Ferrari é a marca mais rentável do mundo – Lucro em 2019: 23,6%

A Ferrari já é considerada a marca mais valiosa do mundo – e talvez a mais bem protegida protegida por direitos do planeta – e parece que agora é também aquela que tem o maior lucro operacional entre as marcas tradicionais.

De acordo com um estudo do Fiat Group World, que não tem ligação oficial com a Fiat Chrysler, a marca italiana tem o maior lucro por carro vendido do mundo. Em 2019, o fabricante de Maranello vendeu 10.131 superesportivos, sendo que o lucro operacional da mesma foi de 23,6%.


Um ano antes, a Ferrari embolsou em cada carro vendido, nada menos que € 87.297 de lucro. Mas, de volta ao ano seguinte, uma comparação da Car Industry Analysis, dá uma ideia de como a marca do cavalino rampante tem de lucratividade.

A Car Industry Analysis utilizou algumas marcas nesse comparativo, indicando o quanto de carros estes fabricantes precisam vender para obter o mesmo lucro da Ferrari.

Nesse comparativo, a BMW teria de vender 30 carros, por exemplo, para chegar ao mesmo nível da Ferrari. A Toyota teria de emplacar 44 veículos. A VW teria que vender 56, enquanto a PSA ficaria nos 65 automóveis para cada bólido italiano vendido. A Mercedes? 67…

Contudo, estas marcas ainda estão bem na comparação. A Kia precisa vender 155, mas a Jaguar Land Rover não pode fazer o mesmo abaixo de 207 carros! Ford e Nissan? Precisam de 908 e 926, respectivamente!

Então, por que estes números tão altos? Eles estão relacionados com o lucro operacional dessas marcas em 2019 com relação ao volume vendido. Pela comparação, BMW, Toyota e Volvo são as que mais se aproximam da Ferrari em lucratividade, enquanto Ford e Nissan estão bem distantes.

Com mais de 10 mil vendidos em 2019, a Ferrari teve um lucro líquido – após os impostos e outros custos – de € 3,766 bilhões. Isso significa um aumento de mais de 10% em relação a 2018. O resultado é mais de duas vezes a média global.

[Fonte: Aquela Máquina]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.