Carros Conceito Crossovers Elétricos Europa Fiat Salões do Automóvel

Fiat Centoventi EV Concept mostra futuro Panda – Influenciará aqui?

Fiat Centoventi EV Concept mostra futuro Panda - Influenciará aqui?

A Fiat deu uma respirada em Genebra com um conceito que mostra um futuro interessante para a marca italiana, que recentemente começou a ser esvaziada em termos de prioridade dentro da FCA, em detrimento de Jeep e Alfa Romeo. O Centoventi é uma proposta elétrica para o próximo Panda.


Ele comemora também os 120 anos da Fiat, mas é um vislumbre do caminho para que a marca possa ter mais 120 anos para frente. Com nome em italiano, alusivo ao momento de celebração do fabricante de Turim, o Fiat Centoventi EV é um compacto com carroceria volumosa que lembra um pequeno crossover.

Fiat Centoventi EV Concept mostra futuro Panda - Influenciará aqui?

A Fiat não está errada em ir nessa direção, já que é o segmento que está vendendo. Com 3,680 m de comprimento, 1,740 m de largura, 1,527 m de altura e 2,430 m de entre eixos, o Centoventi é apenas mais largo, alto e com base maior que o Panda atual.


A frente alta tem faróis duplos de LED retangulares, capô integral sem abertura, logotipo da Fiat bem destacado e faixas decorativas alusivas à bandeira italiana. Os faróis de neblina quadrados estão devidamente posicionados como indicando que o futuro carro terá essa disposição exata do conjunto frontal.

Fiat Centoventi EV Concept mostra futuro Panda - Influenciará aqui?

Os para-lamas são ressaltados e apresentam o mesmo acabamento de frente e traseira, tendo ainda rodas de liga leve aro 20 polegadas, mas são devidamente feitos para o asfalto. Colunas A e teto retos indicam direcionamento para o segmento de utilitários esportivos, assim como as colunas C reforçadas.

A traseira tem uma máscara negra com lanternas em “C” de LED. Como é um conceito, então o Fiat Centoventi EV Concept pode explorar coisas como portas traseiras de abertura invertida e ausência de colunas B, enquanto o interior aposta em modularização dos assentos, que podem virar mesas, mas chama atenção mesmo pelo painel.

Fiat Centoventi EV Concept mostra futuro Panda - Influenciará aqui?

O volante de dois raios é ovalizado e vem com os comandos de marcha, lembrando que o conceito é elétrico. Já o cluster quase se funde com a multimídia, criando assim um conjunto com duas telas digitais de 20 polegadas no total, chamado Lingotto. Segundo a Fiat, há opção de apenas uma tela com 10 polegadas.

O Fiat Centoventi EV Concept tem proposta de personalização “4U” com 4 opções de interior, teto, rodas e para-choques. Construído em impressoras 3D, o veículo tem plataforma elétrica com baterias de lítio modulares, que podem ser adicionadas ou retiradas conforme escolha, sendo três unidades com acréscimo de 100 km cada um, mas no geral, a autonomia chega a 500 km. Não foram revelados dados de desempenho.

Fiat Centoventi EV Concept mostra futuro Panda - Influenciará aqui?

E por aqui? Obviamente o próximo Fiat Panda não será vendido no Brasil, mas a proposta do Centoventi pode influenciar no desenvolvimento de um novo crossover, quem sabe a conversão do Uno atual de hatch para utilitário esportivo pequeno, mantendo as dimensões e ficando abaixo do futuro SUV compacto.

Fiat Centoventi EV Concept – Galeria de fotos

 

Fiat Centoventi EV Concept mostra futuro Panda – Influenciará aqui?
Nota média 5 de 5 votos

  • Cesar

    Legal.
    Já vem com escada no teto de série.

    • Tochio

      É só colocar um adesivo da Net e a potencia dobra . rsrsrsrs

    • Queen Almeera

      visite “The Lego Movie 2: The Second Part” todos os filmes neste site !! clique no blog aqui: SERIESNEW002.BLOGSPOT.COM

    • dallebu

      Sim, com esse recurso vai bater o Tesla Model S 100PD em aceleração e autonomia. Engenharia brasileira conquistando o mundo!!

  • Domenico Monteleone

    Fiat e suas mudanças de 360 graus na linhagem de design. Por aqui o mais importante é substituir logo o e-torq.

    • Edinaldo_Tapica

      Frente do Nissan Cube. Não gostei

  • Murilo Soares de O. Filho

    Futuro PANDA desvendado, a mesma base para o Novo 500 e futuros modelos A e B.

    • Fabricio

      o Nome 500 não deverá ser utilizado em carros que não apresentem o visual, ou pelo menos as idéias do 500 e do 600…. imagino eu que se forem fazer algo assim, não usarão o nome 500….

  • dallebu

    Tá mais parecido com o Uno original do que nosso Novo Uno… Gostei

  • Darlon Anacleto

    Finalmente um novo sopro de criatividade na Fiat. Num mundo repleto de coisas como Sanderos, Onix e Kas, um design criativo desses cairia muito bem.

  • Rama Ini

    Eu vejo muito detalhe e relembrança ao 127/147 :D

  • Não consigo gostar desse logotipo atual que a Fiat usa. Ela poderia voltar com o anterior com fundo vermelho, ou, ao menos, uma nova versão dela.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      Acho que o brasão redondo com fundo vermelho ficará restrito aos 500 e outros eventuais FIAT com design vincadamente retrô.

    • Cromo

      Eu gostava muito mais das 5 barras quase verticais, passava sensação de modernidade. Esse brasão me passa sensação de coisa da idade média.

      • Edinaldo_Tapica

        Até hoje, não sei o que significam essas barras

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Se o Panda produção manter o nível deste protótipo não haverá a menor chance de chegar aqui.

    • Caue Fonseca

      /F/I/A/T/ . Acho que siga essa ideia

  • Marcelo

    Poderia ser a nova geração do nosso Uno e matar o Mobi.

    Poderia, mas não vai.

  • Peter Bishop

    Meio Suzuki Swift esse aí

  • Cosi fan Tutti

    A Fiat é a Dacia do grupo FCA.

    • Vinícius Sza

      E pensar que já foi a Toyota do Grupo Fiat

  • Uma beleza…

  • 4lex5andro

    Muito bonito, dentro desse novo padrão quadrado dos Fiat, bem clean.

    Uns nem tanto, como o Mobi e o ”novo” Uno, mas no caso de Renegade, Panda atual e esse Centoventi, o resultado ficou bom.

  • impresionante, el futuro…

  • Fabão Rocky

    Nunca imaginei q o formato da carroceria da velha Towner fosse fazer tanto sucesso!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email