Fiat Montadoras/Fábricas

Fiat anuncia produção de motores na antiga Tritec!

fiat-anuncia-producao-de-motores-na-antiga-tritec Fiat anuncia produção de motores na antiga Tritec!







A Fiat, através de sua divisão de powertrain FPT, anunciou hoje que iniciará a produção de motores na antiga fábrica da Tritec em Campo Largo-PR.

Com um investimento de R$250 milhões, a unidade vai empregar cerca de 500 trabalhadores. A intenção da Fiat é transformar a fábrica de Campo Largo-PR na maior fábrica de motores automotivos da América Latina!

Embora não tenha mencionado quais os tipos de motor, a Fiat apenas anunciou que os motores serão fornecidos para os modelos nacionais e para exportação, inclusive para outras marcas nacionais, se for o caso.

O que ela quiseram dizer com isso? Bom, seja lá como for, a nova unidade da Fiat terá suas instalações ampliadas e novas tecnologias serão desenvolvidas para uma nova geração de motores.

A Fiat tem quatro fábrica de motores no Brasil, que juntas produzem 700 mil unidades/ano. O plano é produzir 1,2 milhão de unidades/ano à partir de 2010.

Fonte: Agência Estadual de Notícias-PR.



  • Alter

    A maior fábrica não será a da GM em Joinville-SC????

  • sabatino

    Nossa a Fiat tà dando emprego para os brasileiros e as outra concessionarias estao tirando.

  • IGAUM

    Muito bom. Era o esperado mesmo, o investimento e a calibraçao do motores na doutrina da fabrica.

    Assim, espero que a Fiat deixe de usar os motores Gm e tenha mais opçoes de motores para a linha atual e os proximos novos modelos que estão por vir.

    Fora isso, que os novos empregos diretos e indiretos gerados são sempre bem vindos ainda mais nesses tempos de crise.

    :cool:

  • LFSP2

    Aquele motor da Tritec 1.6 16V é muito bom, acho que são 125cv(não sei se aceitei, mas é por aí de potência), os atuais motores vindos da GM tem bom torque mas penam em potência, está na hora de mudar.

  • Commando

    Ouvi falar que esse motor tritec 1.6 16V foi considerado um dos melhores do mundo quando ainda era usado pelos mini-Rover. Se for assim a Fiat tá com uma bela arma nas mãos…

  • Lscom

    anhou o premio de molhor motor de pequeno porte em 2001 ou 2002, se eu naum me engano 1.6 16V

  • Siena

    Oia a Fiat mostrando q nao esta tao abalada pela crise !

  • rbenati

    Será que o motor do Bravo vai ser feito aí???

    As chances aumentam de ele vir ainda esse ano………

  • dmt

    Se colocarem esse motor 1.6 no Punto e mantiverem o preço as vendas vão disparar!! O Punto precisa de um empurrão desses para melhorar as vendas e logo.

  • huahuahua

    uma coisa que eu me toquei só agora: a Fiat comprou a Tritec, tudo bem… mas, a quem pertence o direito de produzir os motores? e quem é dono dos projetos dos motores Tritec?? Se o direito de produzir esses motores não tiver sido vendido para a Fiat eles vão continuar produzindo Motores Fire da vida…

  • huahuahua

    Produzir os motores, a pedido ma matriz, no caso a alemã e a americana que eram donas, tudo bem… agora tem que saber quem foi que desenvolveu esses motores… foi a BMW? ou a Chrysler? E, se a planta que fabricava os motores foi vendida, os projetos dos motores foram vendidos também?

  • Perneta

    Agora é a vez da GM comprar motores da FIAT! :clown:

  • Jair Menezes

    “Fiat apenas anunciou que os motores serão fornecidos para os modelos nacionais e para exportação, inclusive para outras marcas nacionais, se for o caso.”

    Acho que ela quis dizer em relação ao novo motor de 999cc ou 0.9 bi-cilindro que ela está projetando, esse motor é cotado para ser fabricado no Brasil e pode ser que ele seja fabricado na Tritec… Para quem não sabe ele pode ter potencia entre 65 e 101cv podendo ser aspirado nas potencias mais baixas e sobre-alimentado por turbo nas mais potentes… é o Downsize aparecendo no Brasil…

    Quanto ao motor 1.6 16V que equipava o Mini, acho que ele equipara a nova familia de compactos (Substituto da familia Palio) nas versões Top, Punto e Idea na versão de entrada, deixando de lado o motor Fire 1.4 e substituindo o motor 1.8 por esse no Doblò… seria o óbvio… No Linea e futuro Bravo acho q permanece o 1.9 16V e 1.4 16V T-Jet…

  • heliofig

    [Comentario #133221 sera citado aqui]

    [Comentario #133273 sera citado aqui]

    O motor usado no Mini, Tritec 1.6 com compressor (160 CV) já foi premiado como o melhor do mundo.

    A Fiat comprou todos os direitos de fabricação e projetos, com a marca e tudo.

    Esta exportação citada é para a China. Não sei se era a Lifan ou a Geely que usava os motores 1.4 e 1.6 antes da venda para a Fiat, que está retomando o contrato agora.

    Seria interessante receber um carro chinês barato, com redução de Imposto de Importação (se o motor for nacional, isto é possível) e talvez até Flex, já que a Fiat está transformando estes motores para Flex…

  • heliofig

    Ah, e quem disse que estes motores não podem se tornar um Fiat “Fire”??

  • pp

    q bom q a fiat investe no brasil

  • superleo

    Parabéns à Fiat! Avançar no período de crise pode ser decisivo quando o mercado voltar ao normal. As outras estarão até o gargalo com a demanda e não terão espaço para desenvolver/fabricar novos motores, enquanto a Fiat terá uma fábrica inteira nas mãos.

  • Polara

    tenho minhas dúvidas se a Fieti comprou os direitos de fabricação desses motores TRITEC…
    de qqer forma, é só assim pra ter um motor maior que preste!

    :banana: :banana:

  • Osprey

    [Comentario #133303 sera citado aqui]

    Tb já ouvi falar que o motor que será produzido é esse de 2 cilindros…

  • JBAFilho

    [Comentario #133329 sera citado aqui]

    Que maravilha! Parabéns FIAT! Isso que é investir no Brasil. Tem que ter coragem e muita confiança no país para, em plena crise, apostar para valer aqui.
    Agora, só precisa fazer carros bonitos.
    :clapp: :clapp: :clapp:

  • rafael koch

    [Comentario #133197 sera citado aqui]

    Outras fábricas…

  • gsmarCel

    Espero que a Fiat traga esse 1.6 16V… o mercardo está merecendo uma balançada… Ford, GM, Volks, Renault, ninguem está renovando os motores.


Send this to a friend