Europa Fiat Peruas SUVs

Fiat 500 em formato de perua e sucessor do Tipo como SUV

Fiat 500 em formato de perua e sucessor do Tipo como SUV

A Fiat planeja cinco lançamentos de impacto para o mercado europeu. A marca italiana precisa atualizar seu portfólio com produtos mais eficientes e rentáveis, ainda mais com a atenção da FCA focada nas marcas Alfa Romeo e Maserati, sem contar a Jeep no mercado europeu.


De acordo com a revista inglesa Autocar, a Fiat pretende centrar atenção nos modelos Fiat 500 e Panda, mudando de segmento outros produtos e criando novos. Segundo Olivier François, presidente da Fiat, ampliará o foco nos carros compactos e familiares.

François disse: “A Fiat tem uma dupla missão. A mobilidade urbana é essencial hoje em dia, mas, ao mesmo tempo, significa transporte familiar. No sul da Europa, isso é especialmente verdade ”. O chefe da Fiat quer ampliar a família 500 com um modelo familiar.

Fiat 500 em formato de perua e sucessor do Tipo como SUV


Nesse caso, os rumores sobre o retorno do Fiat 500 Giardiniera se tornam cada vez mais realistas. Este produto seria uma perua derivada do atual Fiat 500. Além disso, o clássico da marca italiana terá ainda uma versão 100% elétrica com baterias de lítio modulares, que permitem ampliar ou reduzir o alcance.

Segundo o apurado, a família do Fiat 500 terá entre 3,5 m e 4,5 m, incluindo aí também o Fiat 500X e a minivan Fiat 500L/XL. Outra novidade é que o Fiat 500 contará ainda com portas traseiras em estilo suicida, não dispondo exatamente de quatro portas comuns, como os boatos falavam.

Fiat 500 em formato de perua e sucessor do Tipo como SUV

No entanto, a perua Fiat 500 Giardiniera terá quatro portas e uma tampa traseira de acesso padrão para o bagageiro. No entanto, se esta familiar surgirá, outra sairá de cena. Nesse caso, a Tipo SW atual. Aliás, não só ela.

A família de compactos “grandes” da Fiat, que é feita na Turquia, terá um SUV como sucessor. O modelo ficará acima do Fiat 500X e usará plataforma do Jeep Compass, mas será diferente do produto em desenvolvimento para o Brasil, que será menor.

[Fonte: Autocar]

Fiat 500 em formato de perua e sucessor do Tipo como SUV
Nota média 4.9 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Oswaldo Bustani Jr

    A Fiat podia voltar a trazer o 500… Igual a ele para as grandes cidades não há ( só o Smart né ) … E ainda é um carro bacana … Acho que tem mercado ….

    • Verdades sobre o mercado

      Se fizessem um 500 com porte compacto(e não sub-compacto) certamente teria mercado em toda Europa e no Brasil.

      • Raimundo A.

        Eis a questão. O 500 sempre foi conhecido como subcompacto. Aumentaram família com a minivan e o crossover. Ao criar o Tipo, médio, o preço era pouco mais caro que o Punto quando ainda era mantido. Essa pequena diferença fez as vendas do Tipo serem muito boas somado a SW, pois o sedã não é vendido em todos os locais.
        Se não estão pensando num compacto para ocupar o lugar do Punto e até cogitou-se aproveitarem o Argo com mais modificações para essa vaga, estranhamente o Tipo que vendia bem, não sei como está no momento, opção aos compactos maiores, estariam descontinuando a linha para por um CUV acima do 500X.
        Esse SUV/CUV há muito tempo é especulado, mas nada de concreto. O atendimento familiar com tamanho compacto viria pela nostalgia da linha 500 ao voltar a ter uma SW para quem não ver graça nos 500L e 500X. Cai fora a linha Tipo para ser um CUV acima do 500X.
        Soa estranho, mas é compreensivo no caso da Fiat. Sedã na Europa não vende bem em qualquer lugar e o Tipo sedã não é nenhuma maravilha. Assim também é o hatch que não é páreo para Golf, 308 e afins até porque não foi pensando para esse time. A SW como o hatch tem perdido terreno para os SUV compactos e médios, embora na Europa SW ainda tem demanda, mas quando se trata de produtos realmente bons. Não parece o caso da Fiat.
        Seria mais rentável apostar num CUV médio, porque é um segmento que bomba e a Fiat atendia bem com o Freemont. Na linha compacta, o peso do 500 vão manter, mas não teria aquele apelidado Grand 500, porte de Punto, pois se o Tipo hatch não sanou essa lacuna, pelo 500 pode não ser negócio também.

        • Verdades sobre o mercado

          Eu penso que o 500 tem um ótima percepção no mercado, prova disso foi a boa recepção do 500X, e creio que um Grand 500 poderia ser uma boa pedida, talvez um CUV 500x (sim, o X minúsculo para representar uma versão menor…)

        • Edson Fernandes

          O 500 poderia crescer como foi o Mini que era subcompacto e virou um compacto.

    • Raimundo A.

      O problema é o 500 chegar com preço bom aqui. Quando era importado do México deixou de ser porque o câmbio não ajudou mais e as vendas vinham caindo. Trazer o 500X que é bom, não trazem, mas como já disseram que farão dois SUVs compactos para a região, que devem conviver com o 500X em países vizinhos tipo a Argentina, nós ficaremos só no desejo.

    • EDU

      Oswaldo concordo . Em casa temos um 500 um serie 3 e um Edge . O Cinquecento e o que tem melhor pra andar pelo transito de Sp pra mim hoje em dia . Ja mandei varios E – mails e msg para a Fiat perguntando do 500 e a volta da importaçao e a resposta e sempre que esta em estudo. Gostaria muito de comprar um mais novo para substituir o Sport Air 2012 aqui de casa mas vou mantendo ele aqui. Quase 90 mil km e zero problemas.

      • Mr. Pennybags

        Sport air é aquele com o AT6?

        • Whering Filho

          Sim. O Lounge Air também.

    • Ubiratã Muniz Silva

      na verdade, nem o Smart há. A MB parou de trazê-lo em 2015, ainda na geração 451 (é o que eu tenho, o meu é ano 2013). A geração europeia atual (453) nem veio pro Brasil.

      No salão expuseram uma unidade do Forfour… mas o Fourfour pra mim perde o sentido, pois tem o mesmo porte de outros carros bem mais baratos.

      o pessoal até pagaria mais caro por um smart fortwo pela exclusividade do porte minúsculo do carro, mas pagar o preço de um forfour (que além de tudo fica feio e desproporcional)? duvido. só vejo futuro pro forfour no Brasil se ele for mais barato que outros elétricos do mercado (sim, smart lá fora agora é só elétrico).

    • Dudu Pimentel

      Tem o Mini Cooper

  • Verdades sobre o mercado

    Família 500 parece ser a única salvação para Fiat Automóveis na Europa, visto que Panda é forte em poucos mercados.

    • Vinícius Sza

      O Panda é o segundo subcompacto mais vendido na Europa, e se ele adotasse estilo mini SUV que ele realmente pode usar (Panda 4×4) ele venderia ainda mais.

      • Verdades sobre o mercado

        Sub-compactos vendem relativamente pouco na Europa, e justamente onde mais vende este tipo de veículo é onde o Panda ganha com folga (Itália).

  • Vinícius Sza

    Se a Fiat lançar o SUV com carroceria “normal” e lançar um SUV “coupê”, substituíria tranquilo a família Tipo até com um aumento de vendas.

  • Natán Barreto

    Perua derivada do 500 atual??? O atua data de 2007, gente. E foi desenvolvido antes disso ainda.

    Não vão trocar a geração?

    • THM

      Esta errada a informação

      Sera derivada do 500e (ova geração)

      Antiga e nova geracao vao continuar (a antiga com combustao, a mlca exclusivamente eletrica)

  • THM

    A família tipo permanece (cai ganahr facrlift) e o harch/perua vao ganhar hobridizacao

    O SUV C (da familia) sera fejto na Servia

    E o 500 Giardiniera é um produto _previsto_ em caso de sucesso do 500e

    Sera derivado do 500e de nova geração (ELETrico) e noa do atual, que continuará semdo vendido comk carro combustão

  • THM

    A Fiat tera dois 500 : o atual e a nova geração exclusivamente eletrica e que sera um pouco maior que o atual.

    Ambos serao vendidos nos próximos anps

  • Wendel Cerutti

    Nem na Europa as SW estão escapando da moda pseudo- suv …

  • Miguel

    Não sei mais o que pensar. Volta e meia aparecem umas notícias sobre a Fiat que eu não sei onde vão dar..
    Quero o 500 de volta no Brasil, juntamente com toda a familia X, já seria um ganho.

  • Haig Vereij

    O penúltimo paragrafo parece ter sido escrito pela Dilma Roussef.

  • leitor

    Esses carros sendo caros assim, a venda no Brasil vai ficar sempre pequena.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email