Fiat Cronos 2023 chega em julho com CVT e sem turbo

fiat cronos 2022 1

O Fiat Cronos 2023 chega em julho e com mudanças além do visual, trazendo entre outras coisas, o importante câmbio CVT.


Segundo o site argentino 16 Válvulas, que esteve na fábrica da Stellantis no país vizinho, o Cronos 2023 chega em julho com a transmissão automática citada, mas não terá motor turbinado.

Nesse caso, o propulsor deverá ser o Firefly 1.3 8V com 98 cavalos na gasolina e 107 cavalos com etanol, já calibrado para o Proconve L7.

Com a caixa CVT, o Cronos 2023 deverá oferecer novamente o conforto de uma transmissão automática, porém, com linearidade de funcionamento e maior eficiência energética.

Ainda sem uso do motor Firefly 1.0 aqui, o Fiat Cronos tem na Argentina, 75% de suas vendas com o propulsor 1.3 e ele será a chave de equilíbrio do sedã compacto por aqui.

Sem o 1.0 Turbo do Pulse, o Cronos 2023 perderá em performance, assim como deve ocorrer com o Argo 2023, nivelando assim a oferta da Fiat ao centrar as atenções na dupla Firefly 1.3 e CVT.

As mudanças no visual externo não serão tão profundas, assim como no interior, mas a introdução de itens do pacote ADAS, reforçará a segurança do compacto da Fiat.

Multimídia com tela maior, assim como conexão 4G com Wi-Fi deverão ser funcionalidades apreciadas no Cronos 2023, assim como alerta de colisão e frenagem automática, bem como alerta de faixas.

Importantíssimo para manter o volume em alto, o Cronos 2023 falta apenas dispor de motor Firefly 1.0 para atender frotistas e motoristas de aplicativo.

Sem a concorrência do Voyage, que sairá de cena, um Cronos 1.0 terá mais chances de manter o modelo no Top 20 do mercado.

Sobre o futuro do modelo, a Fiat Argentina disse que ele continuará por algum tempo no mercado e não duvidamos que não tenha uma geração seguinte, dada a queda nas vendas de sedãs.

O alto preço e os SUVs estão direcionando cada vez mais os consumidores para fora desse mercado, tanto é que Voyage e Logan não terão sucessores, por exemplo.

[Fonte: 16 Válvulas]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.