Feito na China, novo sedã da Chevrolet deve unir motor 1.5, sistema híbrido plug-in e versão elétrica em uma mesma família

Sedã azul de quatro portas, com teto escuro, rodas grandes e dianteira fechada, apresentado em uma ilustração.
Renderização representa o possível novo sedã da Chevrolet, que poderá ser produzido na China para exportação em versões a combustão, híbrida plug-in e elétrica.

A GM pretende vender um sedã elétrico de origem chinesa sob a marca Chevrolet, mas, diferente de produtos como Spark EUV e Captiva EV, assim como de outros vendidos na América Latina, este não será vendido na China.

Segundo o site GM Authority, fontes internas da SAIC-GM-Wuling, com conhecimento do projeto, revelaram que o novo sedã da Chevrolet terá vários tipos de motorização.

A primeira novidade é que ele terá a plataforma modular Tianyu da SGMW, que já está presente nos modelos Wuling Starlight 560 e 730, respectivamente SUV e minivan.

Sobre essa nova base, o sedã da Chevrolet não será vendido na China, uma vez que a marca americana está deixando o mercado do gigante asiático, sendo feita por lá apenas para exportação.

As fontes falam em pelo menos três motorizações: uma delas com motor 1.5 litro e sem eletrificação, surgindo ainda um PHEV com o mesmo motor 1.5 e, por fim, uma versão 100% elétrica.

Homem em um púlpito diante de um painel vermelho com texto em chinês e inglês; ao lado, há um veículo coberto.
Cerimônia de início de projeto da SGMW em Liuzhou, na China, com um veículo coberto ao fundo, em evento relacionado ao desenvolvimento do novo sedã.

A GM estaria indo no caminho certo ao não introduzir uma variante EREV? Pode ser, uma vez que o rendimento de um veículo com esta tecnologia pode apresentar uma queda acentuada com a bateria zerada.

Seja como for, se de fato estas três motorizações emplacarem, o novo sedã da Chevrolet abrirá a próxima geração de carros da GM no Brasil.

Tal como ocorreu com o Onix da atual geração e seus derivados, o desenvolvimento deste sedã pode abrir uma nova família de carros desenvolvidos com ajuda da Shanghai-GM.

Isso significa também que este novo sedã não será a próxima geração do Onix Plus, mas um modelo médio acima, provavelmente médio, para assumir o lugar do finado Cruze.

Novo Monza? Seria tentador ver o nome do clássico da Chevrolet retornando como um sedã médio com versões PHEV e EV no Brasil.

Dificilmente este produto teria aqui uma variante flex, exceto no PHEV, com ênfase em pegar os sedãs de outras marcas chinesas.

Se o modelo se basear na propulsão do Starlight 560, por exemplo, ele teria 177 cavalos e 29,5 kgfm na versão 1.5 Turbo, enquanto a elétrica teria 136 ou 204 cavalos, com a PHEV tendo 106 cavalos (no motor).

Enquete

Com três motorizações previstas, qual efeito prático pode marcar o novo sedã Chevrolet?

Vote e veja o resultado em tempo real.

13 votos

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4,2 / 5. Número de votos: 5

Continue lendo

Compartilhe esta notícia

Receba as notícias em tempo real

Escrito por

Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook

Ver todas as reportagens de Ricardo →