Automobilismo F1

FIA revela quais serão as medidas de cortes de custos da F1 já para 2009

fia_logo FIA revela quais serão as medidas de cortes de custos da F1 já para 2009







A FIA acaba de determinar que a F1 terá várias mudanças em 2009, para fazer com que as equipes economizem uma boa parte de seu dinheiro. Por exemplo, o limite de giro do motor cairá para 18.000 rpm, e a vida útil do motor irá dobrar, por causa de um limite de 20 motores que as equipes poderão usar por temporada.

Muitos citaram que o uso de um novo motor seria permitido apenas depois de quatro corridas, mas esse limite continuou nas três corridas, como delimitado anteriormente. O custo de motores para equipes independentes cairá para a metade. Todo tipo de testes dentro da temporada será banido, e o uso de túneis de vento de tamanho real também não será permitido.

As fábricas das equipes deverão ficar paradas por pelo menos seis semanas por ano. Com essas medidas, espera-se que as equipes consigam economizar 30% de seus orçamentos. As equipes independentes, que tem de comprar motores, terão seus custos diminuídos ainda mais do que isso.

Já em 2010, o custo de motores para as equipes independentes não deverá passar de 5 milhões de euros por temporada. Já o motor único que havia sido proposto foi deixado de lado.

Em 2011, todas as equipes deverão usar a mesma transmissão, apesar de que alguns estudos de viabilidade ainda terão de ser feitos nesse sentido. Sistemas de rádio e telemetria serão padrão para todos, aquecedores de pneus não serão permitidos e o reabastecimento dos carros durante as corridas também será banido.

Uma pesquisa de mercado está sendo feita para uma possível redução das distâncias percorridas por corrida, e mudanças no sistema de pontuação estão sendo estudadas também.

[Fonte: FIA]



  • RT

    Não poder reabastecer a partir de 2011 :?s?:

    Que loucuraaa ! :craz:

  • LFSP2

    Gostei das medidas, acabou com aquela história de motor único, mas eu tô achando qu vão rever essa medida de proibir reabastecimento, me lembro que em 2005 a FIA proibiu troca de pneus nas corridas(exceto quando furasse) e no ano seguinte voltaram atrás, teve uma corrida(acho que foi na Alemanha) em que o Raikkonen liderava aí ele bateu na última volta pq os pneus dele não aguentaram.

  • [Comentario #126105 sera citado aqui]

    parece que já em 2010 não poderá abastecer durante a corrida:

    http://en.f1-live.com/f1/en/headlines/news/detail/081212140850.shtml

  • D.Lobo

    Realmente é muito luoca essa história de não poder reabastecer, mas pra isso eu creio q além de diminuirem as distâncias das corridas vâo ter q aumentar o tamanho dos tanques tbm, loucuro total, tudo a favor da economia :cool:

  • Cheregato

    não, se continuar assim
    o corsa da minha mãe vai tah competino daki uns dias
    os carros soh vao ficando + simples poo
    é ateh ironia economizar dinheiro na F1
    :saad:

  • Guilherme Guimaraes

    Bah, que palhaçada banir o reabastecimento!! Isso é um fator que conta muito na corrida, já que cada piloto/equipe faz a sua estratégia em cima disso!!
    F1 não é só braço e tecnologia, estratégia faz parte também!! Comparação rápida: seria a mesma coisa que a FIFA fixasse a formação 4-4-2 para todos os jogos oficiais!! :clown: :clown: :clown:

  • Rodrigomc

    F-1 a cada ano pior! aff….. :pao: daki a pouco vao ter q usar motor 4 cilindros! :hauhau: Eu adorava o ronco dos V12 q tinha antigamente!

  • DBS

    Deus Salve a crise!!! :drinkk: :drinkk:

    Motores durando 3 corridas, nada de reabastecimento?

    OTIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    eh a crise forçando a F1 a melhorar a tecnologia em durabilidade e economia.

    daqui a 10 anos as melhorias de 2009 chegarão ao Brasil como tecnologia de Ponta. :banana: :banana:

    DEUS SALVE A CRISE

  • Gustavo S.R.

    Bem que eles poderiam economizar nos preços dos GPs, mais especificamente o GP Brasil, que está um assalto a entrada!

  • Giovanni do Fusca

    [Comentario #126139 sera citado aqui]

    Concordo com o Gustavo, está muito caro assistir a corrida, eu fui 2 vezeas em 2005 / 2006, mas eu não penso em voltar lá tão cedo, por causa do $$$. Sobre o reabastecimento, nosso colega RT, não deve se lembrar que na F1 já teve muitos anos sem ele, retornando somente em 1994, eu gosto das paradas de box, pois dá mais emoção e tem todas estratégias de corrida e coisa tal. A respeito do motor único que foi vetado, eu também sou contra isso, ainda bem que desistiram, pois se a Ferrari sai da F1 por causa disso eu ficaria desapontado!

  • Giovanni do Fusca

    [Comentario #126139 sera citado aqui]

    Concordo com o Gustavo, está muito caro assistir a corrida, eu fui 2 vezes em 2005 / 2006, mas eu não penso em voltar lá tão cedo, por causa do $$$. Sobre o reabastecimento, nosso colega RT, não deve se lembrar que na F1 já teve muitos anos sem ele, retornando somente em 1994, eu gosto das paradas de box, pois dá mais emoção e tem todas estratégias de corrida e coisa tal. A respeito do motor único que foi vetado, eu também sou contra isso, ainda bem que desistiram, pois se a Ferrari sai da F1 por causa disso eu ficaria desapontado!

  • vitorhenriquemacedo

    que idiotice estão apertado do lado errado
    enquanto isso o mundo se entope de carro desnecessarios
    patios cheios de carros inuteis

  • duhs2dany

    Eu axo q a f1 vai começar a perder um pouco a graça.

    Quero estar enganado! :clown:


Send this to a friend