Fiat Fastback é o nome oficial do Progetto 376

fastback oficial 1

O Fiat Fastback é o nome oficial do crossover de estilo cupê da marca italiana, conhecido como Progetto 376, que será um complemento do fabricante de Betim no segmento de SUVs.


Sem dar detalhes, a Fiat menciona: “melhor combinação de design e performance”, indicando o que já se suspeitava, que o Fastback terá motorização 1.3 Turbo de até 185 cavalos e 27,5 kgfm.

Dessa forma, ele se distancia do Pulse e surge como novo topo de linha, ainda que o Pulse Abarth deva aparecer também com a mesma motorização.

A marca confirmou o conceito de 2018, visto no Salão do Automóvel, como inspiração para o projeto 376. “100% projetado no Design Center South America, o veículo tem chegada prevista para o segundo semestre de 2022”, diz a Fiat.

Com transmissão automática de seis marchas, o Fiat Fastback terá ainda freio de estacionamento eletrônico e outros recursos mais sofisticados que os do Pulse.

Tendo porte maior que o do Fiat Cronos, o Fiat Fastback pode aparecer com algo entre 4,40 m e 4,50 m, tendo assim bom espaço para as pernas de quem vai atrás e também bagageiro generoso.

Com o Fiat Fastback, a marca italiana iniciará um movimento para cima, agregando mais valor aos produtos para também lucrar mais com modelos de preço maior.

Isso é um movimento que o setor automotivo está fazendo em todo o mundo, de modo a conter a crise dos chips, Guerra da Ucrânia e retração global da economia por causa da pandemia.

O próprio processo de eletrificação acelerada na Europa, assim como em mercados consolidados como os EUA, sem contar o gigantismo da China, força a adoção de carros mais caros e de maior lucro, ainda que o volume seja menor.

Popular, a Fiat vai resistir o quanto puder para abastecer as massas com carros mais baratos, mas uma hora a conta não fechará e é aí que modelos como o Fastback, serão a salvação da lavoura.

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.