Ecologia FCA Finanças Governamental/Legal Pickups SUVs

FCA terá de pagar US$ 663 milhões em caso de emissão ilegal

FCA terá de pagar US$ 663 milhões em caso de emissão ilegal

A nuvem de fumaça ainda continua sobre alguns fabricantes de veículos que possuem o diesel como opção no mercado americano. No rastro do Dieselgate da Volkswagen, algumas marcas acabaram caindo na malha fina do governo americano que, através da EPA, em união com a CARB da Califórnia, pegaram a FCA de jeito com a emissão de óxido de nitrogênio acima do permitido.


A Fiat Chrysler lutou para esclarecer o fato e evitar uma punição, que se fosse rigorosa como no caso da VW, significaria seu fim certo. Na época, Marchionne estava a frente da montadora e tentou evitar o pior, mas agora, de acordo com a Associated Press, a empresa terá que pagar US$ 663 milhões em multas e compensações aos clientes.

O montante é devido à emissão excessiva de NOx na picape RAM 1500 EcoDiesel e em versão semelhante do Jeep Grand Cherokee. Todos os modelos, fabricados entre 2014 e 2016, usam o motor italiano VM Motori 3.0 de 240 cavalos, pois a empresa europeia pertence ao grupo. São mais de 100 mil veículos envolvidos na questão.

FCA terá de pagar US$ 663 milhões em caso de emissão ilegal


De acordo com a fonte no caso, a FCA terá que recolher US$ 311 milhões para os governos dos EUA e da Califórnia, Na conta, entram ainda mais US$ 280 milhões para compensação dos clientes lesados pela propaganda do “EcoDiesel”, bem como US$ 72 milhões adicionais para compensar outros estados americanos.

O acordo civil dos regulares federais e californianos com a Fiat Chrysler, prevê que cada cliente seja compensado em cerca de US$ 2.800. Mas, por que a FCA não pagou o pato da mesma forma que a VW? Segundo a investigação federal, a alemã sabia do software malicioso, enganava os testes do governo e fazia com que os carros poluíssem bem mais na estrada.

A FCA teria ajustado o tal software para regimes mais restritivos de funcionamento, não alterando os padrões de emissão na estrada. Ainda assim, o caso parece ter saído “barato” para a montadora, pois o Departamento de Justiça dos EUA queria uma punição mais rigorosa, com custo de US$ 4 bilhões para a empresa. O acordo atual será anunciado nesta quinta (10).

[Fonte: Associated Press]

 

 

FCA terá de pagar US$ 663 milhões em caso de emissão ilegal
Nota média 2.5 de 2 votos

  • leomix leo

    O que vejo nos EUAs é que a empresa tem que indenizar o cliente e pagar a multa dela, aqui a multa só iria para o governo e o cliente não mordia nada.

    • Gabriel

      O governo ainda ia achar um jeito de cobrar dos donos do veículos, talvez aumentando os impostos para esses veículos. kkkkkk

    • Vitor Meireles

      E você acha que isso vai chegar na conta de cada cliente, é? É apenas uma definição de prejuízo coletivo. O dinheiro não vai para as pessoas que compraram carros. Se alguém quiser ganhar dinheiro vai ter que entrar com ação individual. Do mesmo jeitinho que é aqui no Brasil.

      • BlueGopher

        Meu irmão, que mora nos EUA e tem (tinha) um Golf diesel, recebeu toda a compensação financeira da VW sem nenhum problema, e de forma automática.
        Começou recebendo em casa uma carta de desculpas junto com um cheque de US$ 1,500.00 anexo, de presente, e posteriormente a oferta para trocar o Golf, que já estava bastante rodado, por um carro novo, sem nenhuma despesa, ou opcionalmente revender o Golf para a VW.
        Ele escolheu trocá-lo por um belo Golf SportWagen 4Motion.

        • Vitor Meireles

          O caso da VW foi mais grave. Ela foi obrigada pela Justiça a retirar os carros de circulação e fez isso mediante o pagamento dessa compensação financeira ou oferecendo outro modelo. Por isso as multas nos casos foram diferentes também.

          • Andre Freitas

            Na matéria diz que cada cliente receberá US$ 2.800,00.

            • Vitor Meireles

              É, eu tinha lido em outra matéria e lá tinha dado a entender que esse valor era o médio da indenização “por veículo” e não “para o veículo”, mas eu quis apontar que os sistemas jurídicos nesse caso não diferem. Se for um processo onde é possível rastrear os compradores “enganados” pela propaganda enganosa e assim determinador pela Justiça, há meios (ou não) de fazer o ressarcimento individual. A Fiat foi processada aqui nos anos 2006/2007 por questão semelhante e teve que pagar danos aos clientes, só que por algum motivo a causa ficou restrita ao estado do RS.

    • Cesar

      Aqui nem a multa pagariam. Vão empurrando com a barriga, recorrendo, até esquecerem que existe.

  • Murilo Soares de O. Filho

    O que percebo, é que os EUA apertam o cerco contra as estrangeiras, e Ford e GM?. lembrando que a FCA não está nas mãos dos americanos, acho que que rigor tem que ser pra todos. Lógico que a VW fez foi descomunal.

    • Gabriel

      Ford e GM não reprovaram nos testes, ou reprovaram?

      • Murilo Soares de O. Filho

        Haviam suspeitas, mas meio que abafaram tudo.

      • th!nk.t4nk

        A GM reprovou sim, com os caminhoes. Durante os testes eles emitiam menos que o divulgado.

        • Gabriel

          Que?
          Se emitiram menos que o divulgado então não reprovou.

    • Acho que ainda assim passaram a mão na cabeça da FCA.
      No caso da VW, foram quase 600 mil carros e só de multa, foram cerca de 5 bilhoes de dolares, ja a compensação aos clientes por volta de U$15 bi, fechando a conta num rombo de 20bi de dolares.
      No caso da FCA, 100 mil carros por 600 milhoes de dólares. Se fosse o mesmo peso da punição da VW, deveria ser mais de U$3 bi.
      E se pegar o caso da Hyundai, aí que o nacionalismo fica mais evidente, pois só por números de consumo que não batiam com a realidade (apesar que altera diretamente numeros de emissões), a multa de cerca de 400 milhoes de dólares.
      Será que só as empresas americanas andam na linha reduzindo emissões?

      • Murilo Soares de O. Filho

        Pegaram pesado por que a VW simplesmente assumiu que foi proposital, e pegou mal também porque foi mundial. A sorte da VW é que a multa pesada foi somente nos EUA, a Europa simplesmente engoliu seco.

        • th!nk.t4nk

          Lembrando que na Europa a VW foi multada também, e ainda teve indenização direta aos clientes. Além disso, ainda prenderam um monte de gente. Foi pesado pra eles também. Apenas nao foi o valor ridiculamente alto que pagaram no EUA.

      • Wrangler95

        A conta que a VW começou a pagar não é uma regrinha de 3 como muitos pensam.
        O que fez a multa e punições da VW subirem na estratosfera foram os agravantes de negligência (mentira) em diversas ocasiões, omissão, ocultação de prova, dissimulação (falsas provas).
        O pior foi a postura de negação e até de acusação da VW quando havia provas concretas de trambicagem.
        O processo da FCA não traz nenhum agravante a não ser o próprio custo de reparação e penalização.
        Aquela figura de juramento com a mão direita sobre a Bíblia não é um simples simbolismo como muitos acham. Omissão e mentira agravam severamente as penalidades.
        Não é tão simples entender o processo judicial americano como ocorre na banânia.

    • Incitatus

      Sem teoria da conspiração Murilo. O caso vw repercutiu também na alemanha, incluindo prisão do presidente da Audi, que ainda está preso, foi pouco noticiada como a do Carlos Ghosn. Lembrando que o grupo vw somando todas as marcas representa pouco mais 2% do mercado americano, ou seja quase nada. A vw nos EUA é pouco mais que o dobro que representa a Peugeot/Citroen no Brasil. Isso vai mudar com a sociedade mundial entre vw e ford. A diferença entre estados unidos e brasil que é difícil de compreender para quem não morou por lá, é que, Lei não é discutida, é cumpria. Pode tentar burlar, mas se pegar não tem colher de chá.

    • RSRX

      Dieselgate começou na Alemanha. Por lá a Ford tem os Ecoblue e não encontraram nada por la.

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    Se a FCA levasse essa multa maior ………………………………… seria a alegria das automotivas chinesas

    • Gabriel

      Antes um Ferro Italiano Atrapalhando o Transito do que um chinês kkkkkkkkkkkkkk

      • Munn Rá : O de Vida Eterna

        Se falava isso se referindo ás montadoras japonesas

        Quem é Honda, Toyota diante da Ford, GM, Chrysler

        Mas isso já fora respondido pela história automotiva !

    • Murilo Soares de O. Filho

      Acredito que não, pois ainda teria muitas marcas para se desfazer antes de parar de ir parar na mão dos chineses…Agora com o Trump, nada mais vai acontecer. Vamos aguardar os desdobramentos da àrceria VW-Ford, isso sim vai mexer com o mercado.

      • Munn Rá : O de Vida Eterna

        Concordo e Discordo ao mesmo tempo : No tocante á economia a própria FCA considera que seria o seu fim então para seus acionistas dela seria interessante vender para chinesas ( até mesmo para o mundo automobilístico haja vista que a Lancia poderia ser aproveitada pois á depender a Fiat está largada ” ás traças ” ) mas no tocante geopolítico/geoestratégico Trump poderia atrapalhar ou até mesmo proibir a venda

      • Incitatus

        O Trump atrapalha até que paguem a comissão dele.

  • zekinha71

    É só vender um pouco mais de Mobi que paga a conta rapidinho.

  • Verdades sobre o mercado

    Para os que criticam apenas a VW por ter sido a pioneira em fraudar emissões de motores diesel, percebam que não tem santo neste mundo capitalista.

    • ALAN_PR

      Nunca ouve, só há santo neste mundo para os utópicos libertários, tipo o Rafael, o menininho de ideias radicais.

  • Kiyoshi Yamashiro

    Tem muitas fabricantes sendo investigada por causa das emissões dos motores a diesel, não é a toa que futuramente esse combustível possa não ser mais utilizado

  • ALAN_PR

    DIESEL né, então, é a velha máxima, o que vale é a economia, poluição que se ferre. Ainda bem que os consumidores Europeus estão se dando conta e comprando cada vez menos carros a diesel.

    E não me refiro a clima global não, me refiro ao micro-clima local das grandes cidades, diesel é terceiro maior causador de partículas suspensas no ar das cidades.

    • th!nk.t4nk

      Verdade. Londres que o diga. Infelizmente nao dá mais pra empurrar com a barriga essa questao.

  • Filipo

    É… aliviaram para a FCA! 1 peso, 2 medidas. Novidade? Em se tratando de mercado norte-americano, nenhuma. Segue o jogo!

    • Tibúrcio

      A VW poluiu com fraude. A FCA poluiu sem fraudar.
      Tem diferença.

      • Murilo Soares de O. Filho

        Tem, a VW vendeu no mundo todo…o que não lembro direito, 11 milhões cientes do que faziam. No EUA foram 500 mil +-. A FCA 104.000, logo em seguida houve uma atualização no software. Agora o que não acho justo a Bosch ter saído ilesa nessa história.

    • Cesar

      A Das Fraud inventou o sistema.

  • Domenico Monteleone

    Economize fraudando, vai dar certo sim amiguinho…

  • O que me assusta nesse tipo de notícia é que apesar do valor astronômico e empresa paga tranquilo. Quando empresas grandes são questionadas para aumentar o salário de funcionario ou implementar um equipamento de segurança sem aumentar o preço de um produto elas dizem que é impossível. Mas pagar uma multa desse valor é possível? Mas faz lembrar aquele cidadão que é chamado para uma audiência por não pagar em dia o salário da empregada doméstica alegando não ter condições financeiras, mas aí o juiz pergunta como ele comprou um Mercedes de 300 mil no mês passado? Ou o cara que diz não ter dinheiro pra pagar pensão alimentícia, mas para viagens internacionais tem.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email