Fiat Hatches Mercado Volkswagen

Fiat Argo passa Volkswagen Polo nas parciais de junho

Fiat Argo passa Volkswagen Polo nas parciais de junho

Com vendas contando até 13 de junho, o Fiat Argo conseguiu passar seu maior rival, o Volkswagen Polo. Desde o lançamento, há cerca de um ano, o compacto da marca italiana vinha vendendo bem até a chegada de seu concorrente, que em pouco tempo virou o jogo nos meses que se seguiram. Tendo emplacado até esta quarta (13) 2.160 unidades, o modelo sobrepujou o VW, que vendeu 2.023 unidades em igual período.

Mas, apesar disso, a balança continua favorável para o hatch da Volks, que vendeu 29.165 de janeiro a maio, enquanto o Fiat registrou 22.499 unidades. Em maio, o Polo vendeu 5.628 exemplares, enquanto o Argo ficou com 4.682 unidades. Com diferença de quase 1 mil carros, o VW ficou em quinto, enquanto o Fiat se posicionou em nono. Mas, por que o hatch feito em Betim passou o compacto de São Bernardo do Campo?

Neste mês de junho, a Fiat está dando descontos para a linha Argo de até R$ 4 mil, como anda sendo noticiado na imprensa. Assim, com desconto desse porte, as vendas tenderão a ser mais fáceis, ainda mais que atualmente os preços dos carros novos apenas sobem e redução quase não se vê, apesar do reposicionamento de preços do Mobi, recentemente.

Com preços a partir de R$ 44.990, o Fiat Argo agora tem oito versões que chegam até R$ 71.390. O modelo é equipado com motores Firefly 1.0 de 72 cavalos na gasolina e 77 cavalos no etanol, Firefly 1.3 com ou sem câmbio automatizado GSR-Comfort e entregando 101/109 cavalos, respectivamente, além do E.torQ 1.8 com ou sem câmbio automático Aisin de seis marchas, que dispõe de 135 ou 139 cavalos, na mesma ordem.

Fiat Argo passa Volkswagen Polo nas parciais de junho

Falando em hatches compactos, os companheiros de vendas de Polo e Argo também enfrentam mudanças nesse período, o primeiro para baixo e o segundo para cima. O Gol despencou de sua confortável sexta posição para 13º. Não se sabe o que acontece nesse começo de junho, mas o modelo emplacou somente 1.439 unidades nos 13 primeiros dias, um volume menor que o do Virtus, que atualmente é o segundo carro de passeio da VW mais vendido no mês.

Em contrapartida, o Mobi – que anda também sempre perto do Argo – aproveitou a carona do irmão maior em quarto e se posiciona em sexto com 2.006 unidades e com chances de fechar a quinzena com dobradinha da Fiat, passando pelo Polo. O que mudou no subcompacto?

Exatamente no fechamento desse período de vendas, o Mobi teve um reposicionamento de preços e agora parte de R$ 31.990, ganhando ainda uma versão Easy Comfort e a aventureira Way Extreme. Descontos pontuais também devem fazer parte do negócio. Assim, a dupla de ataque da Fiat decidiu partir para cima da concorrência, o Argo contra o Polo e o Mobi contra o Kwid, que vendeu 1.349 unidades até agora nas parciais de junho. Veremos alguma reação por parte da VW e também da Renault?

[Fonte: Fenabrave]

Fiat Argo passa Volkswagen Polo nas parciais de junho
Nota média 4.8 de 4 votos

  • Verdades sobre o mercado

    Com relação ao Gol, certamente tem a ver com Vendas Diretas, pois atualmente é um modelo bem dependente delas. Já o Polo provavelmente tem a ver com greve dos caminhoneiros, pois algumas versões normalmente tem pouco ou nenhum estoque nas css, e com a interrupção da produção e da entrega dos que estavam prontos certamente afetou os emplacamentos. Salvo um incremento significativo das vendas diretas do ARgo este mês, o Polo deve passar o Argo até o fechamento do mês.

    • Airplane

      Tem a ver também com a promoção (desconto de R$4.000,00) nas css fiat.

      • Verdades sobre o mercado

        Este desconto e outras promoções já estão rolando faz meses.

      • Duh

        Desconto rola em todas, Virtus no primeiro mês já davam descontos.

    • Alvaro

      Pois é, aos poucos o Gol e Voyage vão consolidado como o carro simples voltados para frotistas, suprindo indiretamente os órfãos do Palio Fire e Siena.

      Quanto ao Argo acredito que ele irá passar esse mês o Polo, mas mais pelo fato do reposicionamento do Argo. Dado o fato da Fiat não dispor de um carro popular feijão c/ arroz para famílias e empresas (o Uno está praticamente morto e o Mobi é pequeno demais), o Argo está assumindo a posição real dele, um compacto generalista substiuto do Palio, não do Punto, acabando com essa balela de “compacto premium”. Pode ser impressão minha, mas tenho notado o aumento dos Argo basicão (diga-se cor branca e calotas) nas mãos de locadoras, Uber e outros. O Polo por ora, ainda está mantido o estigma de um “compacto premium”, voltados para pessoas que compram completo além do trivial ar/dh/trio, vejo pouquíssimo 1.0 MSI basicão nas ruas.

      • Verdades sobre o mercado

        Este reposicionamento é meio que fake pois a Fiat já estava ofertando a Drive pelo preço da básica. Na prática esta básica serve para levar o consumidor a css. Estive na css que fui gerente de vendas por 4 anos e uma vendedora confirmou que na prática quase não existe Argo de 43.990.

        • Alvaro

          Ah sim com certeza, serve mais para chamariz mesmo, dificilmente conseguem empurrar um Argo sem um mero limpador traseiro.

          Mas digo mais a questão de mudança / reposicionamento no marketing. Antes no lançamento era o “suprassumo do compacto premium”, agora o mote dele é de ser um carro barato, podendo ser comprado a partir de 43.990. O Polo ainda não desceu nesse nível (ainda empurram como premium, mini-golf e bla bla) mas quem sabe mais alguns anos de mercado ou quando o Gol sair de linha.

      • tiago

        Pelo preço do Site, vejo o Polo mais atrativo.
        Polo 1.0 MPI + Connect Pack = 52.660,00
        Argo 1.0 Drive + Kit Parking + Kit convenience + Kit Multimedia = 52.890,00 (este monte de kits caros é um saco)
        Salvo engano, o único item que o Argo tem e o Polo não é o retrovisor elétrico, já o Polo tem Rodas de Liga Leve, ESP e Vidros elétricos nas 4 portas o Argo não.
        Nesta situação ficaria com o Polo sem pensar duas vezes.

        • Djalma

          E os 2 air bags laterais.

        • Verdades sobre o mercado

          O Argo tem a mais a câmera de ré no pacote dos sensores de estacionamento, mas o Argo tem bônus de fábrica e o Polo não, ou seja, na prática fica mais barato que o Polo, mas fica devendo a roda de liga e o kit de segurança, além dos Airbags laterais.

    • Filipo

      Deve ter mais a ver com o facelift. Mês que vem deve voltar a vender bem, até porque também teve redução de preços.
      O facelift de Gol e Voyage foi apresentado bem no início da greve dos caminhoneiros. Isso também pesa.

      • Verdades sobre o mercado

        O facelift vai mudar pouco as vendas no varejo do Gol e Voyage.

  • Kiyoshi Yamashiro

    Pelo lado da VW, o Polo e Gol estão vendendo bem, Fox também tem um bom volume de vendas, só o up que destoa, já que a fabricante o reposicionou como um modelo de nicho, com a versão de entrada custando um pouco mais caro que o Polo 1.0 na tabela, na Fiat quem está sobrando é o Uno, que vende pouco, vamos ver se agora que foi reposicionado vai atrapalhar o Mobi ou não

  • No_Name

    O Virtus já vi um bocado indo pra Localiza e Movida. Essas locadoras tem um apetite e tanto, não? Se não fossem por eles a má situação do mercado estaria ainda pior.

    • Verdades sobre o mercado

      O % de VD do Virtus é maior que o do Polo. Virtus atende taxista e locadora. Polo não.

      • No_Name

        Sim. Meu comentário é no sentido de que acabou de ser lançado e as locadoras já estão comprando esse carro.

    • Samluzbh

      Aqui em BH o que já tem de Virtus Taxi é inacreditável, e o danado branco fica bonito!

  • tiago

    Deve ter a ver com vendas ganhadas na concessionária, oferecendo IPVA, acessórios, Bônus, valorização do usado.
    Pois quando você vê o preço do Argo 1.0 drive com todos os kits ele fica 200 reais mais caro que o Polo com o kit Connect Pack.
    Neste caso, o Argo tem a mais o retrovisor elétrico, mas não tem rodas de liga leve, ESP nem vidros traseiros elétricos.
    Eu ficaria com o Polo, nessas condições. Agora, com uns 3 ou 4 mil de bônus no Argo, poderia mudar de ideia.

    • Emanuel Schott

      Não sei o Pólo, mas o Argo sempre teve bons descontos, não é de agora. Preço de tabela nos Fiat é só pra Inglês ver.

  • tiago

    Desculpem o Off, mas minha mulher vai trocar o carro.
    Estamos inclinados a pegar o C3 1.2 Tendance por 54.000,00 não Cor preta.
    O que os amigos indicariam? Quero que ela veja o Polo, mas o C3 é bem equipado, de fato, e ela gostou do para-brisa do mesmo.

    • Samluzbh

      Já que perguntou la vai; Compra o C3 seminovo e deixa de perder uns R$10,000.00, que vc pode usar pra viajar com sua esposa!

    • Zé Mundico

      Pega o Citroen que sai mais barato e oferece tudo que a patroa deseja.

    • Nicolas_RS

      Vi muitos donos do Polo reclamando de barulhos, no porta malas e barulho de ‘mijo’.

  • 💀GHOC💀

    2 carroças caras

  • Mauro Moraes

    Está provado que Argo e Mobi são bons de mercado. O problema era o preço. Existem carros que nem com todas as promoções possíveis são capazes de reagir. A exemplo dos chineses e do VW up!.

  • Samluzbh

    Esta mais que provado que o fator principal na escolha de um carro é o preço, tem um carro bom e outro mais ou menos bom, se o mais ou menos bom for mais barato, vai vender mais que o bom, simples assim.

    • Zé Mundico

      Sempre foi assim e sempre será, pelo menos em centros mais desenvolvidos e consumidores mais esclarecidos. Em primeiro lugar está o dinheiro, sempre!

      • Samluzbh

        Sim, mas muitos não “aceitam” esse fato.

  • Djalma

    O motivo não é o mencionado e sim as tais vendas diretas, pois o Argo já está com descontos altos a vários meses. Ontem o Argo estava atrás. A média diária do Arco e 180 e a do Polo 250. Ocorre que nesse início desse mês o Argo teve 3 picos de vendas de 350 unidades, fácilmente explicável por vendas a Locadoras. É o mesmo que acontece com o Gol e Sandero. De repente num dia só registra 1000 unidades e vao lá em cima de novo.

  • Nicolas_RS

    Infelizmente o Polo só tem segurança a oferecer, o acebamento é porco, tem um monte de problemas de barulho e para muitos é um Golzão.

    • Verdades sobre o mercado

      Felizmente o Polo só fica devendo um interior mais vistoso, de resto é o melhor hatch compacto.

      • Nicolas_RS

        Sim, acredito que a VW melhorando o interior e os problemas de barulho, será um carro perfeito para a categoria dele.

  • Samuelson

    Gosto disso, quando a concorrência começa a incomodar e o povo lutando para conseguir clientes com descontos em cima do valor de tabela, brindes e etc. Ou fazer como a Fiat fez com o MOBI, baixando um pouco a bola rsrs!
    Quem ganha somos nós.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email