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Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

O Fiat Argo Precision é uma versão próxima do topo de linha do hatch compacto da marca italiana. Ela surgiu com opção de câmbio manual e automática, mas perdeu a primeira numa revisão da gama de versões.


O modelo dispõe dessa versão como a mais completa sem um apelo esportivo, que no caso é a HGT. O conteúdo de série é bom, sendo bem ampliado com a oferta de opcionais.

Equipado com motor 1.8 E.torQ, o Fiat Argo Precision é oferecido agora apenas com transmissão automática, sendo uma opção interessante para clientes PCD, já que seu preço está bem abaixo do limite de R$ 70.000 para isenção plena.

Com bom desempenho e conforto ao dirigir, o Argo na versão Precision é interessante também pelas características do carro, que inclui bom espaço interno e porta-malas de 300 litros.

Fiat Argo Precision

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

Na gama de versões do hatch, o Fiat Argo Precision é a segunda mais cara da oferta do modelo, que tem ainda opções 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3, Drive 1.3 GSR e HGT 1.8.

Com proposta mais premium dentro da gama, ela é mais completa que a Drive e tem conteúdo parecido com a HGT, exceto pela ausência de itens personalizados, como é o objetivo desta última versão.

Apoiado pelo motor E.torQ 1.8, o Fiat Argo Precision teve uma versão manual, mas esta não conquistou o consumidor e, depois de algum tempo, foi retirada do portfólio, assim como ocorreu com o sedã Cronos.

Custando R$ 63.990, a versão Precision recentemente ganhou até opção de pintura em dois tons, assim como opcionais extras, que elevam seu preço para R$ 77.050, ficando na média do segmento.

Estilo

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

O Fiat Argo Precision é muito parecido com a versão Drive em aspecto geral, mas tem alguns poucos diferenciais, entre eles calotas específicas, spoiler em cor cinza, maçanetas na cor do carro e interior com padronagem diferenciada.

Quando completo, a versão realmente se destaca visualmente. O hatch compacto tem frente com faróis dotados de máscara negra, bem como assinatura visual em LED.

A grade preta possui elementos em forma de escamas e o logotipo da Fiat em vermelho. A grade inferior tem mesma grelha e vem com faróis de neblina.

Nas laterais do para-choque, pequenas entradas de ar falsas reforçam o estilo emocional do Argo, junto com os vincos nas extremidades, que dão um ar mais esportivo ao compacto da Fiat.

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

O capô com vincos acentuados também chama atenção, bem como as saias de rodas de arco duplo. O Fiat Argo Precision tem aplique metálico nos para-lamas dianteiros com a identificação da versão.

Retrovisores e maçanetas são na cor do carro, sendo que o primeiro possui repetidores de direção. O teto também chama atenção pelo rebaixo na parte central, reforçando a identidade do produto. As colunas B eram pretas.

Na traseira, o Fiat Argo Precision tem defletor de ar sobre a tampa do bagageiro e na mesma cor da carroceria, tendo esta luz auxiliar de freio. As lanternas de formas arredondadas possuem assinatura em LED e visual expressivo.

A vigia traseira vem com limpador e lavador, assim como desembaçador. Logo abaixo, a tampa vem com o nome Fiat estilizado, bem como o nome Argo. Na versão automática, ele adicional o badge “AT6”.

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

O para-choque tem sensores de estacionamento e refletores em forma de bumerangue. As rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15 tinham desenho com raios em forma de pétalas.

Por dentro, o Fiat Argo Precision tem acabamento em preto com teto e colunas em cinza claro, mas com painel dotado de aplique cinza metalizado.

O volante tem acabamento em couro com detalhes em cinza, bem como comandos de áudio e mídia atrás do aro, enquanto na frente ficam os comandos do computador de bordo e piloto automático.

A coluna de direção nesse caso é ajustável em altura e profundidade, tendo assistência elétrica. O Fiat Argo Precision tem cluster analógico com display digital em TFT de 7 polegadas e apresentações estilizadas, incluindo as 4 estações do ano.

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

Os difusores de ar laterais, que são retangulares, assim como os centrais, que são circulares, possuem acabamento cromado. A multimídia Uconnect tem tela de 7 polegadas com comandos físicos nas laterais.

Ela dispõe dos sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, podendo assim utilizar os aplicativos Google Maps e Waze para navegação, assim como Spotify e Google Play Música para áudio, entre outros.

Além disso, traz ainda câmera de ré com linhas de direção, bem como diversas funcionalidades, que incluem Bluetooth, comandos de voz, entradas auxiliar e USB (2), entre outras.

Bem mais abaixo, o Fiat Argo Precision tem botões para desligamento do controle de estabilidade, assim como do Start&Stop. O ar condicionado automático é um dos opcionais mais interessantes do hatch.

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

Com forma cônica, a moldura que envolve o botão de partida chama atenção. Na versão manual, o Argo Precision tinha espaço para dois copos no console, com USB e auxiliar no lado direito.

No automático, apenas um copo pode ficar no lado direito, enquanto as duas entradas de mídia ficam no lado esquerdo. A alavanca do manual tinha pomo em couro e preto brilhante.

Já no Fiat Argo Precision Automático, o pomo é texturizado com aplique cinza e seletor com mudanças manuais. No volante, esta opção tem paddle shifts para trocas manuais sem tirar as mãos da direção.

Uma tomada 12V fica quase abaixo da alavanca de freio de estacionamento, que é manual. O Argo tem ainda puxadores e maçanetas das portas em cinza, alto-falantes embutidos e apoio de braços em couro sem costura.

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

Os bancos podem ter acabamento em couro com costuras brancas, sendo que o assento do motorista possui ajuste em altura e conta ainda com apoio de braço retrátil, que amplia o conforto da versão automática em viagens longas.

O banco traseiro é bipartido e tem cinto central de três pontos. Os apoios de cabeça atendem a todos. O porta-malas tem abertura elétrica na chave e vem com volume de 300 litros, ampliáveis pelo banco bipartido.

Além disso, conta com iluminação e assoalho móvel para o estepe de uso limitado. O Fiat Argo Precision possui ainda luzes de leitura, retrovisor interno eletrocrômico (opcional), tendo ainda sensor de faróis e de chuva, ambos opcionais.

Falando em mais opcional, o modelo dispõe ainda de opção de rebatimento elétrico com luz de conforto, bem como entrada sem chave com partida por botão, através de chave eletrônica.

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

A pintura em dois tons conta com retrovisores e teto na cor preta, podendo ser usadas as seguintes combinações: Vermelho Monte Carlo com teto Preto Vulcano, Branco Banchisa com teto Preto Vulcano, Cinza Silverstone com teto Preto Vesúvio e Branco Alaska com teto Preto Vesúvio.

Essa novidade foi acrescentada recentemente ao Fiat Argo Precision, que ficou com um visual personalizado mais próximo do “esportivo” HGT.

Fiat Argo Precision – Motor

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

De origem Tritec, que era a marca criada por BMW e Chrysler para produzir motores em Campo Largo-PR, a fim de atender os modelos da MINI e o PT Cruiser, o E.torQ é uma evolução feita pela FPT (Fiat Powertrain Technologies).

Com quatro cilindros, o E.torQ 1.8 tem cabeçote de 16V com comando único acionado por corrente, mas ganhou evolução nos últimos anos e é essa variante que equipa do Fiat Argo Precision.

Chamado assim de E.torQ Evo, o 1.8 tem 1.747 cm3 e conta com 135 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm, bem como torques de 18,8 kgfm no primeiro e 19,3 kgfm no segundo combustível. Eles são obtidos a 3.750 rpm. Tendo tecnologia flex, ele se apoia num sistema de pré-aquecimento do combustível para partida a frio.

Equipado também com Start&Stop, o E.torQ Evo 1.8 desliga o propulsor quando está parado e engatado, podendo este ser desativado. Na extinção versão manual, bastava acionar a embreagem através do pedal para o motor religar.

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

 

No automático, a retirada do pé no pedal de freio religa o motor também. Com essa tecnologia, além do sistema VIS, que é a variação de abertura das válvulas de admissão, o Fiat Argo Precision tem um bom consumo de combustível.

Ele faz 11,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, ambos com gasolina e na versão automática, que é a atualmente vendida. Já com etanol, o hatch compacto da Fiat tem consumos de 8,1 km/l no trânsito urbano e 9,9 km/l no circuito rodoviário.

O Fiat Argo Precision é construído sobre a plataforma MP1 da FCA que é uma evolução da antiga base do Fiat Punto nacional, reforçada por mais aços de alta e ultra resistência, além de pequenas alterações nas medidas.

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

Com 1.264 kg, o hatch compacto tem 3,998 m de comprimento, 1,724 m de largura, 1,507 m de altura e 2,521 m de entre eixos. Tendo tanque de 48 litros, o modelo conta com suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção.

O Fiat Argo Precision tem airbag duplo e freios com ABS, além de controles de tração e estabilidade, alarme e assistente de partida em rampa.

Com estrutura mais sólida, o Argo apresenta um comportamento dinâmico maior, mas com elevado nível de segurança dos ocupantes em caso de acidente.

Fiat Argo Precision – Câmbio automático

Fiat Argo Precision: conteúdo, motorização e câmbio automático

O Fiat Argo Precision tinha transmissão manual de cinco marchas com embreagem de acionamento hidráulico, mas agora só conta mesmo com câmbio automático de seis marchas.

Esta caixa é produzida pela Aisin no Japão e conta com conversor de torque e gerenciamento eletrônico, que permite maior eficiência nas trocas de marchas, bem como rapidez e suavidade nas mudanças.

Embora não conte com um modo Sport no Argo Precision, ela se adapta rapidamente ao estilo de condução do motorista, garantindo assim respostas melhores e adequadas ao perfil.

A caixa da Aisin também permite trocas sequenciais através da alavanca de câmbio ou por meio de borboletas no volante, os chamados paddle shifts. Com eles, é possível buscar mais desempenho no conjunto motriz.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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