Fiat comemora 45 anos do lançamento do Fiat 147 “Cachacinha”, movido a alcool

fiat 147 alcool 1
fiat 147 alcool 1

Em 5 de julho de 1979, a então Fiat do Brasil entrava para a história com o lançamento do primeiro carro movido a etanol produzido em série do mundo.

Esse era o Fiat 147, o hatch italiano em que fora adaptado ao país com base no projeto do Fiat 127.

Apelidado de “Cachacinha”, devido ao odor característico exalado pelo escapamento, o Fiat 147 a álcool foi um marco importante para a engenharia automotiva brasileira.

Com ele, foi intensificado o foco no desenvolvimento de tecnologias para veículos mais eficientes e menos poluentes.

fiat 147 alcool 2
fiat 147 alcool 2

Isso, claro, em virtude da primeira Crise do Petróleo e reforçado pela segunda, o que fez o país partir para uma alternativa para evitar a importação de diesel e gasolina, com o primeiro tendo sido abolido para a eternidade dos automóveis no Brasil.

Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul., comenta:

“O Fiat 147 é um ícone que marcou a vida de milhares de brasileiros. Mais do que isso, ele entrou para a história da indústria automotiva ao ser o primeiro modelo com motor a etanol no mundo produzido em série”.

fiat 147 alcool 3
fiat 147 alcool 3

Aquino continua: “Seu legado se estende até hoje com a tecnologia dos motores flex, que está presente na maioria da frota brasileira de veículos leves. O etanol se consolidou como protagonista no processo de descarbonização no país por ser um combustível extremamente eficiente em emissões quando considerado o ciclo de vida completo do automóvel”.

O Fiat 147 foi o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo de Betim, em 1976, trazendo novidades como motor em transversal, coluna de direção retrátil, pneus radiais, para-brisa de vidro laminado e o estepe no compartimento do motor, com melhor aproveitamento do espaço.

fiat 147 alcool 4
fiat 147 alcool 4

O projeto do Fiat 147 movido a etanol começou já em 1976, quando foram iniciadas as pesquisas e o desenvolvimento do motor, impulsionado pelo programa ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool) de 1975, com incentivos para a produção do etanol a partir da cana-de-açúcar.

fiat 147 alcool 5
fiat 147 alcool 5

Abastecido com etanol, o Fiat 147 rodou dezenas de milhares de quilômetros, com o primeiro motor brasileiro a etanol em 1978, quando realizou uma viagem de 12 dias e 6,8 mil quilômetros pelo país, com média de mais de 500 km diários, três mil quilômetros por terra e variações climáticas superiores a 30 graus.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias 147

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X