Brasil Governamental/Legal Mercado

Fenabrave: Placa padrão Mercosul gerou queda de emplacamentos

Fenabrave: Placa padrão Mercosul gerou queda de emplacamentos

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a implantação da placa padrão Mercosul, que entrou em vigor na sexta-feira passada (31/01), causou queda no mercado de veículos de passeio no mês de janeiro.


Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, explica que o setor deixou de emplacar cerca de nove mil carros em todo o País por conta da transição das peças. Vale lembrar que cinco Estados brasileiros tiveram problemas na adoção das placas Mercosul. São eles: Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins. “Mesmo com um dia a mais de emplacamento, janeiro não conseguiu superar esses obstáculos e perdemos cerca de 9 mil emplacamentos no mês”, disse Assumpção.

Os emplacamentos de automóveis leves tiveram queda de 5,62% em comparação com janeiro do ano passado. Assumpção Júnior disse que se essas unidades tivessem sido emplacadas, o mercado teria uma alta de 1%, mas isso não aconteceu.

Fenabrave: Placa padrão Mercosul gerou queda de emplacamentos
Foto: ALEX FALCãO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

 

VEJA TAMBÉM:

Dos nove mil, São Paulo, que tem a maior frota de veículos do país, foi o Estado mais afetado com a transição.

“Observamos, em janeiro, os reflexos da sazonalidade de compras, realizadas em dezembro, tipicamente, um mês muito forte, já que as marcas oferecem promoções antes do Natal. Além disso, a implantação das novas placas do Mercosul, em São Paulo, acabou represando a compra e emplacamentos veículos”, disse Assumpção Júnior.

Fenabrave: Placa padrão Mercosul gerou queda de emplacamentos

Na última terça-feira, 04, a Fenabrave divulgou que os emplacamentos de veículos novos (considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) somaram 298.417 unidades. Logo, uma retração de 19,52% em comparação com dezembro do ano passado, que obteve 370.776 unidades emplacadas. Já em relação a janeiro de 2019, onde 303.295 carros foram emplacados, houve uma queda de quase dois por cento.

Sobre 2020, há expectativas de crescimento. “A oferta de crédito vai continuar agressiva por parte dos bancos, uma vez que já observamos uma retração expressiva na inadimplência e continuidade na política de redução das taxas de juros”, disse Júnior.

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

  • Rodrigo

    Por conta da placa? Certo…

    • Leandro Cazzeri Sasso

      Até parece que o motivo é esse… Alguém pensando “Quero comprar um Corolla 0km! Ah não, tem que colocar a placa nova, então vou de seminovo mesmo, é muito trabalho colocar uma placa nova!”

      • Eduardo Andrade

        Me faz tão bem ler comentários inteligentes como esse!

      • Matheus Mendes

        Realmente. A sua inteligência deveria ser estudada.

        A medição das vendas é feita por emplacamento realizado… se o carro não emplaca, não contabiliza como venda.

        Por isso a “queda” nos número

        • Eduardo Andrade

          Existe vida inteligente!

        • Leandro Cazzeri Sasso

          Eu sei disso. Mas como diria meu sogro “se não zuar não tem graça”.

    • Alaor

      É a dificuldade do processo de mudança para a placa nova, especialmente em São Paulo. A Fenabrave contabiliza registros de carros no Detran, não vendas.

  • JFaria

    Troquei meu carro e fui fazer a transferência do novo no dia 24/01. O documento do Detran fica pronto só dia 11/02. Com isso, me lasquei, mesmo não tendo dado entrada após o dia 31/01 conforme anunciado, vou ter que colocar a nova placa.

  • Alvarenga

    Difícil de acreditar neste poder todo da placa…..

    • Eduardo Andrade

      Qual a dificuldade de entender a notícia? Não é a placa em si, a questão é que devido ao processo de mudança para a nova placa cerca de 9 mil carros não foram emplacados em janeiro, foram vendidos e não foram emplacados. Obviamente esses 9 mil serão contabilizados em fevereiro no ranking de emplacamentos.

      • Alvarenga

        A mesma dificuldade que voce teve pra entender minha colocação. Só vou acreditar quando os numeros de fevereiro comprovarem isso.

        • Eduardo Andrade

          Só olhar a parcial de fevereiro e verá.

  • Cesar

    Tem quem acredita…

  • Lucas MTB

    Por conta disso não comprei uma SW4 zero! O preço tá uma pechincha, mas essa placa nova tá um absurdo.

    • Leandro Cazzeri Sasso

      🤣🤣🤣

  • Leandro Alves

    Alguém do estado de SP já emplacou com a nova placa?

    • Fanjos

      Sim, esta uma zona, o emplacamento esta sendo feito por empresas credenciadas particulares e estão cobrando o quanto querem nas placas, mais de Hue$ 200,00

      • Paulo Molinari

        Preciso trocar a placa do meu carro, arrebentou o lacre e agora só a placa do modelo mercosul.
        No site do DETRAN – SP o valor máximo da placa é R$ 138.24, mas aqui na minha região estao me cobrando R$ 210.00 e não tenho como correr dessa máfia, a empresa P L A C A S I L domina toda a região da ALTAMOGIANA.

        • Fanjos

          Sim, se deixarem os preços livres como existe mafia e cartel em todo lugar no Huezil, os preços serão “tabelados” na insanidade, tem lugar que fiquei sabendo que estão cobrando HuE$ 300,00
          Lembrando que se vc quebrou o lacre vc vai precisar fazer todo o procedimento de 2º via de CRV para emitir um novo documento com a modificação da sua placa para trocar a placa cinza pela azul, incluindo fazer laudo veicular (pago) tambem

          • Paulo Molinari

            Foi o que ocorreu comigo, o lacre quebrou e eu tive que fazer como se fosse uma transferência em meu proprio nome e um laudo veicular também para por a placa nova padrao mercosul.

      • Alexandre Maciel

        280 as placas novas sem Fortaleza. Meu carro vai morrer com a velha… hahaha

    • Paulão

      Ontem foi emplacado um 0km pela concessionária, como “ganhei” isso, não sei o valor que foi cobrado deles.
      Amanha quando for buscar o carro, vou perguntar.

  • radiobrasil

    Eu nao gostei dessa “coisa”… Primeiro, é mais dificil memorizar quando tem letras no meio dos numeros, numa emergencia é muito mais facil memorizar 3 letras e 4 numeros. Segundo, pq antes era facil saber a cidade e estado do carro. Ah aqui no PR to vendo muitos carros saindo com BCT no inicio huhauahuahua

    • Matheus Mendes

      Mas infelizmente é necessário.

      Substituir um número por letra faz aumentar a variedade de placas (já que números são apenas 10 e letras 26)

      Lembrando que a placa de ninguém vai mudar totalmente. O segundo número muda para sua letra respectiva (0 = A, 1 = B e assim vai)

    • Franklin Tinoco

      Tem as PPK do Espírito Santo que ninguém falou nada…

  • Matheus Mendes

    Rapaz quanta gente “esperta” comentando que não é a placa que diminui as vendas.

    CLARO QUE A PLACA NÃO FEZ VENDER MENOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fenabrave faz contagem de vendas através de veículos emplacados, se não teve emplacamento em algum período o número vai diminuir.

    Que dificuldade de interpretar o texto da notícia.

    Não é que reduziu as vendas, só não deu pra contar…. entenderam?????

    • Rodrigo

      Você fez críticas e eu lhe faço também. Não é que não deu para contar, como você coloca, simplesmente não deu para emplacar. Não estão saindo carros novos na rua e simplesmente não sendo contados, os carros não sairam.

  • Adriano S Aranega

    Parece que não ficou claro para a maioria dos comentários. O Detran de São Paulo paralizounpor por mais de uma semana os emplacamento para adequação de sistema. Dia 31, que seria retomada, praticamente nada foi emplacado em razão de problemas sistêmicos. Então não tem nenhuma relação com o valor da placa fazer vender mais ou menos. Houve um perda significativa em janeiro em razão dos últimos dias sempre terem maior quantidade de emplacamentos. Que não houve. Simples assim.

  • Joao Victor

    “A oferta de credito vai continuar agressiva” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Fabio Marquez

    Não sei de que adianta reduzirem os juros… To correndo de banco e dívida como o diabo foge da cruz, inflação está altíssima, muito pior do que no ano passado. O dinheiro que você deixa guardado no banco não rende mais nada ainda por cima.

  • Renato

    Quer dizer que a mudança foi para gerar lucros? Ainda bem que a gente tem um bom chefe do executivo.

  • RicardoVW

    2 coisas ridículas dessa placa, essa faixa azul e não ter o nome da cidade.

  • delvane sousa

    A mudanca era necessária, só acho estranho não ter o nome da cidade. Mas isso talvez so faça falta pra policia no dia a dia ou não.

    • Antonio Lima

      Não faz, pois em geral a consulta é online…

  • Aguinaldo Junior

    Deve ser piada, não foram vendidos veículos por conta do novo emplacamento kkkkk

  • Toyo_Highlander fan

    Engraçado que aqui em Fortaleza o emplacamento de um Honda Fit DX básico está custando 4.100 reais. Ou seja: pra conseguir a licença para dirigir esse carro temos que sustentar um governo de Estado corrupt e ineficiente, como se não fosse o suficiente pagar dois carros na compra tendo que dar um ao governo por conta dos impostos absurdos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email