Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Vendendo atualmente o Fiat Argo Trekking 2021, a Fiat sempre foi uma fã de carros pseudo-aventureiros.


Foi ela que estreou o segmento com a perua Palio Weekend Adventure no fim da década de 1990. Agora, um dos principais representantes da marca é o Argo Trekking 2021, que aposta na suspensão elevada e penduricalhos exclusivos para seduzir os consumidores.

A versão Trekking é uma das últimas principais novidades da linha Fiat Argo. O modelo aventureiro da gama foi anunciado em abril de 2019 para enfrentar outros carros da categoria como Ka FreeStyle, Onix Activ, HB20X e Sandero Stepway.

Como já mencionado, ele tem como atrativo o visual mais “parrudinho”. Todavia, ao contrário de alguns rivais, ele vai um pouco além e dispõe também de suspensão elevada e até rodas calçadas com pneus ATR de uso misto.

Seu preço está na casa dos R$ 65 mil e faz do Fiat Argo Trekking uma boa opção para quem busca por um hatch com visual um tanto quanto diferenciado. Todavia, fica devendo recursos importantes como os airbags laterais.

Veja abaixo tudo sobre ele:

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Fiat Argo Trekking 2021 – detalhes

O Argo Trekking mostra suas credenciais do lado de fora.

Ele se diferencia de todas as outras variantes da gama pelo teto com pintura na cor preta, barras de teto, capa dos retrovisores e aerofólio traseiro também na cor preta, logotipo “Trekking” nas laterais e traseira, adesivo preto no capô, moldura plástica nas caixas de roda, para-choque traseiro com moldura inferior, entre outros.

Conta ainda com faróis com filete de LED, ponteira de escapamento trapezoidal com cor exclusiva, rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas (as rodas de liga-leve também aro 15 são opcionais), o novo logotipo Fiat em cromo escurecido e suspensão elevada.

Pulando para o lado de dentro, há bancos revestidos em tecido escuro com costuras contrastantes na cor laranja, área central com textura quadriculada, o nome “Trekking” bordado nos encostos, logotipo Fiat escurecido no volante, moldura do console central e peça central do painel escurecidas, saídas de ar cromadas, entre outros.

Ainda entre os diferenciais, o Trekking 2021 tem suspensão elevada e o maior vão livre da categoria, de 21 centímetros. Ele está 4 centímetros mais alto que o Argo Drive 1.3.

Os pneus têm banda de rodagem para uso misto e, mesmo com perfil mais alto, manteve o conforto e estabilidade do carro, graças ao retrabalho de engenharia na elastocinemática do chassi, molas, amortecedores e até a direção elétrica.

Um dos principais pecados do Argo Trekking era não dispor da opção de câmbio automático, o que agora ocorre na versão com motor 1.8. Fora isso, ele fica devendo itens como os airbags laterais.

Vale citar que os itens de segurança mencionados acima estão disponíveis nas outras versões mais caras da linha Fiat Argo 2021.

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Fiat Argo Trekking 2021 – novidades

Para a linha 2021, o Fiat Argo Trekking recebeu várias novidades, assim como toda a linha do modelo. Visualmente, ele também ganhou o novo logotipo da marca, que deixou o visual mais moderno, assim como novos adesivos relacionados à versão.

A mudança mais importante, porém, está na lista de equipamentos de segurança. Agora o Argo Trekking 2021 tem o controle de estabilidade e de tração como itens de série, algo muito importante frente a concorrentes que contam com esses itens. Além desses itens, o modelo também ganhou o Hill Holder.

Fiat Argo Trekking 2021 – versões

O Fiat Argo Trekking está disponível em duas versões de acabamento. Confira:

  • Fiat Argo Trekking 1.3 MT 2021
  • Fiat Argo Trekking 1.8 AT6 2021

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Fiat Argo Trekking 2021 – equipamentos

Argo Trekking 1.3 MT 2021

Segurança: airbag duplo frontal, controles de tração e estabilidade, freios ABS com EBD, sinalização de frenagem de emergência, alarme antifurto, brake light, encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes, desembaçador temporizado do vidro traseiro, faróis de neblina, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas no banco traseiro, limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

Conforto: direção com assistência elétrica, ar-condicionado manual, vidros dianteiros elétricos com one touch, vidros traseiros elétricos com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down, espelho no para-sol para motorista e passageiro, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, apoio de pé para o motorista, banco do motorista com regulagem de altura, entre outros.

Visual e acabamento: acabamento interno na cor preta com detalhes exclusivos, adesivos no capô, laterais e tampa do porta-malas, faixa nos para-choques, logotipos Fiat na cor preta, escapamento traseiro esportivo, LED Design, moldura nas caixas de roda, suspensão elevada, rodas de aço de 15 polegadas com calotas na cor cinza e pneus ATR de uso misto 205/60 R15, bancos revestidos em tecido premium, para-choque traseiro com moldura inferior exclusiva, entre outros.

Tecnologia: painel de instrumentos com tela TFT personalizável de 3,5 polegadas, sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), entre outros.

OPCIONAIS:

  • Kit Trekking Full (R$ 5.200): Câmera de ré; Rodas de liga leve 6.0 x 15″ com cor exclusiva + Pneus 205/60 R15; Keyless entry’n’go; Ar condicionado digital.
  • Kit Trekking Plus (R$ 3.700): Rodas de liga leve 6.0 x 15″ com cor exclusiva + Pneus 205/60 R15; Câmera de ré.

Argo Trekking 1.8 AT6 2021

Tem os mesmos itens acima + câmbio automático de seis velocidades e rodas de liga leve de 15 polegadas, também com pneus ATR de uso misto 205/60 R15.

OPCIONAIS:

  • Kit Trekking Full (R$ 6.000): Câmera de ré; Keyless entry’n’go; Ar condicionado digital; Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto; Apoia-braço central no banco do motorista; Volante em couro; Bancos revestidos em couro ecológico; Banco traseiro bi partido.
  • Kit Trekking Plus (R$ 2.600): Câmera de ré; Keyless entry’n’go; Ar condicionado digital.

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Fiat Argo Trekking 2021 – preços

Veja abaixo os preços do novo Fiat Argo Trekking 2021:

  • Fiat Argo Trekking 1.3 MT 2021 – R$ 65.490
  • Fiat Argo Trekking 1.8 AT6 2021 – R$ 72.990

Argo Trekking 2021 – cores

A versão Trekking do Fiat Argo 2021 está disponível nas seguintes cores:

  • Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional)
  • Branco Banchisa com teto preto (sólida, por R$ 950 adicionais)
  • Vermelho Monte Carlo com teto preto (sólida, por R$ 950 adicionais)
  • Cinza Silverstone com teto preto (metálica, por R$ 1.800 adicionais)
  • Branco Alaska com teto preto (perolizada, por R$ 1.800 adicionais)

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Fiat Argo Trekking 2021 – motor

O motor que equipa o Argo Trekking mais barato é o conhecido 1.3 Firefly, que é usado também no Argo Drive e em outros carros da Fiat, como o Uno e Cronos.

Este propulsor tem apenas três anos de mercado e, portanto, é dotado de uma concepção moderna.

Tal unidade é dotada de quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, duas válvulas por cilindro, sistema HCSS de partida a frio sem tanquinho auxiliar de gasolina, comando de válvulas único no cabeçote com variador de fase, entre outros.

Ele consegue desenvolver 101 cavalos de potência com gasolina, a 6.000 rpm, e 109 cv com etanol, a 6.250 rpm. Já o torque é de 13,7 kgfm e 14,2 kgfm, respectivamente, sempre a 3.500 rpm. Neste caso, há somente o câmbio manual de cinco marchas.

Já o Argo Trekking 2021 mais caro usa o motor 1.8, este com até 139 cv e 19,3 kgfm e transmissão automática de seis marchas.

 

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Argo Trekking 2021 – consumo

Confira abaixo os números de consumo do Argo Trekking 2021:

Fiat Argo Trekking 1.3 MT:

  • Consumo de 8,5 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 12,1 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina.

Fiat Argo Trekking 1.8 AT6:

  • Consumo de 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 9,4 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada com gasolina.

Fiat Argo Trekking 2021 – desempenho

Confira abaixo o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima de cada versão:

  • Fiat Argo Trekking 1.3 MT 2021: 10,8 segundos e 173 km/h
  • Fiat Argo Trekking 1.8 AT6 2021: 10,4 segundos e 180 km/h

Argo Trekking 2021 – garantia e revisões

A Fiat comercializa toda a linha Argo com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem. Veja abaixo os preços das seis primeiras revisões do carro:

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem Preços 1.3Preços 1.8 
10.000 km R$ 320R$ 400
20.000 km R$ 568R$ 644
30.000 km R$ 492R$ 572
40.000 km R$ 1.216R$ 840
50.000 km R$ 512R$ 588
60.000 km  R$ 700R$ 1.268

Fiat Argo Trekking 2021 – concorrentes

Ford Ka Freestyle – R$ 63.090

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

No caso da Ford, há como compacto aventureiro o hatch Ka FreeStyle. Ele pode ser encontrado com motor 1.0 litro flex de até 85 cavalos de potência e câmbio manual ou 1.5 litro flex de até 136 cv e transmissão automática de seis marchas, com preços de, respectivamente, R$ 63.090e R$ 69.990.

Oferece itens como airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sistema de proteção anticapotamento, central multimídia com espelhamento de smartphones e câmera de ré, bancos em couro e tecido, volante multifuncional em couro, rodas de liga-leve, direção elétrica, entre outros.

Hyundai HB20X – R$ 67.490

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Em sua nova geração lançada recentemente no mercado brasileiro, o Hyundai HB20X aposta num visual mais parrudo para enfrentar o Argo Trekking. Este modelo é oferecido sempre com motor 1.6 litro flex de até 130 cavalos de potência, com câmbio manual ou automático de seis marchas (este a partir de R$ 67.490).

Em sua configuração mais em conta, tem itens como direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga-leve aro 16, central multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento de smartphones, computador de bordo, alarme, entre outros.

Já o modelo mais caro, o Diamond Plus, que custa R$ 81.490, oferece itens extras como frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa, monitoramento da pressão dos pneus, bancos em couro, airbags laterais, ESP, TCS, Hill Holder, entre outros.

Renault Stepway – R$ 74.890

Fiat Argo Trekking: equipamentos, preços, motor, consumo e desempenho

Por fim, mas não menos importante, o Renault Stepway é o aventureiro mais antigo desta lista. Chegou em 2008 como Sandero Stepway e sobrevive até hoje, inclusive com uma reestilização lançada recentemente – está em sua segunda geração.

A versão de entrada Zen tem itens como quatro airbags, Isofix, sensor de estacionamento, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, faróis de neblina, trio elétrico, sistema de som, chave canivete, rodas de 16 polegadas e sistema start/stop.

O motor é um 1.6 flex de até 118 cv. Há também a versão com câmbio automático CVT, que parte de R$ 87.090.

Argo Trekking 2021 – ficha técnica

Motor

1.3 Firefly

Tipo

Dianteiro, transversal e bicombustível

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.332

Válvulas

8 (2 por cilindro)

Taxa de compressão

13,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

101 cv a 6.000 rpm (gasolina) e 109 cv a 6.250 rpm (etanol)

Torque Máximo

13,7 kgfm (gasolina) e 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo de torção, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.998

Largura (mm)

1.724

Altura (mm)

1.568

Distância entre os eixos (mm)

2.521

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

400

Tanque (litros)

48

Porta-malas (litros)

300

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.130

Motor

1.8 E.torQ

Tipo

Dianteiro, transversal e bicombustível

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.747

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

12,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

135/139 cv a 5.750 rpm

Torque Máximo

18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de seis marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Eixo de torção, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.002

Largura (mm)

1.749

Altura (mm)

1.568

Distância entre os eixos (mm)

2.520

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

400

Tanque (litros)

48

Porta-malas (litros)

300

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.235

Fiat Argo Trekking 2021 – galeria de fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.