Ford Recalls Sedãs

Fiat e Ford anunciam recall para três modelos no Brasil

fiat-grand-siena-italia-700x466 Fiat e Ford anunciam recall para três modelos no Brasil







A Fiat e a Ford estão convocando a partir desta semana os modelos Grand Siena e Fiorino, no caso da primeira marca, e Fusion, no caso da segunda fabricante, para recall no Brasil. O sedã compacto e o furgão da montadora italiana podem apresentar defeito no volante, enquanto o sedã médio/grande da empresa norte-americana tem risco de falha no sistema da direção elétrica.

São cerca de 60 mil unidades do Fiat Grand Siena e Fiorino, de ano/modelo 2014. No recall do primeiro, estão envolvidas as versões Attractive 1.4 Tetrafuel e Essence 1.6, com chassis de 9BD 197132E3107557 a 9BD 197132F3207529, fabricados entre 12 de junho de 2013 e 29 de maio de 2014. Já no Fiorino, os chassis têm relação entre 9BD 265122E9009031 e 9BD 265122F9018861, com produção entre 2 de abril de 2014 e 18 de julho de 2014.

Nova-Fiat-Fiorino-2014-14-700x525 Fiat e Ford anunciam recall para três modelos no Brasil

De acordo com a Fiat, este recall visa conferir se a base de encaixe do volante à coluna de direção faz parte de um lote de peças que pode apresentar trincas em sua superfície, o que acarretaria possibilidade de desconexão entre os componentes, comprometendo o comando de direção e ocasionando risco de acidente.

Caso necessário, será realizada a substituição do volante, sem custo ao proprietário. O serviço será realizado de hoje (20), com agendamento prévio nas concessionárias da marca ou pela Central de Relacionamento Fiat, pelos telefones 0800 707 1000 ou 0800 282 1001.

ford-fusion-2012-700x466 Fiat e Ford anunciam recall para três modelos no Brasil

Já no Ford Fusion, são 14.730 unidades, fabricadas entre 7 de setembro de 2010 e 28 de fevereiro de 2012, com chassis de BR129990 a BR332286 (modelos 2011) e CR100012 a CR313284 (modelos 2012). Segundo a fabricante, um defeito pode deixar a direção elétrica no modo manual, exigindo um maior esforço nas manobras, em especial em baixas velocidades.

O reparo consiste na substituição do software do módulo de controle da direção elétrica ou a substituição da caixa de direção elétrica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 703 3673 ou pelo site www.ford.com.br.



  • MauroRF

    Falta a Ford fazer recall dos câmbios PowerShift, que não param de dar problemas de trepidação (eu fui um que tive problema e vendi o carro por isso).

    • motstand01

      Nao sei se um recall resolveria, eu diria que e’ um problema de projeto, pois aluguei dois Focus diferentes aqui nos EUA e o problema e’ exatamente o mesmo que ocorre no Brasil. E realmente trepida muito.

      • Revoltado

        Pode se comparar com o Dualogic/i-motion nosso aqui?

        • Victor Porto

          Nada a ver Revoltado, o problema do PS é trepidação, não dá tranco nas passadas como o Dualogic..

        • motstand01

          Nao sei, nunca dirigi carro com automatizado de 1 embreagem. Unico contato que tive com Dualogic foi quando peguei carona em um Idea Adventure E-Torq de uma conhecida minha, fui no banco de tras e nao percebi nada de anormal. Porem, nunca ouvi falar de trepidacao em Dualogic, mas sim trancos nas trocas.

          Meu primeiro contato com dupla embreagem foi no Focus mesmo, e a impressao foi das piores possiveis. Trepida muito, especialmente ao arrancar num ritmo suave (se voce enfiar o pe, curiosamente nao trepida) e em retomadas em 2a e 3a marchas.

      • Julio Cesar

        Eu tambem passei por isso com um Focus, especialmente quando está em 1ª ou 2ª marcha…era muito ruim.

    • Matheus Cavalheiro

      Há 6 meses esperando solução.

    • Ramom Alencar

      como seria essa trepidação? teria como descrever? acho muito subjetivo e de difícil entedimento só a palavra “trepidação” é tão ruim assim? qual o nível dessa trepidação?

      • MauroRF

        É ruim. Começa de leve e vai piorando, piorando, ocorre nas mudanças de marchas, geralmente nas reduções de terceira para segunda e segunda para primeira, sempre em retomadas, geralmente após lombadas, em subidas. É um problema na embreagem do carro, basta trocá-la que volta ao normal. O problema é que a Ford enrola demais pra trocar a embreagem e também que, mesmo depois da troca da embreagem, o problema volta depois de um certo tempo. Teve gente que já trocou a embreagem duas vezes. E nada de a Ford solucionar isso, fazer recall etc. Acho que vai virar mico e, antes que isso ocorresse, eu troquei o meu.

        • Ramom Alencar

          ok, obrigado.

      • Rodrigo R

        Tem milhares, mas são muitos mesmos, a mesma reclamação da trepidação do Powershift. pesquisa rápida no google você vai achar uma petição pública para recall.

      • motstand01

        Basicamente, ao arrancar, principalmente em ritmo suave, o carro trepida bastante, como se a embreagem estivesse acoplando e desacoplando. A sensacao que da e’ a mesma de quando se faz controle de embreagem em caminhonetes antigas, em que o veiculo fica balancando pra frente e pra tras enquanto ganha velocidade. Incomoda MUITO. Curiosamente, nos dois Focus que dirigi aqui nos EUA, se voce arrancasse afundando o pe no acelerador, a trepidacao nao ocorria.

        • Ramom Alencar

          bacana o exemplo, obrigado!

    • Clayton Martins

      Mauro, comprei um Focus 2.0 Powershift usado, mas não percebi nada de anormal no funcionamento. É meu primeiro carro com câmbio dotado de sistema automático de mudança de marchas. Como eu poderia identificar esse problema? O câmbio faz barulho? O câmbio fica vibrando? O carro engasga? teria como descrever melhor esse defeito?

      • MauroRF

        É um problema de trepidação que começa de leve e vai piorando, piorando, ocorre nas mudanças de marchas, geralmente nas reduções de terceira para segunda e segunda para primeira, sempre em retomadas, geralmente após lombadas, em subidas. E o problema vai se agravando tanto que trepida feito embreagem velha de carro manual e trepida em todas as trocas, é horrível. É um problema na embreagem do carro, basta trocá-la que volta ao normal. O problema é que a Ford enrola demais pra trocar a embreagem e também que, mesmo depois da troca da embreagem, o problema volta depois de um certo tempo. Teve gente que já trocou a embreagem duas vezes. E nada de a Ford solucionar isso, fazer recall etc. O que eu soube é que em menos casos nos 2.0 (mas já teve sim), só não sei se é por que o conjunto do 2.0 é mais reforçado ou se é porque se vende menos 2.0 em comparação com os 1.6. Como o New Fiesta 1.6 é o que mais vende com essa transmissão, ele é o que tem mais problemas. Acesse o Clube do New Fiesta e procure a seção Problemas e Manutenção New Fiesta MK 7,5 e depois o tópico Powershift trepidando na redução de 3 para 2, são 151 páginas já. O problema maior hoje é que não há solução para esse câmbio em nenhum lugar, nem lá fora. Só que nos EUA já estenderam a garantia para até 10 anos, aqui, isso dificilmente ocorrerá. Tanto é que está rolando um papo de que a Ford vai dizer, aqui no Brasil, que esse problema é característico do carro. Mas basta você consultar a Internet, o Reclame Aqui e vai ver que a Ford enrola demais para trocar a embreagem (tem gente esperando há 6 meses), e depois o problema volta, ou seja, é um defeito crônico. E depois quando acabar a garantia, como fica? Pode meter processo na Ford, mas nossa justiça é lenta demais, fora a dor de cabeça.

        Eu vendi meu New Fiesta com um ano de uso quando começou a trepidar nas trocas. Eu não estava a fim de passar por esse calvário, fora que tem cada vez mais gente sabendo do problema, ou seja, vai desvalorizar o carro, muitas concessionárias já não aceitam mais na troca, e ainda tem esse péssimo pós-venda da Ford. Não quero influenciá-lo, mas, se eu fosse você, eu passaria o carro pra frente. Ele pode não ter problema agora, mas vai ter cedo ou tarde.

  • SDS SP

    Gestão da qualidade tropeçando…

  • Wagner Lopes

    Chuva de recalls nos últimos tempos…

  • HugoCT

    Esses Recalls é para chamar compradores em potencial para as concessionárias , todas estão fazendo isso.

    • Victor Porto

      Deve ser mesmo Hugo, visto que estão fazendo recall de carros 2010-2012.. Detalhe que o problema já ocorre há 5 anos e a montadora não ofereceu reparo durante todo esse tempo..

  • Bruno Gomes

    Recall do new fiesta nada né dona ford? Minha advogada agradece!

    • MauroRF

      Escrevi isso acima. É o fim da picada, Bruno. E outra, lá no Fórum do New Fiesta Clube, tá rolando um papo de que a Ford vai dizer que isso é “característica do carro”, pode?

      • Bruno Gomes

        O meu tem câmbio manual, e faz um barulho de ferro solto na parte dianteira, fortes ruídos no painel é pra completar todas as borrachas que envolvem as portas estão aoltas. A quatro rodas me pediu para enviar fotos e o relato pra uma matéria com o carro, pra você ver o nível do defeito. O gerente da besouro veículos me disse que era um caso à parte (conheço três proprietários com problemas parecidos). Costumo colocar no final das minhas postagem o quanto me arrependo de ter trocado meu New 2012 por esse maldito nacional! Pode ser uma característica do carro mesmo, essa chuva de reclamações em diversos sites. Rs

        • MauroRF

          O nacional caiu muito a qualidade mesmo. E você ainda teve a sorte de ser o manual, se fosse o PS, seria mais uma grande dor de cabeça a mais para você.

    • “Perguntador”

      Tenho um New Fiesta, recall de que vc queria que a Ford fizesse? Qual o problema crônico que o carro tem? Peço isso pq o meu está apenas com 500KM e não percebi nada. Valeu

      • MauroRF

        Ele tem dois sérios problemas: o alarme, que falha na maioria dos NFs, e o câmbio Powershift, que tá dando muito, mas muito problema. Acesse o New Fiesta Clube e leia sobre o problema, esse do câmbio e do alarme têm inúmeras páginas no fórum.

        • “Perguntador”

          Beleza?
          O do câmbio eu não vou ter pq o meu é manual.
          Vou pesquisar sobre o alarme e prestar atenção se ele está funcionando corretamente.
          Valeu.

      • Bruno Gomes

        Desde a retirada da concessionária o carro vem apresentando problemas. Ruídos na parte dianteira (foi levado quatro vezes a concessionária) no lado esquerdo, janela do motorista folgada, borrachas das portas soltas (vieram assim e não trocaram) e pra completar com 5000km ele teve uma pane elétrica. Falo em recall pois tenho três conhecidos que possuem o modelo nacional e todos eles estão insatisfeitos com carro. Te desejo sorte com o carro, pois eu não tive.

        • Vasmir Becker

          os ruídos na parte dianteira seriam da coluna/barra de direção?, pois quando ando em estradas não pavimentadas ou de paralelepípedos (calçamento) bate muito na frente..

  • Rodrigo R

    O editor da matéria se interessar os modelos da FIAT, que poderão trocar o volante, são os do modelo comum, os volantes com Revestimento em couro e comandos do rádio estão fora dessa chamada, pois não precisam ser reparado.

    Informação da própria FIAT.

    Se o chassis conta na listagem, mas o carro saiu com volante de couro, então esta fora do chamado, sem necessidade de reparo.


Send this to friend