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Fiat Fiorino – defeitos e problemas

Fiat Fiorino - defeitos e problemas

O Fiat Fiorino é um furgão compacto que a marca italiana emplaca no Brasil há 42 anos, tendo sido feita em três gerações. A primeira era derivada do Fiat 147 e durou de 1977 até 1988.


Depois veio o modelo oriundo do Uno, que ficou até 2013. Então, com base no Novo Uno, surgiu o produto atual. Mas, será que este último tem muitos defeitos e problemas?

O modelo atual é um projeto nacional, diferente dos outros dois, oriundos da Itália. O Fiat Fiorino mede 4,384 m de comprimento, 1,926 m de largura, 1,,900 m de altura e 2,717 m de entre eixos.

Pesando em torno de 1.120 kg, o furgão tem 650 kg de capacidade de carga e 58 litros no tanque, levando dois ocupantes e tendo um baú bem volumoso.


O projeto do Fiat Fiorino contempla motor Fire 1.4 8V com 85 cavalos na gasolina e 88 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm, bem como 12,4/12,5 kgfm  a 3.500 rpm.

O câmbio é manual e a suspensão traseira é com eixo rígido e feixes de molas parabólicas de uma lâmina. O furgão só peca por não ter porta de acesso lateral de fábrica, o que facilitaria o manuseio de cargas leves e encomendas. O produto é oferecido numa versão de acesso por R$ 61.990 e na Hard Working com preço sugerido de R$ 70.990.

Embora seja um produto com boa demanda mensal, sempre estando dentro do Top 10 dos comerciais leves, o que inclui picapes, o Fiat Fiorino tem alguns defeitos e problemas recorrentes.

Os proprietários mais reclamam de falhas no ar-condicionado, bomba d´água, vedação das portas, barulhos na traseira e sensor de velocidade.

Confira abaixo os relatos de defeitos e problemas da Fiat Fiorino de terceira geração:

Fiat Fiorino – defeitos e problemas

Fiat Fiorino - defeitos e problemas

O Fiat Fiorino de terceira geração, presente no mercado desde 2013, acumula alguns defeitos e problemas, relatados pelos proprietários em fóruns, sites de reclamação, sites de opinião e outros canais na internet. Muitos relatos fala de problemas com a bomba d´água.

Alguns relatam que foram obrigados a trocar a bomba, com casos de troca na garantia, devido a vazamento de água. Um dos proprietários disse que um selo d´água estaria dando vazando com dispositivo, que é essencial para o motor, já que permite a circulação da água no sistema de refrigeração e sob pressão.

Ele afirma que a peça começou a vazar água do motor com 19.000 km. Nenhum  relato fala do custo de substituição do mesmo. No mercado, os preços (e a qualidade) variam muito, iniciando em cerca de R$ 90. Como parte dos relatos eram de carros mais novos, provavelmente ainda estão na garantia.

Ar condicionado

Fiat Fiorino - defeitos e problemas

Embora seja um veículo comercial, o Fiat Fiorino dispõe de ar condicionado de fábrica, sendo hoje mais uma necessidade do que realmente um luxo. Estranhamente, é a direção hidráulica que é opcional.

De qualquer forma, o problema nesse caso é o dispositivo de climatização do furgão compacto que, de acordo com as queixas, falha durante a operação ou simplesmente não gela.

Um dos donos disse que o ar condicionado do Fiat Fiorino só gela em dias de chuva, onde a temperatura cai um pouco mais. Outro falou que o sistema nunca funcionou adequadamente desde que adquiriu o carro zero. O sistema de climatização do furgão só atua dentro do diminuto habitáculo de dois passageiros.

Em relação à direção hidráulica, cita acima, alguns casos são de reclamações quanto ao sistema mecânico, que chega a ficar bem duro o volante, mesmo com clientes que alegam experiência com veículos comerciais desse tipo e sem assistência.

Velocidade e embreagem

Alguns donos de Fiat Fiorino reclamam do sensor de velocidade do furgão. Eles dizem que, de repente, o velocímetro deixa de marcar a velocidade, o que coloca o condutor em uma situação difícil, pois sem a referência, pode acabar levando multa em fiscalização eletrônica. Um deles se queixou que o sensor deu defeito antes de 51.000 km.

Outra item que tem alguns relatos é a embreagem. A reclamação geral é que o sistema de acionamento de platô e disco gera trepidação no pedal, incomodando muito os clientes da marca. Um deles relatou que mesmo com lubrificação do dispositivo de acionamento, o problema continua.

Barulhos e outras vibrações

Fiat Fiorino - defeitos e problemas

Existem diversos relatos de barulhos e outras vibrações entre os defeitos e problemas do Fiat Fiorino atual. Um deles está relacionado com a traseira, onde os clientes se incomodam com estalos vindos não se sabe exatamente de onde, segundo alguns. Outros alegam que vem da suspensão traseira, que é por feixe de molas parabólicas.

Num dos relatos, a concessionária trocou algumas peças do veículo, entre eles dobradiças e até mesmo as portas traseiras, mas mesmo assim, o veículo continuou com o mesmo problema, que é recorrente também na geração anterior, mas na suspensão. Os estalos ocorrem mesmo sem carga no baú.

Também reclamam de vibração excessiva do motor dentro do habitáculo. Alguns relataram troca de coxins de motor e câmbio, ainda dentro da garantia, o que deve ser a causa provável do problema.

Por fim, a vedação de portas é outra reclamação recorrente. Falam que as borrachas mal montadas permitem o ingresso de água no habitáculo, assim como poeira. Alguns relatam troca do conjunto das portas nas concessionárias e sob a garantia.

O Fiat Fiorino também é criticando pelo acabamento com plásticos de baixa qualidade, que geram ruídos, assim como por corrosão acentuada em veículos e câmbio com engates ruins, especialmente entre 2ª e 3ª marchas.

Também reclamam de acesso ruim ao compartimento de carga, apesar do bom volume interno, considerado pela maioria.

Ainda assim, é elogiado pelo consumo e facilidade de manutenção, bem difundida no Brasil com rede extensa. Em termos de capacidade de carga, alguns alegam que até mesmo acima da capacidade máxima de 650 kg, o veículo atende bem ao propósito. A suspensão é elogiada pela robustez.

Recalls

Fiat Fiorino - defeitos e problemas

Mesmo sendo de trabalho, sem nenhum apelo para o lazer, o Fiat Fiorino assumiu as vendas da Kombi, desde seu fim, vendendo um bom volume anualmente, sendo que apenas em 2018, vendeu 13.547 unidades.

Desde 2013, a geração atual, no entanto, passou por um bom número de chamadas devido a defeitos e problemas detectados e oficializados pela marca.

O primeiro foi a substituição do volante, devido à possibilidade de trinca na base de encaixe, que pode se desconectado do sistema de direção e fazer o motorista perder o controle do veículo. Foram mais de 62 mil unidades em conjunto com o Grand Siena, sendo para modelos feitos entre 2 de abril de 2014 e 18 de julho de 2014.

O alternador foi alvo do segundo recall do Fiat Fiorino, cujas unidades teriam de passar por análise, verificação e, se necessário, substituição do dispositivo. Todos os modelos ano/modelo 2016 e 2017 foram convocados, em recall que se iniciou em maio de 2017.

O terceiro foi a substituição da caixa de mudanças nos veículos de ano/modelo 2017, que poderia se desprender do diferencial e podendo provocar um acidente. Começou em outubro de 2017.

O alternador deu dor de cabeça para a Fiat novamente, em recall semelhante para unidades de mesmo ano/modelo da chamada anterior, só que começando em março de 2018, um ano depois do primeiro.

Em junho do ano passado, a Fiat chamou novamente os donos de Fiorino, agora para substituição de relês da injeção eletrônica e do sistema de ignição, que provoca alterações e falhas no funcionamento do motor, podendo mesmo desliga-lo durante a condução, o que pode provocar um acidente.

Fiat Fiorino – defeitos e problemas
Nota média 5 de 5 votos

  • Iago Alberto Peixoto Rocha

    A Gastrite está me matando :(

    • Zaskia Gotik

      veja “Captain Marvel” neste site! todos os filmes disponíveis !! copie o blog aqui: FAMILYSERIESHD.BLOGSPOT.COM

      • zekinha71

        Atenção NA favor bloquear esse spamer, toda matéria fica fazendo propaganda.

  • Domenico Monteleone

    O que eu não entendo é pq um veículo que não tem nada na traseira, exceto um baú de fibra, custa tanto, embora 100% das vendas sejam em pj com descontos.

    • raphael_ZZ

      7 anos atrás compramos uma zerinha para a empresa por 32 mil reias, esse ano queríamos pegar outra zero, mas o preço com desconto para PJ na versão top (leia-se, ar e direção), custava 65 mil. Mesmo com toda a história de bom carro de trabalho, o preço caia para 40 após 3 ou 4 anos de uso, resultado. Comprei uma montana 2017 com 40 mil km rodados completa e coloquei uma capota, investimento de menos de 37 mil reais. Muitas empresas tem feito isso, a impressão que tenho que vendem Fiorinos apenas para grandes transportadora fazerem trabalho como courier, onde comprar 40 veículos de uma vez e a Fiat dá desconto maior pois não faz sentido algum um carro com uma mecânica extremamente básica, motor de projeto de mais de 15 anos, custar tanto dinheiro. É mais caro que um Onix LTZ automático.

      • Andre Pestana

        Preço de carro hoje estão surreais no Brasil, um Onix AT6, Ka AT6, Voyage AT6( são 70 salários mínimos em 2019) nas versões Top hoje tem preço de um Golf 1.4 Tsi no lançamento de 2014(96 salários mínimos em 2014) e ainda esses carros populares nem chegaram ao nível aproximado de um Golf. Fico a pensar se os carros estão muito caros, mas cheguei a conclusão que o poder de compra hoje Brasileiro que foi por água abaixo e que daqui a alguns anos um Ka AT6 e Voyage AT6 vão chegar a 100 mil reais e o poder de compra estará menor e o esforço será maior para ter o mesmo carro.

        • raphael_ZZ

          Exato, carros pequenos podem valer a pena para quem mora em cidades grandes mas para quem mora no interior são quase necessidade e são os mais caros, eu estou pesquisando e vou comprar uma Trailblazer ou uma Dakar 2013/2014 por aprox. 100 mil reais, carros que zero Km passam dos 200 mil, é surreal pensar que algumas pessoas estão dispostas a perder mais de 100 mil reais só na desvalorização do carro.

          • Andre Pestana

            Verdade. Hoje pagar 200 mil em um carro 0km tem que ter muita disposição e sem contar se for financiar e pagar altos juros do Brasil, Ipva e seguro bem mais alto, mesmo que o seminovo de despesas com manutenção ainda vale muito a pena e quem por ex tiver 200 mil e gastar 100 mil em um seminovo em bom estado e aplicar outros 100 mil poderá comprar esse carro de hoje 200 mil usado em 2024 seminovo.

            • Mas convenhamos que pagar 100 mil reais por um carro usado com seis anos de uso também não é algo muito prudente, ao menos ao meu ver.

              • Andre Pestana

                Depende do carro, como ele falou uma Traiblaizer ou Dakar é mais indicado para uso específico no interior e a sua necessidade, fica difícil uma pessoa por exemplo que mora em fazenda com muita estrada de terra preferir um Cruze, Jetta 0km do que Pick up Amarok, S10 seminovas com o mesmo valor do Cruze ou Jetta 0 km.

        • Hodney Fortuna

          Excelente comentário.

    • Emanuel Schott

      Você mesmo já respondeu: é caro na tabela pra dar desconto.

  • pedro rt

    apesar de ser um carro mais antigo acho o PEUGEOT PARTNER muito melhor e mais eficiente no dia a dia.. tem mais espaço interno e mais motor por praticamente o msm preço

    • raphael_ZZ

      Concordo, porém a desvalorização é gigantesca e ela não aguenta o que a fiat aguenta.

    • Lucas Vieira

      Vai dar manutenção nele…

  • Kadett

    esse sensor de velocidade é um problema da linha fiat…. estamos há 3 meses esperando um para o carro da empresa

    • rgrigio

      Trocamos duas vezes o de nossa Strada. Mas ao menos na css chega rápido. Coisa de no máximo duas semanas.

  • Jose Walter Coimbra Moreira

    A Fiorino modelo anterior apodrece o número do chassi e da muita dor de cabeça para os proprietários na hora de vender ou fazer transferência de propriedade,além de desvalorizar pelo fato de o número do chassi ser remarcado.

  • clairton

    Tanta tecnologia em veículos novos mas todos poluem e gastam combustível de foma absurda ( na cidade 10 km/litro e na estrada 13 ou 15 )e se ligar o ar condicionado se foi tudo para baixo até a força do motor.Os elétricos são caros e funcionam igual a celular a bateria não dura nada.Por favor.

  • th!nk.t4nk

    Só 3 geraçoes em 42 anos. Não é à toa que no Brasil tanta gente fique espantada com carros que mudam completamente em apenas 6 anos no exterior. Fazem o povo ficar décadas com a mesma velharia, que já acham ser normal esse abandono no mercado.

  • Fernando Orlandi

    Acho que uma matéria sobre qualidades ficaria tão pequena que foi melhor fazer logo sobre defeitos. Eita carrinho que dá problema! A nossa 2008 é 10x melhor que as novas

  • Hodney Fortuna

    Nunca consegui entender o motivo de esse carro que só é lata, sem praticamente acabamento interno ser tão absurdamente caro! E o pior são os anúncios onde ate modelos do ano 2000, bastante detonados pelo uso pedirem valores surreais.

    Na Europa ha modelos do tipo partindo de 9 mil euros com design atualizado, muitos compartilhando a base da nova Doblô.

  • ChalMust

    Preço desonesto da p …

  • rgrigio

    Sensor de velocidade já trocamos duas vezes em uma Strada Working 2017 1.4. Agora a boia do tanque de combustível deu problema. Também duas vezes problemas na trava elétrica da porta do passageiro.

    Realmente parece ser mal desses derivados da FIAT.

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