Europa Fiat Mercado SUVs

Fiat estaria preparando SUV com plataforma de Compass e design do Argo

Fiat estaria preparando SUV com plataforma de Compass e design do Argo

De acordo com o site italiano CarPassion, a Fiat prepara um novo utilitário esportivo para 2019. A proposta não é uma nova geração do Fiat 500X, mas um substituto para o conhecido Freemont, que em realidade é o já cansado Dodge Journey. A aposta do fabricante de Turim é na plataforma Small-Wide 4×4, que deu origem ao Renegade e também ao Compass, ambos feitos em Goiana, Pernambuco. Essa base também é usada no Fiat 500X e na picape Toro, também brasileira.


Com base na experiência com o Jeep Compass, a Fiat estaria preparando um novo SUV de porte médio. A decisão seria naturalmente lógica, dado o crescimento do segmento em todo o mundo, especialmente na Europa. Além disso, a solução está ao alcance da engenharia local, que não precisaria investir em algo partindo do zero. No entanto, apesar da pretensão em tirar o Freemont, este oferece a opção de sete lugares, o que um equivalente Fiat ao Compass não faria.

A solução, nesse caso, resultaria em um segundo SUV, um modelo maior para preencher esse vazio que será deixado e ainda bater de frente com Volkswagen Tiguan Allspace e Skoda Kodiaq, por exemplo. Isso poderia ser resolvido com uma variante do Cherokee, por exemplo. Mas, há outra questão em relação ao projeto. O design. Segundo o site italiano, o projeto envolveria aplicar o mesmo estilo do Fiat Argo, que é um derivado (em design) do Tipo europeu. Considerado “racional” por Turim, esse layout está se provando um sucesso para a marca e sua aplicação igualmente traria bons resultados.

Outra característica importante do projeto da Fiat é que este novo SUV nasceria com DNA 4×4 e excelente capacidade off-road, sendo assim bem explorado em mercados que precisam de um carro mais robusto. Com o compartilhamento de peças e componentes com o Jeep Compass, fica fácil imaginar o novo Fiat com motores 1.4 MultiAir Turbo ou 2.0 Tigershark, dependendo do mercado, mas também com o diesel Multijet 1.6 de 120 cv e 2.0 com até 170 cv, além de transmissão automática com seis ou nove marchas.


Infelizmente, a nova proposta não deve ir muito além em termos de mercado global. O foco deve ficar na Europa e talvez nos EUA, ambos servidos atualmente pelo Fiat 500X. Por aqui, a questão é a presença da Jeep, que dá um resultado bom para a FCA. O grupo já deu indícios claros de que não pretende atrapalhar o desempenho da marca americana. Ou seja, nada de concorrência interna neste segmento. Para ampliar ainda mais a presença da Jeep, um SUV menor e mais barato que o Renegade já estaria em gestação.

[Fonte: CarPassion]

Fiat estaria preparando SUV com plataforma de Compass e design do Argo
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email