*Destaque *Featured Fiat Hatches Sedãs Segurança

Fiat Argo e Cronos terão nota máxima no Latin NCAP, garante executivo

Fiat Cronos Precision 1 - Fiat Argo e Cronos terão nota máxima no Latin NCAP, garante executivo

A exemplo do que aconteceu com o Volkswagen Polo e o Volkswagen Virtus, que garantiram cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP, a Fiat está confiante e promete alcançar a pontuação máxima com a dupla Argo e Cronos nas avaliações. Ao decorrer de uma entrevista cedida ao site CarsDrive, o diretor de desenvolvimento do grupo FCA, Claudio Demaria, garantiu que tanto o hatch como o sedã se sairão bem no quesito estrutural em testes de colisão futuros.


“Eu só posso falar sobre a estrutura, porque o Latin NCAP considera equipamentos diferentes para a pontuação, como o ESP e o número de airbags. Mas posso dizer que a estrutura alcançará a pontuação máxima”, proferiu o executivo. “Três estrelas pela estrutura eu garanto tanto para o Cronos quanto para o Argo”, afirmou. Sendo assim, caso esta seja a pontuação final do carro, ele iria se equiparar a modelos de categoria um tanto quanto inferior, como o Chevrolet Onix.

Fiat Cronos Precision 2 - Fiat Argo e Cronos terão nota máxima no Latin NCAP, garante executivo


Vale lembrar que, ao contrário dos modelos da Volkswagen, a dupla da Fiat não conta com airbags laterais de série, que são ofertados como opcionais a partir da versão Precision 1.8 – controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas são de série também a partir desta configuração.

De acordo com Demaria, os novos modelos são fabricados utilizando processos de qualidade. O Fiat Argo e o Fiat Cronos contam com soluções que poderão atender aos requisitos do Latin NCAP de 2023 e ele já garantiu que tais métodos serão empregados em outros carros da marca. Para receber o Cronos na linha de produção de Córdoba, na Argentina, a unidade recebeu novos robôs que garantiram posições de solda “praticamente perfeitas”.

Fiat Cronos Precision 3 - Fiat Argo e Cronos terão nota máxima no Latin NCAP, garante executivo

O Fiat Cronos conta com uma plataforma um tanto quanto diferente em relação a do Fiat Argo. O sedã usa a base MP-S, enquanto o hatch, a MP-1. Segundo a marca, 70% da carroceria é nova no Cronos, sobretudo em respeito à rigidez torcional e suspensão. Em relação ao hatch, o três-volumes é ainda 36,5 cm mais longo.

O executivo disse ainda que o Fiat Cronos poderia ser exportado tranquilamente para o mercado europeu, mas com mudanças para atender aos padrões e exigências daquele mercado. Para ser oferecido no velho-continente, o carro precisaria de readequações no conjunto mecânico, luzes e equipamentos, como airbags de cortina e proteção para pedestres.

[Fonte: CarsDrive]

COMPARTILHAR:
  • Leonel

    “mas com mudanças para atender aos padrões e exigências daquele mercado. Para ser oferecido no velho-continente, o carro precisaria de readequações no conjunto mecânico, luzes e equipamentos, como airbags de cortina e proteção para pedestres.”

    Então até Gol, Mobi, Onix e cia poderiam ser vendidos lá. É uma comédia uma declaração destas. A questão é se o mesmo que é vendido aqui pode ser vendido lá SEM adequações.

    O Polo tirou nota máxima porque o segurança é um conjunto de fatores e somente estrutura e ou equipamentos.
    Aguardemos.

    • Leandro

      O polo daqui também precisaria dessa readequação para ser vendido na Europa. Não tem exatamente os mesmos equipamentos exigidos. Gol, Mobi e outros teriam que passar por reforços estruturais antes disso. Ele garantiu a questão estrutural, que é moderna e atende os requisitos atuais.

      • Leonel

        Só quis salientar que a frase acima é óbvia. Com o investimento certo, qualquer carro vendido aqui pode ser vendido lá.

        • Fato. Vemos isso atualmente com o Ka (que tem os reforços devidos pros outros mercados) e já vimos com o antigo Fox em 2006; quatro estrelas em outros países e o nosso ficou com apenas uma, sendo que ambos saíam da mesma fábrica.

          • Retrato do Papai

            no latin ncap o nosso fox também ficou com quatro estrelas

            • O Fox ATUAL ficou. Falei do de 2006, o primeiro.

        • Leandro

          Não é bem isso. Alguns carros precisam de reforço estrutural drástico… O que inviabiliza. Já Cronos e Argo já tem estrutura adequada, faltando equipamentos simples apenas… O que é fácil de agregar para vender em outros mercados.

          • Car Xpert

            Bem colocado

      • Djalma

        Precisaria nada, a diferença é só de acabamento. É o mesmo carro aqui e lá, inclusive na proteção a pedestres. Esse seria o principal problema do Argo.

      • Djalma

        Garantir todos garantem, estão defendendo seu peixe, até passar pelos testes oficiais. Procure matérias sobre o que a diretoria da GM falava sobre o Onix tempos atrás…”carro moderno e seguro” ou “temos certeza que o ÔNIX atende todos os requisitos de segurança”

      • FocusMan

        Tirar nota 3 em estruturas é Fácil até o Ford KA, HB20 e Onix que já tem muitos anos de estrada conseguem 3 estrelas.

        • Mario

          Perfeita definição. Então, o principal para segurança, são os opcionais, como ESP, airgbags laterais e Isofix. Basta colocar isso, e ganharão 5 estrelas.

          • FocusMan

            E pela declaração deles, não vai rolar isso…

          • Car Xpert

            Pro Argo e Cronos tá bem fácil as 5 estrelas, basta a FCA põe esses equipamentos, só que demanda seus custos …

        • Basil Sandhurst

          Cara, acabaram de refazer a espessura dos aços da lateral do Onix para enfrentar o teste com alguma dignidade…vc tá enganado do “é fácil tirar três estrelas”.

          • FocusMan

            O Onix tem 6 anos de mercado. Nao foi dificil fazer ele passar e nem mudaram o metal apenas colocaram dois reforços. Ou seja é facil sim.

        • Car Xpert

          Só conseguiram depois de reforços estruturais…

          • FocusMan

            Que não são de metal.

    • Alexandre

      Eh o que todo executivo faz… Soh sabe falar asneira e coisas obvias para tentar nos engabelar. Eh tipo um jogador de futebol apos o jogo.

      • Leonel

        Hahaa…ultimamente, no Brasil, os executivos de montadoras só vem com balelas mesmo…

  • celso

    “O Fiat Cronos conta com uma plataforma um tanto quanto diferente em relação a do Fiat Argo(…) O executivo disse ainda que o Fiat Cronos poderia ser exportado tranquilamente para o mercado europeu”
    Então quer dizer que o Argo não poderia ser exportado…?

    • Raimundo A.

      O Argo foi pensado para os mercados LATAM e APAC, que adotam exigências de segurança pelo visto inferiores ao EMEA (Europa) e Norte Americano. Daí, ele dizer que para atender a Europa precisaria de ajustes como a inclusão dos itens opcionais, que passariam a ser de série, air bags extras, luz diurna que aqui é assinatura visual/luz de posição, mais fraca.

      Dos Fiat feitos aqui, o único que poderia ser exportado sem problemas é o Toro. Ele tem sete air bags disponíveis que passariam a ser de série. O EPS e controle de tração são de série. Luz diurna tem Black Jack e Volcano, outro item que seria de série para todas as versões. No Argo e Cronos teriam que criar a oferta de certas itens porque não existem como opcionais ou mesmo projeto.

      • Djalma

        Tem as modificações de capô para proteção a pedestres.

  • Nota máxima pras versões abaixo da Drive 1.3 GSR será impossível, pois não trazem ESP e TCS nem como opcionais. Airbags laterais então, só como opcionais a partir da Precision 1.8 manual de 62k. Pras topo-de-linha já é mais possível.

    • Rafaelprado

      voce leu a reportagem, ele garante nota maxima na estrutura.

      • Li, e estou falando de nota máxima no teste, não de um componente isolado.

    • Luciano RC

      O Argo e Cronos 1.3 quando ganha o cambio GSR fica com ESP e assistente de partida de série.

      • Exatamente, por isso falei “abaixo da Drive 1.3 GSR”, pois a manual já não tem.

        • Luciano RC

          Isso que mata.

    • Paulo Lustosa

      Argo 1.0 tem opção de ESP e TCS

      • Tenta comprar um ou montar no site da Fiat pra você ver se tem rs

        • Paulo Lustosa

          Retiraram, pois os primeiros Argo 1.0 tinha como opcional o ESP e TCS, justamente pra deixar em par de igualdade com o Uno na propria linhagem da Fiat.

          • Não, rapaz. O Argo 1.0 nunca teve, e nenhuma versão dele traz os controles como opcionais. Ambos só vem de série a partir da 1.3 GSR (automatizada) desde o lançamento do carro, porque nem a 1.3 manual pode tê-los – não precisa acreditar em mim, basta ler qualquer matéria sobre o lançamento dele. E outra coisa: o carro foi lançado no ano passado. Não é de praxe das montadoras fazer alterações em tão pouco tempo de mercado, especialmente pra retirar equipamentos (ainda mais se tratando de elementos de segurança). Seria um tiro no pé sem igual.

  • Raimundo A.

    Sinto muito FCA, mas essa informação não vai ajudar em nada. Se tem produtos que poderiam tirar nota máxima geral, que é o que vale, perde a oportunidade. Querer economizar em segurança, que ajudaria na nota máxima, para tentar ganhar em vendas com preço menor, pelo visto parece que não vai se sustentar por muito tempo porque o caro e pouco equipado Polo está vendendo mais estando a favor a nota máxima em segurança, além de ser produto visto no exterior. Tem Argo na Europa? Não, e dizer que precisará de ajustes é afirmar que o daqui é pior.

    Usar por outras palavras que Argo e Cronos atendem ao mercado local e estariam preparados para exigências futuras é similar a Chevrolet tempo atrás dizer que o Tracker não tinha ESP porque o mercado oferta o que o mercado demanda e se ESP não era prioridade, ofertar para quê? Da mesma forma, Onix e Prisma zerarem a nota de segurança, mas atendem a legislação local. De fato, segurança é só um detalhe e não impactou as venda do líder Onix, mas a empresa tratou de fazer mudanças para melhorar a credibilidade do produto.

    • JOSE DO EGITO

      Isso que da carro JABOTICABA !!

    • Edson Fernandes

      E para se manter na liderança.

      • Basil Sandhurst

        E a GM continua lá … sozinha no topo da montanha com o Onix, rindo à toa e com as declarações lacônicas a respeito de segurança (e sem mesmo colocar filtro no a/c).
        Mas só a FIAT é porcaria…. vai saber…
        Abs

        • Edson Fernandes

          Mas pense comigo… todos os produtos que estão na ponto são bem medianos em segurança. A GM só adequou sem gastar muito pq a estrutura do carro em sí já estava pronta e havia sido piorada antes.

          Ela fazendo isso, consegue dizer que está na média e continuar a não ter reclamação da segurança.

          Veja que curiosidade em relação ao que eu penso da Fiat: Penso que os produtos foram muito mal dimensionados na linha. Acho o ARgo caro , Uno caro e o Mobi que em teoria teria custo x beneficio, usa motor fire… ou seja, perde por falta de eficiencia de um motor que não é tão economico.

          • Basil Sandhurst

            Edson, teu comentário é perfeito. Tbm sou inimigo dessas listas de preço fora da realidade. Os carros poderiam oferecer preço mais justo desde já.
            A GM “nada de braçada” pq oferece o que o consumidor do século 21 quer: um novo gol. Sempre foi um carro que nunca teve nada demais, era apenas confiável, econômico e na hora de vender um dinheiro em caixa.
            Abs

            • Edson Fernandes

              A dureza é saber que a Chevrolet trás um simples computador de bordo apnas na versão LTZ desse produto. Me lembro que no passado isso foi mto discutido entre Prisma LTZ e Cobalt LT: Ambos tinham os mesmos recursos com sobra de espaço no Cobalt.

              Atualmente o Cobalt distanciou por ter apenas disponivel o motor 1.8.

              Mas antes deixava evidente como eram mal equipados.

              Abs

              • Basil Sandhurst

                Olha, podem até chover pedras aqui na minha sofrida vidraça, mas eu não vejo toda essa tecnologia em Onix/Cobalt.
                Depois q me acostumei com carro com computador de bordo para verificar on-the-fly o consumo brinco de bater recordes. Ficou divertido isso.
                “Só ” painel digital não me conquista de jeito nenhum.
                Abs

                • Edson Fernandes

                  Então, eu concordo contigo e em 2015 por mais queue tentei considerar ambos, foram esses itens que me fizeram abrir mão dos mesmos. Não conseguia concebir nada além, isso me pegou.

          • Car Xpert

            Falar de preço e esquecer o absurdo dos valores de Up e outros carros concorrentes ao citados é meio injusto, vamos comentar com mais sabedoria.

            • Edson Fernandes

              Então, mas vamos lá….

              O cara ta procurando “alguma coisa” por volta dos R$40000.

              Ele vai encontrar:
              – Kwid (zen e intense)
              – Mobi (easy, like e drive com desconto)
              – March 1.0 S
              – Ka 1.0 S
              – Onix Joy (promocional)
              – Gol (promocional)

              Citando esses.

              Aí ele olha internamente e ve o Onix mais espaçoso, silencioso e ainda que não seja um ponto adicional por muita gente, isso é na venda: Cambio de 6 marchas.

              O carro não desenvolve tão bem por ser 1.0, mas os demais tbm não são um canhão absurdo. Junta o brasileiro tipico e conservador, uma empresa que hoje briga mesmo para vender no melhor custo x beneficio, se posicionou atualmente como um carro com segurança apenas mediana (média do mercado dos carros então avaliados e descritos por mim só a titulode exemplo), o cara tem a opção do Onix que comdesconto sobre a tabela, tem ainda promoção de financiamento.

              Prato cheio para suas vendas. Não é injustiça de minha parte, mas é o que o publico desse perfil enxerga.

        • Car Xpert

          Tbm acho o pensamento de muita gente bem discutível rsrs

          • Basil Sandhurst

            Só a democracia nos dá o direito de divergir e sermos respeitados por isso, meu amigo.
            Abs

  • dor53

    começou o mimimi rsrs

    • Basil Sandhurst

      Concordo plenamente… Onix e Ka vendem horrores e ninguém parece se preocupar com isso.
      Abs

      • Luconces

        Todo mundo reclama de Onix e Ka, que mundo vocês vivem?

        • Luciano RC

          Reclama que participa desses sites. Chega num proprietário padrão e pergunta pra ver se ele sabe qual a nota do carro.
          O consumidor de Populares não liga pra isso… agora o consumidor acima de 60 mil observa isso.

          • Luconces

            Isso é verdade. Brasileiro médio nem sabe dessas coisas.

            • Basil Sandhurst

              Aliás também é até MUITO difícil vc conseguir carro com opcionais de segurança caso vc os queira. Esperei um mês e meio para chegar o meu saudoso KaXR 1.6 com AB2.
              Motivo? Não tem em estoque.

              • Luconces

                Nesses casos eu partiria para concorrência, ainda mais se oferece o item que procurava.

                Ou é aquilo, esperar os 60 dias…

          • Car Xpert

            Nem isso, Corolla tá tão “afamada” Toyota que tanta gente enche a bola até pouco tempo NÃO tinha Esp nem Controle de tração nem como opcional, e cadê que reclamavam… E vendia horrores…

            • Luciano RC

              Eu sempre reclamei.. achava injusto isso. A Toyota deveria ter vergonha. Atualmente vende o modelo com ESP e 7 air baga e se acha a top. Porém falta inúmeros recursos de segurança e entretenimento no carro.

        • Basil Sandhurst

          Os dois carros são líderes de venda. “Todo mundo reclama” é uma oração sem sujeito. Te garanto duas coisas EU não vivo reclamando mas não tenho nenhum dos dois carros. Mas conheço quem os tem e gosta.
          Esse é o ponto.
          Vivemos no Brasil . A terra em que os carros têm muitos impostos (caros) e os trabalhadores pagam taxas sociais extorsivas sobre seus salários, e você?

          • Luconces

            Ok, posso ter generalizado mas você entendeu meu ponto, quase todos que frequentam blogs automotivos…

            É só acompanhar marca de carro pelo Insta que você vê o nível do brasileiro consumidor desses carros, cada comentário fraco ou com cara erro de português que fica fácil entender porque um Onix vende tanto.

            Eu não reclamo, só acho uma vergonha ter carros em pleno 2017/18 que não oferecem o mínimo de segurança, não vou nem falar de plataforma ou design aqui…

            Eu moro no Canadá kkk

          • Luconces

            Teste…

          • Luconces

            Não sei se minha resposta está indo….

          • Luconces

            Eu generalizei, todos que frequentam blogs automotivos reclamam de Onix e o Ka, ainda mais depois do resultado do carro da Ford.

            Eu não reclamo, apenas acho vergonhoso carro em pleno 2017/18 ainda pecar em itens de segurança, não vou nem comentar de plataforma ou design.

            Eu moro no Canadá kkkk

          • Luconces

            Ou a moderação está apagando isso por nenhum motivo aparente.

            Ou você é moderador e está apagando isso por nenhum motivo aparente.

            • Basil Sandhurst

              kkkk … não sou moderador…sou leitor…fica tranquilo

              • Luconces

                Tão de zueira comigo só pode kkk

                • Basil Sandhurst

                  Cara acho que o seu navegador canadense floodou o tópico, de repente apareceu um monte de resposta sua em tudo quanto é lugar….rsrsrs
                  Abs

                  • Luconces

                    ôlocooo, vou ver aqui kkkk

                    Tô sendo hackeado…

                  • Luconces

                    Aff… para mim não aparece. 0o

          • Luconces

            Eu generalizei, todos que frequentam blogs automotivos reclamam de Onix e o Ka, ainda mais depois do resultado do carro da Ford.

            Eu não reclamo, apenas acho vergonhoso carro em pleno 2017/18 ainda pecar em itens de segurança, não vou nem comentar de plataforma ou design.

            • Basil Sandhurst

              Não poderia concordar mais com você. Basta ver que DRL ainda é opcional para carros mais caros. E em algums modelos (como vergonhosamente no caso do Argo) nem existem.
              Abs

              • Car Xpert

                Polo tbm não…

                • Basil Sandhurst

                  Como vc ousa falar mal do Polo? Olhe pela janela e verá uma multidão com tochas…
                  Abs

  • Mario

    A informação é bem clara, que o diretor considera 3 estrelas apenas considerando a estrutura, sem air-bags, ESP, isofix, etc.

    • Djalma

      Ele está dizendo que o carro dele não é totalmente seguro pois não tem ESP e Air Bags laterais. Em outras palavras é isso, concorda?

      • Mario

        Não concordo. Ele quis dizer, que se fizerem o teste num carro completo, a chance de tirar 5 estrelas é grande. Mas isso depende da ‘escolha’ da LatinNcap, concorda?

        • Djalma

          Não que concorde com todos os critérios do Latin NCAP, mas já que existe esse critério, acho que cabe aos fabricantes se adequarem.

    • Car Xpert

      Isofix o Argo e Cronos tem…

  • Ricardo

    O Cronos ficou mais harmônico que o Argo.

  • Ricardo Santos

    EU QUERO IBAGENS.

  • Nada como forte concorrência! E, ao ver as vendas do Polo, parece que o brasileiro finalmente tá acordando e dando valor pra segurança!

  • Saulo Gomes

    Se tem confiança pq não patrocina o teste então? Sinceramente vai tirar uma estrela e olha lá.

    • Mauro Schramm

      Exatamente o que eu pensei.

    • Edson Fernandes

      Porquesó teriam confiança na versão de topo e na realidade é a de entrad aque vai se submeter ao teste apenas.

      • Luciano RC

        Mas se submete a de entrada, como o Polo conseguiu 5 estrelas se não tem ESP de série nela?

        • Edson Fernandes

          Porque é um opcional disponivel para ele. Se o modelo de entrada tiver opcional de ESP, ele mantem a pontuação do item de segurança.

          • Luciano RC

            Mas o Cronos terá como opcional em todas as versões. Na 1.4 GSR já vem com o ESP.

            • Edson Fernandes

              Se a Fiat não ofertar na 1.3 manual, já fica fora de ganhar uma estrela por conta do ESP. Sinceramente? Pelo que o cara da Fiat disse, é carro para 3 estrelas e 4 caso tenha ESP disponivel ou opcional desde a versão de entrada dele.

              • Luciano RC

                Entendi.. então se tiver como opcional, vale.

              • Car Xpert

                3 estrelas já é bom, 4 tá ótimo, significa carro bem seguro…

                • Edson Fernandes

                  Aí encontra outra que tem 5 estrelas que de acordo com sua avaliação, então é espetacular.

            • Car Xpert

              1.3 rs

              • Luciano RC

                Sim… 1.3. Desculpa.

    • Luciano RC

      Vai entender qual a mentalidade da Fiat. Deveria mandar antes mesmo de vender o carro, para já usar no marketing.

      • Car Xpert

        Tudo tem custos enormes em uma linha de produção, não é simples como se imagina não companheiro. Abraços

        • Luciano RC

          Sei que não… tenho fábrica e sei como é o negócio operacional. Porém, a Fiat precisava se preocupar com isso.

    • Car Xpert

      Tem coisa além do que os consumidores pensam nesse meio, briga de gente grande, ou quem garante que Polo e Virtus entregue as pressas pro teste não teve algum rolo???

      Vale lembrar que o recente histórico da alemã Volks não é doa mais confiáveis.

  • Rogério R.

    “O executivo disse ainda que o Fiat Cronos poderia ser exportado tranquilamente para o mercado europeu, mas com mudanças para atender aos padrões e exigências daquele mercado. Para ser oferecido no velho-continente, o carro precisaria de readequações no conjunto mecânico, luzes e equipamentos, como airbags de cortina e proteção para pedestres.”
    Sim tbém acho possível já que Sandero e Logan são vendidos no velho continente.

    • JOSE DO EGITO

      Sandero,Logan e Duster

      • Basil Sandhurst

        Cara, todos esses carros que você falou como Globais, só o são com a adição de muitos acessórios de segurança que nem sempre são ofertados por aqui. O antigo ford Ka (primeira versão) na europa tinha 4 AB e ABS. Só para ficar num exemplo.
        Se vc se sentiu num Palio, andando num Argo, vc tem problemas, acredite.

        • JOSE DO EGITO

          Me desculpe se “demoronei seu castelo de ilusoes” mas que o ARGO é bem similar ao Palio disso eu nao tenho duvidas!

          • Car Xpert

            Você sem querer deu seu atestado de que tem conhecimento apenas superficial do assunto. Abraços

      • Car Xpert

        Honestamente meu amigo. Sandero e Logan andam distante de passar o requinte de Argo e Cronos, ainda mais que lá no continente europeu são carros DE BAIXO custo da Dacia. Acho que vc se equivocou ou então andou no Argo!

  • TT 230

    Airbags laterais para Fiat Argo e Cronos: R$ 2.500. Só as versões 1.8 podem receber esse opcional.

    E a Fiat pratica uma venda casada, pois além dos R$ 2.500 , obrigatoriamente tem que adicionar mais um outro pacote opcional por mais R$ 2.200.

    • yurieu

      Se quiser comprar o pacote que vem com air bag lateral, tem que adicionar o pacote de 5 mil reais, essa é a política Fiat.

      • Luciano RC

        Mas várias marcas são assim. A VW também é assim… precisa colocar outros pacotes para ter aquilo que gosta. Por isso sou a favor de versões fechadas como a Ford vem trabalhando.

        • Ernesto

          Quem primeiro adotou essa política de versões fechadas foi a Honda e a Toyota.

          • Luciano RC

            E isso é ótimo. Hoje eu prefiro assim… versões fechadas e pronto.

            • Ernesto

              Sem dúvidas, para o consumidor, é o melhor!

              • Luciano RC

                É melhor pra revender. Até quem procura usado é melhor… você já procura aquela versão que gosta, tem os equipamentos que te interessa.

                Por ex… eu gosto do Cruze LTZ2 por causa do corretor de faixa… acho isso sensacional. Como é um opcional, eu preciso procurar um Cruze LTZ e ver qual deles tem o pacote LTZ2. Se tivesse uma outra nomenclatura, seria mais fácil e mais valorizado.

        • Car Xpert

          Concordo plenamente.

  • Eng Turbo

    Uma boa noticia (Quem é do ramo automotivo já está acompanhando isso)
    As montadoras agora REALMENTE estão levando a sério as notas no Latin NCAP, tanto que as principais demandas estão em relação a redução de peso dos componentes, pois será necessário criar estruturas mais reforçadas para se conseguir notas mais elevadas nos testes de impactos (o VW up é um exemplo clássico, o carro é minusculo e chega a pesar mais de 1.000 kg por conta da estrutura).

    • FPC

      Não tem nenhum up! com mais de 1000 kg, nem o TSI. Pra ser mais exato o MPI pesa 920 e o TSI 950 kg.

      • Eng Turbo

        O Black up TSI tem 1050KG em ordem de marcha

    • Henrique Guedes da Silva

      Ao contrário o up se beneficia por ser mais leve pois sua chapa mais fina porém mais dura pelo processo de estamparia que é feita pela gestamp em taubaté conheço o processo de aquecimento e resfriamento para endurecer o metal

      • Eng Turbo

        Achar que o up é leve é um engano comum, principalmente por causa do tamanho dele. Ele tem um processo de chapas realmente otimizado, resistente e com bons materiais, porém ele está longe de ser considerado leve.

        • Henrique Guedes da Silva

          Cara a chapa do up é mais fina porém dura de propósito fez parte da criação do projeto na Europa

    • Djalma

      Peso não é sinônimo de segurança. A Fiat fez o Argo com quase 1300 kg e garanto que tem carro 200 kg mais leve que se sai melhor em impactos.

      • Luciano RC

        Exatamente… peso nada tem a ver com segurança. Está mais ligado a plataforma e uso de materiais resistentes (que também não importa o peso)

      • Eng Turbo

        Peso não significa segurança, porém um carro seguro é inevitavelmente pesado ou usa materiais caríssimos pra ficar leve. A estrutura do up foi tão reforçada que o carro ficou pesado.

      • Car Xpert

        O peso do Argo 1.8 por exemplo se dá por causa do motor de bloco de ferro fundido, já o Firefly é mais leve devido ao motor moderno de alumínio.

    • JOSE DO EGITO

      Vw UP ainda existe isso ai ?????

      • Mario

        Está na UTI, mas parece que resiste.

      • Luciano RC

        A VW deveria mata-lo nessa geração e ponto final.

    • Car Xpert

      Se fosse um Fiat teria críticas dizendo que a estrutura é pesada demais… O Brasil precisa amadurecer nesse ponto ainda…

  • Samuel Henrique

    O título da matéria não bate com o que foi colocado no texto: “Eu só posso falar sobre a estrutura, porque o Latin NCAP considera equipamentos diferentes para a pontuação, como o ESP e o número de airbags. Mas posso dizer que a estrutura alcançará a pontuação máxima”, proferiu o executivo. “Três estrelas para a estrutura eu garanto tanto para o Cronos quanto para o Argo”, afirmou …..”

    Ele não diz que terá nota máxima, mas sim 3 estrelas…

    • Djalma

      Tem um outro site aí que colocou como o teste já tivesse sido realizado e o carro tirado a nota máxima. Não perdem a chance de…

    • Djalma

      A estrutura atingir a pontuação maxima não é conseguir as 3 estrelas só; é conseguir isso somando os 32 pontos máximos

    • Mario

      Então, quer dizer, que se tiver ESP e airbags laterais, tira 5 estrelas?

      • Edson Fernandes

        Desde que a estrutura suporte o impacto… sim!

        • Luciano RC

          Mas ele tem ESP e Air Bag lateral na Top. O Polo tbm só tem isso de série na top e conseguiu.

          • Edson Fernandes

            Sim, porque é opcional o ESP (e os 4 air bags vem de série), por isso permitiu tirar 5 estrelas. Já o Argo não oferta ESP como opcional desde as versões de entrada. (sempre do Argo 1.3 GSR para cima)

            • Luciano RC

              Erro da Fiat em não colocar e conseguir melhorar as notas.

              • Car Xpert

                Nesse ponto tenho que concordar, mesmo com os custos adicionais deveriam ter feito isso.

                • Luciano RC

                  Tem que olhar o segmento. Agora vai perder para o Polo. A Fiat erra numas coisas que não da pra entender.

            • Luconces

              Edson, estou tentando comentar aqui e meus comentários estão sendo apagados.

              Sabe me informar o motivo?

              • Edson Fernandes

                Sinceramente não sei lhe dizer. Eu olhei inclusive em black list (que são pessoas que precisam de autorização para comentar) e vc não está nelas. Alias, em teoria seus comentários são do perfil que se comenta e automaticamente ficam disponiveis para visualização dos demais.

                • Luconces

                  Acho que foi aqui o erro!

                  Por algum motivo…

                  Mas obrigado!

                  • Edson Fernandes

                    Que isso, sem problemas.

                    Qualquer coisa me dá um toque.

                    Abs

    • Hugo Victor

      Exatamente o que eu pensei.
      “Dupla terá nota máxima em segurança… mas se considerar só a estrutura.”
      É a mesma coisa que dizer “Renault Kwid tem a mesma segurança de um Audi A4… se considerar só o número de airbags.”
      Meio sensacionalista a notícia, mas ok. O importante é que “ao menos 3 estrelas,” terá.
      Agora é só patrocinar o teste, né Fiat?

    • Car Xpert

      Tbm achei o título mal escrito ou então posto de forma sensacionalista kk

  • DiMais

    título meio sensacionalista, mas ok.
    uma excelente notícia, ao menos na questão estrutural já estamos elevando o patamar de segurança dos carros desenvolvidos para a região e o Latin NCAP tem seus méritos por isso, por ter colocado na mesa a discussão sobre a segurança dos nossos carros.
    infelizmente as legislações locais, não só brasileiras mas como de todos os outros países da região (que poderiam se unir para criar requisitos mínimos padronizados), ainda são muito brandas em relação aos equipamentos que devem ser ofertados de série em todos os carros vendidos aqui.

  • Mardem

    Cronos e Argo tirarão a nota máxima que não é máxima porque o LatinNCAP considera equipamentos que não nos são ofertados. Então tirará 3 que é o máximo mas não tirará 5 porque não tem equipamentos para tirar o máximo.
    Os carros podem ser vendidos no mercado europeu, mas teriam de sofrer alterações porque como estão não podem ser vendidos no mercado europeu.
    Isso me faz lembrar daquela velha parábola bíblica que dizia: Não temos meta, mas quando alcançarmos a meta, dobraremos a meta!
    HAHAHAHAHAHAHHA
    A última vez que a Fiat deu estimativa do número de estrelas que um de seus carros tiraria foi com o Mobi. “Tirará 3 estrelas pois sofreu reforços na carroceria”, eles diziam. Deu no que deu: Mobi 1 estrela.
    Tá complicado Fiat. Repense esses carros toscos que vocês andam nos oferecendo. Precisamos de projetos globais. O mercado brasileiro está, aos poucos, se cansando desse chorume de Mobi, Argo e companhia.

    • Car Xpert

      Triste ler um comentário desse tipo, Fiat inovando em qualidade, montagem, manufatura de ponta nas fábricas, processos construtivos extremamente aprimorados e modelos novos, modernos e pensados ao gosto do público e alguém sem conhecimento da área chamar os mesmos de tosco. Que comentário tosco! Abraço amigo.

  • EDU

    PO FIAT. Are meu 500 tem air bag lateral. Nao curto VW embora ja tive hatch e sedan dela mas parabens para a VW pela dupla Polo/Virtus pela segurança.

    • E até o Uno tem ESP e TCS pra todas as versões como opcional, enquanto o Argo só tem na intermediária. Dá pra entender isso?

      • Wellington Myph13

        “Até da”… Nenhum dos compradores de uno de 45mil pra cima escolheu o opcional que tem ESP, então a Fiat identificou que não é necessário no Argo.

        • Será mesmo? Pois são dois pacotes que incluem ESP e TCS no Uno, e ambos acrescentam muitas outras coisas que o deixam mais interessante (multimídia, chave canivete, trio elétrico, computador de bordo multifunção, etc.) sem passar da barreira dos 50 mil. Continua não havendo explicação pra Fiat não oferecer sequer como opcionais pro Argo, um carro de categoria superior e mais caro, especialmente porque isso anula as chances das versões mais baratas conseguirem 5 estrelas no Latin NCAP.

          • Djalma

            A questão é a seguinte: segundo as normas do Latin NCAP e de outros; ESP só é considerado se vier como um opcional isolado não junto com multimídia ou roda de liga por exemplo. Pegando o Polo MSI como exemplo; existe ESP num pacote completo e existe o ESP isolado num pacote de segurança.

            • Mario

              O que a LatinNcap tem que dizer, quantos carros são vendidos com o tal ESP e airbags laterais.

  • dallebu

    Entendi o que ele quis dizer.
    Argo e Cronos tem estrutura pra tirar 5 estrelas, caso tivessem o ESP e tudo mais, ao contrário do Onix que quando tirou 0 estrelas o Latin Ncap disse que mesmo com airbags laterais o resultado não iria melhorar muito.

    • Car Xpert

      Com certeza! Inúmeros testes internos já atestaram a estrutura segura do Argo.

  • Filipo

    Por que não já têm? O motivo de não terem até hoje submetido o Argo ao teste é estarem aperfeiçoando sua estrutura, como o Onix?
    Ninguém até entende o porque do Argo não ter sido até hoje submetido ao teste (nem patrocinado pela própria marca). É medo ou apenas incompetência mesmo?

    • Mario

      Mas quem deve responder é a LatinNcap, o pq não testaram até agora!!!

  • LKenappe

    É tanta indignação com essa entrevista que nos comentários não da nem para enumerar os motivos. Eu consumidor, não quero entrevista eu quero ver esse ******* de carro batido no Ncap. So vejo desculpa atrás de desculpa da FIAT.

  • Razzo

    “Fiat Argo e Cronos terão nota máxima no Latin NCAP, garante executivo da FCA”

    –> SERÁ ??? Por que não param de embromação e não testam logo o produto ?

    • RRodrigo Souza

      concordo, só acho que eles terão uma nota mediana 3 estrelas, um pouco melhor do que o ônix na pontuação, mas acredito que 5 estrelas não será

      • Mario

        Mas de qual versão você está falando?? Da 1.0 ou do 1.8 completo?

        • RRodrigo Souza

          em ambas, acredito que nota máxima não tirem ,acredito que chegará em 4 estrelas no maximo

          • Fanjos

            Sem ESP e sem AB lateral de serie ou pelo menos como opcional para todas as versões já perde 2 estrelas de cara.

        • Ernesto

          A Latin NCap não vai testar versões de um carro. Irá testar um que dará pontuação a todas as versões.

  • luiz

    Resumindo: três estrelinhas + terço no retrovisor + benção do padre e quem sabe vc consegue sair do acidente com o carro só com algumas fraturas e cortes profundos

    • Samluzbh

      Não podemos esquecer a Bíblia no painel, e tem de ser das grandes.

    • Car Xpert

      Nem as 5 estrelinhas rapidamente compradas pela VW não salvam ninguém em um acidente.

  • Matafuego

    Resumindo: vai tirar a mesma nota do Onix e o cidadão acha que está bom para o exigente mercado brasileiro.

  • CanalhaRS

    Elogiou, elogiou, mas não me convenceu…por enquanto só palavras…
    Essa de vender ele no mercado europeu, só se for o do leste…hahahaha

  • Djalma

    A exemplo do que aconteceu com Polo e Virtus não; os outros dois passaram pelo testes e esses da Fiat ainda estamos só na promessa do Marchionne II.

    • Samluzbh

      Vamos ver se os preguiçosos fazem o teste do Argo e Cronos já que como a matéria disse são plataformas diferentes.

    • Car Xpert

      Tem q testar tbm..

  • FocusMan

    NA o título da matéria não condiz com o texto:

    Fiat Argo e Cronos terão nota máxima no Latin NCAP, garante executivo – Título

    “Eu só posso falar sobre a estrutura, porque o Latin NCAP considera equipamentos diferentes para a pontuação, como o ESP e o número de airbags. Mas posso dizer que a estrutura alcançará a pontuação máxima”, proferiu o executivo. “Três estrelas para a estrutura eu garanto tanto para o Cronos quanto para o Argo”, afirmou. Sendo assim, caso esta seja a pontuação final do carro, ele iria se equiparar a modelos de categoria um tanto quanto inferior, como o Chevrolet Onix.

  • delvane sousa

    Até sair o resultado sera apenas especulação, mas ao que parece será 3 estrelas mesmo.

  • HugoCT

    Melhor que o Onix será com certeza, pois a propria Fiat já fez esses testes na fabrica e até divulgou fotos, então quem viu não ficará falando asneiras, se não alcançar será por questões de entendimento ou normas, mas pelas imagens que vi o Argo se saiu muito bem, pelo menos 4 estrelas

  • Alvaro Vaz

    Leonel, iria comentar justamente sobre esse parágrafo.
    No caminho contrário, elimina-se itens importantes que não são exigidos aqui, monta-se com materiais de baixa qualidade para aumentar a margem de lucro.
    Povo burro. E o carro com pior nota no NCAP é o mais vendido no mercado interno.
    Não entendo????? Alguém?????

  • Bruno Guilherme Souza

    Esse Grand Siena Geração 2 não me agradou muito!

  • Leonardo Lima

    Para concorrer nos segmentos premium, o Argo não faz mais do que a obrigação em ter uma estrutura estável. Ok. Agora, nos segmentos de entrada, é um grande diferencial sim. Lembrando que o Argo 1.0 está na mesma faixa de preço de Onix, Gol, Uno, March, etc. Antes que falem de Polo 1.0, favor considerar o gap de preços de R$7 mil para a versão com ESP, única de fato digna de 5 estrelas.

  • Luconces

    @basilsandhurst:disqus

    Eu generalizei, todos que frequentam blogs automotivos reclamam de Onix e o Ka, ainda mais depois do resultado do carro da Ford.

    Eu não reclamo, apenas acho vergonhoso carro em pleno 2017/18 ainda pecar em itens de segurança, não vou nem comentar de plataforma ou design.

    Eu moro no Canadá kkkk

    • Luconces

      Ok, ou tem algum problema na criação de post ou tá rolando uma censura desnecessária.

      @edsonfernandes:disqus acabei de postar no seu comentário mas realmente não consigo responder comentários aqui…

      Mais em específico para o Basil Sandhurst

  • Car Xpert

    O carro é lindo, só acho que pra valorizar mais a imagem do belo sedan Cronos, todas as versões desde a 1.3 manual já deveria vir de série com rodas de liga leve (calotas de jeito nenhum), vidros elétricos nas 4 portas, faróis de neblina (esses equipamentos deixam o carro com aspecto melhor) e retrovisores elétricos dão um ar a mais de sofisticação … Manivela ninguém merece hoje em dia. rs

    E pra Fiat “matar a Pau” de vez era só colocar de série controle de tração ou pelo menos controle de estabilidade desde o 1.3 manual e os air bags laterais, conseguia as 5 estrelas com esses requisitos, já que a estrutura do carro é boa, forte e segura…

    Nas versões 1.8 no meu ver já seria aro 16 de série no manual, com cluster TFT de 7″, ar digital, retrovisores rebatíveis com luz de conforto e outras coisinhas a mais tudo de série.

    Sendo assim seriam poucos opcionais e com tudo o carro ainda sairia a uma valor bem agressivo.

    É só a Fiat acertar a mão no valores e detalhes, pois, o carro já é lindo!

  • Jhalin Rabey

    Ja e um começo,antes de falar em design e melhor ja mostrar o crash test,ta na hora do brasileiro começar a ficar esperto,chegar na concessionaria e perguntar qual a nota do crash test,se pelo menos nao for de 4 estrelas recusar,ai o negocio muda

  • Valentine’s Day arrives with a great enthusiasm and the entire atmosphere is filled with an eve of joy. This day is enjoyed with entire family and friends who likes to make fun by delivering the gifts like flowers, cookies, chocolates, soft toys and many others. In Brazil the flowers are sent with a motive which makes the environment feel at ease and hence people Send Valentine’s Day Flowers to Singapore to make the recipient’s happy. https://www.singaporeflowershop.com/ValentinesDay_Singapore.asp

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email