_Destaque Fiat Hatches Mercado

Fiat Argo: Como são escolhidos os nomes dos carros da marca italiana

argo Fiat Argo: Como são escolhidos os nomes dos carros da marca italiana

Nem tudo mundo gostou do nome. Alguns acharam estranho. Outros lembraram de um filme. Mas a designação do novo compacto premium da Fiat veio mesmo da história, mais precisamente da mitologia grega. Argo, o nome escolhido pela marca italiana, designa o barco (trirreme ou birreme) ou nau que transportou o herói Jasão e os Argonautas, a famosa tripulação do navio, que entre outros nomes, contava com Orfeu e Órion.



Para definir o nome Argo, uma equipe específica da Fiat contou com a participação de vários setores da empresa, entre eles Brand, Design e Pesquisa. O objetivo é definir uma designação que seja simples, significativa e diferenciada. A criação do nome não precisa ter origem dentro da companhia, ganhando também inspirações exteriores, como nesse caso.

O processo de definição de nome começa pelo Brand, que vai avaliar o carro, categoria de mercado, diferenciais, concorrentes, entre outros. Depois da imersão, vem a etapa do “Naming Concept Method”, que indica o caminho para a criação do nome do produto e de suas versões. A lista final tem 10 nomes, todos aplicáveis ao veículo, estando todos em acordo com as exigências do processo. Os que não foram escolhidos, poderão nomear versões ou futuros modelos. A Fiat diz que Mobi e Toro foram definidos dessa forma.

fiat-argo Fiat Argo: Como são escolhidos os nomes dos carros da marca italiana

E o sedã? Após o Argo, a Fiat lançará o sedã compacto premium conhecido como X6S. Este será feito na Argentina e será intimamente ligado ao hatch, que conheceremos em breve. Então, qual será o nome dele? A marca mantém segredo absoluto sobre isso, tanto que até sua revelação, o nome Argo jamais havia sido cogitado pela imprensa e nem mesmo vazado por fontes internas.

O processo “Naming Concept Method” gerou 10 nomes, de acordo com a Fiat, assim um deles provavelmente foi definido para o sedã. Nem sempre a Fiat relacionou os nomes dos modelos derivados entre si, mas o fez no caso de Palio e Siena, por exemplo. O Palio é o prêmio (também nome usado pela Fiat) dado ao vencedor da corrida de Siena, na Itália. Argo pode ter ou não um sedã com nome relacionado ao mito grego. O que você acha? Poderiam ser um dos nomes citados acima ou algum outro pertencente aos argonautas?

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend