Fiat Argo comemora 330 mil carros vendidos no Brasil

fiat argo 2023

O Fiat Argo, um dos carros mais vendidos do país, chegou a 330 mil unidades desde o lançamento em maio de 2017. Em 2021, o hatch emplacou quase 85 mil unidades e a terceira posição.


O compacto fabricado em Betim é fruto de um projeto para substituir tanto o Palio quanto o Punto, tendo um porte que, em outros tempos, franquearia sua entrada no mercado indiano, por exemplo.

Disponível hoje nas versões Argo 1.0, Argo Drive 1.0, Argo S-Design 1.3 e Argo Trekking 1.3, o Argo aguarda novidades importantes que lhe permitirão avançar ainda mais no mercado.

Uma delas será a transmissão CVT com motor Firefly 1.3 de 98 cavalos na gasolina e 107 cavalos no etanol, unindo assim conforto e economia num pacote há muito esperado.

fiat argo trekking 2021 1

Além disso, espera-se por uma atualização visual leve, que manterá o Argo em sintonia com a proposta de mercado.

Outro ponto desejado é a introdução do motor 1.0 Turbo de até 130 cavalos com CVT, que daria um “up” na proposta do Argo, em substituição ao antigo 1.8 E.torQ.

Contudo, certamente o mais interessante será um possível Fiat Argo Abarth, com motor 1.3 Turbo de até 185 cavalos e transmissão manual ou automática.

Com a chegada oficial da Abarth como marca, além do Pulse, o Argo se encaixa até melhor na proposta da divisão de performance da Fiat.

fiat argo trekking 2021 2

Afetado também pela falta de peças e chips, o Fiat Argo tem vendas inconstantes desde o fim da pandemia, ora emplacando bem, ora caindo bem no Top 20.

O mesmo acontece em relação ao irmão Cronos e outros modelos da Fiat, mesmo a Strada, que hoje é o veículo mais vendido do país.

Com as mudanças que estão chegando, aguarda-se também alterações na arquitetura do carro para adicionar mais conectividade e sistemas de segurança.

Isso o colocará num patamar acima do Novo Citroën C3 e abaixo do Peugeot 208, evitando assim um fogo amigo mais direto.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.