Fiat começa 2022 sem Doblò, Grand Siena e motor E.torQ 1.8

Fiat começa 2022 sem Doblò, Grand Siena e motor E.torQ 1.8

A Fiat deu uma limpada em seu portfólio com a exclusão de três modelos e um motor, atendendo assim as exigências do Proconve L7 quanto às emissões evaporativas.

Nesse caso, sumiram do mapa os modelos Grand Siena e Doblò, que deixam o mercado após muitos anos. O primeiro, sedã compacto surgiu em 2012 como sucessor do Fiat Siena.

Nos últimos anos, o Fiat Grand Siena teve sua gama reduzida com a chegada do Cronos, seu sucessor, empregando assim somente motores 1.0 e 1.4 litro.

Fiat começa 2022 sem Doblò, Grand Siena e motor E.torQ 1.8

Sem o sedã feito em Betim, a Fiat dispõe somente do Cronos, importado da Argentina, para atuar nesse segmento. Falando nele, o modelo hermano deixa de ser oferecido com motor 1.8 E.torQ.

O propulsor de quatro cilindros derivado do antigo Tritec 1.6, com comando único no cabeçote e 16 válvulas, já não atende mais as exigências de emissão e sai de cena por aqui.

Assim, o Cronos passa a ser oferecido apenas com motor 1.3 Firefly 8V com 98 cavalos na gasolina e 107 cavalos com etanol, além de 13,2 kgfm no primeiro e 13,7 kgfm no segundo. As versões 1.3 e Drive 1.3, ambas manuais, se apresentam no momento.

Fiat começa 2022 sem Doblò, Grand Siena e motor E.torQ 1.8

O Cronos ganhará transmissão CVT e possivelmente opção mais barata com motor 1.0 Firefly, de modo a ocupar a faixa atingida pelo Grand Siena. A Fiat evitou isso para preservar o velho sedã no mercado.

Do mesmo modo, o Argo também deixa o motor 1.8, entregando no momento as versões 1.0, 1.3, Drive 1.3 S-Design e 1.3 Trekking. O CVT também chegará ao hatch.

Ambos podem ainda receber o GSE 1.0 Turbo adiante para manter a proposta original de uma gama mais generosa.

Fiat começa 2022 sem Doblò, Grand Siena e motor E.torQ 1.8

Fora isso, a Fiat tirou de cena o velho Doblò, que há 20 anos existia sem mudanças de geração por aqui. Com ele, morre a versão anterior do E.torQ 1.8 e se encerra um ciclo, incluindo o fim do Doblò Cargo. Na Toro, a Endurance 1.8 também saiu de linha.

A Fiat deverá se aproveitar da Stellantis na região para retornar com uma proposta parecida. Por fim, apenas o Uno Ciao fica no site da marca, mas por pouco tempo, pois, somente 250 unidades foram disponibilizadas.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.