Fiat Hatches Linha 2020

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho
Fiat Argo Trekking 2020

Vendendo atualmente o Fiat Argo Trekking 2020, a Fiat sempre foi uma fã de carros pseudo-aventureiros.

Foi ela que estreou o segmento com a perua Palio Weekend Adventure no fim da década de 1990. Agora, um dos principais representantes da marca é o Argo Trekking 2020, que aposta na suspensão elevada e penduricalhos exclusivos para seduzir os consumidores.


A versão Trekking é uma das últimas principais novidades da linha Fiat Argo. O modelo aventureiro da gama foi anunciado em abril de 2019 para enfrentar outros carros da categoria como Ka FreeStyle, Onix Activ, HB20X e Sandero Stepway.

Como já mencionado, ele tem como atrativo o visual mais “parrudinho”. Todavia, ao contrário de alguns rivais, ele vai um pouco além e dispõe também de suspensão elevada e até rodas calçadas com pneus ATR de uso misto.

Seu preço sonda a casa dos R$ 60 mil e faz do Fiat Argo Trekking uma boa opção para quem busca por um hatch com visual um tanto quanto diferenciado. Todavia, fica devendo recursos importantes como controles de estabilidade e tração e airbags laterais.

Veja abaixo tudo sobre ele:

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Fiat Argo Trekking – detalhes

O Argo Trekking mostra suas credenciais do lado de fora.

Ele se diferencia de todas as outras variantes da gama pelo teto com pintura na cor preta, barras de teto, capa dos retrovisores e aerofólio traseiro também na cor preta, logotipo “Trekking” nas laterais e traseira, adesivo preto no capô, moldura plástica nas caixas de roda, para-choque traseiro com moldura inferior, entre outros.

Conta ainda com faróis com filete de LED, ponteira de escapamento trapezoidal com cor exclusiva, rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas (as rodas de liga-leve também aro 15 são opcionais), logotipos Fiat em cromo escurecido e suspensão elevada.

Pulando para o lado de dentro, há bancos revestidos em tecido escuro com costuras contrastantes na cor laranja, área central com textura quadriculada e o nome “Trekking” bordado nos encostos, logotipo Fiat escurecido no volante, moldura do console central e peça central do painel escurecidas, saídas de ar cromadas, entre outros.

Ainda entre os diferenciais, o Trekking 2020 tem suspensão elevada e o maior vão livre da categoria, de 21 centímetros. Ele está 4 centímetros mais alto que o Argo Drive 1.3.

Os pneus têm banda de rodagem para uso misto e, mesmo com perfil mais alto, manteve o conforto e estabilidade do carro, graças ao retrabalho de engenharia na elastocinemática do chassi, molas, amortecedores e até a direção elétrica.

Um dos principais pecados do Argo Trekking, todavia, é não dispor da opção de câmbio automático (algo encontrado em todos os outros concorrentes) e também de itens importantes para o seu segmento e a sua faixa de preço, como controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas e airbags laterais.

Vale citar que os itens de segurança mencionados acima estão disponíveis nas outras versões mais caras da linha Fiat Argo.

Ao que tudo indica, em breve o Argo Trekking 2020 deve ser comercializado com a opção de transmissão automática do tipo CVT, algo inédito na linha, a partir de meados de 2020.

Atualmente, o Argo 1.3 tem a opção de câmbio automatizado GSR, mas somente nas configurações “civis”.

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Argo Trekking – versões

O Fiat Argo Trekking está disponível em somente uma versão de acabamento. Confira:

  • Fiat Argo Trekking 1.3 2020

Fiat Argo Trekking – equipamentos

Argo Trekking 1.3 2020

Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, sinalização de frenagem de emergência, alarme antifurto, brake light, encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes, desembaçador temporizado do vidro traseiro, faróis de neblina, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas no banco traseiro, limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

Conforto: direção com assistência elétrica, ar-condicionado manual, vidros dianteiros elétricos com one touch, vidros traseiros elétricos com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down, espelho no para-sol para motorista e passageiro, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, apoio de pé para o motorista, banco do motorista com regulagem de altura, entre outros.

Visual e acabamento: acabamento interno na cor preta com detalhes exclusivos, adesivos no capô, laterais e tampa do porta-malas, faixa nos para-choques, logotipos Fiat na cor preta, escapamento traseiro esportivo, LED Design, moldura nas caixas de roda, suspensão elevada, rodas de aço de 15 polegadas com calotas na cor cinza e pneus ATR de uso misto 205/60 R15, bancos revestidos em tecido premium, para-choque traseiro com moldura inferior exclusiva, entre outros.

Tecnologia: painel de instrumentos com tela TFT personalizável de 3,5 polegadas, sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), entre outros.

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Argo Trekking – opcionais

Confira abaixo os opcionais disponíveis para o novo Argo na versão Trekking:

  • Rodas de liga-leve de 15 polegadas com cor exclusiva (R$ 1.650)
  • Câmera de ré (R$ 710)

Fiat Argo Trekking – preços

Veja abaixo os preços do novo Fiat Argo Trekking:

  • Fiat Argo Trekking 1.3 2020: R$ 59.990
  • Fiat Argo Trekking 1.3 2020 completo: R$ 64.650

Na configuração completa, o preço inclui as rodas de liga-leve, câmera de ré e pintura perolizada.

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Argo Trekking – cores

A versão Trekking do Fiat Argo 2020 está disponível nas seguintes cores:

  • Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional)
  • Branco Banchisa (sólida, por R$ 800 adicionais)
  • Vermelho Monte Carlo (sólida, por R$ 800 adicionais)
  • Cinza Silverstone (metálica, por R$ 2.000 adicionais)
  • Branco Alaska (perolizada, por R$ 2.300 adicionais)

Vale ressaltar que, independente da cor da carroceria, o novo Argo Trekking dispõe de teto pintado na cor Preto Vulcano como item de série.

Fiat Argo Trekking – motor

O motor que equipa o Argo Trekking é o conhecido 1.3 Firefly, que é usado também no Argo Drive e em outros carros da Fiat, como o Uno e Cronos.

Este propulsor tem apenas três anos de mercado e, portanto, é dotado de uma concepção moderna.

Tal unidade é dotada de quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, duas válvulas por cilindro, sistema HCSS de partida a frio sem tanquinho auxiliar de gasolina, comando de válvulas único no cabeçote com variador de fase, entre outros.

Ele consegue desenvolver 101 cavalos de potência com gasolina, a 6.000 rpm, e 109 cv com etanol, a 6.250 rpm. Já o torque é de 13,7 kgfm e 14,2 kgfm, respectivamente, sempre a 3.500 rpm.

Neste caso, há somente o câmbio manual de cinco marchas. Vale lembrar que o Argo Drive 1.3 tem a opção de transmissão automatizada GSR, também de cinco velocidades, que não é ofertada nem como opcional na linha Trekking.

No restante da linha, há o Argo 1.0 também com motor Firefly, mas com três cilindros e até 77 cv e 10,9 kgfm, e também o Argo 1.8, este com até 139 cv e 19,3 kgfm e transmissão automática de seis marchas.

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Argo Trekking – consumo

Confira abaixo os números de consumo do Argo Trekking 2020:

  • Consumo de 8,5 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 12,1 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina.

Fiat Argo Trekking – desempenho

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos com etanol e 11,6 segundos com gasolina;
  • Velocidade máxima de 173 km/h com etanol e 169 km/h com gasolina.

Argo Trekking – garantia e revisões

A Fiat comercializa toda a linha Argo com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem. Veja abaixo os preços das cinco primeiras revisões do carro:

  • Revisão de 10.000 km: R$ 268
  • Revisão de 20.000 km: R$ 508
  • Revisão de 30.000 km: R$ 432
  • Revisão de 40.000 km: R$ 1.140
  • Revisão de 50.000 km: R$ 452

Fiat Argo Trekking – concorrentes

Chevrolet Onix Activ – R$ 62.290

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Embora o atual Onix Activ esteja saindo de linha devido a chegada da nova geração do Onix, ainda vale considera-lo. O compacto aventureiro da Chevrolet parte de R$ 62.290 e pode chegar a R$ 67.690 com câmbio automático.

Ele é equipado com um motor 1.4 litro flex de oito válvulas, que desenvolve até 106 cavalos de potência, com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.

Entre os itens de série, oferece direção elétrica, trio elétrico, rodas de liga-leve, ar-condicionado, bancos e volante em couro, central multimídia, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, luz de posição em LED, entre outros.

Ford Ka Freestyle – R$ 59.690

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

No caso da Ford, há como compacto aventureiro o hatch Ka FreeStyle. Ele pode ser encontrado com motor 1.0 litro flex de até 85 cavalos de potência e câmbio manual ou 1.5 litro flex de até 136 cv e transmissão automática de seis marchas, com preços de, respectivamente, R$ 56.690 e R$ 68.390.

Oferece itens como airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sistema de proteção anticapotamento, central multimídia com espelhamento de smartphones e câmera de ré, bancos em couro e tecido, volante multifuncional em couro, rodas de liga-leve, direção elétrica, entre outros.

Hyundai HB20X – R$ 62.990

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Em sua nova geração lançada recentemente no mercado brasileiro, o Hyundai HB20X aposta num visual mais parrudo para enfrentar o Argo Trekking. Este modelo é oferecido sempre com motor 1.6 litro flex de até 130 cavalos de potência, com câmbio manual ou automático de seis marchas (este a partir de R$ 67.890).

Em sua configuração mais em conta, tem itens como direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga-leve aro 16, central multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento de smartphones, computador de bordo, alarme, entre outros.

Já o modelo mais caro, o Diamond Plus, que custa R$ 79.590, oferece itens extras como frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa, monitoramento da pressão dos pneus, bancos em couro, airbags laterais, ESP, TCS, Hill Holder, entre outros.

Renault Stepway – R$ 62.390

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Por fim, mas não menos importante, o Renault Stepway é o aventureiro mais antigo desta lista. Chegou em 2008 como Sandero Stepway e sobrevive até hoje, inclusive com uma reestilização lançada recentemente – está em sua segunda geração.

A versão de entrada Zen tem itens como quatro airbags, Isofix, sensor de estacionamento, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, faróis de neblina, trio elétrico, sistema de som, chave canivete, rodas de 16 polegadas e sistema start/stop.

O motor é um 1.6 flex de até 118 cv. Há também versões com câmbio automático CVT, que partem de R$ 71.790.

Argo Trekking – ficha técnica

Motor

1.3 Firefly

Tipo

Dianteiro, transversal e bicombustível

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.332

Válvulas

8 (2 por cilindro)

Taxa de compressão

13,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

101 cv a 6.000 rpm (gasolina) e 109 cv a 6.250 rpm (etanol)

Torque Máximo

13,7 kgfm (gasolina) e 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo de torção, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

225/55 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.998

Largura (mm)

1.724

Altura (mm)

1.568

Distância entre os eixos (mm)

2.521

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

400

Tanque (litros)

48

Porta-malas (litros)

300

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.130

Fiat Argo Trekking – galeria de fotos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • gustavosbarreto

    Que coisa mais medonha esse Trekko

  • Henrique Guedes da Silva

    A Fiat conseguiu estragar seus carros de modelos aventureiros de sucesso a bizarrices fora que esse argo é bem sem graça

  • Piston head

    O problema dessa versão são os adesivos ridículos, fora isso tem um visual interessante.

  • Baetatrip

    ….Ficou estranho…!
    Prefiro o bom Weekend Adventure Locker (blouqueio danteirio) do que esse Argo enfeitado!

  • Licergico

    o argo é um dos carros mais sem graça do mercado …
    tremenda bola fora. trocou 6 por 1/2 duzia.
    esse carro tem zero poder de atratividade.

    • Eu já acho ele muito bonito, falta o 1.0 Turbo

  • klaus

    olho aquela alavanca do câmbio e má dá uma troço….

  • Walter AB

    Ando pelas ruas de São Paulo…de carro….e nunca….nunca vi um carro desses por aqui.
    Pra vc ver como esse trekko deve vender.

  • dor53

    ficou top

  • Rodrigo Costa

    Essas horas eu acho que paguei “barato” no meu polo TSI. Que aberração cara da bixiga.

  • Sino Weibo

    Realmente estes plasticos na Fiat estão um pouco caros. Esqueceram de citar as versões do Etios Cross e WR-V, são pseudo aventureiros também, só que bem mais caros.

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