Elétricos Europa Fiat Hatches

Fiat 500 elétrico pode ganhar baterias mais fracas para baixar preço

Fiat 500 elétrico pode ganhar baterias mais fracas para baixar preço

O Fiat 500 elétrico logo estará no mercado brasileiro e provavelmente com a bateria de 42 kWh, que sustenta um alcance de 320 km no ciclo WLTP na Europa. Contudo, o carrinho elétrico da marca italiana deve ficar mais barato com células de menor densidade.


De acordo com o ClubAlfa, o Fiat 500 elétrico ganhará a partir do dia 22 de outubro, uma nova versão de acesso com preço em torno de € 26.000 será lançada, porém, suspeita-se que ela virá com um pacote de baterias entre 25 kWh e 30 kWh.

Fiat 500 elétrico pode ganhar baterias mais fracas para baixar preço

O motivo é que a diferença de preço é enorme em relação ao Fiat 500 Prima, que é a versão de acesso mais em conta na Itália, onde começa em € 34.500 sem incentivos fiscais, que seria a condição do valor mencionado acima.

Com bateria de menor capacidade, as versões propostas podem torna-lo mais acessível e com uma autonomia em torno de 250 km no ciclo WLTP. Também se espera que a potência do motor elétrico seja reduzida para algo entre 90 e 100 cavalos.

Atualmente, o Fiat 500 Prima tem 118 cavalos e alcança 150 km/h. Suas baterias podem ser recarregadas em 35 minutos numa estação rápida de 85 kW (80% da carga).

Fiat 500 elétrico pode ganhar baterias mais fracas para baixar preço

Na busca por preços mais acessíveis, a nova ordem dos elétricos na Europa é reduzir o tamanho das baterias para poder baixar preço e isso inclui até motores mais fracos.

Dentro da futura Stellantis, já se fala em versões mais frugais do Peugeot 208-e, por exemplo, que deve ganhar células com algo em torno de 37 kWh, reduzindo assim sua autonomia para a casa dos 230 km no WLTP.

Fiat 500 elétrico pode ganhar baterias mais fracas para baixar preço

Na Skoda, por exemplo, tamanho não é documento para reduzir kWh e cv, com o Enyaq iV tem células 55 kWh e apenas 148 cavalos de potência. Ainda assim, o SUV médio consegue rodar 340 km no WLTP.

Isso sem contar a proposta de marcas que apostam nos elétricos apenas para cumprir tabela, como a Honda com seu modelo E e a Mazda com o CX-30, que são limitados a 200 km.

Fiat 500 elétrico – Galeria de fotos

[Fonte: ClubAlfa]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

          Quem somos

          O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

          Notícias por email