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Fiat Argo 1.3 perde multimídia de 7″ de série, ganha opcional de 9″

Fiat Argo 1.3 perde multimídia de 7" de série, ganha opcional de 9"

Após bom desempenho nas parciais de vendas da primeira quinzena de junho, o Fiat Argo prepara mais uma novidade para continuar sua ascensão nos emplacamentos e no posicionamento de mercado. O hatch compacto da marca italiana agora apresenta uma tela de multimídia do sistema Uconnect bem maior que o display padrão, que tem 7 polegadas.


OBS.: O Argo 1.3 não tem mais multimídia de 7 polegadas de série.

O novo display sensível ao toque tem 9 polegadas, ou seja, duas polegadas a mais de área tátil em relação ao dispositivo que é oferecido opcional a partir da versão Drive. O lado ruim é que essa central de 9 polegadas não tem Apple CarPlay nem Android Auto, o que é claramente um regresso.

Pelo menos as versões do Argo com motor 1.3 ficaram mais baratas em R$ 2.300.


Aliás, falando nessa central nova de 9 polegadas, somente esta versão do Fiat Argo oferece a novidade, tanto com motor 1.0 quanto 1.3 ou 1.3 GSR. E mais, se for procurar isso no Cronos, esqueça, pois o sedã compacto lançado há pouco tempo não dispõe da oferta.

O opcional é vendido como Kit Multimídia 9″ e custa R$ 1.990. O diferencial visual é que a tela, além de maior, mantém os comandos físicos sensíveis ao toque, mas elimina os botões giratórios. Além disso, o formato geral é totalmente retangular, diferente do dispositivo de 7 polegadas já conhecido nas outras versões.

Na descrição do produto, a Fiat destaca os óbvios comandos de voz via Bluetooth, streaming de áudio, rádio AM e FM, entradas auxiliar e USB (2), bem como volante com comandos de áudio e telefonia.

Fiat Argo 1.3 perde multimídia de 7" de série, ganha opcional de 9"

Mas, a oferta ainda tem outra novidade. A nova tela de 9 polegadas também é oferecida no Kit Connect, que adiciona rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 185/60 R15 e faróis de neblina.

Aí o preço do pacote muda para R$ 3.800, mas no Fiat Argo, esse kit com a tela maior só é oferecido na versão Drive com motor 1.3, seja manual ou GSR.

Então, com mais essa mudança, a Fiat espera atrair mais clientes para seu compacto Argo (e aumentar os lucros, já que não oferece mais a multimídia de 7 polegadas de série) que na primeira metade de junho emplacou 2.563 unidades, ficando em quinto, passando pelo rival Polo, mas ficando atrás do irmão menor, o Mobi. Nas parciais até o dia 24, o modelo está em sétimo com o Polo na frente.

Agradecimentos ao Wellington.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Guilhe

    Parece que o Argo drive 1.3 perdeu a central 7 polegadas de série e agora oferece essa opcional de 9″.

    • TijucaBH

      agora oferece um radio com tela de 9 polegadas no lugar da central multimidia de 7. Pra mim uma central sem GPS, TV, Carplay, AndoidAuto ou DVD (nao necessariamente todos esses itens juntos), nada mais é que um radio com tela. Estranho é que na foto da nova “central”, aparece a tela do waze, portanto acredito que tenha sim androidauto e carplay…

      • Emanuel Schott

        Ela tem GPS e da pra espelhar a tela inteira do celular, o que é bem melhor, já que pode usar qualquer aplicativo e não ficar limitado aos poucos compatíveis com Android Auto ou Car Play.

        • nightwishjp

          Dá pra espelhar como?

          • Uranium

            Espelhamento comum por software próprio. Dá na mesma e não paga royalties pra Google e Apple.

          • Emanuel Schott

            Não sei.. mas é o que diz na descrição da tela.

        • Djalma

          Se fosse bem melhor seria usada nas versões mais caras e não nas mais baratas.

          • Emanuel Schott

            Ela sempre foi vendida como acessório pra todas as versões. A questão é só que a de 7″ vira de série nas versões mais caras com possibilidade de instalar a de 9″.

        • Celio Daroncho

          Sim, e faz isso com o carro parado, ou seja, se estiver em casa a fim de olhar um mapa qualquer, é só ir na garagem e espelhar na central do Argo, agora se baixar o freio de mão, apaga a tela. Além de que o espelhamento faz a tela perder a sensibilidade ao toque, vira um espelho mesmo.

          • Emanuel Schott

            Sim, vi isso aí.. é uma porcaria mesmo.

    • Uranium

      Perdeu a tela de 7″, baixou 2300 reais e ganhou uma de 9″ com espelhamento (porém sem Android Auto e Apple Car Play) por 1990 reais, opcional.
      No fim das contas, melhorou pra todo mundo.

      – Quem não faz questão de central, vai comprar o Argo 1.3 por 2300 reais a menos.
      – Quem quer central, agora tem uma com 2″ a mais que a anterior, sem Android Auto e Apple Car Play, mas com espelhamento da tela do celular na central, por 310 reais a menos.

      Foi uma melhoria.

      • Guilhe

        Obrigado pela informação.

      • Fernando

        Pra comprar talvez, mas na hora de vender…
        Opcional não entra no valor da tabela. Como ítem de série sim.
        Abraço

        • Uranium

          Não entra no valor de tabela, mas se você tiver um Argo com todos os opcionais, vende acima da tabela pra particular. É ruim só pra quem entrega carro em concessionária como parte de pagamento, a um valor bem abaixo.
          Por outro lado, no caso da Fiat, os opcionais são tão overpriced, mal divididos e atrelados de forma bizarra, que não valem a pena, nenhum deles praticamente.

          • Fernando

            Eu prefiro um som pioneer comum mesmo.
            Dessa central o que seria interessante para mim seria o gps, que certamente não vem.
            Abraço e obrigado pela atenção

            • Uranium

              Eu também. Nisso a mudança também foi boa. Se quisermos um Argo 1.3, agora podemos pagar 2300 a menos e levar sem central.

              • Fernando

                Dinnan epeterapia

        • Antonio Lima

          Dono de VW quem o diga, já que tudo lá é opcional…

          Acho que certo está a Renault, Ford e Hyunday…. Os carros tem pacote fechado, o único opcional é a cor!

          • Djalma

            É nada. Enquanto Argo/Cronos tem 3 ou 4 pacotes de opcionais, no Polo/Virtus você leva um pacote que já cotempla tudo. Up praticamente não tem opcionais; idem Gol e Voyage.

      • Celio Daroncho

        Ficou ótimo, espelha com o freio de mão puxado, somente. ótimo para ver um mapa qualquer ocm o carro parado, depois solta e freio de mão e anda, até parar de novo para dar mais uma olhada.

      • Rodrigão Master

        Uma central multimídia que não serve pra nada. O espelhamento ocorre apenas com o carro parado e com freio de mão abaixado, logo o Waze, por exemplo, não funciona. GENTE NEM GPS ESSE NEGOCIO RODA. é só um rádio de 9″

  • Bruno Silva

    Faltou informar que agora não tem mais multimídia de série, nem a de 7”, mesmo que tenha baixado o preço.

    • CanalhaRS

      A Fiat é fogo, só rindo mesmo…

      • Bruno Silva

        Parece estar totalmente desorientada, só ver o jogo que fica fazendo com Uno (poe motor novo, poe motor velho, reposiciona pra cima, outra hora pra baixo). Lança o Cronos mais barato que o Argo, agora muda as configurações do carro etc…

      • Uranium

        Está perdida, não sabe o que fazer. O time que entrou lá nos últimos anos vem falhando continuamente.

    • Adriano

      E eu li em outra fonte que essa tela de 9″ não tem Apple Carplay nem Android Auto, apesar de espelhar a tela do celular. Então apesar de maior, ela consegue ser pior que a anterior.

      • Djalma

        Saiu na QR. Tanto é inferior que no Argo mais caro com motor 1.8 manteve a tela de 7″ que agora é exclusiva dele.

      • vicegag

        Normal aqui, um passo para frente, e dois para trás.

  • Jean’s place

    fui na concessionaria, estou pensando em pegar um carro pequeno com boa eficiência energética, obrigado à petrobras e sua gasolina de 5 reais… enfim. Fui na concessionária para ver o 1.3 GSR, pois tem controle de tração e estabilidade. Em uma cor sólida e o sensor de ré, obrigatoriamente temos que selecionar a central multimídia e ao selecionar a central, automaticamente entra as rodas, ou seja, 5mil em acessórios. Com isso o preço do carro foi para 65 mil, preço do polo 1.0 TSI automático (de verdade). Até falei para o vendedor, por esse valor, prefiro o polo confort 1.0 tsi e automatico. Ele nem falou nada, viu o tamanho do pepino que tem na Mão..

    • Victor Hugo

      Não perca não perca tempo com Fiat. Os Hatch dela sempre são descontinuados e viram um pepino na mão dos cômodoscomp. Brava, Stilo, Bravo etc. E ainda com desempenhe inferior. Vw sempre evoluindo os carros, além do melhor conjunto. Vá de polo!

      • Nossa, comparou laranjas com bananas!

      • Raimundo A.

        Se sempre são descontinuados, o que faz o Uno ainda no mercado? Aí, você diz que a VW é superior e evolui. Você deve ter esquecido que a marca descontinuou o Polo aqui por muito anos. Que o Fox tem todos os indícios que será descontinuado até, provavelmente, chegar o Gol NG. Se o Argo não é uma evolução sobre o Palio e o Punto abandonado aqui, é o que então?

        Cada fabricante tem as suas estratégias. Se alguns acham melhor manter um produto por décadas e o faz graças a aceitação do mercado, ótimo. Se outro fabricante decide renovar toda a linha mudando o nome dos produtos, fazer o quê? Isso não é atrasado e você deveria saber que basta lançar um ano/modelo novo que o antigo já perde valor. Mudar todo o produto descontinuando antigo faz parte do jogo.

        Depois tem gente que reclama da falta de inovação, mas inovar de que forma? Nova geração de um produto ou novo produto na mesma categoria?

        • Robinho

          Exato, como se VW fosse Santa…kkk, cada uma que tenho que ler…

          • Djalma

            VW tem Gol a 36 anos; Voyage que parou durante algum tempo mas voltou, também a 36 nos e Saveiro a mais de 30. O Fox já tem 14 anos de mercado! E a nível mundial, o Polo, Golf e Passat a mais de 40 anos.
            Em compensação a Fiat mata quase todos seus carros com menos 10 de anos de vida, e não adianta falar que Argo é evolução de Punto e Pálio, pois tirou a identidade dos dois para lançar uma jabuticaba sem identidade própria. Na Itália a Fiat acabou com o Punto também. Se o Argo é uma evolução do Punto, desafio ela a lançar o Argo na Itália!

            • Robinho

              Um dos piores carros que tive ate hoje foi um Voyage…concordo contigo quando o assunto é Polo, Golf e Passat, mas de resto nem considero um VW, talvez por conta do meu trauma.

              • Djalma

                Tive do antigo, um GLS 1.8, um dos melhores carros que já tive.

            • Uranium

              Mata apenas nomes. O Golf teve 7 gerações, o nome Golf foi carregado em 7 carros totalmente diferentes. Toda marca descontinua carros e troca de gerações.
              Se o Stilo tivesse se chamado Brava ou Tipo, ia dar na mesma. Continuaria sendo uma nova geração do hatch médio da marca. Trocar nomes é parte da estratégia da Fiat. Se é bom pra ela esse costume, eu não sei. Mas o argumento de vocês não tem nada a ver!

              • Djalma

                Nada disso, Golf é evolução contínua, não fala bobagem.

                • Uranium

                  Você que não enxerga um palmo na frente do nariz, sai daqui.

            • Fernando

              Concordo contigo.

            • Henry Sax

              eles vão utilizar a plataforma do argo pra fazer um substituto… o punto europeu não era o meeesmo do brasileiro… nunca foi…

            • Jorge Castro

              cade a , variante , brasilia , o ze do caixao , sp1 ,sp2 , parati, kombi, santana , logus, pointer , polo sedan ,deve ter mais algum q to esquecendo q saiu de linha da vw , sem falar q polo e voyagem foram descontinuados so voltando depois de um longo periodo como um carro totalmente novo ou voyagem 94 e o mesmo do voyagem do g6

              • Djalma

                Kombi durou mais 40 anos colega.
                É lógico que há modelos que desaparecem mais isso na linha Fiat não é excessão, é praxe.

        • Robinho

          desconsidere meu comentário anterior…

      • Debraido

        Me explique sobre essa continuidade da VW.

      • Uranium

        Que comentário nonsense… Todos os VW só mantêm o nome, os carros saem de linha e trocam de geração constantemente. O Polo de 2014 tem alguma coisa a ver com o atual? São carros totalmente diferentes, só têm o mesmo nome. O Bravo poderia ter se chamado Stilo, o Stilo ter se chamado Brava, o Brava ter se chamado Tipo, ia dar na mesma, são carros totalmente diferentes. Assim como cada uma das 7 gerações do Golf são carros diferentes.

        • Antonio Lima

          Até porque o polo atual, além de MBQ é o polo mais Gol da história…. Nunca foi tão próximo do gol, seja na aparência seja na qualidade dos materiais e acabamento…. Simples e com aspecto pobre…..

          Essa guerrinha de dizer que tal marca presta e outra não, não leva ninguém a lugar nenhum, cada um compra o que quiser….

          Entre comprar um Argo 1.3 GSR com pacote com roda de liga e CMM eu prefiro o Polo TSI confortiline básico.

          Entre o Polo MSI e o Argo 1.3 manual sem dúvidas vou de Argo…

          É questão de comparar produtos, ambos são bom carros para uns e péssimos para outros…

          • Djalma

            Nada disso,não dá para comparar a modernidade do Polo com essa gambiarra que é o Argo, tanto é assim que a marca até hoje não tem coragem de testar a segurança do carro.

            • Everton Anastacio

              Vc deve trabalhar para VW só pode kkkkkkk… Cego, Leigo!!!

              • Djalma

                Trabalhar para a VW só porque falei o óbvio? Aceita que dói menos.
                Falo o que eu acho e não fico preocupado com reação de haters não!

        • Djalma

          Isso que você falou é evolução de um modelo; na linha Fiat nem isso tem e para ajudar ainda troca de nomes, deixando seu consumidor na mão.

          • Uranium

            Qual a diferença? O Marea/Brava usava a mesma plataforma do Tempra/Tipo. Igual o Golf V e VI eram semelhantes. É evolução do mesmo jeito. A diferença é só a troca de nomes.

            A questão aqui é que vocês adoram dar piti com certas marcas e idolatram outras, sendo que as práticas são todas muito parecidas. Nos EUA a VW trocou o nome de Golf para Rabbit umas 3x nas trocas de geração. Será que tem fanboy de Subaru que fica na internet falando asneira sobre isso? Eu duvido.

        • Victor Hugo

          Eu entendo como evoluções. O que se testa com um carro hoje, você mantém algumas qualidades mas tenta ao máximo retirar os defeitos. Claro que não é regra, e a VW não é santa. Mas os modelos da VW estão acompanhando o mercado Exterior!

      • Incitatus

        Nos hatchs médio a fiat não conseguiu emplacar embora o Stilo e o Bravo fossem bons carros, sem vícios. Esses de fato não tiveram sucessores. Quanto a eliminar o palio e punto e substituir pelo argo é só uma questão de nomenclatura, se o argo poderia ter o nome de um deles, aí seria uma nova geração. O Gol tem um monte de gerações, são carros diferentes que saíram de linha e apenas não mudaram de nome. E quanto a desempenho, a gente tem que ser justo, se for de aspirado o pequeno o firefly é show. E a gente tem que torcer pra fiat vender bem, se a vw ja cobra caro pelos seus carros tendo concorrentes, imagine se não tiver. O Poli TSI confortline começa em 67, com pintura sólida preta e peladão, sem opicionais. Se tiver por 65, com frete, o desconto já o efeito Argo.

        • Victor Hugo

          Meu primo tinha um Bravo e reclamava muito do carro. Motor beberrão (1.8) câmbio automatizado péssimo… E sobre o Pollo ser mais caro, montei uma configuração completa logo quando lançou e ficava com negociação em 72 mil, o Argo fiz o mesmo e passava dos 80 mil, e ainda não vinha um monte de coisa que tinha no polo. Por exemplo freio a disco nas 4 rodas! Então o Pollo é sim a melhor escolha, na minha opinião

          • Incitatus

            O preço que vale é o que o vendedor da css passa. Polo de cara libera uns R$3000, mas você pode espremer na negociação do usado. Argo se tiver no estoque da revenda você consegue 6%(savol por exemplo). Virtus tem ainda mais descontos. Os configuradores são apenas uma referência.

          • Incitatus

            O que eu falei sobre bravo e stilo é que não tem vícios (defeito crônico) como os powershifts. Aliás, o focus não fosse esse câmbio seria um baita carro.

    • rafael

      Jean’s, se você quer um carro 0km na categoria do novo Polo, e que tenha sensor de estacionamento traseiro e os controles eletrônicos de tração e estabilidade, uma outra alternativa ao Polo é o Fiesta. Muito torcem o nariz pra ele, mas continua sendo um carro muito gostoso de dirigir, posição de dirigir muito boa, e tem os equipamentos que você quer. Outras duas boas opções são o C3 e o 208, mas estes não tem os controles citados.

    • Uranium

      A política de opcionais caríssimos da Fiat é lamentável. Tira a vontade de comprar o carro, porque você nunca acha o carro com os itens que você quer, e quando acha, custa mais caro que a concorrência oferecendo menos.

      • Antonio Lima

        Isso é verdade…. Porém o concorrente direto o Polo também é assim… Deveria ser versão fechada, como acontece do o HB20, New Fiesta, C3, Sandero e 208…. Pelo menos na hora de vender você está com uma versão certa que o opcional era apenas a pintura!

        • Uranium

          O Polo tem pacotes, mas eles têm lógica e são progressivos. Os do Argo são totalmente aleatórios e alguns estão bisonhamente atrelados, como Airbags laterais só poderem ser escolhidos no Argo e Cronos Precision se levar as rodas de liga leve aro 16/17 junto. Não faz sentido nenhum.

        • Djalma

          Não, no Polo e Virtus é diferente. Nesses dois, os pacotes mais caros sempre incluem o conteúdo dos pacotes mais baratos.

    • Chris

      A fiat deveria desistir logo dessa caixa GSR e jogar um câmbio AT nesse motor 1.3, acredito que ficaria semelhante ao onix 1.4. Argo 1.3at por 58k seria bem interessante..

  • Danillo Barros

    Se é tela que o mercado quer, então toma… Pensa num MP4 grande…

  • Alexandre TRE

    Passo

  • Faltou informar que retiraram a versão de 7 Pol de série.
    Fora isso pelo que li ela não tem Android Auto nem Apple Carplay.
    Enfim… Isso está mais para um tiro no pé do que uma vantagem.
    E finalizando não eh o Argo que está vendendo acima da média em junho. São os módulos com maior estoque que aproveitaram a greve dos caminhoneiros. O Pólo já tomou a frente de novo.

    • Uranium

      A central nova tem espelhamento comum, via software próprio, e custa 310 reais a menos que a antiga, que é menor.

      • Henrique Gouveia

        Espelhamento e uma droga. Depende muito da compatibilidade do seu celular.

        • Uranium

          Android Auto e Apple CarPlay também são. Só têm nome. O segundo não pega Waze nem Google Maps… Ruim por ruim, melhor a mais barata e com tela maior.

      • Djalma

        Nesse caso, tamanho não é documento!

      • Rodrigão Master

        O espelhamento ocorre apenas com o carro parado e com freio de mão abaixado, logo o Waze, por exemplo, não funciona com o carro em movimento. GENTE NEM GPS ESSE NEGOCIO RODA. é só um rádio de 9″

  • Thiago Alberto de Souza

    E a toro segue com aquela ridicula de 5 polegadas, e a de 6 é igual perna de cobra. fazem pacotes amarrados que nem eles sabem como agir.

    • Uranium

      Essa política de opcionais da Fiat tem que ser revista. Caros, confusos e de custo-benefício lamentável. Mas neste caso do Argo, a mudança trouxe um ganho. Quem não quer central, tem 2300 reais a menos pra pagar no carro. Quem quer, ganhou uma central com 2″ a mais, por 310 reais a menos, sem Android Auto e Apple CarPlay, mas com espelhamento comum, que dá na mesma.

      • Henrique Gouveia

        Espelhamento comum que é ruim pois sei celular pode não ser compatível com os protocolos de transmissão de dados…

        • Uranium

          Te respondi no outro comentário.

    • Henry Sax

      já vai mudar, terá um breve facelift com a chegada dos motores turbo…

  • Samluzbh

    Há poucos dias entrei nesse carro, fiquei impressionado por ser Fiat, internamente muito bonito e bem acabado, só que tem coisas melhores por esse preço!

    • Robinho

      tive a msm sensação, muito bonito por dentro e bem acabado…e obvio que tem muita coisa a melhorar assim como qualquer concorrente dele.

    • Uranium

      O custo-benefício do Argo é muito ruim. Motores ineficientes (E-Torq) com câmbios bons, motores bons (Firefly) com câmbios que o mercado não quer mais (GSR/Dualogic). Opcionais caríssimos. R$ 1600 por uma câmera de ré com sensor. Airbags laterais caros, atrelados a pacotes nada a ver… Vários opcionais que nos concorrentes é item de série.
      O carro em si é muito bom, bonito, bem acabado, o 1.0 e o 1.3 manuais são boas opções, apesar dos pesares e tal. A estratégia de posicionamento do carro é que é uma piada. A Fiat nos últimos lançamentos anda dando uma de Peugeot. Sorte que o Brasil ainda admira a marca.

  • Mauro Schramm

    Se tiver Android Auto e Car Play, excelente. Senão, será apenas uma tela grande e besta.

  • Silvio

    Eu já acho a tela original de 7″ de bom tamanho. Somado à isto a perda dos botões giratórios, considero uma involução.

    • th!nk.t4nk

      Vish cara, a do meu carro é de 12″ e sinceramente acho que poderia ser um pouco maior até. Pelo preço desses carros, eles podiam aumentar um pouco a tela sim. Hoje em dia a gente faz tudo nessas centrais. Eu por exemplo vejo ali a velocidade permitida da via + mapa + pontos de interesse + dados do celular e do próprio carro, tudo na mesma tela. E ainda tem as mensagens de tráfego em tempo real que abrem na lateral da tela (se fosse menor nao teria onde mostrar isso).

      • Rafael Oliveira

        Você só esqueceu dizer que voce tá na europa….
        Não faço nem tanta questão de tamanho uma de 7 já acho suficiente, ainda mais se consegue passar alguma ou outra info pro painel.

        • th!nk.t4nk

          Tudo bem, mas antigamente tudo era “suficiente”. Uma TV de 29″? Grande demais até! Um celular de 4.0″? Meu deus, é um tablet, pra que algo tao grande? “Já tenho ali todas as informaçoes que preciso”. E assim por diante. Mas a realidade é que quanto mais sensores e packs tecnológicos o carro tem, maior a necessidade de acessar todas essas informaçoes em diferentes momentos do trajeto. O motorista nao fica sobrecarregado, se o sistema for bem-feito e as telas posicionadas em local bem elevado (e possuir comando remoto no volante, por exemplo).

      • Djalma

        E além disso tudo ainda dirige?

        • th!nk.t4nk

          Bom, onde moro o trânsito nao é a loucura que é no Brasil. Assim que entro na estrada ligo o ACC (controle de cruzeiro com radar, que calcula e mantém sempre uma distância segura do carro da frente). O assistente de faixa ativo dá uma segurança extra também, embora eu sinceramente nao goste muito (mas se estou meio cansado, prefiro ligar pra garantir). O aviso de ponto-cego é o que mais me ajuda, junto com a leitura de placas (usa a mesma câmera do assistente de faixa), que se comunica com o ACC e automaticamente reduz ou aumenta a velocidade do carro de acordo com as placas. Resumindo, nao é dificuldade nenhuma usar as telas durante o trajeto e checar diversas informaçoes (até mesmo porque as telas sao bem elevadas, uma é o próprio painel digital e a central fica bem no alto também). Praticamente nao tiro os olhos da via, no fim das contas, e tenho acesso a informaçoes valiosas graças a estas telas grandes. É o futuro, nao adianta rejeitarmos.

          • Djalma

            Onde é, nas Autobahn?

            • th!nk.t4nk

              Em qualquer rodovia normal da UE. A vantagem da Autobahn é que os motoristas sao melhores (nao é à toa que é o inferno conseguir tirar carteira na Alemanha) e nao ter limite de velocidade, mas de resto até mesmo nos países do leste europeu é bem sossegado pra pegar estrada (recomendo muito alugar um carro numa viagem pra Europa). Pra ser justo, no Brasil também tem algumas rodovias nesse patamar (em SP por exemplo), só peca na falta de investimento na digitalizaçao.

      • rafael

        Vish cara, você tem um Tesla? Kkkk. Tem 12 polegadas e ainda acha pouco? kkkkk
        As pessoas ficam cada vez mais atentas nessas telas, e prestam cada vez menos atenção em duas coisas de extrema importância: NO TRÂNSITO E NO VEÍCULO. Aí, ocorre uma tragédia, e os “ixpertos” ficam reclamando que a culpa é do fabricante por não colocar nos veículos os tais dos recursos autônomos ou semi-autônomos.
        Esse mundo não tem mais jeito…

        • Raul Pereira

          ele pode muito bem ver esses recursos todos parado no farol ou durante trafego intenso. E também você não vê tudo isso ao mesmo tempo. Essas informações são todas importantes na condução para inclusive melhorar a sua dirigibilidade. Fora que em condições de neve e chuva, esses informativos eletrônicos são importantes justamente ara evitar os acidentes (vide alguns itens de segurança eletrônica do Polo).

          • rafael

            Raul, você realmente acredita que ele faz isso com o carro parado, e em local e momento adequados? Eu não. E nem outras pessoas.
            Ele até pode não ver todas essas informações ao mesmo tempo, mas como são muitos menus, muitas opções, quase ninguém (talvez ninguém mesmo) vai conseguir mexer, selecionar, escolher eles sem se distrair por um perigoso período de tempo. Lembre-se, poucos segundos de distração são a diferença entre ocorrer ou não uma tragédia. Sobre esses informativos, não faz tanta diferença assim. Se a pessoa precisa ir pra um local que esteja nevando, ela irá mesmo assim. Assim que ela avistar a neve, irá adequar seu modo de dirigir conforme a situação exige. Tão simples. Sobre os itens de segurança que o Polo tem, não lembro de todos, mas tem alguns que por favor né. Se as pessoas estão se obrigando a serem policiadas por um sistema de monitoramento de fadiga, por não terem a capacidade de discernimento se estão cansadas/sonolentas, nem deveriam dirigir.

            • Raul Pereira

              ai temos que ver a multimídia que ele tem. Eu moro em São Paulo, então paro toda hora. Em uma parada confiro quanto estou gastando, em outra verifico autonomia, quando paro pra buscar alguém ou em alguma garagem vejo outras informações. Sem violar uma lei de trânsito. Não vejo mais funções porque não tem tantas no meu carro.
              Cara, se souber usar, cada informação eh importante, pensando no macro, eh melhor ter um equipamento desse no carro, pois não dá pra fiscalizar isso em todos os condutores e o ser humano de modo geral não tem bom senso. Então um medidor de calibragem de pneus, diagnostico digital – inclusive ajuda na manutenção – e diagnostico de condução, todos ajudam na condução, o fator humano ainda é um grande causador de acidentes e ter uma barreira a mais para evitar falhas humanas é sempre bem vindo.

        • th!nk.t4nk

          Meu carro é um modelo médio normal (C200). Tem uma tela de 12″ e outra de 10″, pro painel de instrumentos e console central, respectivamente. Mas hoje em dia tem até médio-compactos no mercado com telas desse tamanho. Aqui na Europa existe um serviço que atualiza a situaçao da rodovia em que você está minuto-a-minuto, via rádio. Essas informaçoes precisam de uma tela pra que seja possível oferecer rotas alternativas, ou pra dar um alerta crítico (acidente à frente, óleo na pista, etc). Acho importante pra caramba, graças a essa combinaçao já me livrei de pegar muito trecho problemático. O lance de mostrar também a velocidade máxima permitida da via é outra coisa fundamental, porque às vezes muda rápido e você pode acabar caindo num radar de bobeira. Outra coisa, essas telas hoje em dia mostram todas as informaçoes do carro em si que você precisa durante o trajeto (funcionamento dos radares, por exemplo, pois às vezes no inverno algum deles pega neve e isso prejudica o ACC). Como hoje em dia até em carro semi-popular colocaram esses sensores, acho permitinente uma forma de transmitir todas essas informaçoes com segurança.

          • rafael

            th!nk, eu gostaria de ter um “médio normal” rsrs. Quem sabe um dia…
            Também prefiro telas mais elevadas, como as que citou. Mesmo que você não fique tocando na tela, é preciso fazer algum acionamento. E há perda de atenção, por menor que seja. Quem nunca tomou um susto logo depois de mexer nos comandos do ar, ou do som? E isso que são situações corriqueiras. Se você nunca passou por isso, ou você é muito bom, ou tem muita sorte, ou as duas coisas. Que bom! Sobre a Central fazer alertas, não tinha pensado nisso. Mas eu continuo não vendo muita lógicas nos assistentes de condução. Se o motorista precisa de algum tipo de assistência, nem deveria sentar-se no banco do motorista (abro exceção à quem tem algum tipo de limitação física). Pra finalizar, a questão preço é bem complicada. Difícil comparar preços de automóveis vendidos em países diferentes, tem muita coisa envolvida nisso. Não é apenas “lucro Brasil”, e nem apenas “custo Brasil”. São as duas coisas envolvidas, e mais muitas outras também, em proporções diferentes, em carros diferentes.

            • th!nk.t4nk

              Verdade Rafael. Mas olha, os assistentes já me salvaram um par de vezes (o radar frontal, mais precisamente, freiando o carro antes que eu tivesse reaçao pra tal). Mas tem assistente pouco útil também, como o de manutençao de faixa (ativo), que puxa o volante caso você invada um pouco a faixa lateral. Isso é um saco, prefiro deixar desativado na maior parte do tempo. Sobre o preço, eu concordo. Mas ainda me sentiria roubado pagando 2 mil Reais numa telinha dessas, com tantas limitaçoes. A montadora acaba se aproveitando da falta de concorrencia também, além de tudo.

      • Silvio

        Acho que sou antiquado mesmo. Meu carro não tem central multimídia, mas não sinto falta, e para quando quero usar o Waze, a tela de pouco mais de 4 polegadas do telefone já me salva.
        Pode ser também que a minha realidade de trânsito seja mais amena que a sua, pois uso bem pouco estes aplicativos de transito, mais quando viajo.
        E sobre a perda dos botões, eu prefiro os físicos, especialmente se forem no volante ou atrás dele, como meu carro atual, que já decorei a posição e não tiro os olhos da estrada para acioná-los.

        • rafael

          Como o sistema de mnoderacao de comnentaarios do NNAA está tão dezsaggradávvel (pra não dizer outra palavra) vou colocar de novo o meu comentário: Silvio, eu gostaria de ter um carro com a tal da central multimídia nem tanto pra ver DVD ou espelhar celular ou então usar o bluetoth, mas sim pra ter um navegador nativo GPS. Mas que fossem dos bons meeeessssmo rsrs. Quase sempre que eu uso um navegador desses de celular, o mesmo fica a todo momento me attormentanndo, mandando a mulher que nele fica me dizer “sinal de GPS perdido”. Cara, eu fico muito doido com isso. E me acontece direto isso. Sem falar que celulares smartphones adoram travar. Que coisa ruim! Além do citado navegador GPS (dos bons, hein rsrs), gostaria que tivesse rádio, entradas USB e toca CD. E a tela com no mínimo 6 e no máximo 7 polegadas, com botões físicos, e que fosse uma tela de boa qualidade e que não ficasse “invisível” sob sol forte. Os tais espelhamentos e compatibilidade com sistemas operacionais, seriam um extra, não uma obrigação.

      • FocusMan

        Uma tela de 12 polegadas é uma boa distração para andar num carro onde a primeira função seria usar o volante e pedais e olhar através do parabrisa as coisas do lado de fora.

        • th!nk.t4nk

          Caramba, quanto comentário do século passado. Cara, uma tela realmente ergonômica (em posição elevada, nao essas na altura da barriga que colocam nos carros brasileiros) é excelente. Praticamente nao tira os olhos da estrada. E sim, as informaçoes ali são pertinentes durante todo o trajeto. O problema é que no BR o povo ainda acha que a telinha ali é só pra escolher as músicas e de vez em quando ver um mapa, enquanto no resto do mundo você tem um inúmeras informaçoes importantíssimas ali.

          • FocusMan

            Quase ja bati o carro várias vezes por causa de telas. Uma vez me distrai com o gráfico de tração no painel e sai da pista. Sinceramente carro é lugar de sentar e dirigir, qualquer outra coisa secundária é desnecessária. O máximo que me distrai hoje é a tela do GPS, que ainda gosto de usar em modo. Off line.

            • th!nk.t4nk

              Você tem um Focus? Eu tive um Fusion e sentia dificuldades com a tela baixinha. Mas graças a deus outras montadoras pensam um pouco mais e colocam a tela em posiçao elevada, o que melhora MUITO a experiência de uso. Isso somado ao comando remoto no apoio de braço e no volante, resolve a vida. Quanto a “sentar e dirigir”, legal mesmo, mas dirijo com frequência pra lugares que nao conheço (ou tenho que pegar caminhos alternativos), entao nao tem como fugir do navegador. Gráfico de vetorizaçao de traçao e outras informaçoes do genero eu só coloquei uma vez na vida pra ver, uma curiosidade, mas nunca deixo essas porcarias ocupando a tela. O que me interessam sao as informaçoes minuto-a-minuto das condiçoes de tráfego e do que está acontecendo de pertinente no carro no momento, além da navegaçao e alternativas de rota.

              • FocusMan

                Tenho um Focus no BR, mas dirijo outros carros durante os periodos que estou no exterior. O Focus ainda é um modelo “raiz”. Mas no Fusion, por exemplo que é cheio de graficos, e eu passei bastante tempo com ele, varias vezes fiquei distraido. Mesma coisa com Edge que usa o mesmo painel. Como sou curioso tendo a querer ficar olhando tudo que se passa com o carro.

                No final, é como se estivesse usando o smartphone enquanto dirige, bem perigoso.

  • Razzo

    Esta tela opcional de 9”, e que não tem Android Auto e Apple CarPlay, por R$ 1.990 tem GPS nativo ?

    • Uranium

      Tem espelhamento comum do celular na tela. Dá pra espelhar Waze e Google Maps ou qualquer outra coisa.

  • Mayck Colares

    Se teve uma redução de 2300 e a nova tela que é maior por 1990 então me parece um bom negócio.
    Parece espelhar celular de alguma forma já que mostra o Waze aí.

    • Djalma

      Na verdade, uma tela maior com menos recursos. Nesse caso, tamanho não é documento. Tem um outro pacote, que para ter essa Central se paga 3.800,00.

      • Mayck Colares

        Li varias reportagens de outros sites, ele espelha celular sim ( provavelmente por mirror link, roda waze e tudo como pode ser visto na tela). Sozinho ele custa 1990 e reduziram o preço em 2300 e ainda deram a opção pro cliente escolher entre sem tela ou com uma tela maior. Esse pacote é só se o cliente quiser rodas de liga junto. Tudo tem a opção.

  • Faheina

    adiciona rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 185/60 R15 e faróis de neblina.
    Afinal eh 16 ou 15?

  • SDS SP

    “O lado ruim é que essa central de 9 polegadas não tem Apple CarPlay nem Android Auto, o que é claramente um regresso”

    Famoso me engana que eu gosto.

    • Emanuel Schott

      Mas dá pra espelhar a tela do celular. Sem contar que tem GPS incluso, a outra não tem.

      • SDS SP

        Tem razão. O GPS nativo é uma mão na roda quando o sinal do celular cai.

  • Filipo

    Daqui a pouco tiram o Firefly 1,3L e voltam com o Fiasa 1,5L. Fiat fazendo Fiatisses!
    Daqui a uns 3 anos, o Argo, pelo visto, só virá com os volantes e os bancos, com a nova estratégia da Fiat, vide Uno.
    Uma central muito boa, que era de série, agora não tem nem mais como opcional, nas versões Drive. No lugar, temos outra, com tela maior, porém genérica, sem Android Auto e Apple Car Play. Valor de revenda das versões Drive ano/modelo 2019 sem a mídia certamente será depreciado.
    Mas uma coisa é certa: A estratégia da Fiat revela muito sobre o povo. Ficam discutindo sobre se tem tela, e qual o seu tamanho, mas todos já se esqueceram que até agora nada se sabe sobre seu nível de segurança. Se é que em algum momento ligaram para isso!
    Se o Argo tem boa estrutura e a Fiat confia em seu produto, porquê ela não patrocinou um teste até hoje? O Argo já fez 1 ano de lançado!

  • FocusMan

    No final o consumidor saiu ganhando então. O carro ficou 2300 reais mais barato e voce pode equipa-lo com a tela por 1990 reais.

    O texto não deixou isso bem claro…

    • Uranium

      O texto ficou dúbio. Já que fizeram a errata, deveriam reescrever a matéria toda. Não achei perda como o texto induz a achar, se de fato a nova tela de 9″ dá pra espelhar a tela toda do celular (sem Android Auto ou CarPlay) como tem gente dizendo por aí. Os valores também são compatíveis.

      • FocusMan

        No jornalismo atual noticia ruim “Vende” mais que noticia boa.

        • Uranium

          Sem falar que:
          – Quem não está nem aí para central (como eu) vai ter Argo 1.3 por 2300 a menos.
          – Quem está, ganhou 2 polegadas e 310 reais de economia. E o espelhamento existe de fato, vi em outros sites. Só não é via Android Auto e Apple Car Play.

          • Christian Balzano

            Até então é só baixar o App do Google Car Play que funciona a mesma coisa com o espelhamento.
            Minha dúvida é se o touch funciona no espelhamento, pois nas adaptações das lojas de acessórios é só um espelhamento em vídeo.

    • Não saiu ganhando pois a central nova não tem Apple CarPlay nem Android Auto.

      • FocusMan

        Tem espelhamento de imagem, o que já serve.

        Pagar royalties para o Google e Apple é bem caro. Existem outras montadoras trabalhando em projetos semelhantes para veículos de entrada também.

      • Se tem MirrorLink ou algo semelhante, que faz mais ou menos a mesma coisa, não considero desvantagem.

  • CÁSSIO

    bacana esta tela de 9 ” .

  • Wellington Myph13

    Que sacanagem hein…
    Eu mandei um e-mail pro pessoal do NA quando fui montar um Argo 1.3 e vi o opcional, achei que era um extra, que seria uma evolução a partir da de 7″ pra chamar atenção e talz, mas nem tinha notado que tinha perdido a CMM de série e que essa seria simples de 9″ sem Android auto e talz…
    O que passa na cabeça da Fiat? Ela não percebeu ainda esse negócio de mais e mais opcionais só atrapalha?

    Fui na Fiat com a minha sogra olhar o Argo, ela já achou absurdo o Argo de 43.990,00 com chave simples, sem limpador traseiro e etc… Então ficamos de ver a Drive, mas ela queria sem a multimídia, e no estoque só tinha com multimídia e com pintura perolizada…
    Disse que ficava 54mil e ele faria por 52mil… Tá de brincadeira né?!
    O 1.3 perguntei se tinha o GSR, ele disse que não, só 1.8 AT6 ou o Cronos com GSR….

    É tanta opção que a Fiat inventa, que a concessionária ou é grande e tem um pouco de cada ou só tem opção fechada que eles acham interessante…

    • SDS SP

      Na teoria, ter várias opções é até bom, mas na prática o que se vende é aquilo que está no estoque. Quando você quer algo diferente, eles fazem de tudo para você desistir e levar o que for conveniente para à css.
      À VW melhorou um pouco nesse aspecto, mas continua ruim.

      • Wellington Myph13

        Exato. A VW ainda tem opcionais de mais em algumas versões, mas se olhar, são 3 opções fechadas. A CSS consegue ter um pouco de cada… Na Fiat agora tem Argo 1.3 sem nada, só com a CMM nova, com vidro elétrico traseiro mas sem CMM, com CMM e vidro elétrico traseiro, com tudo isso mais rodas de liga leve, e com tudo isso mais sensor traseiro com câmera ré…
        Vamos ver quanto tempo vai levar pra Fiat melhorar isso.

        • Djalma

          Fui ver qual a previsão da chegada do Virtus MSI AT e para minha surpresa tinha praticamente detodas as versões. Confortline básica e com pelo menos e pacotes; MSI básica e com o pacote com ESP; só a Highline que tinha a básica e com opacote sem o Display Digital.

    • Uranium

      -Perdeu a central de 7″ e baixou 2300 reais.
      -Ganhou a central de 9″ opcional por 1990, sem Android Auto e Apple Car Play, mas com espelhamento comum, que dá na mesma.

      Houve um ganho. Sem falar que quem não tá nem aí pra central multimídia, agora comprar Argo 1.3 por 2300 reais a menos.

      • Fernando

        Mas na hora de vender, por ser opcional, você não pega o valor do multimidia.
        Abraço

        • Uranium

          Não precisa me responder 2x a mesma coisa. Abraço.

      • Wellington Myph13

        Mas não faz sentido… Chevrolet equipa Onix 1.4 LT já com CMM de série, porque é a maior preferência do público… Pra que que a Fiat foi tirar a CMM da versão Drive? Porque não criou logo uma versão 1.3 sem sobrenome sem a CMM?

        • Uranium

          A Chevrolet acabou de criar um Onix Advantage AT com rádio bluetooth comum, justamente para baratear o carro pra quem não faz questão de CMM.

          • Wellington Myph13

            Mas ai estamos falando de um carro AT né… o sacrifício maior que a GM fez ali foi baratear 4mil perante ao LT AT6 pra ter um automático acessível…

            O que pega mesmo, é que essa telinha no Argo não conquistou… Meu cunhado mesmo tem um e disse que se arrependimento matasse, ele pegava sem ele, porque além de nada Super no uso, ficou com visual poluído na opinião dele.

    • Djalma

      Eu não gosto da minha sogra mas não levaria ela numa concessionária Fiat…jamais!

  • Cromo

    Será q é ruim? Gostaria de saber qual o preço de colocar uma central multimídia não original? Acho q fica + em conta.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      mais ou menos uns R$ 1400 das boas com gps e tudo

      • Fabrício Sanches

        Mas ele tem espaço pra colocar essas já que as de fábrica são do tipo flutuante?

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          Acho que aquelas que a tela sai de dentro do aparelho sabe?

  • Luccas Villela

    Que lixo :(

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Próximo equipamento que vão tirar de série vai ser o start stop e abaixar um pouquinho os preços, façam suas apostas. Eu tiraria e coloria ESP de série desde a versão de entrada.

    • Fernando

      Eles não vão tirar o start stop.
      Teria que fazer nova validação de consumo no inmetro e talvez aumentasse o consumo.
      E isso eles não querem.
      Esp nem como opciional é fim de feira.
      Abraço

  • Ou a roda ou pneu está errado.

    @Notícias Automotivas

  • Erick

    Não queria a central multimídia…
    Queria mesmo era o 1.3 para andar bem na estrada e beber pouco.

  • LKenappe

    Qual era o valor do ARGO 1.3 anteriormente a essa mudança alguem lembra ?

  • Hodney Fortuna

    Fator custo brasil! O carro vem aumentando de preço sistematicamente a cada mês e agora a montadora para tornar as coisas mais fáceis para ela resolve retirar acessórios que são apelativos para quem busca o modelo! Tá dificil, hein?

  • Hodney Fortuna

    A Fiat tá batendo cabeça! Um dos diferenciais do carro é oferecer tal recurso e vai retirar um item de série que pode ser um dos alavancadores nas vendas do modelo para oferecer como acessório um com uma tela maior apenas! E cobrar 2300 reais pelo multimídia já atinge diretamente o modelo também pois no mercado há multimídias melhores já com Carplay custando até um pouco menos e com até mesmo DVD. E o pior mesmo é a versão sedan do carro não oferecer tal recurso o que denota um custo beneficio negativo pois paga-se mais por conta de extensão da traseira.

  • Espelhamento nativo, tipo MirrorLink é bacana também, e pode ser tão ou mais eficiente que o AndroidAuto ou CarPlay. Esse recurso era comum no R-Link do Renault Fluence (tinha que estar configurado em Português de Portugal para funcionar ou outro idioma europeu), no multimidia do Honda HR-V e em outros carros.

  • Everton Gomes

    Fujam dessa armadilha.
    O espelhamento só funciona com o carro parado (descobri na entrega do carro, pq o vendedor me falou que era Android AUTO e ai nem testei no test drive)

  • Celio Daroncho

    Apenas 4 comentários?
    1. É um enorme (9″) relógio digital de parede no painel, pois so serve para isso ou para ver a estão de rádio sintonizada
    2. O botão de chamada por voz (disponível no volante) não funciona para o iPhone, pois o botão chama a assistente da central e não a Siri
    3. Para usar o Waze (agora disponível no CarPlay | iOS 12) deve-se pendurar o celular na frente do multimídia, fica lindo de se ver
    4. Espelha o celuar somente com o carro parado e com o freio de mão puxado e perde a tela touch, pois deve-se operar o celular que é replicado na central

  • Haroldo

    Comprei meu argo esta com 16 dias. Estou
    muito insatisfeito com a central. Me senti enganado. Na propaganda e concessionaria é exibido uma coisa quando vai receber o carro é outra.
    Não dão atualização para o equipamento, que custa 2 mil reais e so dar
    para ouvir radio e receber / fazer ligação nada mais. Daqui a 2 anos
    comprarei outro carro e não será um FIAT. Lembre-se FIAT, quem planta um
    dia colhe, seu fracasso de vendas esta por vir, com todos os seus
    consumidores de argo insatisfeitos. O executivo que tomou esta decisão deve ser demitido por justa causa.

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