*Destaque Fiat Hatches Recalls

Fiat Argo passa por recall com 21,8 mil unidades envolvidas

fiat-argo-impressões-ao-dirigir-NA-46-4 Fiat Argo passa por recall com 21,8 mil unidades envolvidas

Introduzido no mercado brasileiro em maio deste ano, o novo Fiat Argo acaba de se envolver em seu primeiro recall. O novo hatch compacto nas versões de acabamento Drive, Precision e HGT pode apresentar um problema no chicote elétrico do volante de direção. São 21.778 unidades envolvidas no chamado de segurança, ou seja, praticamente todas as unidades do Argo vendidas desde então em nosso País.



Conforme o divulgado do fabricante, o Fiat Argo pode apresentar a possibilidade do rompimento do chicote elétrico do volante de direção, devido a um possível esmagamento provocado pela cobertura do airbag. Esse defeito pode provocar a sua desativação e, em casos extremos, o acionamento involuntário do airbag do motorista, com riscos de danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros.

Os exemplares convocados para este recall são de ano/modelo 2017/2018 e têm números de chassis (não sequenciais) de 9BD358A42JYH10115 a 9BD358A9WJYH10215. A Fiat vai reparar as unidades defeituosas a partir do dia 11 de dezembro de 2017, com a verificação e o reparo do chicote elétrico do volante de direção e, caso necessário, a substituição do volante de direção por completo. O reparo tem tempo estimado de uma hora.

Para maiores informações, a Fiat disponibiliza a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000 e o site www.fiat.com.br.

  • Nicolas_RS

    FIAT sendo FIAT….

    • dallebu

      HATERS sendo HATERS….

      • Nicolas_RS

        Chorões sendo Chorões…

        • tiago

          hater sendo hater, recall não é exclusividade de marca nenhuma.

          • Nicolas_RS

            Chora menos, a exclusive da FIAT é carro explodindo.

          • Luiz de Assis

            Tem um Fiat amigo?

      • Pedro Cunha

        Se fosse TOYota diriam: “Que maravilha, quanta perfeição! O controle de qualidade e atenção com os clientes é sensacional! Vem cá TOYota, vou dar-lhe um bola-gato!”

    • leomix leo

      Nicolas, eu não gosto de certos produtos dessa marca, mais Recall é coisa normal, Toyota tem, honda, BMW e cia. Por isso a Fiat vai continuar sendo Fiat, assim como Chevrolet, Vw e tal.

      • Vinícius

        Acrescento que os 10 piores recall (considerando número de veículos afetados ) no Brasil, nenhum teve a Fiat envolvida. Foram de veículos da Honda, Toyota, GM e VW, totalizando cerca de 5 milhões de veículos.

        • Saulo Gomes

          TRUCO !!!!!!!!!!!!!!!!!!! Stilo perder roda e tipo pegar fogo foram os mais graves até hj no Brasil.

          • carroair30

            E o JETTA que caia o EIXO TRASEIRO

          • Vinícius

            Saulo, eu disse considerando números afetados. A maioria dos recalls trazem perigo de morte ou de ferimentos aos passageiros, quanto maior o número de veículos envolvidos, maior a chance de um proprietário se acidentar. No mais, eu tirei essas informações de uma matéria do Auto esporte de abril desse ano com dados (nomes dos veículos, anos, motivos, quantos se acidentaram, etc).

          • RRodrigo Souza

            esqueceu do carro bomba marea kkk

        • Nicolas_RS

          Tirando os carros da FIAT, nenhum é da FIAT, me diz ai qual carro tem a fama de explodir ?

      • Nicolas_RS

        Toda e qualquer maquina tem defeitos, mas a FIAT extrapola os limites.

      • vicegag

        Todo projeto está sujeito a erros, mas se tivesse adotado um projeto mais amadurecido, as chances destes erros seriam menores, ao invés de fazer jabuticabas para os brasileiros.

    • thi

      rapaz pior q hoje eu não vejo essa pratica ruim, a fiat poderia sim omitir e pronto ,acho q ta uma moda ficar de mimimi

      • carroair30

        RECALL NAO DEVERIA SER UMA ATITUDE “NORMAL” isso deveria ser bem ESPORADICO pq a industria tem o DEVER de TESTAR seu produto antes de por no mercado,com a engenharia avançada nos dias de hoje isso é INADMISSIVEL

        • Marcos A.

          Verdade, normal é se comprar um produto sem defeitos e de boa qualidade. Mas agora se colocam nas ruas carros caros e sempre com algum defeito que pode causar até mortes e depois é que vão ver se fazem a porcaria do recall.

        • Geraldo Xavier

          Vai lá e faz engenharia mecânica e produz seu carro sem defeito algum. Ninguém é perfeito, somos seres humanos. Parabéns a fiat por reconhecer uma falha e fazer o possível para corrigir esse problema

          • carroair30

            Claro que oser humano é falho,mas a ciencia NAO,numeros nao FALHAM, ENGENHARIA éuma ciencia exata,alem do que ja se produz carros a mais de um SECULO entao nao ha DESCULPINHAS para erros grotescos como que se tem visto ultimamente

          • Não querendo me meter na conversa mas já metendo mas já pensou se as montadoras de carros tivessem o mesmo padrão de controle de qualidade das fabricantes de avião? E se por outro lado as fabricantes de avião tivessem o mesmo controle de qualidade das montadoras?

            • Geraldo Xavier

              São produtos com custos e clientes diferentes. Alguém reclama de defeito de fabricação ou recall em um bugatti? Em uma lamborghini? Assim como nos aviões. Os grandes aviões dificilmente dão panes, Já nos pequenos aviões monomotores…

        • Pedro Cunha

          Quanto maior o volume de produção, mais falho será o controle de qualidade e maior será a propensão á falhas de montagem e defeitos nos componentes.
          Pela lógica é sim inadmissível fazer em recall em modelos com baixos volumes de vendas/produção, pois denota sim um controle de qualidade relapso/porco.

          • Mas se for erro no projeto ou na escolha do material adequado essa regra não se aplica. Creio eu que projetos de carros com grande volume de vendas devem ser realizados em prazos menores que projetar um porsche, por exemplo.

      • Pedro Cunha

        Tipo dona ford e seu trancoshift. Problemático, reconhecidamente defeituoso e pivô de inúmeras ações judiciais. O que dona ford fez? Na linha 2018 aplicou um câmbio automático convencional na linha. Quem comprou, comprou. “QUE SE F_D@ O PRÓXIMO DONO.” – BOY, shora.

    • Martini Stripes

      Esqueci que Toyota e Honda quase não fazem recall, nem a GM no ônix… Nem a Ford com PS, nem a VW com motor Diesel… ops

      • Nicolas_RS

        A FIAT é a recordista em problemas, toda e qualquer maquina tem problemas, mas a FIAT leva a outro patamar, e VW não teve problemas, teve que fazer recall por instituições que não servem pra nada além de atrapalhar. Só poluía mais, NADA MENOS NADA MAIS !

        • Martini Stripes

          Descobrimos!!!
          APEZEIRO!!
          Das auto!
          Tirando a brincadeira, hoje compraria o Polo. Acho melhor no segmento.

  • dallebu

    Pergunta séria, não irônica: Existe algum carro que nunca sofreu recall?
    É tanto recall de tanta montadora que as vezes fico me perguntando se algum carro já foi lançado e tirado de linha sem passar por nenhum recall, e digo recal, defeitos perigosos, pois pequenos defeitos de projeto, corrigidos durante a vida útil acho que todo carro tem/teve.

    • PedroGolzinho

      Toyota Corolla (zoas).

      • leomix leo

        Coroll teve aquele do tapete, que fazia o carro acelerar involuntariamente, teve de air bags Tb, acho que houve outros, esses sãos o que eu me recordo.

        • ObservadorCWB

          Ele foi irônico…tem gente que ainda acha que corolla é um carrão..kkkk

          • Pedro Cunha

            Brasileiro criou uma ilusão com o corolla que é difícil entender.
            Um carro que já bateu a marca de produção do fusca(!!!) e acham que é “TOP”, “CARRÃO”, etc etc… Só nessa b_sta de país mesmo. É apenas um carro popular grande. Só.

      • Robinho

        kkkkkkkkkk

    • TijucaBH

      no passado com certeza tivemos muitos carros que nasceram e morreram sem recall. Hoje em dia recall é bem mais comum porque os carros estão mudando com um tempo muito menor e isso obriga as montadoras a agilizar o desenvolvimento dos carros além disso os carros hoje em dia tem muito mais equipamentos que antigamente. Igual eu costumo brincar que o Fusca nunca dá problema no ABS, AIR BAG, teto solar, vidro eletrico, radiador, direção hidraulica/eletrica, ar condiconado, multimidia etc porque nao possui nenhum desses equipamentos, entao nem tem muito o que estragar e/ou ser passível de recall.

      Acho que recall nao denigre a imagem de nenhuma montadora e faz parte da vida nos dias atuais. O que nao pode é tem uma série de recall no mesmo carro igual a Honda fez com o New Civic.

      • thi

        recall é comum hoje, e antigamente?? qts veiculos da vw,toyora,ford,gm etc ..morreram com erros de projeto e vicios

        • TijucaBH

          mas depende do erro de projeto… Recall é para itens de segurança. Antigamente o retrovisor do Opala Diplomata dava um assobio em alta velocidade que era uma tristeza mas nao comprometida em nada a segurança.

        • Pedro Cunha

          Ainda hoje há modelos com erros(clamorosos) de projeto, porém, se não afeta segurança ou dirigibilidade, não justifica o recall, ainda mais em modelos populares/low-cost.

      • CharlesAle

        As montadoras, antigamente, descobriam os defeitos, mas com a pouquíssima, diria quase nada, de concorrência, nem se preocupavam com recall. O monza mesmo, tinha problema crônico de desgaste de comando de válvulas.A QR descobriu no teste de longa duração. A GM fez recall mesmo sabendo do problema, não!

        • Pedro Cunha

          Não afetava segurança, foi corrigido no ano-modelo seguinte e foi feita nota-técnica para as css, assim como inúmeros outros “defeitinhos” que a linha GM Monza-chevette-kadett apresentou ao longo da vida.

    • Alex Sandro

      UP, Novo Polo

    • Saulo Gomes

      Toyota Bandeirantes, não só não teve recall como mais de 80% das unidades fabricadas AINDA estão rodando.

    • RRodrigo Souza

      pra mim até carro de 2 milhões pode ocorrer recall .

    • zekinha71

      Acho que a Kombi, porque ali se fosse consertar o que tinha defeito, tinha que trocar por outro modelo de veículo.

      • Pedro Cunha

        Se tivessem “consertado”, não teria praticamente “criado” um segmento de veículo muito menos ficado 53 anos á venda no mercado com excelentes números comerciais e satisfação de clientes.
        Não to dizendo que ela era uma “oba-prima” da engenharia, mas era sim a “obra-prima” em robustez, praticidade, reparabilidade, coisas que definem um produto de sucesso, ainda mais de aplicação comercial(que visa lucro, baixo investimento e não beleza, conforto nem aprimoramento técnico).

        • zekinha71

          Mas boa parte desse sucesso foi que não teve concorrente, e hj no segmento dela nem mesmo a VW conseguiu colocar outro veículo.
          O dia que todas as Kombis virarem sucata, que veículo será que entrará no lugar, pros feirantes, pequenos comerciantes, entregadores?

          • Pedro Cunha

            Aqui no brasil até a década de 80 realmente não teve concorrência, mas á partir dos anos 90 teve sim, mesmo assim seguia imbatível. Hoje só não lidera pois não fabricam mais.

    • Pedro Cunha

      GMB Monza. Pode procurar.

  • Bruno Voz

    Coitados de quem é cobaia destas montadoras, que lançam esses carros nas coxas, sem testar….Recall é chato sim, deixar carro em CSS para resolver cagada de montadora, imagine quem depende do carro para trabalhar, ter q ficar sem carro é osso. A lição é nunca compre lançamentos de marca nenhuma, principalmente da FCA que tá sendo considerada a marca que mais dá recall.

    • RED883

      Está no texto: “…O reparo tem tempo estimado de uma hora.”

  • Filipo

    Aos que falaram do Kwid, falem agora do novo Palio, ops, Argo, também!

    • CharlesAle

      Pior que é um Palio de roupa nova mesmo .rsrsrs

      • E teve um defeito similar na primeira geração, onde os airbags abriam sem razão e também teve recall

  • Bruno Silva

    Semelhante ao Kwid na proporção (96% dos Argo vão voltar). Espero que a Fiat realmente resolva o problema, esse lance de airbag com problema tá demais (e em várias montadoras)

    • Gilberto DePiento

      Mas nesse caso não é o airbag Takata, é problema no volante.

  • GF Clam

    Não adianta, todo carro recém lançado, de qualquer marca, vai passar por algum recall! Ainda bem que detectaram o defeito!

  • PedroGolzinho

    E as pessoas que dependem do carro pra trabalhar? Serão indenizados com os custos de transporte? terão carro reserva porque seu carro não pode circular por incompetência de uma empresa que como tantas outras demoram a identificar um problema na produção?

    • RED883

      “…O reparo tem tempo estimado de uma hora.”

  • Ricardo Santos

    Pelo menos agora a Fiat faz recall… antes os carros perdiam as rodas e ficava por isso mesmo.

    • Douglas

      Os decepada dedos como o Fox.

    • Mas o caso da roda solta (Stilo) até hoje é possível de fazer o recall, mesmo após tanto tempo.

      • Ricardo Santos

        Porque a Fiat foi obrigada a fazer:
        http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1522240-9658,00-FIAT+TERA+QUE+FAZER+RECALL+DO+STILO.html

        • Mas é claro que foi obrigada, ela assim como qualquer outra montadora não faria isso de graça, só fez pois as coisas começaram a pegar mal para o Stilo e o fim de vida dele estava próximo, assim como outros recalls dela em outros veículos em inúmeras épocas. No inicio ela dizia que era mal uso (rodas inapropriadas), o que por si só foi absurdo, mas após uma longa investigação e problemas similares ocorrerem com o Bravo europeu (que usava a mesma plataforma), isso forçou eles a manterem o recall até hoje, que ocorria em modelos sem ABS (outro absurdo em um carro tão caro como ele na época)

          • Ricardo Santos

            Esse é meu ponto… hoje ela toma a iniciativa, antes precisava de um “incentivo”.

            • Talvez seja para evitar processos, mas eu creio que é o mesmo ponto do motivo deles terem feito o mesmo recall no Palio nos anos 90 (acionamento indevido dos airbags): sairá mais barato a reparação do que uma queda abrupta do mercado do carro, embora dá para esperar de tudo vindo da Fiat…

  • Eduardo Sad

    Não vejo com maus olhos o recall não… Isso demonstra celeridade e compromisso da empresa em corrigir o defeito. Ruim é quando o mesmo acontece após alguns acidentes, inclusive fatais. Nenhuma empresa está isenta disso. Meus últimos 3 carros tiveram recall. Não me deram problemas e foram excelentes veículos…

  • Ricardo

    Para variar, consumidores testando o carro!

  • Zé Mundico

    Tá certo, toda marca faz recall, não precisa chorar.
    Mas fazer recall menos de 3 mêses depois do lançamento pega muito mal.
    Renault e Fiat estão ficando cada dia que passa mais parecidas.

    • Vinícius

      Verdade, melhor anunciar um ano ou dois depois… Quando já houverem vários acidentes, melhor seria se a montadora demorasse um ano a mais para resolver assumir.

      • Zé Mundico

        Não se trata disso. O problema é que isso prova que é um produto feito nas coxas, de maneira apressada e com pouca qualidade técnica.

        • Danilo Siqueira

          Muito pelo contrário, isso mostra a responsabilidade da empresa com seus clientes, querem resolver o problema logo, pra não chegar a grandes proporções como o dieselgate por exemplo…

          • Zé Mundico

            Tá certo, vamos fazer de conta que isso é verdade….rsrsrsrs

    • CharlesAle

      O recall do Kwid vai ser a troca dos enforca gatos.rsrsrs.

  • Silvio Vasques

    Quem faz errado, faz 2 vezes…

  • Fanjos

    “o acionamento involuntário do airbag do motorista”

    Nada como começar o dia com um belo de um murro no meio da cara!

    • Cesar

      Principalmente se estiver a 100 km/h no meio de uma ultrapassagem.

      • Danilo Siqueira

        Sim porque todo dia as pessoas levam seua Fiat argo e vão viajar, normal, faço isso todo dia também

    • CharlesAle

      KKKK. Mas se esse murro render um milhão de reais de indenização. Não vou fazer outra coisa na vida a não ser andar de Argo para levar um belo murraço na cara!!

      • Fanjos

        No Huezil vc só ia lenvar um : Isso é o funcionamento padrão do dispositivo e não tem nada de errado… Circulando!

      • Schack Bauer

        Se não for AB da Takata, tá de boas kkkkkkk

  • thi

    eu mesmo gosto de vw ,mas vou esperar um ano pelo menos o polo. qt a up! e golf , aprovadissimos!!!

    • RRodrigo Souza

      na minha opnião qualquer produto ou objeto devemos esperar um tempo depois do lançamento, pois até lá será descobertos vários erros ou defeitos e os mesmos serão melhorados. Eu poderia ter dinheiro para poder comprar um carro de pré lançamento ou de lançamento mas prefiro esperar um tempo para esperar para evitar esses defeitos .

  • RRodrigo Souza

    já era de se esperar ,acho impossível algum carro ser 100% . principalmente no lançamento.

  • Jesse James

    Cara Fiat eh uma marca complicada, acho que eles nunca vao conseguir emplacar um hatch decente acima de palio/uno , ou um sedan decente acima de 60-70k. O primeiro sucesso da marca com carros mais caros foi a Toro depois de decadas no Brasil kkkkkk…. essa marca vai viver eternamente de Stradinha para PJ kkkkkk

    • Gilberto DePiento

      Depois do Marea e do Stilo, o mercado de sedãs e hatches médios começou a declinar por causa da preferência pelos SUVs. A Renault foi a primeira a abandonar o segmento de hatches médios e trazer o Duster, a Fiat está seguindo a tendência, assim como a Citroen.

      • Ernesto

        Depois do Stilo existiu o Bravo que não fez tanto sucesso como o seu antecessor. E Marea nunca fez sucesso entre seus concorrentes, seja nos sedãs médios (erro da Fiat em colocá-lo como um concorrente dessa categoria) como contra seu verdadeiro concorrente, o Honda City. E a onda de SUV’s é algo mais recente, de 2 anos mais ou menos para cá, quando a Honda e a Jeep lançaram respectivamente HRV e Renegade. Claro que já existiam a Ecosport e o Duster, mas estes viraram coadjuvantes na onda SUV.

  • Danilo Siqueira

    A galera fã de Fiat que falou do recall da Renault como se fosse o fim do mundo… Cadê essas pessoas ?? Chorando no canto da sala???

    • CharlesAle

      Sim. Até porquê um fanboy Fiat reclamar de qualidade de Renault, é não ter um pingo de senso de realidade!!

  • KOWALSKI

    É como eu aconselho, se não quiser sofrer com esse tipo de coisa compre um carro com mais de 3 anos de mercado.

    • Basil Sandhurst

      Se usar taxi ou uber tambem.
      Abs

  • Luiz de Assis

    Xingaram o Kwid de tudo que é nome feio e agora esse aí. Arguem tem arguma coisa pra dizer?

  • Wagner Lopes

    Já ??? Hoje não compro carro zero mais…lançamento então, nem sob a mira de um 38….kkkk.

  • Robinho

    Sobre Recall só digo uma coisa; não seja um Hater quando uma marca fizer recall, a próxima pode ser a sua marca querida…hahah…infelizmente!

  • Saraiva Net

    Problema são os defensores de marcas, ficam nessa briguinha a toa, todas as montadoras tiveram problema de recall, isso não tem como a fabricante prever, já que compra o equipamento terceirizado de outros fabricantes de peças, enfim, temos de cobrar é se ocorrer o problema, que a solução venha o quanto antes, e que a montadora tenha uma estrutura para sanar rápido e sem atrasar o consumidor. Sem contar os recall brancos, que você só tem conhecimento quando chega na concessionária.

    • Concordo, recall tem que ser feito e brigas de fanboys não levam a lugar algum, antes tarde do que ainda mais tarde esse recall.

  • Lucia C.

    O problema não é o recall, mas sim a frequência deles em certas montadoras.

  • Samuel Justus

    Uma coisa que não entendo: as montadoras não testam seus carros por milhões de km? Como um carro recém lançado apresenta defeito logo depois do lançamento? Nem é falando mal da Fiat, mas quase todos os carros passam por recall…que lixo!

  • Rodolfo Rodolfo

    O problema não é do carro ou montadora! É de quem os compra. Compramos carros caríssimos e de má qualidade. Um carro que entra no mercado com a responsabilidade de substituir Palio e Punto não deveríamos esperar muito! Estamos acostumados com carroças e assim continuará! O que mudou foi a roupa, nada mais!

  • Só danos? Imagine você em uma Presidente Dutra da vida, a 110km/h e esse airbag aciona???

  • Vinícius de Oliveira

    Filho de marea, espera o que ?

  • Gil

    Ai a Fiat faz propaganda do recall, pede para voce agendar na concessionaria.. e ai pahh. Nao tem peça disponivel em BH. E vergonhoso!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend