Elétricos EUA Europa Fiat Mercado

Fiat Chrysler muda conversa e promete metade do lineup eletrificado até 2022

fiat-500e1 Fiat Chrysler muda conversa e promete metade do lineup eletrificado até 2022

Sergio Marchionne mudou a conversa. Anteriormente, o chefe da FCA sempre se mostrou contrário aos carros elétricos devido ao alto custo que estes geravam em desenvolvimento e produção. Ainda assim, o executivo ítalo-canadense teve que aceitar um Fiat 500e no mercado americano, onde chegou a pedir para que os consumidores não comprassem o carro, pois as perdas da montadoras eram enormes a cada venda.



Agora, Marchionne diz que haverá eletrificação no futuro, se referindo aos governos de Reino Unido e França, que decidiram abolir os carros comuns em 2040. Mas, bem antes disso, a FCA deve mudar de postura com metade de sua gama equipada com baterias de lítio até 2022. As mudanças de direção começam pela Maserati em 2019. Toda a gama terá versões eletrificadas e pelo menos um modelo será 100% elétrico para bater de frente com a Tesla.

Mesmo com a mudança, Marchionne sinaliza para um aumento de custo expressivo entre 2021 e 2022, por conta da demanda alta e da concentração na produção de motores e baterias. Para o chefe da Fiat Chrysler, atualmente o problema não é o custo de desenvolvimento e produção, mas o que aquisição de propulsores e baterias. Além do clássico da Fiat, a FCA tem ainda a minivan Chrysler Pacifica Hybrid, que tem autonomia de 910 km.

Na Europa, a Fiat não avançou nenhum metro em direção à eletrificação, salvo o quase obrigatório Fiat 500e. Aqui no Brasil, a marca italiana trabalha com a Itaipu Binacional há algum tempo, experimentando novas tecnologias em baterias, inclusive a de sódio-níquel em veículos como a Fiat Weekend e o Iveco Daily, mas ainda distante de uma operação comercial. O impulso para acelerar o desenvolvimento seria a presença de incentivos fiscais no Brasil e a ampliação da presença da marca na China, onde obrigatoriamente é necessário vender carros elétricos.

[Fonte: Foro Coches Eléctricos]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend