Fiat Fiorino – veja quais são seus defeitos

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O Fiat Fiorino é um furgão compacto que a marca emplaca no Brasil há 45 anos, tendo sido feita em três gerações. A primeira era derivada do Fiat 147 e durou de 1977 até 1988.

Depois veio o modelo oriundo do Uno, que ficou até 2013. Então, com base no Novo Uno, surgiu o produto atual. Mas será que este último tem muitos defeitos e problemas?

Os proprietários reclamam especialmente de falhas no ar-condicionado, bomba d’água, vedação das portas, barulhos na traseira e sensor de velocidade.

Confira abaixo os relatos de defeitos e problemas da Fiat Fiorino de terceira geração:

Bomba d’água

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O Fiat Fiorino de terceira geração, presente no mercado desde 2013, acumula alguns defeitos e problemas, relatados pelos proprietários em fóruns, sites de reclamação, sites de opinião e outros canais na internet.

Muitos relatos fala de problemas com a bomba d´água. Alguns relatam que foram obrigados a trocar a bomba, com casos de troca na garantia, devido a vazamento de água.

Um dos proprietários disse que um selo d’água estaria dando vazando com dispositivo, que é essencial para o motor, já que permite a circulação da água no sistema de refrigeração e sob pressão.

Ele afirma que a peça começou a vazar água do motor com 19.000 km. Nenhum relato fala do custo de substituição do mesmo. No mercado, os preços (e a qualidade) variam muito, iniciando em cerca de R$ 90.

Como parte dos relatos eram de carros mais novos, provavelmente ainda estão na garantia.

Ar-condicionado

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Embora seja um veículo comercial, o Fiat Fiorino dispõe de ar-condicionado de fábrica, sendo hoje mais uma necessidade do que realmente um luxo. Estranhamente, é a direção hidráulica que é opcional.

De qualquer forma, o problema nesse caso é o dispositivo de climatização do furgão compacto que, de acordo com as queixas, falha durante a operação ou simplesmente não gela.

Um dos donos disse que o ar-condicionado do Fiat Fiorino só gela em dias de chuva, onde a temperatura cai um pouco mais. Outro falou que o sistema nunca funcionou adequadamente desde que adquiriu o carro zero.

Vale lembrar que o sistema de climatização do furgão só atua dentro do diminuto habitáculo de dois passageiros, o que deveria facilitar seu trabalho.

Em relação à direção hidráulica, citada acima, alguns casos são de reclamações quanto ao sistema mecânico, que torna o volante bem duro, mesmo com clientes que alegam experiência com veículos comerciais desse tipo e sem assistência.

Velocidade e embreagem

Alguns donos de Fiat Fiorino reclamam do sensor de velocidade do furgão. Eles dizem que, de repente, o velocímetro deixa de marcar a velocidade, o que coloca o condutor em uma situação difícil.

Sem a referência, fica mais fácil levar uma multa em fiscalização eletrônica. Um deles se queixou que o sensor deu defeito antes de 51.000 km.

Outro item que tem alguns relatos é a embreagem. A reclamação geral é que o sistema de acionamento de platô e disco gera trepidação no pedal, incomodando muito os clientes da marca.

Um deles relatou que mesmo com lubrificação do dispositivo de acionamento, o problema continua.

Barulhos e outras vibrações

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Existem diversos relatos de barulhos e outras vibrações entre os defeitos e problemas do Fiat Fiorino atual. Um deles está relacionado com a traseira, onde os clientes se incomodam com estalos vindos não se sabe exatamente de onde. Outros alegam que vem da suspensão traseira, que é por feixe de molas parabólicas.

Num dos relatos, a concessionária trocou algumas peças do veículo, entre eles dobradiças e até mesmo as portas traseiras, mas mesmo assim, o veículo continuou com o problema, que é recorrente também na geração anterior (mas na suspensão). Os estalos ocorrem mesmo sem carga no baú.

Também reclamam de vibração excessiva do motor dentro do habitáculo. Alguns relataram troca de coxins de motor e câmbio, ainda dentro da garantia, o que deve ser a causa provável do problema.

Por fim, a vedação de portas é outra reclamação recorrente. Falam que as borrachas mal montadas permitem o ingresso de água no habitáculo, assim como poeira. Alguns relatam troca do conjunto das portas nas concessionárias e sob a garantia.

O Fiat Fiorino também é criticado pelo acabamento com plásticos de baixa qualidade, que geram ruídos, assim como por corrosão acentuada em veículos e câmbio com engates ruins, especialmente entre 2ª e 3ª marchas.

Também reclamam de acesso ruim ao compartimento de carga, apesar do bom volume interno, considerado assim pela maioria de seus proprietários.

Ainda assim, o modelo é elogiado pelo consumo e facilidade de manutenção, bem difundida no Brasil com sua extensa rede. Em termos de capacidade de carga, alguns alegam que até mesmo acima da capacidade máxima de 650 kg o veículo atende bem ao propósito. A suspensão é elogiada pela robustez.

Recalls

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Mesmo sendo de trabalho, sem nenhum apelo para o lazer, o Fiat Fiorino assumiu as vendas da Kombi, desde seu fim, vendendo um bom volume anualmente.

Desde 2013, a geração atual, no entanto, passou por um bom número de chamadas devido a defeitos e problemas detectados e oficializados pela marca.

O primeiro foi a substituição do volante, devido à possibilidade de trinca na base de encaixe, que pode se desconectar do sistema de direção e fazer o motorista perder o controle do veículo.

Foram mais de 62 mil unidades em conjunto com o Grand Siena, sendo para modelos feitos entre 2 de abril de 2014 e 18 de julho de 2014.

O alternador foi alvo do segundo recall do Fiat Fiorino, cujas unidades teriam de passar por análise, verificação e, se necessário, substituição do dispositivo. Todos os modelos ano/modelo 2016 e 2017 foram convocados, em recall que se iniciou em maio de 2017.

O terceiro foi a substituição da caixa de mudanças nos veículos de ano/modelo 2017, que poderia se desprender do diferencial e podendo provocar um acidente. Começou em outubro de 2017.

O alternador deu dor de cabeça para a Fiat novamente, em recall semelhante para unidades de mesmo ano/modelo da chamada anterior, só que começando em março de 2018, um ano depois do primeiro.

Em junho de 2018, a Fiat chamou novamente os donos de Fiorino, agora para substituição de relês da injeção eletrônica e do sistema de ignição, que provoca alterações e falhas no funcionamento do motor, podendo até mesmo desligá-lo durante a condução, o que pode provocar um acidente.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X