Finanças Honda Mercado Montadoras/Fábricas

Fechada, fábrica da Honda gera prejuízo de R$ 400 milhões

honda itirapina - Fechada, fábrica da Honda gera prejuízo de R$ 400 milhões

A planta da Honda em Itirapina-SP está fechada há dois anos e meio. A segunda unidade de produção de veículos da marca japonesa foi idealizada quando o mercado brasileiro estava em alta, justificando a construção de uma fábrica adicional para dobrar o volume anual feito pela empresa.


No entanto, quando ficou pronta, a instalação chegou no momento errado, pois a crise já havia se instalado no mercado automotivo e alegando que haveria prejuízo com a operação de duas fábricas, que teriam muito mais capacidade instalada que a demanda esperada com o cenário de retração nas vendas. Assim, a Honda surpreendeu ao manter a planta fechada após a conclusão.

Agora, depois de muito tempo, a fábrica de Itirapina continua fechada e, de acordo com o site Exame, gera um prejuízo de R$ 400 milhões para a montadora. Esse montante é apenas referente ao período de portas fechadas desde a inauguração. O cálculo feito por especialistas é referente ao custo de manutenção (a empresa mantém uma equipe para cuidar do maquinário parado) e oportunidade, que é o capital aplicado e parado. Segundo a publicação, um turno da planta representaria 40.000 carros por ano e R$ 60 milhões em mão de obra.

Honda Fabrica Visita 461 - Fechada, fábrica da Honda gera prejuízo de R$ 400 milhões


Com capacidade de 120.000 carros por ano, a mesma da planta principal em Sumaré-SP, a segunda fábrica da Honda demandou investimento de quase R$ 1 bilhão. Oficialmente, a montadora diz que espera um melhor momento da economia para fazer funcionar a fábrica, pois é necessário que a produção seja completamente suprida pelas duas unidades, o que dá em torno de 240.000 carros por ano. Em realidade, a empresa aponta para um mercado de 3 milhões de veículos.

No ano passado, o mercado brasileiro registrou pouco menos de 2,2 milhões de automóveis e comerciais leves. A Honda, por sua vez, vendeu 131.086 unidades. O volume ainda não justificaria a abertura de Itirapina, que seria de pelo menos um turno de 40.000 unidades. A expectativa é que a melhora da economia e das vendas em 2018, possa incentivar a reabertura da planta. Além disso, o país vem registrando sucessivos recordes de exportação, o que seria um impulso extra para a marca.

Por ora, a Honda diz que consegue manter o ritmo com a planta de Sumaré. A unidade de igual capacidade, situada na região metropolitana de Campinas, pode operar com horas extras se necessário, a fim de superar o volume padrão com três turnos, alcançando no máximo 140.000 carros por ano. Para a empresa, é rentável fazer isso nesse momento ao invés de abrir a nova fábrica.

[Fonte: Exame]

COMPARTILHAR:
  • Duh

    Gera prejuízo pq a Honda quer dar uma de marca premium, quer vender por valor agregado, vendem carros menos equipados que a concorrência por um valor bem mais alto, por isso não quis ativar essa fabrica. Agr suas vendas caíram e msm assim com toda sua arrogância aumentou o já ultra caro Civic e o City continuou sem esp e só ganhou luzinha led e nem foi em todas as versões, sem tirar que manteve o msm motor, já o preço aumentou ainda mais.

    • Martini Stripes

      Troquei um Fit EXL 2016 por um Polo Highline 2018, nem comparação os dois carros.
      O Fit perde em absolutamente tudo

      • Uranium

        Tudo não. Espaço e porta-malas do Fit ainda são melhores.

        • Martini Stripes

          Irrelevante perto de todo o restante.

          • Uranium

            Só é irrelevante se você não precisa. Senão, não é.

            • Martini Stripes

              Olha, continuo afirmando que a diferença é irrelevante.
              Eu peguei o polo e me mudei. Meu sogro com o Fit dele e eu com o Polo, os dois ficam bastante espaçosos com o banco rebatido, e o porta malas em si não é tão maior. Entendo o que diz, mas perto de todo o restante, jamais voltarei a ter um Fit.
              Se quiser espaço pulo pra algo que realmente faça diferença, perua ou suv médio.
              Ao comparar os dois carros em todos os outros quesitos, a mala fica irrelevante.

              • Uranium

                Repito, é irrelevante para você, que aparentemente não tem necessidade de espaço. Para quem tem, não é. De qualquer forma, entendo seu argumento e reconheço que o Polo, tirando nos dois aspectos que citei, é indiscutivelmente superior ao Fit. Fizeste uma boa troca.

                • Martini Stripes

                  Quem se vira com 360 se vira com 300.
                  Eu e minha esposa pretendemos ter um filho em breve, acredito que o Polo de conta, antigamente galera dava conta com Fusca! Hehehe
                  Se for pra pegar algo maior pularei para Gold Variant ou SUV médio.
                  Ela adorava o Fit, até ter um. Mesmo ela prefere o Polo ao Fit.

                  • Uranium

                    Acho muitíssimo interessante você falar isso sobre 60L de porta-malas e ter tantas curtidas, ao mesmo tempo em que sempre aparecem pessoas aqui metendo o pau em carros como Renegade, Tracker e outros por causa dos mesmos 60L a menos de porta-malas que ambos têm em relação aos concorrentes. E talvez alguns dos curtidores sejam as mesmas pessoas que falam disso.

                    Isto prova duas coisas: primeiro, que existem carros queridinhos pelos comentaristas no geral, ou seja, não importa o que você argumentar, o carro é o supra-sumo da galáxia e ponto final. Segundo, que comentarista de internet não tem compromisso algum com a coerência e a lógica. Não estou falando de você, que fique claro. Se você acha que 60L de porta-malas não fazem diferença, é ok, cada um com suas necessidades e você teve os dois carros pra saber o que acha melhor. Só estou falando da audiência desse nosso papo aqui, a qual mudaria de opinião rapidinho, se a mesma comparação fosse feita com outros carros na mesma situação, que não fossem Fit (odiado) e Polo (ovacionado).

                    • Martini Stripes

                      Faz sentido.
                      Mas o Renegade é pequeno mesmo, e o maior problema dele é ser muito raso. Ele é até comprido, mas muito raso, o estepe full size rouba um belo espaço, que daí os mesmos 60 L fazem diferença. Mas no caso dos hatchs, no meu ponto de vista, prefiro me virar com 60 L a menos, mas ter um carro infinitamente melhor, do que ter espaço e andar com carro que considero ruim em muitos aspectos. E caro.

                    • Diego Germán de Paco

                      Mas Renegade até na cabine é minúsculo. Em cabine até o Logan do meu pai é maior…

                  • Emilio

                    Esses 20% de porta malas vai fazer quando tiver que colocar um carrinho de bebe de maior porte, isso sem contar com o melhor aproveitamento em uma traseira reta em detrimento do caimento de um hatch. Isso sem contar com o espaco total plano no Fit com os bancos traseiros rebatidos enquanto o Polo tem uma leve inclinação, este detalhe faz uma diferença enorme ao carregar um objeto de maior porte. E te digo por experiencia propria. ;)

                    • Martini Stripes

                      Mas como disse, se for pra precisar de mais espaço, pulo logo pra algo com espaço, tipo um Golf Variant, ou SUV Médio. Pegar um fit por 60L de mala, mas sofre no resto, não pego

                    • Martini Stripes

                      Prefiro me virar nos 30 hehheh

                • Leandro

                  Estamos falando de quantos litros de diferença ? 100, 200?

                  • Uranium

                    Vá procurar matéria de powershift pra comentar…

                    • Leandro

                      Limite-se a dar uma opinião como a professora ensinou no fundamental, oi seja, “Justifique-se” Sair falando que porta malas 60l menor é uma diferença absurda não faz o menor sentido.

                    • Uranium

                      Mimimimi… Eu não falei que é absurda, mas são 20% a mais de capacidade. Você pode me provocar o quanto quiser, já sei qual é a sua. E é sério, na próxima matéria de Powershift você volta. Você não dá conta de argumentar no resto, só faz esse tipo de provocação barata. Não vi um argumento seu aqui até agora. Limite-se a powershift.

                • Flight_Falcon

                  Quem precisa de espaço de verdade compra um sedan. 60 litros é uma mala. Eu tinha um Fit e precisei de espaço, comprei um Etios Sedan. Não é prático, mas tem espaço para malas. Isso é ter relevância.

                  • Uranium

                    Se o assunto aqui fosse Renegade ou Tracker, os mesmos 60L a menos que um concorrente seriam motivo de choro contínuo por vários comentaristas. 60L não é pouca coisa, o Fit tem 20% mais capacidade de bagagem que o Polo…

                    Além do mais, muita gente troca sedan compacto pelo Fit, pela praticidade. Ele não vende 2500 unidades por mês (e custando caro) a toa. E nem adianta vir com papo de “é porque é Honda” ou “são todos burrs” porque isso nem é argumento.

              • SDS SP

                O esquema da modularidade é o item mais legal do Fit, mas claro para aqueles que usam com frequência.

              • Roberto

                Não é irrelevante, apenas depende do seu uso.
                Eu já tive Idea, Doblo, Punto, HB20, Uno e Versa.
                Enquanto não tinha filhos, só tinha vantagem no Doblo de poder carregar objetos maiores, mas nos demais carros foi tranquilo a migração, apesar de sobrar mais espaço no Idea.
                Quando tive minha filha, o HB20 se tornou meio insustentável no quesito conforto… eu viajava com tralhas tapando o vidro traseiro e quase tapando o retrovisor do carona… impossível ir mais do que eu, a patroa e minha filha. Com um sedã, eu coloco tudo no porta-mala (menos objetos grandes) e dá para ir 5 pessoas.
                Mas é questão de uso: se você não tiver que viajar com malas, berço camping, carrinho, etc, realmente não fará tanta diferença… mas se você for em 5 pessoas no shopping e levar o carrinho de bebê, provavelmente vai voltar com várias sacolas no colo dos passageiros.

                • Martini Stripes

                  Mas daí deixou de comparar 300-360, estamos falando em 500L, aí tudo bem, se quer mais espaço, vai pra algo com espaço. Falar que escolheu o Fit pq tem 60 L a mais, acho uma escolha errada, pq ele perde em todo o resto. Entende o que quero dizer? Ele é um compacto versátil e modular, legal, passo.

          • NYC_Man

            Concordo com vc.
            Porta malas pode ser até maior mas o carro tem tantas outras qualidades que vc deixa o porta malas passar.

          • José Barbosa

            Depende, se a diferença de Porta-malas for pequeno, pode ser irrelevante, frente a outros fatores.

        • Filipo

          Porta malas sim, espaço interno, não. O Polo tem 5 cm a mais de largura e 3 cm a mais de entre-eixos.

          • Uranium

            Medidas externas maiores não se traduzem necessariamente em maior espaço interno. O Fit é mais espaçoso, é um fato. No resto, tirando também o porta-malas, o Polo é superior.

            • Acho que vale dar uma checada, hein… eu entrei no Polo novo e achei o habitáculo significativamente mais espaçoso que o do Fit. Não tem a modularidade do japonês, mas eu faço um teste que é difícil não demonstrar o espaço do carro: como sou bem alto (1,94m), sento no banco dianteiro, ajusto ele pra mim, depois me sento no banco traseiro. No Fit eu abria bem as pernas para caber atrás, no Polo, bem menos.

              • JOSE DO EGITO

                Faz esse teste no SANDERO da ate pra cruzar as penas entao em termos de espaço nem FIT nem POLO espera chegar o NOVO SANDERO em julho ai sim tem espaço de sobra

                • Edson Fernandes

                  É realmente espaçoso. Mas a depender do tipo de ajuste que o cara faz, nem mesmo outras pessoas sentam atrás dele.

                • Ah, sim. O Sandero é realmente diferenciado em termos de espaço interno, seja no comprimento, seja na largura.
                  Eu andei com a família em um Sandero alugado no começo do ano passado.

            • Roberto

              Eu já tive um Idea, é o mesmo estilo.. aproveita melhor o espaço interno e consegue entregar mais conforto, além de um porta-malas de 380.

      • TijucaBH

        Rede de concessionárias Honda de modo geral tem melhor atendimento tambem, mas nao é regra.

        • Martini Stripes

          Passarei mais tempo no carro do que na CCS.
          Pense nisso.

          • TijucaBH

            Martini, assim como voce fez, eu também trocaria o Fit pelo Polo Highline e como eu disse, nao é regra que css honda sao melhores que Vw e nao deixaria de pegar um vw legal em função disso, mas esse argumento que voce vai ficar mais tempo no carro que na concessionária é meio furado. Teoricamente se o carro ficar parado na concessionária 3 meses e outros 9 com voce, ainda está bom…

            • Martini Stripes

              hahhahaha.
              Faz sentido, mas espero não chegar nesse nível.
              Pensei no atendimento geral, realmente a Honda é melhor. Mas já fui mal tratado na Honda, então pra mim é tudo igual, agendo, levo, me levam de volta, pego revisado.
              Nunca tive problemas sérios

        • Raul Pereira

          depende, se for pra comprar, muitas pessoas tem reclamado de não terem muita atenção dos vendedores. Se vai financiar, muitos já olham torto.

          • TijucaBH

            Raul, mesmo em carros mais caros como Civic e Hrv, uma parte considerável é financiada e muitas vezes a concessionária ganha uma comissão sobre o valor financiado, entao sem querer te deamentir, um vendedor que faz isso é no minimo burro porque além de reduzir o leque de clientes dele, ainda é afetado no bolso. Acredito que isso possa acontecer mas fatos totalmente isolados. Uma coisa que eu ja tive impressão na Honda, na Toyota e na Hyundai em 2013 (hoje nao mais) é que o vendedor atendia como se ele é quem estava fazendo favor em te atender. Na Hyundai faltou o vendedor falar que era pra gente desocupar a cadeira enquanto pensávamos se fechariamos ou nao o negócio. Voltei em concessionária Hyundai com minha esposa e outra vez com minha irmã e pelo menos aqui em BH o atendimento mudou da agua pro vinho!

            • Raul Pereira

              Boa. Vai muito da época, acredito. Antes dessa crise toda, quando lançou o Fit, fui em várias css ver e apesar de estarem lotadas fui bem atendido. Em uma o vendedor até me levou no estacionamento onde ficavam os estoques pra mostrar um modelo e cor que não tinha no showroom.
              Depois começou a degringolar pelo que percebi e outros relatos que ouvi. Entretanto, já ouvi outros relatos (de dois tios em diferentes css) que dizem que foram super bem atendidos, foram procurar um modelo médio do Civic 9 e as vendedoras ofereceram uma versão superior pelo preço da menor. Mas aí também é questão de garimpar e ver onde tem melhores condições.

            • Chris

              A Honda da cidade onde moro também é péssima de negócio. Vendedor levou nosso carro e demorou mais de 35 minutos sem dar satisfação alguma, no final das contas nosso carro que valia 52k na fipe, deram 35k (carro em estado de zero 3 anos e 11 meses com 19k rodados), ainda estavam cobrando ágio de 5k no hrv e juros… resultado foi pra chevrolet, pegaram o carro praticamente valor de fipe (49.800), o outro carro taxa zero, e valor de tabela (site).

              • Leandro

                Honda acha que seus carros são banhados a ouro. Arrumar desconto lá é difícil demais.

          • Leandro

            Pelo contrário. Vendedor adora financiar. Ganha bonus ao financiar.

            • Raul Pereira

              Então, já tem um tempo isso. Um dia quando tiver com paciência, volto a fazer uma pesquisa nas css

              • Leandro

                Olha, eu disse de maneira geral. Na Honda eu não sei, rs

                • Raul Pereira

                  hahah acho que vai muito de momento, depende do que a css está aplicando naquela hora, qual a política da montadora… Meu pai comprou um C3 2017 em março do ano passado, como tivemos o carro dele roubado e ninguém conseguiu se programar muito, fomos ver a melhor opção de mercado CxB (ele só compra 0km, mesmo que seja popular básico). A ideia era um automático com pacote dignidade, acabamos levando a versão top por uma taxa incomparavelmente melhor que todas as outras marcas da mesma categoria e eles te tratam como um rei na css. Claro que queriam desovar porque 3 meses depois lançaram o at6, mas todo mundo gosta de ser bem tratado.

      • 1 Raul

        O que está achando do polo? Estou de olho em um. Fale um pouco do consumo, por gentileza.

        • Martini Stripes

          Já tive muitos carros.
          Focus Ghia 2009, Corolla Altis 2013, Fiesta SE Plus 2015/2016, Jeep Renegade 2017 (motor EVO), Fit EXL 16, e agora o Polo 18. (Entre outros que não entram nessa escala de comparação).
          Coloco o Polo dentre os melhores, Focus, Polo, Renegade (Corolla se estiver de bom humor) e Fiesta pra mim. (Nessa ordem).
          Está com 1300 km agora.
          Fiz uma viagem recente andando a 100-130 (Anhanguera-bandeirantes). No computador de bordo marcava 16.3, ele costuma acertar bem.
          Mas os primeiros 1.000 ele estava mais amarrado, ficando em torno de 14, e cidade 9.5. Ainda nao rodei no alcool.
          Acredito que agora vai melhorar um pouco mais. Mas andando a 100km/h no trecho da anhanguera o computador de bordo registrava 18.2. Mesmo que erre e fique em 17, já seria excelente.
          Em termos de acabamento, entendo quando dizem sobre ser simples, mas os encaixes são bons e o silencio na cabine me surpreendeu muito.
          A mecanica é muito boa, anda bem, torque bom, e é bem gostoso de dirigir.
          Os contras ficam pela vibração do motor 3 cilindros, mas que só ocorre em marcha lenta e vc só percebe quando está parando no semáforo, mas o cambio desengata e a vibraçao some.
          O carro é tão silencioso, que o barulho do relè do limpador de pára-brisas é audivel numa chuva, e tem algum barulho de vento que dá pra ouvir na pista próximo da coluna B, tanto passageiro como motorista. Ainda não sei se é vedação, ou algum vórtice que forma do lado externo.
          Vai perguntando que vou falando,… heheh

          Abraço

          • 1 Raul

            Show , muito bom o relato. Tenho um c4 lounge thp, mas como meu trajeto é predominantemente urbano, no grande abc, os 8.5 por litro com gasolina estão pesando, por isso pensei em migrar pra um mais econômico .

            Meu sogro pegou a papelada pro desconto pra pcd, mas não vai usar por ora, e ofereceu pra mim. Gostaria de aproveitar pra pegar um carro bom e econômico. O polo comfortline com tech 2 caiu como uma luva. É bem completo, e tenho coletado informações muito positivas sobre o carro, inclusive a sua.

            O que você achou dos bancos? São confortáveis? Você colocou couro no seu?

            Mais uma vez obrigado.

            • Martini Stripes

              Particularmente não gosto de banco de couro. E o tecido dele é muito bom e confortável.
              O desenho dele é mais justo, estilo europeu, um pouco diferente dos Ford e Honda que são mais abertos nas abas laterias.
              Particularmente pegou o Highline pelo interior preto, escrevi mais umas coisas numa outra pergunta de alguem aqui, dá uma lida lá.

            • Punta-tacco

              Apesar do Polo 200 TSI se relativamente econômico, o vilão que impede que o consumo seja melhor é o cambio automático. Pra quem quer um carro urbano, ágil, econômico e que não se incomode em pisar na embreagem eu recomendaria o UP TSI. Em estrada acredito que devido não haver tantas trocas de marcha, o consumo de um carro tanto com cambio manual, conversor, dupla embreagem não tem muita diferença, mas em cidade com muito anda e para e trocas, esse polo merecia uma versão city com o DSG 7 banhado a óleo que a VW tem na prateleira.

              • João Martini

                O Aisin ficou muito bom no Polo, trocas rápidas e bem programado. Mas a penalidade no consumo é nítida. O dsg faria a diferença.

                • Opinião Própria

                  o Aisin é muito mais confiável e robusto.

                • Edson Fernandes

                  Pois é…. o curioso e que o Polo tem consumido 1km/l a menos qque a media geral dos carros generalistas do mercado. Fato que tem me afastado um pouco dele.

                  • João Martini

                    Não acho o consumo ruim, mas certamente poderia ser melhor sendo um 1.0T.

                    • Edson Fernandes

                      De forma alguma é ruim.

                      Mas a média que eu citei, é considerando os 1.6 , 1.5 e 1.4 de nosso mercado.

                      Então de repente, vejo que os demais não estão ruins. Mas na estrada todo downsizing aí sim mostra a vantagem: Faz coisa de 3 a 4 km/l a mais em relação aos modelos aspirados.

                      Mas pra mim eu fico pensando no custo que eu teria pq considero carros PCD e talvez não seja dessa vez que eu teria um VW.

                • Leonardo Lima

                  Dirijo um Polo TSi com alguma frequência e não acho a calibração essa coca-cola toda não. Meu principal desconforto é o tempo de resposta do acelerador, existe um delay para tirar o carro da imobilidade, para reduzir marchas, etc, que talvez seja culpa da configuração do acelerador eletrônico, agravado por um pequeno turbo lag. Entrar em uma rotatória chega a ser perigoso, você pisa e o carro não vai. Este é o primeiro automático que vejo se comportar dessa forma.

                  • João Martini

                    Eu também senti isso, mas eu acho que é o mapa do acelerador eletrônico e não do motor/câmbio. Ele parece ser manso demais.
                    Você pisa uns 20% e não acontece nada, aí chega em um determinado momento em que ele vai. É exatamente o contrário do que acontece com o Focus 2.0, por exemplo, que você só encosta no acelerador e o carro acelera demais, saindo agressivamente em qualquer farol. Nos dois da pra ver claramente que é o mapa do acelerador inadequado.

              • Leandro

                Up é feio, por dentro e por fora, rs

            • Diego

              Polo TSI no trânsito urbano não é econômico, a versão MPI consegue ser cerca de 40% mais econômico em trecho urbano do que a versão automática MPI. entre no clube do Polo no Facebook, por lá é recorrente a insatisfação com consumo urbano.

          • Leandro

            Tenho ouvido falar bem do Polo. Mas eu tenho um Focus e sair dele pra um polo seria um downgrade. Golf entra na lista, mas o preço ta enorme… Tenho esperanças da vw revisar a tabela do golf 2019, mas é quase impossível, só se for pra cima.

            • Martini Stripes

              Então, tive 2 Focus, um 2004, outro 2009, não peguei o atual devido o cambio PS. Estou no Focus clube. Gosto muito do carro, sem dúvida o melhor que tive. Contudo, o conjunto do Polo não deixa a desejar, pode ser menor, mas tá mais mino Golf do que Golzão. A propaganda é coerente.
              Vai fazer um test drive e tire suas próprias conclusões.
              Não estou dizendo que é melhor que Focus ou Golf, afinal são de fato superiores. O polo é mais durinnho e tem o acabamento inferior, mas o Highline não é tão ruim quanto dizem.
              O interior cinza das versões mais simples passa sim uma impressão bem ruim.
              De maneira geral, estou feliz com o carro. De uma lida nas outras respostas… escrevi pacas já hehhehe
              Qualquer dúvida manda ae

              • Leandro

                O que não desce pra mim sao os bancos. Muito simples. Vc pega o banco do golf highline ou do focus em couro e estão em outro patamar. Painel emborrachado então nem se fala. O meu focus é 2014 com o ps, até o momento sem problemas. Vi um 200 tdo na rua e achei bonito. Minha esposa achou parecido demais com o Gol, mas ela não entende. Vou numa concessionária da vw matar minha dúvida. Valeu pelas dicas. Abcs

                • Martini Stripes

                  Eu particularmente não gosto de banco em couro. Acho tecido mais confortável.
                  Achei os bancos muito bons no tecido que vem. Encaixa bem o corpo em curvas, bem confortável.
                  O painel realmente falta, as portas também são mais simples, mas entre no Fiesta e Argo, vai se deparar com acabamento equivalente. No Brasil painel emborrachado só de médio pra cima, e Renegade. Nem Eco ou HRV tem. O HRV tem só um pedaço de couro no meio pra enganar.
                  Minha esposa também achava, queria um Fiesta, mas quando comecei a mostrar pra ela, e ela dirigiu o carro. Pronto, convencida. Heheheh
                  De fato ele lembra sim, Family face, mas a frente com o Led no para choque todo mundo respeita na pista já. Nem preciso pedir passagem, acho que o Golf GTI fez bem sua parte. Hahahah

                • Martini Stripes

                  Entra num Golf alemão com bancos originais em tecido.
                  Era uma afronta colocar couro!
                  Couro só é mais fácil de limpar. Conforto o tecido ganha.

                  • Leandro

                    Sim, Meu irmão tem um. Mas aquilo não é tecido, é Alcantara, um tipo de couro, parece uma camurça, muito bom ao toque.

                    • Martini Stripes

                      Não sei se chega a ser alcantara de vdd, pq alcantara é muito caro. Mas imita.
                      Voltando pra minha realidade, achei o tecido do Polo muito bom, foi a primeira coisa que minha esposa reparou quando entrou no carro na CCS.
                      Foi ver?

                    • Leandro

                      Como eu mencionei, eu vi o de entrada, num shopping do Rio. A impressão não foi das melhores. Preciso ver o 200 TSI.

                    • Martini Stripes

                      Eu lembro, perguntei se tinha conseguido ver o Highline… Mas noto que ainda não.

                    • Leandro

                      Sim, infelizmente ainda não.

              • Leandro

                *200 tsi

          • Itamar

            show, cara! estou querendo trocar de carro e estou muito inclinado a escolher o Polo.
            Quase certo de que será uma decisao acertada rs

          • JOSE DO EGITO

            Ta preparado pra quando precisar trocar a CORREIA DENTADA ?

      • Raul Pereira

        Conta mais sobre isso aí, jovem. Para meu próximo carro estou entre um Polo top e um Fit, mas só tenho os dados técnicos para me guiar.

        • Martini Stripes

          Acabei de postar um textão do polo, tentarei comparar sucintamente (nao ficou tão sucinto) com o que importa pra mim:
          – silencio na cabine. O Fit o barulho do motor invade a cabine de maneira incomoda. Me lembrava o March que minha esposa já teve. Sem contar barulhos de bateção de peças. A modularidade parece cobrar um preço nesse quesito. Achava muito barulhento por dentro.
          – economia: o Fit não é economico, fazia as mesma medias que meu Renegade. Sério. No meu caso e uso, 9.5 Alcool contra 9.3 do Renegade. Não achava nada economico.
          – ajuste de suspensão: fit pula pacas, não acho confortável. e a suspensão dianteira apresenta um barulho cronico que é característico do modelo, eu levei o carro 3 x na concessionária e só concordei que era característico depois de andar no WRV de test drive e escutar o mesmo barulho na suspensão. Me lembrou de quando meu Brava 2000 estourou a bucha da bandeja.
          – até o 2016 o EXL não vinha com muitos itens que hoje tenho no Polo, espelho fotocromico, controles de traçao e estabilidade, qualidade do som e alguns outros mimos. Hoje, acredito que o Fit tenha igualado.
          – na segurança o Polo peca em oferecer 4AB, acho que poderia ser 6, mas confesso que não sei quantos o Fit 18 tem.
          – acbamento: muitos dizem que o Polo está simples, mas de vdd, está no mesmo nível da concorrência ou melhor. Fiesta SE Plus e o Fit que tive eram iguais em termos de revestimento de portas e painel duro, e ao meu ver o Polo Highline com interior preto e muito bom para o segmento. Eu sou bem xarope com isso, e o toque dos botoes, o girar do controle de volume, a alavanca de seta (a do Fiesta me irritava, parecia que ia quebrar na sua mão), também são melhores no Polo. O Polo faz um “pluc” macio, o Fiesta e o Fit fazem um “clac” mais quebrando, consegui explicar? rsrs
          – mecanica: Faça o test drive no Polo, acelere e faça uma curva, depois vai no Fit e tire suas conclusoes.
          – custo: Fit 85, Polo 71 com o pacote Technology Pack (era o único pronta entrega), até queria o com painel digital, mas não tinha.
          – Seguro: Fit 2.400 contra 1.400 do Polo.
          – Manutençao do Polo também é mais barata. A revisãso de troca de óleo do cambio CVT do Fit é uma PAULADA amigo. Pode pesquisar.

          É isso, espero ter ajudado, se tiver alguma dúvida especifica é só falar que se puder ajudar tamo ae

          • Raul Pereira

            Ajudou horrores! Eu acho o Fit mais bonito externamente, e o polo mais bonito internamente. EM equipamentos a Honda pensou um pouco e um mês depois do Polo, lançaram o Fit novo com alguns mimos a mais pra se igualar, então em equipamentos, as versões top estão bem parecidas.
            As lanternas em LED do Fit top são um diferencial legal na iluminação, mas eu sempre jogo o ego fora e vou pelo custo benefício e conjunto da obra nas escolhas.
            Legal que dois pontos que eu achava serem mais positivos no Fit você já jogou por terra: economia (sério, o mesmo de um Renegade? tristeza…) e seguro, dois mitos que sempre acompanharam a Honda.
            E suspensão, gosto de uma mais estável (inclusive, um dia gostaria de um Impreza 4×4 ou um outro não SUV), o primeiro carro que dirigi foi o Fox 2007do meu pai durante uns 3 anos e aquele carro pulava muito. Meu Gol G5 2010 já era mais estável, mas as suspesão fazia tempre aquele barulho de bateção. Hoje não tenho esse problema com meu Onix, 3 anos e a suspensão está inteira sem um barulho(eu também estou dirigindo menos e mais suavemente).
            Agradeço muito as dicas!

            • Best Comment

              Eu acho que o grande diferencial do Fit é a modularidade do espaço interno e o “pacote Honda” (baixa desvalorização e bom atendimento na rede, associado a um histórico de mecânica robusta).

              Já o Polo tem o fator diversão ao volante (fun to drive), apresentando uma certa incógnita em durabilidade da mecânica (que tende a ser robusta, sejamos otimistas) e uma incógnita no atendimento pós-venda, pois a rede VW é flutuante, com concessionárias boas e ruins.

              Pelo jeito vc está, hoje, mais interessado em um carro gostoso de dirigir.

              O Fit CVT deve ser bem insosso, até por falta de potência.

            • Martini Stripes

              Pois é, quando sai do Renegade pro Fit assustei que o seguro não baixou, e as médias não melhoravam, o carro com 20.000 km, revisão em dia, quando muito conseguia algo como 10.2 no álcool. Num geral era 9.5/12 no alcool. Gasolina cheguei a 14.X não lembro agora mas foi numa viagem. Rodei quase nada na gasolina.
              E a maioria das vezes quem dirigia era minha esposa. Ela durante a semana indo trabalhar com 60km pista 10km cidade diariamente. E no final de semana cidade sem trânsito intenso.

              • Emilio

                Renegade com consumo similar ao FIT? Tenho amigos (em Brasilia) com Renegade e numa cidade com poucos congestionamentos (em relação a SP, por ex.), o consumo é de assustar (6/Etanol). Já minha irmã tem um City e o consumo é excelente (10/Etanol). Na vdd, estou estranhando vc ter conseguido fazer esse consumo com o Renegade.

                • Martini Stripes

                  Tudo depende de como dirigir, se quiser que o Renegade ande rápido. Vai beber.
                  Os 2016 eram mais beberrões sim, mas o motor Evo deu uma boa resolvida. Tem varias respostas minhas, expliquei tudo por aí. Da uma lida.
                  Abraço

            • Martini Stripes

              Seguro sempre nome dela, casada 30 anos classe 10

            • Martini Stripes

              Tive um Fox 1.6 Plus 2007 também! Hahaha
              Detestei. Motor e câmbio ok, mas o restante deixava a desejar. Aquilo sim é acabamento simples.
              Olha, quanto a pular, o Fit só perdia pra ele e para o March que minha esposa teve enquanto namorávamos.
              O Polo é firme, mas não pula. Nisso achava o Fiesta um pouco melhor que os dois. Era mais macio o acerto, mas era bem gostoso de guiar também. Tanto quanto o Polo.

              • João Martini

                A suspensão do fiesta é uma delicia. Mas o custo dele, assim como o do Focus em relação ao Golf, é raspar muito fácil.

                • Martini Stripes

                  Vdd, a frente pega mesmo

              • spampolha

                Tenho um focus mk2.5 sedam e achei o espaço interno do polo similar a ele. Mas a suspensão do focus, a resposta da direção e os freios são superiores, e esses fatores me deixam um pouco receoso de mudar para um polo, apesar de ter sentido mais conforto no polo isso nao e o que eu busco sempre. No entanto ainda não vi o virtus, e para minha necessidade atual (filho pequeno e demanda por espaço na mala em eventuais viagens por causa do guri), tendo a ir nessa direção.
                Quanto o seu polo faz na cidade?

                • Martini Stripes

                  Na cidade com transito pesado puramente ainda não sei dizer, o pior que ele fez até agora foi no primeiro tanque. 9.5 gasolina, que foi quando mais rodei em cidade. Hoje o computador fica em 14 já, mas não pego transito pesado.
                  Ainda nao rodei no alcool

                • Martini Stripes

                  Concordo com o que diz com relaçao a dinamica, mas é um carro de nivel inferior a Focus e Golf, mas é o melhor do segmento, que chega mais perto dos dois. Quando precisar de mais espaço penso muito no golf variant. Espero ter $$ pra conseguir chegar lá… hehe

            • Martini Stripes

              E tive um Impreza WRX manual também. Nem citei pq é outro tipo de carro. Hehehe

              • Raul Pereira

                Uma vez andei no WRX hatch de um amigo (acho que era modelo 2009/2010). Cara, ele pisou em uma curva da ponte cidade Jardim (na marginal) e a dinâmica do carro foi divina (nunca tinha andado em um carro desse nipe), ele desce, cola no chão e tem uma curva de aceleração absurda e você enterra no banco concha, que negócio gostoso.

            • Cláudio Modesto

              Sugiro que você dirija os dois e compre o que vc achar mais legal. Motor do polo puxa como um 2.0 aspirado, isso é legal.

          • PH Sacchi

            poxa, depois de ler essas questões vejo que o fit na maioria dos casos tem torcedores e não proprietários kkk pensei em um renegade com esse motor evo vc acha que dá para encarar ? se ele consumiu quase o mesmo que o fit não deve ser tão absurdo assim o consumo (não se compara com o polo, mas…) parabéns pelos relatos.

            • Cruzes, fuja desse defasadão motor evo, por ser um beberrão compulsivo, manco, principalmente, na entrega de torque, cuja sensação é de letargia no deslocamento.

              • PH Sacchi

                Eu espero que a jeep utilize o motor 1.3 firefly turbinado que dizem estar sendo desenvolvido pela fiat ,isso deixaria o carro bem melhor e até mais vantajoso que a concorrência desde de que não queiram cobrar ainda mais caro do que é …

            • Martini Stripes

              Cara, achava o consumi do Renegade absolutamente normal para o carro.
              Ele é pesado? Sim, não espere um desempenho de esportivo, mas não é nada como dizem, anda como qualquer carro normal. Não é o mais rápido do segmento, mas teria outro tranquilamente. Achava bastante confortável, acabamento excelente, silencioso e muito macio de rodar. A suspensão independente somado ao peso do carro deixava ele muito estável. Sentia o carro sempre no chão apesar de ser um SUV.
              Meu uso era 70-80% estrada. Então no meu uso, ele fazia o mesmo de média que o Corolla que tive.
              Ficava entre 13.6/10.5 gasolina, 11.5/9.3 álcool.
              Só cidade com trânsito intenso ele bebe bem. Fazia uns 4.5 no álcool. Mas daí qualquer carro desse porte faz isso. O corolla fazia o mesmo nessas condições.
              Só a mala dele, é minúscula, mesmo para mim que hoje não preciso de porta malas, fizemos uma viagem e apertou. Mas sempre uso o banco traseiro então tranquilo, que por sinal o espaço interno é bem bom.
              Mas gostava bastante do carro. Se for solteiro ou casal sem filhos. Recomendo. Se quiser espaço para malas, realmente não rola.

              • PH Sacchi

                Obrigado , é sempre bom ouvir a opinião de quem realmente conheceu determinado carro…

          • Agradeço imensamente por esclarecer minunciosamente o comparativo entre o Polo e o Fit, principalmente ao tomar ciência de que o Honda cobra bem mais caro tanto o seguro quanto a manutenção.
            Imagino como a entrega do torque cedo faz muita diferença, porque é detestável ter de pisar fundo para o motor ficar esperto, além de evitar passar raiva com a indolência do desempenho do Fit que passa a sensação de arrastar.

            • Martini Stripes

              Só para esclarecer, o seguro dos dois foi em nome de minha esposa, 30 anos classe 10.

          • Cláudio Modesto

            O preço do fit/city é algo tão surreal que é difícil acreditar, é um carro popular no mundo todo e aqui é de nicho.
            É impossível comparar o polo e o fit tecnicamente, o polo é muito moderno e tecnológico e o fit é uma velharia, só tem tecnologia dos anos 90, o polo usa uma plataforma moderna de 2010+, exceto o câmbio jurássico. A Honda põe uma casca moderna, mas tudo nele é datado. Devia custar 40 mil.
            O polo tmb é caro demais, so pra constar, mas tem baixo custo de manutenção.

            • Martini Stripes

              Defina caro, pq o Real inflacionou e a gente ainda não se acostumou com os novos preços, há anos os preços vem subindo, mas agora a quantidade de moeda é maior, e comparando com alguns anos atrás, os carros ficaram mais baratos proporcionalmente a quantidade de itens de segurança e conforto.
              Carro sempre foi caro no Brasil, vivemos num país pobre.

            • Martini Stripes

              Mas sim, os preços de Fit e City são surreias.
              Pior e ver um video da Webmotors do novo Virtus, e o cara comparar com Cobalt, e dizer que o City é de um andar acima!!!!
              Honda e Toyota conseguiram algo no Brasil que é inexplicável.

          • Leandro

            15 mil reais entre seguro e preço de venda a favor do polo. Precisa de mais argumentos? Fit é banhado a ouro?

        • Polo Top sem pensar 2x… Esse Fir 3ª Geração deixa a desejar em relação aos anteriores.

          • Raul Pereira

            Ah, e tinha esquecido: Fit não tem freio a disco nas 4 rodas

      • carlos4carros

        O Polo perde em revenda, assistência, espaço, modularidade…

        • Martini Stripes

          Revenda? Em que aspecto? Fiquei 5 meses com carro anunciado, tabela em 66, melhor oferta que escutei foi 60, vendi na hora. Acho que venda de carro é muita sorte.
          Amigo meu anunciou o Pug 308 dele e vendeu no dia seguinte no valor da tabela.
          Assistencia, olha, concessionária realmente é boa, mas nada que me faça morrer de amores.
          Espaço, só na mala, e como disse, quem se vira com 360 se vira com 300. Os outros pontos pesam muito mais pra mim.
          Modularidade, nunca ficava levantando um banco para encaixar algo, é legal mas nada que rebater os bancos não resolva, e o polo rebate e fica plano também. Então, tudo ok.

        • Leandro

          Por 15 mil de diferença no preço, acho difícil a revenda do fit perder menos. Honda cobra caro no zero pro povo se iludir na hora da revenda “melhor”. Você não perde muito na revenda, mas já perdeu na compra de um zero mais caro que a concorrência. Da no mesmo.

      • NYC_Man

        Caracas.
        Que impressionante um ex Honda dizer isso.
        Parabéns pela aquisição.
        Espero que outros ouçam o seu comentário.

        • Thiago

          Assino embaixo de tudo que ele disse, com relação a essa última geração do fit. Tive fit das 3 gerações, todos automáticos. A bem da verdade, a primeira geração (até 2008) era muito boa para a época. A segunda (2009-2014) o câmbio automático convencional não conversava com o motor, era sofrível. Nessa terceira, adquiri com a esperança de que o retorno do CVT viesse junto com as qualidades da primeira geração. Ledo engano: o acabamento piorou muito, o consumo não era lá essas coisas (com motor só a gasolina da primeira geração era muito melhor), tinha um monte de barulhos internos, a suspensão também era barulhenta (as bieletas foram para o pau antes dos 30.000km), tinha um ruído crônico em viagens que incomodava pacas… Enfim, fiquei com ele um ano!

          • NYC_Man

            Legal man.
            Qual vc comprou?

            • Thiago

              O carro era da minha esposa. Priorizamos um carro usado com segurança embarcada maior, já que o fit só acrescentou alguns itens que considero importantes agora em 2018. Aí fomos de golf 2014. Só alegria, apesar da má fama propalada por alguns com relação ao dsg…

              • NYC_Man

                Amigão,
                Carro show de bola. Merecia vender muito mais sucesso mais a VW TB peca em estratégias de venda.
                Não acredite em fama não
                Trate bem o seu carro e seja feliz. Não sei se vc mora em SP , mas caso sim me avise e euete indicarei uma concessionária onde sou mto bem atendido aí te indico o nome é o consultor técnico caso precise. Abs

                • Thiago

                  Obrigado, amigo , mas moro no Sul. Valeu!!

        • Martini Stripes

          Na vdd foi o único Honda que tive, não pretendo ter outro.

      • Galeno Faria de Oliveira

        O Honda Fit é muito caretinha, sem graça, feminino e caro.

      • 1945_DE

        Parabéns pela troca. Mesmo o Polo não tendo um acabamento condizente com o preço cobrado, ele é infinitamente melhor.

        • Martini Stripes

          Melhor que Fit, mesmo nível do Fiesta, até melhor.
          Os ponteiros, qualidade dos botões, alavanca de seta. Expliquei tudo em
          Outras respostas, procura pelo meu nome que vai ver.

          Abraço

        • Martini Stripes

          Está na categoria, o Fit é pior e cobra 10k a mais.

    • 1 Raul

      Realmente, o corolla já vende mais que o dobro do civic, e a Honda só não despencou porque tem a questão da confiabilidade e as vendas para pcd. Se dependesse de preço, já estava morta.

    • carlos4carros

      As vendas da Honda não caíram…

    • ObservadorCWB

      Em que outro país alguém deixa uma fábrica totalmente parada…e o lucro de operações das outras cobre o prejuízo ?? Depois o pessoal acha inocentemente que apenas os impostos é que elevam os preços dos carros por aqui.

      • Duh

        Sim, nisso se vê o quanto o lucro Brasil é absurdo.

    • Leandro Ribeiro Gomes

      Não existe uma politica de descontos como as outras montadoras , tipo vendas diretas para vc ter esse desconto la tem que ter mais de cinco veículos . Virou marca de ostentação outras marcas dão de 9 a 25 % de desconto.

    • Leonardo Seixas

      Nunca compraria um Toyota ou Honda zero. Absurdo os valores e a falta de equipamentos.

    • Diego

      Essa marca acredita ser premium, mas é medíocre em valor agregado. Se a intenção é esperar aumento do consumo é um grande erro, carro cada vez mais vem se tornando um custo insustentável até mesmo para a classe média alta brasileira, em teoria, os clientes que a honda atende com seus carros simplórios e caros.

    • Deadlock

      Vc não entende nada. A Honda não iria fabricar lixo para vender por qualquer preço, prefere levar prejuízo porque tem um nome a zelar, vc não conhece a cultura japonesa. O dia que muitas empresas entenderem isso vão sonhar em chegar ao patamar da Honda… Devo lembrar que o Brasil não produz nada, todos os carros produzidos aqui são de multinacionais, com exceção de algumas porcarias…

  • Dom Eladio

    Ganha dinheiro em demasia no Brasil desde 1992.
    Sempre cobrou o que quis em carros caríssimos e muito empobrecidos em segurança embarcada /tecnologia
    Chegou a hora de pagar o preço

    • Raul Pereira

      pior que esse preju já vem há 2 anos e até agora não mudaram políticas nem nada, preferem perder uma fábrica (manutenção + investimento) do que vender os carros a menores preços ou que seja ter melhores condições para compra. Se não parenderam até agora, dificilmente vão aprender.

      • Ducar Carros

        R$ 400 milhões em dois anos e meio = R$ 150 milhões/ano. Dá pouco mais de mil reais por carro vendido, que é bem menos que o sobrepreço que a Honda cobra, ou seja, um alto negócio manter fechada a fábrica.

  • Uranium

    Na verdade, o que parece pra mim é que a Honda está segurando a demanda para não ter que abrir essa fábrica, pelo menos enquanto não visualiza um potencial de 180 mil ou mais carros vendidos por ano (que seria mais ou menos o quanto a marca venderia num mercado de 3 milhões de unidades, se não ganhasse mercado). Ela então coloca os preços dos carros lá em cima pra manter as vendas dos modelos atuais em patamares medianos em seus segmentos (caso do City) ou fracos (caso do Civic), aumenta as margens de lucro ainda mais do que a alta média do mercado brasileiro, e assim de quebra mantêm as vendas anuais abaixo dos 140 mil carros que a fábrica de Sumaré comporta, não tendo que abrir a nova fábrica, o que geraria ainda mais prejuízo nesse momento, provavelmente.

    • TijucaBH

      A conta é financeira, se ela baixar um pouco o preço do carro, vai vender um pouco mais e com isso nao vai conseguir produzir em Sumaré, tendo que abrir a segunda fabrica mas que ficará ociosa e o volume a mais nao paga a conta, simples assim. Alem disso ainda tem outra questão : imagina se a Honda abaixa o preço do civic por exemplo em 10 % e começa a vender mais do que o Corolla. Vc acha que a Toyota vai simplesmente ficar olhando? Nao, ela vai se mexer pra nao perder vendas e provavelmente abaixa o preço também. Por fim a soma de corolla e civic vao vender o mesmo tanto porém com margens menores.

      • Best Comment

        Tem também a fidelização dos clientes, e a Honda preza muito por isso.

        Se ela abaixa R$ 10 mil no Civic, quem já comprou vai ficar pê da vida, pois a desvalorização vai ser gigante.

        Ou seja, eles não podem trair o cliente fiel que deu seu voto de confiança na marca. No máximo segurar os preços

        • Ducar Carros

          É só dar via desconto e/ou taxa zero em 48x que dá na mesma, e não desagrada os fiéis.

          • Best Comment

            Estão fazendo isso com o HRV!

            Não exatamente taxa 0, mas 0,49, porém com entrada facilitada de 50%

            Provavelmente o HRV é o produto mais rentável deles

          • duhehe

            Não existe dinheiro grátis ( no brasil), financiamento sem juros não existe, alguém paga a conta pelo capital levantado.
            48x sem juros, significa nas taxas atuais 30% de desconto no valor financiado, pelo menos.
            Num civic de 100, que seja 50% financiado, seria como se o carro tivesse sido vendido a 85.

            • Ducar Carros

              Essa é a ideia. Se o desconto que a Honda quiser dar for menor, é só reduzir o número de parcelas.

    • Raul Pereira

      problema é que nessa brincadeira ela toma um preju mensal grande. A questão é: quando vai abrir a nova fábrica? Porque se for esperar a coisa melhorar…

      • Uranium

        O preju seria maior com a fábrica operando com alta ociosidade, por isso ela está fechada.

        • Raul Pereira

          Aí já é uma conta que não sei fazer. A questão é: quando vai compensar abrirem essa fábrica? Em que ponto a curva vai justificar o investimento de contratar pessoal, etc pra começar a rodar? Será que estão esperando a sanção da ROta 2030?

    • Mauro Schramm

      Segurando a oferta, no caso.

  • afonso200

    deveriam ter trazido o Honda BRIO que falaram pra 2013, ia vender um monte assim coo Etios

    • Calibra vermelho 95

      Aquilo lá é feio demais!!!
      Prefiro um projeto emergente bonito do que aquilo.

  • Cincinato

    Tô chateado com a honda, faz tempo que ela não aumenta o preço do Civic.

    • leomix leo

      Encarnou Fanjos foi? Deixa ele ler isso, vc querendo tomar o lugar dele.

      • Fanjos

        Quanto mais aliados melhor, o importante é prosperar

        • Prezado, saiu a notícia ontem do aumento do civic touring, porém a Honda negou a informação conforme vi em outro site. Como que tu deixa acontecer isso? Era só contatar a Honda e sugerir o aumento mesmo que não estivesse nos planos kkkkk.

          • Fanjos

            O valor não era o correto, eu pedi mais, e por isso negaram.
            Passei a diretoria o pedido, vamos aguardar

  • Raul Cotrim de Mattos

    É só lançar um carro de entrada, como o Brio, e um “premium” para competir com o Etios… problema resolvido.

  • Maycon Farias

    É uma pena mas… é a conta resultante do cartel chegando para ela. Não sou formado em economia, porem acho que o que fez a crise foram os preços.

  • Matafuego

    Mas quem poderia imaginar que aquele monte de crédito fácil e isenção de IPI não era uma bolha, não é mesmo?

    • Gil de Piento

      E quem poderia imaginar que iriam depor uma presidente por uma manobra fiscal feita por 17 governadores e que no dia seguinte à deposição seria oficialmente considerada legal? Nossa crise foi antes de tudo política, até chegar o ponto em que afetou a economia. Os bancos bateram sucessivos recordes de lucro, com carteiras de crédito que em apenas um deles superava os 300 bilhões de reais (e nem era a maior), e hoje tentam nos convencer que JUNTOS tiveram 28 bilhões de prejuízo com inadimplência somando vários anos. Ah vá!

      • Louis

        Ah sim foi GÓPI! Gópi gópi gópi! KKKKKKKK
        Só tivemos os 2 piores presidentes da história do país, roubaram e deixaram roubar, pedalaram, maquiaram dados, saquearam as estatais. Os 2 já deveriam estar presos pela responsabilidade de quebrar uma nação.

        • Fanjos

          Mais um comuna que foi devidamente bloqueado.
          A tolerância com esquerdista insistente é zero ultimamente.

        • Gil de Piento

          Acredito que você deva ser devoto do blog O Antagonista, cujo criador é autor de um livro chamado “Lula minha anta”, e cujos leitores juram de pés juntos que é totalmente imparcial, não é? Tão imparcial quanto algum que tivesse escrito um livro chamando Lula de “o maior socialista que já existiu”.

          Se você não considera um golpe legislativo, direito seu. Se considera o pior governo que tivemos, direito seu. Se considera os maiores ladrões que tivemos, direito seu. Mas eu tenho três coisas importantes para entender o que acontece no Brasil há várias décadas: memória, informação diversificada e capacidade de análise crítica. Pense nos brasileiros que colocaram um candidato ainda mais corrupto no segundo turno presidencial com a desculpa de ser contra a corrupção: quanta informação não lhes faltava para enxergarem o que estavam fazendo?

          Seu comentário não foge ao de leitores que não podem ver uma crítica a um modelo VW que já emendam “Fiat é pior”. Polarização de mentalidade futebolesca.

      • Cesar

        Não é porque o teu vizinho rouba que tu irá roubar. Traduzindo:
        Não é porque 17 governadores fazem manobras fiscais que você também irá fazer. Ademais, a legislação referente a estas manobras fiscais, não é a mesma para o governo federal e para os outros 17 estados. Inclusive, alguns estados a consideram válida.

    • Fanjos

      Bom avatar

  • Calibra vermelho 95

    Fácil: lance um compacto concorrente do Onix e HB20. Vai vender igual água no deserto por ser Honda.

  • Raul Pereira

    venderiam mais (e abririam a fábrica) se as políticas adotadas por ela durante a crise fossem outras:
    – vendedores de várias css (não todas) passaram a ser muito ríspidos nas ofertas, ou era aquilo ou nada, taxas altíssimas (inclusive acima de mercado e outras css que já eram altas) sem nenhuma negociação, parece que só querem vender carro à vista ou pra granfino (manjam aquela história de antigamente?), quem é novo ou fala que está vendo preço é olhado de cima a baixo e é jogado qualquer preço pra se livrarem de você. Parece que se espelharam no atendimento da Ferrari – um lixo pseudo elitista
    – carros com o básico: adoro os carros da Honda e sempre quis um de engenharia japonesa (com certos critérios, claro), mas o Fit quando lançou veio capado de tudo, se não fosse o Polo vir para brigar com ele ainda teríamos Fit com espaço pra por rádio, aquela multimídia sem touch que nem espelhava Waze (sei que é firula, mas útil quando não se quer deixar o celular no painel e um recurso que sai quase de graça pra montadora), fora que quase não tinha itens de segurança básicos pra categoria de hoje
    – e claro, a montadora se achar de elite (e muitos compradores também).
    Gostaria muito de ter um Honda, Fit ou Civic, mas o carro tem que compensar, não dá pra pagar uma fortuna quando concorrência oferece mais por menos. Passaram até a barreira de preços da VW

    • Lucas086

      Vc traduziu bem o quê é a Honda hoje… para vc comprar um Honda, seu ego tem qur ser ainda maior do quê o do vendedor. Pqp, vai atendimento ruim lá na pqp

    • REDDINGTON

      Concordo com quase tudo que vc falou…agora as taxas da Hyundai estavam o dobro quando olhei,…O DOBRO LITERALMENTE…

      • Raul Pereira

        Sim, um tempo atrás eles estavam se achando bastante por causa do ‘design revolucioário’

  • Thiago

    diminui o preco dos carros, fit a 40 mil
    civic a 70 mil e vai faltar capacidade de producao

    • Obviamente isso nao interessa a Honda. Querem ser Premium. Lamentavel.

  • Ricardo Blume

    Não adianta, a Honda não tem interesse algum em vender modelos que não sejam premium. A planta continuará fechada até que não seja sinalizada essa retomada que a marca tanto aguarda. Difícil entender um prejuízo de R$400 milhões sendo tão justificável.

    • No_Name

      Premium só se for no preço, pois os carros da marca não tem nada disso (pelo contrário, deixam a desejar perante concorrentes), e aliás, o WRV já sinaliza uma mudança de direção da Honda para comercializar carros regionais e exclusivos para o 3° mundo.

      • adrielmenezes

        WRV é uma abominação

    • Zé Mundico

      Desculpe, mas não vejo nenhum modelo premium da Honda, pelo menos os fabricados aqui no Brasil.
      O melhorzinho é o CRV importado do México.

      • Leandro

        Premium do grupo é a Acura, mas essa nem chegou no Brasil…

    • Cosi fan Tutti

      Modelos premium? Isso é piada? kkk Realmente a fama que Honda e Toyota fizeram no Brasil vai além da compreensão da mente humana.

    • Cláudio Modesto

      Honda Premium = Acura

      • Leandro

        Exato. Assim como a Lexus está para a Toyota. Só brasileiro acredita nessa aura Premium a Honda e Toyota. Nos eua são carros populares.

  • CanalhaRS

    Aumentem o portfólio de modelos aqui e baixem os preços, e as duas fábricas trabalharão na capacidade máxima.
    A ganância é tão grande que preferem ter prejuízo a vender mais barato.

    • carlos4carros

      É justamente isso que a Honda não quer: Vender seus carros baratos pra suprir a capacidade de produção. As outras tem que fazer isso. Fiat e VW vendiam mais de 60 mil carros por mês e hoje vendem 25 mil. Pra essas só restam lançar produtos, fazer promoções, feirões…

      • CanalhaRS

        R$ 1,4 bilhão de prejuízo, até agora, é motivo mais que suficiente para mudar essa mentalidade.

        • carlos4carros

          R$ 1 bilhão foi o investimento feito, então não dá pra contar como prejuízo, e o restante é da manutenção da fábrica. A Honda quer vender tudo o que pode produzir e com a atual situação do mercado não vai ser possível. Diminuir a margem de lucro para vender mais não é muito compensatório. A Honda vai ativar a fábrica no momento certo, fica tranquilo.

          • CanalhaRS

            Carlos, enquanto a planta estiver parada eu considero o 1 bilhão também um prejuízo, já que foi dinheiro gasto, de qualquer forma e não traz retorno algum, só mais custos.
            Pode ter certeza que vender 240 mil carros com uma margem de lucro menor é muito mais compensatório que vender 120 mil. O que acontece é aquilo que o pessoal já comentou, a Honda é vista como premium aqui e ela prefere surfar nessa onda, por motivos óbvios.

            • SDS SP

              Se colocar os custos de oportunidade, depreciação, manutenção da fábrica mesmo que parada, é um senhor prejuízo. Por isso empreender por nessas bandas é tão ruim.

          • Leandro

            E o custo da opprtunidade de 1 bilhão? Coloca isso no mercado financeiro e veja quanto se esta perdendo por mês..

  • Yuri Chaves Souza

    Trouxessem o Brio e o Amaze com desenho mais palatável ao Brasil. Eles dariam conta da planta sozinhos fazendo frente ao Etios.

  • Best Comment

    Erros da Honda:
    – salto alto na precificação do Civic
    – pobreza em itens de série no HRV
    – criação do WRV
    – lentidão em atualizar Fit e City (se acomodou com as boas vendas)
    – lentidão em trazer o CRV

    Erro futuro da Honda:
    – salto alto em precificar o CRV

    Sugestões para a Honda
    – trazer o Civic hatch esportivo para fortalecer a imagem da marca
    – lançar uma versão LX do Civic já com câmbio CVT, além de ampliar a oferta do motor 1.5 turbo
    – trazer o CRV a preços competitivos, além de segurar firmemente os preços do HRV
    – modernizar os motores de Fit e Civic para maior potência

    Em suma, ou corta da própria carne ou vai continuar caindo

    • NYC_Man

      Concordo com vc.

    • Zé Mundico

      Faz sentido, mas o problema é que sai mais barato prá Honda trazer o CRV lá do México. Se fizer aqui talvez saia mais caro e mais pelado.

      • REDDINGTON

        OK mas agora vc esquece que ela virá dos USA e não mais do México. Não acredito que saia mais barato não…fabricar aqui já seria vantajoso só pelas cotas. Vc nunca encontra CRV nas lojas, as vezes espera 6 meses…isso num mercado atual não cola mais, se vc não tem o carro o cara compra na concorrência.

  • Gil de Piento

    A Honda no Japão tem alguns utilitários leves em sua linha que poderiam ter boas vendas junto ao público brasileiro, que neste segmento preza por confiabilidade e robustez. Poderia muito bem aproveitá-los na nova fábrica. Também poderia aproveitar a plataforma atual do Fit para lançar um compacto com design simplificado e suspensão mais ao gosto do brasileiro, para a faixa dos 45 a 60 mil reais, concorrendo com Onix e outros, como a GM fez com o Celta em relação ao antigo Corsa. Assim poderia aumentar as vendas em segmentos onde não atua.

    • cepereira2006

      Torço para eles fazerem aqui a Honda Ridgeline. Vi ela no Chile semana passada, teria Excelentes chances de disputar com a Toro esse mercado em que ela nada sozinha. O mercado de picapes no BR é fértil e lucrativo.

  • Zé Mundico

    Complicado assim. Fábrica e máquina parada é prejuízo constante, tanto pela manutenção dispendiosa quanto pela capacidade perdida, ou seja, o que se deixa de fazer.
    Mas ainda acho que o maior problema da Honda é falta de elenco, tem poucos modelos e alcance bastante limitado.

    • Gil de Piento

      No resto do mundo ela tem bastante modelos que fariam sucesso aqui.

  • Franco da Silva

    Bota um modelo para brigar com Polo, Argo e os falecidos Onix e HB20 (claro que vai chegar um aí pra dizer “ai, mas eles são os mais vendidos” – sim! Mas Já estão uma geração atrasados) que vai lotar essa fábrica. A Honda tem muito mais fama que a HB tinha e olha o que o HB20 fez…

    • Gil de Piento

      O Fit já está no nível desses carros há anos, mas a Honda insiste em cobrar bem mais caro.

  • Cosi fan Tutti

    Vende para os chineses que rapidinho essa planta ta produzindo, JAC, BYD, Lifan, GMW Haval, Geely, Zotye, SAIC tem tantas a perder de vista, mas ae vai ter concorrencia de peso para a Honda.

  • REDDINGTON

    Simples. Primeira coisa, redução de preço! Comece a fabricar a CRV aqui já que a onda SUV cresce no mundo inteiro, e a CRV foi a SUV mais vendida do mundo em 2016 e a segunda em 2017, perdeu apenas pra RAV-4(?!) Traga pra cá a Ridgeline a preços justos, já que as pick-ups também vendem bem a cada ano. Pra fechar, fabrique um carro de entrada como a Toyota fez com o Etios. Só isso Honda, acorda!!!

  • zekinha71

    Podiam estar produzindo um carro de entrada na faixa dos 40, 50K,e exportando pra américa do sul todas, mas só querem saber de vender HR-V e Civic.
    Então tome preju, e do jeito que as vendas do Civic vão, logo vão ter mais fábrica ociosa.

    • Zé Mundico

      Carro de entrada tem que vender muito para dar lucro e essa não é a praia da Honda. Isso é coisa para VW, FIat e Renault, que são generalistas e vendem produtos populares de baixo custo.
      A Honda prefere atuar num segmento diferenciado ofertando melhor qualidade e cobrar caro por isso, no que está totalmente certa.

      • zekinha71

        HB20 e Etios como ficam?
        Toyota é igual a Honda e tem o seu monstrinho vendendo bem pro fãs da marca.
        Hyundai é considerada de luxo, premium, e tá lá com a fábrica pra lá do limite de produção com seu carro de entrada.

      • Gil de Piento

        Honda é generalista no mundo todo, até na Índia. Só aqui que comprador de Fit acha que ele vale mais que os outros.

        • joao vicente da costa

          Obrigado por me poupar o teclado…

        • Leandro

          Exato. Comparar fit com fiesta te apredejam na hora.

      • Leandro

        Fit é popular amigo. Em qualquer lugar do mundo.

        • Zé Mundico

          Aqui no Brazilsão não é não….rsrsrsrs

  • FrankTesl

    Prejuízo só se for contábil para abater do imposto de renda
    Na vida real, é só aumentar os preços que o consumidor paga feliz. Na realidade, dá é lucro.

  • Luiz camurça neto

    a Honda deveria utilizar essa fabrica trazendo mais carros.

  • Erivelton Freitas

    Estranho, não foi a Honda mesmo que disse que o Civic 10 não vendia tanto quanto o Corolla porque a fábrica atual não conseguia suprir a demanda das vendas?!

  • Samluzbh

    A Honda deu um passo maior que a perna com essa fabrica, poderia estar sendo utilizada para um carro mais em conta do nível dos mais vendidos, mas os japas só querem atuar no mercado “premium”, com preços ridículos!

  • Leandro Ribeiro Gomes

    Muito simples , a Honda baixa o preço dos seus produtos , começa a ter uma politica de venda direta para produtor rural e para empresas sem a obrigação de ter mais de 5 veículos, ai vai vender mais e precisar da segunda fábrica.

    • Fanjos

      Não!
      Prefiro só cobrar mais.

      Atenciosamente, Honda HuEzil

  • Ainnem Agon

    E ainda criticam a KIA por não ter caído no conto do INOVAR-AUTO…

  • V12 for life

    Se preocupa não, eles aumentam o preço para reduzir o esse prejuízo.

  • Cristiano

    Lembrando que na época do lançamento do HRV divulgaram que 15% viria da fábrica argentina, e também usariam do mesmo expediente lá, aumentando horas extras, se necessário, considerando que a fábrica lá tem capacidade para 30 mil veículos por ano.

  • duhehe

    A Honda esta perdendo tempo em não fazer a CRV por aqui, CRV a preços coerentes ( entre 100 e 140) e com oferta ( Não existe CRV para comprar hj) venderia muito bem, uma maior oferta de Fit pé de boi, com preços na casa do populares completos ( 60 mil) venderia bem também.

  • Leonardo M. G.

    Traz o Brio e concorre com o Etios. Aí abre a fábrica…

  • Yuri Calmon

    Produz lá um KEI CAR com preço Popular de verdade !!!!

  • F30FLORIPA

    Não entendo pq a Honda acha ser mais vantajoso vender seus carros por preços elevados a ponto de ter que deixar um fabrica fechada e dando prejuízo pois não tem demanda ao invés de reduzir os preços, aumentando a demanda e eliminando o prejuízo gerado por essa fabrica parada.

    • Zé Mundico

      Não é por vender barato que ela vai vender mais. É melhor manter a lucratividade vendendo menos do que vender muito lucrando pouco.
      E dependendo da situação, é melhor manter uma fábrica fechada do que funcionado mas produzindo pouco.

      • F30FLORIPA

        A Toyota vende MUITO mais e mantem a qualidade.

        • Zé Mundico

          Justamente por vender mais não está com fábrica ociosa.

  • Paulo Lopes Jr

    Dicas pra Honda poder abrir essa fábrica:
    – equipe melhor os carros;
    – venda por um preço menos absurdo;
    – tenha mais modelos no portfólio.

  • Erick

    É por isso que eu acredito que JAC (mesmo a JAC anunciando a fábrica para Anápolis) e Kia não terão uma fábrica no Brasil tão cedo…

  • Vattt

    Não acredito em prejuízos, afinal a Honda cobra muito caro por seus carros, sem falar nas manutenções salgadas!!! Creio que só deixa de lucrar com volume de vendas para superfaturar nos preços.

  • Freaky Boss

    Estou imaginando que foi financiada com $ do BNDES (não tenho certeza).Se sim, é $ emprestado, não é dado, mas de qualquer forma fica a pergunta: Honda já começou a pagar o empréstimo? Se sim, prejuízo da Honda, mas se não, prejuízo de fato não é muito da Honda não. É da sociedade que “colocou” $ no BNDES e vê um $ parado lá, sem retorno algum (leia-se empregos, que era o objetivo no caso) para a sociedade.

  • Voltaire Fróes

    Estes carros orientais não chegam nem perto dos americanos.

  • Leandro

    Coloca Civic Turing a 90 mil que essa planta não vai dar conta da demanda.

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Fechada por que quer e falta de interesse da Honda Brasil. Não engulo essa de vai dar prejuízo, agora o mercado esta se recuperando, é só investir em modelos novos como um segmento de entrada compacto podendo ser ate aqueles Kei Cars pequenos e funcionais pras cidades com motores híbridos, lançar de vez a Ridgeline no Brasil pra concorrer com a Hilux, fazer um teste pro Clarity EV e 100% Elétrico e brigar com o Pryus, atualizar a motorização da manca CR-V pra versões 1.5T e promover o Pilot com Motor Diesel e versão 2.0T !! Honda tem tantas formas de usar essa fabrica, e como falei na primeira frase, “Falta de interesse da Honda Brasil” !!

  • Jhalin Rabey

    Com os preços e que oferecem podem vender,pois vai demorar pra entrar em funcionamento

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email