Europa Fiat Mercado

Fiat faturou 6.000 carros além dos pedidos dos concessionários italianos

fiat-tipo-estate-2016-3 Fiat faturou 6.000 carros além dos pedidos dos concessionários italianos







Concessionários Fiat da Itália estão reclamando que a montadora doméstica despachou em torno de 6.000 carros para a rede sem serem encomendados pelos lojistas, de acordo com o site Automotive News Europe.

A descoberta ocorreu quando alguns concessionários perceberam o faturamento de lotes não encomendados dos modelos Tipo e Ducato. Os revendedores reclamam que já estava difícil de vender o Tipo, mas que agora ficou ainda pior, especialmente porque muitos foram faturados com especificações erradas.

No total, € 90 milhões foram faturados para a rede Fiat, que tem 150 concessionários na Itália. Os reclamantes não se identificaram temendo represálias por parte do fabricante, que também não quis comentar o caso. Porém, existe tensão entre as duas partes após o faturamento dos veículos não encomendados.

Fiat-Ducato-2015 Fiat faturou 6.000 carros além dos pedidos dos concessionários italianos

Sabe-se, porém, que os estoques de Tipo na rede Fiat estão parados há oito ou nove meses, enquanto que o estoque saudável para os lojistas é de 90 dias no máximo. A UCIF, um órgão responsável pela distribuição de veículos da FCA, no entanto, protestou contra o faturamento “inoportuno” para os concessionários.

O primeiro trimestre, de acordo com Marchionne, foi muito ruim para a FCA. Diante disso, parece que o faturamento “extra” ajudou a diminuir o saldo negativo no período. A UCIF recomendou que os concessionários peçam incentivos para a Fiat, a fim de desovar os estoques, bem como avisem o fabricante que o faturamento indevido viola seus contratos de concessão. Além disso, pediu que a rede recuse o recebimento de caminhões não encomendados.

A prática não é comum na Itália, segundo um grande revendedor local, que não trabalha com a marca Fiat. O mercado doméstico é muito importante para a FCA, cujas vendas representam 44% do total europeu. Já para a Fiat, 59% de suas vendas no velho continente estão atreladas ao mercado italiano. Dia 26 de abril, Sérgio Marchionne fará o anúncio dos resultados financeiros do primeiro trimestre.

[Fonte: Automotive News Europe]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.




Send this to a friend