Ford Recalls Sedãs

Fiat e Ford anunciam recall para três modelos no Brasil

fiat-grand-siena-italia

A Fiat e a Ford estão convocando a partir desta semana os modelos Grand Siena e Fiorino, no caso da primeira marca, e Fusion, no caso da segunda fabricante, para recall no Brasil. O sedã compacto e o furgão da montadora italiana podem apresentar defeito no volante, enquanto o sedã médio/grande da empresa norte-americana tem risco de falha no sistema da direção elétrica.

São cerca de 60 mil unidades do Fiat Grand Siena e Fiorino, de ano/modelo 2014. No recall do primeiro, estão envolvidas as versões Attractive 1.4 Tetrafuel e Essence 1.6, com chassis de 9BD 197132E3107557 a 9BD 197132F3207529, fabricados entre 12 de junho de 2013 e 29 de maio de 2014. Já no Fiorino, os chassis têm relação entre 9BD 265122E9009031 e 9BD 265122F9018861, com produção entre 2 de abril de 2014 e 18 de julho de 2014.

Nova Fiat Fiorino 2014 14

De acordo com a Fiat, este recall visa conferir se a base de encaixe do volante à coluna de direção faz parte de um lote de peças que pode apresentar trincas em sua superfície, o que acarretaria possibilidade de desconexão entre os componentes, comprometendo o comando de direção e ocasionando risco de acidente.

Caso necessário, será realizada a substituição do volante, sem custo ao proprietário. O serviço será realizado de hoje (20), com agendamento prévio nas concessionárias da marca ou pela Central de Relacionamento Fiat, pelos telefones 0800 707 1000 ou 0800 282 1001.

ford fusion 2012

Já no Ford Fusion, são 14.730 unidades, fabricadas entre 7 de setembro de 2010 e 28 de fevereiro de 2012, com chassis de BR129990 a BR332286 (modelos 2011) e CR100012 a CR313284 (modelos 2012). Segundo a fabricante, um defeito pode deixar a direção elétrica no modo manual, exigindo um maior esforço nas manobras, em especial em baixas velocidades.

O reparo consiste na substituição do software do módulo de controle da direção elétrica ou a substituição da caixa de direção elétrica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 703 3673 ou pelo site www.ford.com.br.





  • MauroRF

    Falta a Ford fazer recall dos câmbios PowerShift, que não param de dar problemas de trepidação (eu fui um que tive problema e vendi o carro por isso).

    • motstand01

      Nao sei se um recall resolveria, eu diria que e’ um problema de projeto, pois aluguei dois Focus diferentes aqui nos EUA e o problema e’ exatamente o mesmo que ocorre no Brasil. E realmente trepida muito.

      • Revoltado

        Pode se comparar com o Dualogic/i-motion nosso aqui?

        • Victor Porto

          Nada a ver Revoltado, o problema do PS é trepidação, não dá tranco nas passadas como o Dualogic..

        • motstand01

          Nao sei, nunca dirigi carro com automatizado de 1 embreagem. Unico contato que tive com Dualogic foi quando peguei carona em um Idea Adventure E-Torq de uma conhecida minha, fui no banco de tras e nao percebi nada de anormal. Porem, nunca ouvi falar de trepidacao em Dualogic, mas sim trancos nas trocas.

          Meu primeiro contato com dupla embreagem foi no Focus mesmo, e a impressao foi das piores possiveis. Trepida muito, especialmente ao arrancar num ritmo suave (se voce enfiar o pe, curiosamente nao trepida) e em retomadas em 2a e 3a marchas.

      • Julio Cesar

        Eu tambem passei por isso com um Focus, especialmente quando está em 1ª ou 2ª marcha…era muito ruim.

    • Matheus Cavalheiro

      Há 6 meses esperando solução.

    • Ramom Alencar

      como seria essa trepidação? teria como descrever? acho muito subjetivo e de difícil entedimento só a palavra “trepidação” é tão ruim assim? qual o nível dessa trepidação?

      • MauroRF

        É ruim. Começa de leve e vai piorando, piorando, ocorre nas mudanças de marchas, geralmente nas reduções de terceira para segunda e segunda para primeira, sempre em retomadas, geralmente após lombadas, em subidas. É um problema na embreagem do carro, basta trocá-la que volta ao normal. O problema é que a Ford enrola demais pra trocar a embreagem e também que, mesmo depois da troca da embreagem, o problema volta depois de um certo tempo. Teve gente que já trocou a embreagem duas vezes. E nada de a Ford solucionar isso, fazer recall etc. Acho que vai virar mico e, antes que isso ocorresse, eu troquei o meu.

        • Ramom Alencar

          ok, obrigado.

      • Rodrigo R

        Tem milhares, mas são muitos mesmos, a mesma reclamação da trepidação do Powershift. pesquisa rápida no google você vai achar uma petição pública para recall.

      • motstand01

        Basicamente, ao arrancar, principalmente em ritmo suave, o carro trepida bastante, como se a embreagem estivesse acoplando e desacoplando. A sensacao que da e’ a mesma de quando se faz controle de embreagem em caminhonetes antigas, em que o veiculo fica balancando pra frente e pra tras enquanto ganha velocidade. Incomoda MUITO. Curiosamente, nos dois Focus que dirigi aqui nos EUA, se voce arrancasse afundando o pe no acelerador, a trepidacao nao ocorria.

        • Ramom Alencar

          bacana o exemplo, obrigado!

    • Clayton Martins

      Mauro, comprei um Focus 2.0 Powershift usado, mas não percebi nada de anormal no funcionamento. É meu primeiro carro com câmbio dotado de sistema automático de mudança de marchas. Como eu poderia identificar esse problema? O câmbio faz barulho? O câmbio fica vibrando? O carro engasga? teria como descrever melhor esse defeito?

      • MauroRF

        É um problema de trepidação que começa de leve e vai piorando, piorando, ocorre nas mudanças de marchas, geralmente nas reduções de terceira para segunda e segunda para primeira, sempre em retomadas, geralmente após lombadas, em subidas. E o problema vai se agravando tanto que trepida feito embreagem velha de carro manual e trepida em todas as trocas, é horrível. É um problema na embreagem do carro, basta trocá-la que volta ao normal. O problema é que a Ford enrola demais pra trocar a embreagem e também que, mesmo depois da troca da embreagem, o problema volta depois de um certo tempo. Teve gente que já trocou a embreagem duas vezes. E nada de a Ford solucionar isso, fazer recall etc. O que eu soube é que em menos casos nos 2.0 (mas já teve sim), só não sei se é por que o conjunto do 2.0 é mais reforçado ou se é porque se vende menos 2.0 em comparação com os 1.6. Como o New Fiesta 1.6 é o que mais vende com essa transmissão, ele é o que tem mais problemas. Acesse o Clube do New Fiesta e procure a seção Problemas e Manutenção New Fiesta MK 7,5 e depois o tópico Powershift trepidando na redução de 3 para 2, são 151 páginas já. O problema maior hoje é que não há solução para esse câmbio em nenhum lugar, nem lá fora. Só que nos EUA já estenderam a garantia para até 10 anos, aqui, isso dificilmente ocorrerá. Tanto é que está rolando um papo de que a Ford vai dizer, aqui no Brasil, que esse problema é característico do carro. Mas basta você consultar a Internet, o Reclame Aqui e vai ver que a Ford enrola demais para trocar a embreagem (tem gente esperando há 6 meses), e depois o problema volta, ou seja, é um defeito crônico. E depois quando acabar a garantia, como fica? Pode meter processo na Ford, mas nossa justiça é lenta demais, fora a dor de cabeça.

        Eu vendi meu New Fiesta com um ano de uso quando começou a trepidar nas trocas. Eu não estava a fim de passar por esse calvário, fora que tem cada vez mais gente sabendo do problema, ou seja, vai desvalorizar o carro, muitas concessionárias já não aceitam mais na troca, e ainda tem esse péssimo pós-venda da Ford. Não quero influenciá-lo, mas, se eu fosse você, eu passaria o carro pra frente. Ele pode não ter problema agora, mas vai ter cedo ou tarde.

  • SDS SP

    Gestão da qualidade tropeçando…

  • Wagner Lopes

    Chuva de recalls nos últimos tempos…

  • HugoCT

    Esses Recalls é para chamar compradores em potencial para as concessionárias , todas estão fazendo isso.

    • Victor Porto

      Deve ser mesmo Hugo, visto que estão fazendo recall de carros 2010-2012.. Detalhe que o problema já ocorre há 5 anos e a montadora não ofereceu reparo durante todo esse tempo..

  • Bruno Gomes

    Recall do new fiesta nada né dona ford? Minha advogada agradece!

    • MauroRF

      Escrevi isso acima. É o fim da picada, Bruno. E outra, lá no Fórum do New Fiesta Clube, tá rolando um papo de que a Ford vai dizer que isso é “característica do carro”, pode?

      • Bruno Gomes

        O meu tem câmbio manual, e faz um barulho de ferro solto na parte dianteira, fortes ruídos no painel é pra completar todas as borrachas que envolvem as portas estão aoltas. A quatro rodas me pediu para enviar fotos e o relato pra uma matéria com o carro, pra você ver o nível do defeito. O gerente da besouro veículos me disse que era um caso à parte (conheço três proprietários com problemas parecidos). Costumo colocar no final das minhas postagem o quanto me arrependo de ter trocado meu New 2012 por esse maldito nacional! Pode ser uma característica do carro mesmo, essa chuva de reclamações em diversos sites. Rs

        • MauroRF

          O nacional caiu muito a qualidade mesmo. E você ainda teve a sorte de ser o manual, se fosse o PS, seria mais uma grande dor de cabeça a mais para você.

    • “Perguntador”

      Tenho um New Fiesta, recall de que vc queria que a Ford fizesse? Qual o problema crônico que o carro tem? Peço isso pq o meu está apenas com 500KM e não percebi nada. Valeu

      • MauroRF

        Ele tem dois sérios problemas: o alarme, que falha na maioria dos NFs, e o câmbio Powershift, que tá dando muito, mas muito problema. Acesse o New Fiesta Clube e leia sobre o problema, esse do câmbio e do alarme têm inúmeras páginas no fórum.

        • “Perguntador”

          Beleza?
          O do câmbio eu não vou ter pq o meu é manual.
          Vou pesquisar sobre o alarme e prestar atenção se ele está funcionando corretamente.
          Valeu.

      • Bruno Gomes

        Desde a retirada da concessionária o carro vem apresentando problemas. Ruídos na parte dianteira (foi levado quatro vezes a concessionária) no lado esquerdo, janela do motorista folgada, borrachas das portas soltas (vieram assim e não trocaram) e pra completar com 5000km ele teve uma pane elétrica. Falo em recall pois tenho três conhecidos que possuem o modelo nacional e todos eles estão insatisfeitos com carro. Te desejo sorte com o carro, pois eu não tive.

        • Vasmir Becker

          os ruídos na parte dianteira seriam da coluna/barra de direção?, pois quando ando em estradas não pavimentadas ou de paralelepípedos (calçamento) bate muito na frente..

  • Rodrigo R

    O editor da matéria se interessar os modelos da FIAT, que poderão trocar o volante, são os do modelo comum, os volantes com Revestimento em couro e comandos do rádio estão fora dessa chamada, pois não precisam ser reparado.

    Informação da própria FIAT.

    Se o chassis conta na listagem, mas o carro saiu com volante de couro, então esta fora do chamado, sem necessidade de reparo.



Send this to friend