Ferrari SP48 Unica: desenvolvida pelo próprio cliente

ferrari sp48 unica 1

A Ferrari apresentou outro modelo spin off, a SP48 Unica, que teve a participação do cliente no desenvolvimento do produto em Maranello.

Criada no Ferrari Stile Center sob a direção de seu designer-chefe Flavio Manzoni, a SP 48 Unica é uma berlinetta esportiva de dois lugares baseada na plataforma F8 Tributo.

Para sua criação, foram utilizadas técnicas de modelagem procedimental-paramétrica e prototipagem 3D (manufatura aditiva) que permitiu aos projetistas do Centro Stile Ferrari e aos engenheiros de Maranello redesenhar completamente a forma da grelha e as entradas de ar do motor.

ferrari sp48 unica 4

Este processo de produção da Ferrari SP48 Unica é de última geração e criou a grade 3D cheia de volume por toda parte, transmitindo uma sensação de continuidade e fluidez dinâmica.

Com um layout que eliminou a vigia traseira, a Ferrari SP48 Unica exibe uma transição do vermelho para o preto na parte superior, que realmente surpreende.

A ideia da Ferrari era construir um carro como se fosse um bloco único e maciço, porém, fluido em sua essência.

ferrari sp48 unica 2

O aerofólio traseiro é conectado aos baixo-relevos da carroceria, criando assim uma presença única, limpa e eficiente em aerodinâmica.

Já o interior é baseado no F8 Tributo, com revestimento em Alcantara cortado a laser, com elementos hexagonais e mescla de vermelho com laranja no acabamento, além de guarnição em fibra de carbono cinza.

A Ferrari não revelou o interior da SP48 Unica, que tem motor V8 3.9 com 3.902 cm³ e turbocompressor, entregando assim 720 cavalos a 8.000 rpm e 78,2 kgfm a 3.250 rpm.

ferrari sp48 unica 5

Com transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas e tração traseira, a Ferrari SP48 Unica vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos com máxima de 340 km/h.

Seu porta-malas tem 200 litros e o tanque outros 78 litros, garantindo assim uma boa autonomia.

A Ferrari SP48 Unica não teve seu preço revelado, mas certamente custou ao novo proprietário uma pequena fortuna por ser um spin off.

Ferrari SP48 Unica – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.