumindo o erro.De qualquer modo poderia ter evitado especificando dona FCA.

    • Paulo Lustosa

      É o ZF 8HP mesmo, porém são os utilizados no motor Pentastar V6. Os equipados com V8 Hemi escaparam dessa.

      • Lorenzo Frigerio

        Só no Challenger, por causa da carroceria (ela será alterada para receber o ZF). De que eu saiba, o Charger tem o ZF. Os carros de polícia continuam com 5 marchas.

        • Paulo Lustosa

          Challenger também usa o ZF. Se não utilizasse o ZF, o Hellcat nem existiria.

  • Robinho

    Nenhuma novidade, Fiat fazendo fietisse.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Nada haver, mas…

    • tiago

      Audi e Mercedes têm o mesmo sistema.

    • th!nk.t4nk

      Cara, o câmbio nem sequer é FIAT. Dá uma olhada no último recall monstruoso da GM nos EUA.

  • R1 – o comentário nº1

    Se recall é sinônimo de marca ruim, tenho más notícias: nenhuma presta, então!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Isso tem mais haver com o usuário do que o câmbio, mas enfim…mais um recall…

    • Rodrigo Pasini

      Confusão do usuário com o câmbio?
      O problema é quando desliga o carro com o câmbio em P – Parking, desde quando isso é errado?

  • Junio Tavares Silva

    Acho que sou desprovido de inteligência, não entendi bem o que o texto quis dizer quando fala ” Acontece que a caixa da Chrysler retorna à posição neutra após o engate.
    Quando o veículo está parado, em P (Parking), ela permanece na mesma
    posição” Ora, se vc engatou a marcha ou seja, “D” neste caso, e ela por si só retorna ao neutro, isso não é defeito mecânico? Por isso digo que está mal explicado, isso acontece em movimento, ou carro parado? Me desculpem, texto muito mal redigido.

    • Alexandre Maciel

      Não é culpa sua. A redação do texto é confusa; ruim, para dizer a verdade.

    • Don Ramón

      Então não sou eu… achava que estava ficando burro, mas o texto está bem confuso mesmo…

    • Louis

      Li 2 vezes e não entendi nada!
      Será que o pessoal criticando a Fiat entendeu o problema?

    • Navaman

      Também não entendi. Aliás, isso vem ocorrendo com frequência comigo no NA.

    • Edson Fernandes

      A minha pergunta (e séria): O que seria o correto?

  • R1 – o comentário nº1

    Se recall é sinônimo de marca ruim, tenho más notícias: nenhuma presta, então!

  • Carlos Henrique

    Fart In A Tin! kkkkkkkkk

  • Wagner Lopes

    Eu acho engraçado estas montadoras…são todas iguais….horas e horas, quilômetros e quilômetros de experimentação e um piloto de teste não consegue identificar uma falha simples e tosca como esta…

    • Rafaelprado

      O problema é que o usuário vai sempre achar uma forma de encontar um erro, que não foi pensando pelo engenheiros. Quem é do ramo de TI, sabe muito bem disso.

      “The shifters in question return to the same position after each manipulation. “Gear-selection is conveyed to the driver by multiple sets of indicator lights, not gear-selector position, and unless due care is taken, drivers may draw erroneous conclusions about the status of their vehicles,” the automaker said.”

      Em suma o motorista colocava em uma determinada marcha, mas a manopla continuava nesta marcha, mas mecanicamente o cambio voltava para a marcha anterior.

      Para evitar problema era só ver no painel qual marcha estava acionada!!!!

  • Diogo Oliveira

    O Problema é no Câmbio da Chrysler, certo?
    Mas como aqui é o Brasil vai todo mundo criticar a Fiat, pois afinal, nós Brasileiros somos muito educados e inteligentes.
    #SQN

    • tiago

      Não é problema, o equipamento funciona conforme foi projetado para, mas os americanos não lêem o manual.

      • Diogo Oliveira

        Americanos não sabem ler manuais.
        Brasileiros não sabem diferenciar as montadoras.

  • João Carlos

    Esse pessoal não quer “perder” uns minutinhos para aprender a operar um equipamento. A que ponto o ser humano está chegando!

  • Minha Opinião

    Fiat e câmbio automático são coisas que não combinam.

  • fbl

    A urucubaca da fiat é forte dona chrysler

  • Gabriel F.

    O texto foi mal escrito/traduzido mas, basicamente, o “problema” é que o seletor do câmbio é utiliza aquele clássico sistema de “trilho” em que você seleciona “PRND” ele tem o funcionamento similar ao seletor da BMW ou um câmbio TipTronic (quando você utiliza no modo sequencial) em que você usa a alavanca para selecionar as marchas mas ela retorna à posição original.
    Basicamente, os usuários que se acidentaram não tiveram o trabalho de entender como funciona o carro.

  • Marcelo Henrique

    Meio Vectra C desliga em qualquer marcha, nunca tive dificuldade ou problemas com isso. Me acostumei em desligar no N e depois colocar o P.



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