Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Se você quer saber tudo sobre o Fiat Argo automático, essa matéria vai detalhar cada uma das versões do hatch com esse câmbio.


O Argo automático foi o primeiro Fiat compacto produzido no Brasil com este tipo de transmissão (leia também sobre o Mobi automático) (leia também sobre o Mobi automático). Até então, o mercado conhecia somente compactos da marca com a transmissão automatizada Dualogic.

Continue lendo para conferir tudo sobre o Argo automático!

Fiat Argo automático – detalhes

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

O Fiat Argo automático enfrenta diretamente modelos como Onix, HB20, Polo, Yaris, C3 e 208. É o único, porém, com motor 1.8 flex, que a Fiat faz questão de dizer que é o mais potente da categoria.

A atual linha do Argo automático pode ser encontrada somente nas versões Trekking e HGT, sempre com motor 1.8 flex. Há rumores de que ele ganhará em breve um câmbio automático do tipo CVT para as versões com o eficiente 1.3 Firefly.

As opções do Argo com câmbio automático são as mais completas da linha. Para levar um Argo automático para a casa, você vai precisar desembolsar pelo menos R$ 86.990, valor que corresponde ao Argo Trekking 2022 sem opcionais.

Este modelo tem visual pseudo-aventureiro, interior com plásticos rígidos (mas de boa aparência e bom toque) e lista de equipamentos apenas suficiente.

Vale ressaltar que boa parte dos itens interessantes da gama são opcionais. Entre eles, chave presencial, partida por botão, câmera de ré, sensor de estacionamento, rodas de liga-leve, sensores de luz e chuva, retrovisor interno eletrocrômico, bancos em couro, faróis de neblina, retrovisores externos com rebatimento elétrico, entre outros.

O motor do Argo automático 2022 é o mesmo da picape Toro e do crossover Jeep Renegade em suas versões de entrada. É também o mesmo de modelos mais antigos da FCA, como Strada, Doblò, Palio Weekend, Punto, Linea e Bravo.

Este propulsor rende 139 cavalos de potência e 19,3 kgfm máximos e está combinado a uma transmissão automática de seis velocidades. Este conjunto entrega um bom desempenho, inclusive em rotações mais elevadas. Agrada também na condução do dia a dia.

Fiat Argo automático – versões

O Argo automático pode ser encontrado nas seguintes versões:

  • Fiat Argo Trekking 1.8 AT 2022
  • Fiat Argo HGT 1.8 AT 2022

Fiat Argo automático – equipamentos

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Fiat Argo Trekking 1.8 AT 2022

Segurança: alarme antifurto, brake light, cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos, ESC (Controle de Estabilidade), ESS (Sinalização de frenagem de emergência), gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), HSD (High Safety Drive) – airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD, Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), entre outros.

Conforto: apoia-pé para o motorista, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, encosto de cabeça traseiro central, espelho no para-sol lados motorista e passageiro, ganchos de fixação no porta malas, entre outros.

Visual e acabamento: acabamento interno preto e detalhes internos exclusivos, aerofólio traseiro na cor preto brilhante, barras longitudinais no teto, faróis de neblina, iluminação do porta-malas, LED Design, logotipos Fiat escurecidos, maior altura em relação ao solo, molduras nas caixas de roda, painel com acabamento específico, para-choque traseiro e ponteira (cor exclusiva) no escapamento origem HGT, pintura bicolor (teto, aerofólio traseiro e retrovisores externos na cor preta), tecidos dos bancos exclusivos com costura exclusiva (laranja), caracterização Trekking (adesivo no capô e parachoque dianteiro, faixas laterais, faixa tampa traseira), entre outros.

Tecnologia: ar-condicionado, central multimídia UCONNECT de 7″ touchscreen com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entradas USB (2) e sistema de reconhecimento de voz, segunda porta USB, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), desembaçador do vidro traseiro temporizado, direção elétrica progressiva, Follow me home, HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável, retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down + setas de direção integradas, rodas de liga leve 6.0 x 15″ com cor exclusiva + Pneus 205/60 R15 de uso misto ATR, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, TC (Controle de Tração), vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, volante com comandos de rádio e telefone, volante com regulagem de altura, entre outros.

Fiat Argo HGT 1.8 AT 2022

Segurança: ganha sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico.

Conforto: adota Ambient Lights, apoia-braço central no banco do motorista, banco traseiro bi-partido 60/40, banco traseiro rebatível e bi partido e volante em couro com regulagem de altura e profundidade.

Visual e acabamento: recebe aerofólio traseiro e capa dos retrovisores com pintura exclusiva na cor cinza, escapamento traseiro esportivo, grade inferior dianteira com aplique na cor vermelha, painel com acabamento esportivo (vermelho), para-choque traseiro com moldura inferior exclusiva, rodas de liga leve 6.5 x 17″ + Pneus 205/50 R17 e suspensão com calibração esportiva.

Tecnologia: ganha 2ª porta USB para passageiros traseiro e quadro de instrumentos digital 7″ em TFT (personalizável).

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Fiat Argo automático – opcionais

Fiat Argo Trekking 1.8 AT 2022

  • Kit Trekking Plus (R$ 2.890): câmera de ré, Keyless entry’n’go e ar-condicionado digital.
  • Kit Trekking Full (R$ 6.490): câmera de ré, Keyless entry’n’go, ar-condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, apoia-braço central no banco do motorista, volante em couro, bancos revestidos em couro ecológico e banco traseiro bi partido.

Fiat Argo HGT 1.8 AT 2022

  • Bancos em couro ecológico (R$ 1.490)
  • Kit Bicolor (R$ 1.020): teto, retrovisores e detalhes do para-choque dianteiro nas cores Preto Vulcano (carroceria nas cores Vermelho Monte Carlo ou Branco Banchisa) ou Preto Vesúvio (Cinza Silverstone ou Branco Alaska).
  • Kit HGT Full (R$ 4.890): ar-condicionado digital, câmera de ré, sobretapetes em carpete, Keyless entry’n’go, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, paddle shifts e piloto automático.
  • Side Bags Dianteiros (2.790)

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Fiat Argo automático – preços

Veja abaixo os preços do Argo com câmbio automático:

  • Fiat Argo Trekking 1.8 AT 2022: R$ 86.990
  • Fiat Argo HGT 1.8 AT 2022: R$ 89.490

Fiat Argo automático – cores

Confira as cores disponíveis para o Fiat Argo automático:

Argo Trekking

  • Branco Banchisa com teto preto (sólida, sem custo adicional)
  • Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional)
  • Vermelho Monte Carlo com teto preto (sólida, sem custo adicional)
  • Cinza Silverstone com teto preto (metálica, por R$ 1.800)
  • Branco Alaska com teto preto (perolizado, por R$ 1.800)

Argo HGT

  • Branco Banchisa com teto preto (sólida, sem custo adicional)
  • Branco Banchisa (sólida, sem custo adicional)
  • Vermelho Monte Carlo (sólida, sem custo adicional)
  • Cinza Silverstone (metálica, por R$ 1.800)
  • Preto Vesúvio (metálica, por R$ 1.800)
  • Branco Alaska (perolizado, por R$ 1.800)

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Fiat Argo automático – motor

Se você já teve algum contato com modelos como Cronos 1.8, Strada 1.8, Toro 1.8, Doblò 1.8 e Jeep Renegade 1.8, além de modelos mais antigos como Punto e Linea 1.8, Bravo 1.8 e Palio Weekend 1.8, vai notar certa familiaridade no conjunto mecânico do Argo automático.

O hatch compacto com câmbio automático usa o mesmo motor 1.8 E.torQ flex de quatro cilindros e 16 válvulas dos modelos citados acima, porém na versão com aprimoramentos que é encontrada também no irmão Cronos, além da picape compacta/média Toro e no “primo” Jeep Renegade.

Oferece soluções como coletor de admissão variável, também conhecido como VIS sigla inglesa para Variable Intake System – sistema de admissão variável), que segundo a Fiat garante mais força em baixos regimes de rotação. Há também sistema de partida a frio com bicos injetores aquecidos, que elimina o tanquinho auxiliar de gasolina, e cabeçote em alumínio.

Com este motor, ele é o mais potente do segmento. Desenvolve 139 cavalos de potência, a 5.750 rpm, e 19,3 kgfm de torque, a 3.750 rpm. Já com gasolina, os números de potência e torque são os seguintes: 135 cv e 18,8 kgfm, respectivamente, nas mesmas faixas de rotação.

Já o câmbio automático fez do Argo o primeiro carro de passeio compacto da Fiat produzido no Brasil a contar com tal recurso – os antigos usavam o automatizado Dualogic. Trata-se de uma transmissão de seis velocidades da marca Aisin, com conversor de torque, dotada do Neutral Function, que desacopla o motor do câmbio em paradas rápidas de trânsito, reduzindo a sensação de que o sistema está “forçando os freios”.

Apesar de ser um motor de concepção um tanto quanto antiga, o 1.8 E.torQ do Argo consegue entregar um bom desempenho e praticamente “sobra” para o compacto. Oferece também um bom rendimento em rotações mais elevadas. O câmbio automático é adequado para o dia a dia, embora em alguns momentos ele acabe demorando para reduzir a marcha em acelerações mais bruscas.

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Fiat Argo automático – consumo

Veja os números de consumo do Fiat Argo 2022 com motor 1.8 flex e transmissão automática:

Fiat Argo 1.8 automático 2022

  • Consumo de 7,1 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “E” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

Com esses números, o Argo 1.8 automático consegue entregar autonomia de 340 km na cidade e 456 km na estrada rodando no etanol e 485 km e 634 km, respectivamente, rodando na gasolina.

Fiat Argo automático – desempenho

De acordo com a Fiat, os números de desempenho do Argo 1.8 automático são os seguintes:

Fiat Argo 1.8 automático 2022

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos;
  • Velocidade máxima de 191 km/h.

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Fiat Argo automático – garantia e revisões

A Fiat disponibiliza os preços e detalhes das seis primeiras revisões do Argo em seu site. Confira:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 484
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 632
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 492
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 836
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 512
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 1.280

A garantia do hatch compacto é de três anos, sem limite de quilometragem.

Fiat Argo automático – concorrentes

Chevrolet Onix 1.0 Turbo automático – R$ 68.390

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Atual líder de vendas na categoria e no mercado em geral, o Chevrolet Onix ganhou sua segunda geração recentemente e também um inédito motor 1.0 Turbo flex de três cilindros, que rende até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

Parte de R$ 68.390 e sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, trio elétrico, direção elétrica progressiva, rádio com Bluetooth e dupla entrada USB, duas entradas USB para carregar equipamentos no banco traseiro, entre outros.

Citroën C3 1.6 automático – R$ 64.890

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Por a partir de R$ 64.890, a Citroën vende o C3 na versão Attraction, com motor 1.6 flex de até 118 cv e 16,1 kgfm, combinado a um câmbio automático de seis marchas. Trata-se do mesmo conjunto mecânico do “primo” Peugeot 208 que está logo abaixo.

É equipado de fábrica com faróis de neblina, central multimídia com tela de sete polegadas e espelhamento de smartphones, direção elétrica, ar-condicionado digital, computador de bordo, trio elétrico, porta-luvas refrigerado e iluminado, rodas de liga-leve de 15 polegadas, entre outros.

Hyundai HB20 Vision 1.6 AT e Evolution 1.0 Turbo AT – R$ 77.490 e R$ 81.890

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Com uma nova geração lançada recentemente, o queridinho Hyundai HB20 também pode ser considerado um rival do Fiat Argo automático. Ele tem câmbio automático de seis marchas com motor 1.6 flex (130 cv e 16,5 kgfm) ou o novo 1.0 Turbo GDI, com injeção direta (120 cv e 17,5 kgfm).

Ele sai de fábrica com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, trio elétrico, alarme, ar-condicionado, direção elétrica, Isofix, volante multifuncional, sistema de som com Bluetooth, entre outros. O modelo turbo tem ainda painel de instrumentos digital, sensor de estacionamento, entre outros.

Peugeot 208 Active Pack 1.6 automático – R$ 79.290

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Outro concorrente francês do Argo automático é o Peugeot 208. Com visual e interior atraentes, ele tem motor 1.6 litro flex de até 118 cv e 16,1 kgm, com câmbio automático de seis marchas.

A versão de entrada do 208 automático é a Active Pack, equipada com itens como rodas de liga-leve aro 15, faróis de neblina, Isofix, piloto automático, central multimídia com tela de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado manual, trio elétrico, direção elétrica progressiva, entre outros.

Toyota Yaris XL Plus Connect 1.5 CVT – R$ 86.590

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

Compacto premium da Toyota, o Yaris compete com o Argo 1.8 automático em suas versões com motor 1.5 flex (que rende até 110 cavalos de potência e 14,9 kgfm) e transmissão automática do tipo CVT que simula até sete marchas.

Com preço superior aos dos rivais, o Yaris 1.5 CVT XL Plus Connect sai de fábrica com sensor de luminosidade, trio elétrico, rodas de liga-leve aro 15 diamantadas, descansa-braço dianteiro, volante e alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado automático, banco traseiro rebatível, computador de bordo com tela TFT e direção elétrica.

Oferece também retrovisor interno eletrocrômico, chave presencial, partida por botão, piloto automático, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de sete polegadas e espelhamento de smartphones, entre outros.

Volkswagen Polo 1.6 e 1.0 TSI automático – R$ 78.180 e R$ 91.720

Fiat Argo automático: versões, motor, consumo, desempenho

No caso do Polo, o principal rival do Argo, há duas configurações que podem ser consideradas concorrentes do Fiat Argo 1.8 automático. O modelo da Volkswagen tem câmbio automático com motor 1.6 MSI flex (117 cv e 16,5 kgfm) e com o 1.0 TSI flex turbo (128 cv e 20,4 kgfm).

O Polo 1.6 MSI AT tem recursos como quatro airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencia, ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, som com Bluetooth e USB, vidros dianteiros e traseiros elétricos, volante multifuncional, travas elétricas, entre outros.

Já o Polo 1.0 TSI AT na versão Comfortline traz os itens do MSI, mais sensor de estacionamento, volante ajustável em altura e profundidade, descansa-braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e porta USB, faróis de neblina com luz de conversão estática, volante e alavanca de câmbio em couro, rodas de liga-leve aro 15, central multimídia com espelhamento de smartphone, entre outros.

Fiat Argo automático – ficha técnica

Motor

1.8 E.torQ
TipoDianteiro, transversal, gasolina e etanol
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31.747
Válvulas16
Taxa de compressão12,5:1
Injeção eletrônica de combustívelMultiponto
Potência MáximaGasolina: 135 cv a 5.750 rpm / Etanol: 139 cv a 5.750 rpm
Torque MáximoGasolina: 18,8 kgfm a 4.000 rpm / Etanol: 19,3 kgfm a 3.750 rpm

Transmissão

TipoAutomática de seis marchas

Freios

TipoDisco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

TipoElétrica

Suspensão

DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo de torção

Rodas e Pneus

RodasAço de 15 polegadas ou liga-leve de 15, 16 ou 17 polegadas
Pneus185/60 R15, 195/55 R16 ou 205/50 R17

Dimensões (mm)

Comprimento total (mm)3.998
Largura sem retrovisores (mm)1.724
Altura (mm)1.507
Distância entre os eixos (mm)2.521
Altura livre do solo (mm)157

Capacidades

Porta-malas (litros)300
Tanque (litros)48
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)400
Peso em ordem de marcha (kg)1.264 (Precision) e 1.279 (HGT)
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,34

Fiat Argo automático – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.