Europa Fiat Lançamentos Minivans

Fiat: Idea 2011 ficou mais simples no mercado europeu

fiat-idea-2011-ficou-mais-simples-no-mercado-europeu-1

Ao contrário do Brasil, a matriz da Fiat na Itália preferiu nem mexer na minivan Idea 2011 por lá. Aliás, o que a Fiat fez foi simplificar as opções do modelo europeu.

Sem nenhuma mudança visual no 2011, a Idea italiana ganhou de destaque apenas motores Euro V e sistema de desligamento automático do motor Start&Stop.

Mesmo com um número menor de opções, a gama Idea 2011 é ainda muito maior que sua similar feita no Brasil. Entre acabamento, equipamento e motores, a Idea 2011 tem 17 opções de preços, que partem de €14.650 e vão até €22.250.

fiat-idea-2011-ficou-mais-simples-no-mercado-europeu-2

Na Europa, a Idea 2011 é oferecida apenas nas versões Active, Dynamic e Emotion, mas cada uma delas pode ter GLP e Start&Stop.

Além disso, a gama de motores é composta de 1.2 16V de 80 cv, 1.4 8V de 77 cv e 1.4 16V de 95 cv, todas a gasolina ou GLP.

Com diesel, a Idea 2011 oferece os motores 1.3 MultiJet com 70 cv, 90 cv e 95 cv, além de um 1.6 MultiJet com 120 cv.





  • "apenas motores Euro V e sistema de desligamento automático do motor Start&Stop."

    A nossa ficou bonita, ganhou novos motores, mas pecou no interior… custava, Fiat? não que o de lá seja uma maravilha, mas é infinitamente melhor que o nosso!

    • bart

      SO o interior que eh melhor que o nosso.. e BOTA MELHOR nisso.. eauhaeuheauh
      mais pelo design externo e os motores.. eu fico com a nossa =D

      agora esse interiorr…. lindo

    • felpsarantes

      Interior bem melhor que esse de Palio do Idea… Quanto ao volante do novo brasileiro, gostei muito da mudança para o do Punto… Acho aquele volante muito bonito e com boa pegada!

  • bruno

    Nossa, olha esse interior… destrói o da versão nacional. O europeu é bem maior e tem outra plataforma (o nacional, assim como todos os outros produtos da Fiat do Brasil, tem a plataforma do Palio adaptada).
    A única coisa no qual o nosso é melhor (agora) é o exterior que ficou lindo na minha opinião! Mas de resto, nem comparação com o europeu, conforte, mecânica, tudo mto inferior.

    • Bem maior? parece ter o mesmo tamanho. Já sobre o painel não tem nem o que falar. Custava terem colocado este na nacional… Não precisava nem a CM. Se bem que o quadro de instrumentos no centro deve ser ruim de ler, ainda mais analógico.

    • Robison

      Plataforma maior??? hauhauhauha

    • Allan

      Brasileiro é tudo louco! Achar a "nova" nacional mais bonita? Ficou tão boa que os Europeus – que para carro tem gosto muito melhor que o nosso – não quiseram saber… Ainda mais com o carnaval feito sobre a Sporting (rodas pavorosas, cromados laterais e no para-choque misturando com cores quentes, spoiler dianteiro TG-Poli com degrau) e na Adventure (grade cromada que não tem NADA a ver com o espírito simplista do carro, inclusive sem pintura nos plásticos externos). Mas aqui é o País do ARgHile, Celta, Fox, Fiesta, Pálio… E depois ainda chamam o Punto de cara-de-capivara! Fala sério!

  • FernandoVW

    O interior da 2011 europeia é bem parecido com o do modelo brasileiro… de 2016! :P

    • Mauricio

      Caramba, vc já vive em 2016!??????!!!!

  • Cadu

    Sei não, diante do modelo lançado aqui essa parece bem velha! Afinal, é o modelo que acaba de sair de produção aqui!

  • vitor

    a fiat deveria colocar esse painel na nossa
    de que adianta ser muito mais bonita que essa por fora(inclusive os novos faróis com leds), e por dentro ter um painel de subcompacto de 1996.

  • Chatt

    nossa senhora, e a nossa com painel de palio…que economia safada…

  • Tiago

    Esse painel aí é dose!
    Não acho o painel do Idea brasileiro uma maravilha, mas esse aí é terrível!!
    E os nossos motores são melhores (exceto os diesel é claro)

    • Patrick

      Concordo com o Tiago….esse painel é terrível….pego o painel do Idea Adv antigo,colocou ele no meio do carro para imitar citroen….agora a unica coisa boa é a tela lcd….só…

  • Ficaria bem melhor se colocassem o velocímetro atrás do volante…

    • Fernando da silva

      Concordo ficaria melhor !

  • anderson silva

    O interior é lindo d+ deixa a nacional no chinelo, o motor 1.4 8v consegue ser pior que o nosso, é impressão minha ou o entre eixos da Europeia é maior que a nossa ??

  • vitor@joga1000

    e impressao minha ou a nossa versao mudou antes da deles?bem legal isso!!!

  • Helmy Galindo

    De boa… Eu preferia que deixassem a Idea nacional com o design antigo mas com o acabamento interno da versão gringa e o sistema Start/Stop e Tetrafuel que aumentam ainda mais a economia de combustível e diminuem os indices de emissão de gases..

    Esses motores europeus podem não ser tão potentes quanto os nossos mas são muiiiito mais econômicos com consumo na faixa dos 25 e 30km/l. Alem disso, possuem excelente torque, algo que se encaixa melhor na proposta urbana do monovolume. Com o novo sistema start/stop, o consumo urbano deve ter uma melhora considerável!

    A Idea nunca foi feia. Tinha um design limpo, elegante e funcional. Só era cara demais para o que oferecia! Agora, com a nova frente mais bicuda e cheia de penduricalhos, listrinhas e furinhos e traseira estribada com lanternas LED's, ela se parece mais com um carro do preço dela, ai as pessoas vão querer comprar…

    Sem falar na versão ADVENTURE 3D QUADCORE FULLHD EXTREME EDITION AUTO REVERSE MP1000 com exclusivo fatiador de queijo na dianteira. Algo que só perde em mau gosto para a dentadura de vampiro da Peugeot Hoggar.

    • erom

      kkkkkk….falou muito bem cara! Concordo plenamente!

    • Allan

      Aí sim um bom comentário. O maior problema da adventure é meter cormado aonde não deve (assim como a Sporting, mas nessa há outros…).

  • Antonio

    Esse painel de instruções no meio ficou muito estranho, sério mesmo… (na minha opinião).

    • Painel de instruções???

      • Antonio

        KKKK, acho que escrevi errado…

        PAINEL DE INSTRUMENTOS

  • Edu

    Aquele velhinho gordinho presidente da FIAT no brasil é um SALAME !

  • Sem dúvidas o painel do modelo europeu é mais completo, mas não gosto de painel central, acho uma tremenda falta de segurança ter que desviar os olhos da pista para verificar velocidade, combustível e etc…
    A nacional externamente na minha opinião ficou show, já vi várias ao vivo em um caminhão cegonha em um posto de gasolina na Fernão Dias na terça feira (03/08) Tinha todos os modelos, inclusive a Adventure Locker.

    • rafthehay

      Concordo quanto ao painel. A qualidade deve até ser melhor, mais isso é típico painel de baixo custo, feito pra facilitar a adaptação de direção (só ver que tem um espaço pra airbag atrás do volante do motorista). Pessoal aqui tem trauma pelo painel ser o do Palio, mas gosto mais do nosso. Aliás, taí um caso que um carro nacional é mais bonito que o equivalente europeu. Outro na minha opinião é o Corsa C.

  • ThiagoLM

    Essa é uma prova de que lá o que interessa mesmo é o conforto, acabamento e design elegante para o DONO do carro. Não é como aqui, onde muitos se preocupam com quem está olhando pro carro. Por dentro, a dor na coluna por conta dos bancos ruins pouco importa, o que interessa mesmo é ver o vizinho elogiando os farois bonitos e caros!!! O governo com seu imposto de quase 50% sobre o carro, agradeçe.

  • anderson

    a fiat so modificou o exterior no brasil pq sabe a unica coisaque brasileiro gosta, QUE É MOSTRAR PRO VIZINHO. Nao dando bola para o interior, seguranca etc.

  • Daniel Morais

    A versão da foto tem ar condicionado automático bi-zone e bancos bem legais com apoio de braço para os dois ocupantes da frente
    Mas a tecnologia start stop está a anos luz de distância do Brasil.

    • Nada de ar bi-zone, aquele é o mesmo do Punto, simples.

  • Nair

    O que mata a idea tupiniquim é o interior de palio (claro, a plataforma é mais arcaica, isso é péssimo) mas o interior da italiana é realmente muito bom!!! Mas o Palio alto vendido aqui eu não queria nem de graça devido a pobreza do interior.
    Para ela ficar perfeita, seria o visual da nacional (não a adventure, a normal), a plataforma europeia, o quadro de instrumentos no lugar tradicional e os motores 1.6 e 1.8 E-torq e o Diesel de 120Cv, os demais são muito fracos. E todo o resto que o modelo do primeiro mundo tem.

  • Lorenzo

    Não mudaram nada para 2011 porque logo sairá de linha. Já no Brasil…

  • ThiagoLM

    Aqui eles mudaram a parte que a maioria dos brasileiros gostam (parte de fora), lá eles mudaram o que a maioria dos europeus gostam (parte de dentro). Porém esse velocímetro deveria ficar atrás do volante.

  • ian

    Serio msmo, entre o visual da nova nacional cm a tecnologia e interior da antiga italiana fico cm o modelo europeu sem duvidas;.

  • filippe

    Cara… plataforma de palio adaptada?

    Acorda… gastaram 400 MILHOES nessa plataforma só pra adaptar a do Palio? Pfff…

    • bart

      Sim. Plataforma adaptada do Palio. Assim como no Punto brasileiro… fato.
      Externamente os Idea europeu e brasileiro são (eram) exatamente do mesmo tamanho.

      • Hodney

        Assim o Fiat Mille também é uma adaptação da plataforma do Fiat 147 com corpo do modelo italiano.

        Vale lembrar que o Palio é uma adaptação da plataforma do Uno italiano dos anos 80 e 90 e que por sua vez foi extendida para os modelos mais modernos da Fiat do Brasil como a Idea, Fiat Punto e por ultimo o novo Uno.

    • A GMB gastou US$ 400 milhões no projeto Viva, que usa a plataforma do Corsa B. Acho que essa grana não é suficiente para produzir uma plataforma totalmente original.

      • Segundo a revista Quatro Rodas a FIAT gastou R$ 200 milhões só para atualizar a versão nacional.

    • Auto-Verdade

      A Idea de lá usa a platafor do Punto e a nossa realmente é uma adaptação da plataforma do Pálio, mesmo gastando esse valor, foi o preço da adaptação e criação da nossa Idea, que é muito bonita e ficou melhor de aparência, exeto mecânica e outros equipamentos.
      Será o meu novo carro em pouco tempo, assim que as minhas finanças chegar no lugar, pois gosto exatamente desse tipo de veículo.

      • Fabiano

        EXATAMENTE. A IDEA BRASILEIRA ERA CONHECIDA COMO PROJETO BMPV (BRAZILIAN MULTI-PURPOSE VEHICLE) INTERNAMEMTE. UTILIZOU-SE A PLATAFORMA DO PALIO, QUE FOI DEVIDAMENTE MODIFICADA PARA O NOVO CARRINHO.

        Aliás, pessoal fala toda hora deste lance de plataforma, dizendo que os veículos brasileiros têm plataformas antigas etc. Sinceramente, acredito que 90% das pessoas que fazem este tipo de comentário não têm a menor idéia do que seja Plataforma, e nem de como isso influencia na "vida" do carro.

        Fato é: o perfil do consumidor brasileiro é, de longe, diferente do perfil do consumidor europeu e norte-americano. Daí, é de se esperar que nossos modelos sejam também diferentes.

        E ainda tem gente que se espanta com isso? Esta realidade não mudará em menos de 20 anos – podem anotar.

        • Hodney

          Sua explanação está correta mas lembre-se que as montadoras de praxe fazem isso porque no Brasil as pessoas primeiro se observa o design e não a tecnologia e tão pouco a qualidade.
          Para atender essa caracteristica peculiar, as montadoras chegam a lançar modelos europeus economizando ao máximo o custo de produção. E não é nada demais a plataforma ser reaproveitada pois isso economiza maquinário de produção e treinamento longo e custoso para seus funcionários.
          Ou seja, roupa nova em corpo velho.

  • Achei que com essa matéria a galera ia se tocar mas… ainda tem gente que prefere a nacional. Acho que os LEDS cegaram a todos… desisto

  • Helmy Galindo

    (2)

  • Diego Barbosa

    esse painel ae e brutal.

  • Acho que diante de muitas reclamações a Fiat desistiu de adotar o painel da versão européia, nem tanto por economia, acho que mais mesmo pelos gostos do consumidor.
    E esse painel do Palio não é tão ruim, está na média em termos de acabamento e design.
    Porem se ela tivesse o painel do Punto, ficaria bem legal, ou até msm o do Fiat 500.

    • Na boa, não está na media de acabamento e design. Podem me criticar mas é muito mais prazeroso olhar um velocimetro de uma Space Fox e assim como seus plastcos internos do que o da Idea que é um carro que deveria oferecer algo superior. O mesmo pode-se dizer da Livina que disputa diretamente, o painel é bem mais desenhado e com um aspecto superior sim.

      Pelo menos para mim é frustante vc entrar em um carro reestilizado e ver um painel antigo. Por exemplo em casa mesmo, meu pai trocou um siena 2001 EX por um Siena Fire 2008 e o painel é …pior!!! é sem conta giros!!!! Mas a grafia é identica!!!

      Entendo que mudar grafias não ajuda muito, mas pela reestilização que o carro recebeu, ele merecia um interno melhorado.

      Abraços
      Edson

  • Ñ gostei muito desse painel [o de portas é idêntico ao nosso ou virce-versa], o conta-giros deveria estar a frente do volante [apesar de o velcímetro estar em uma posição aceitável], isso sem falar que ele tem um design muito quadrado [ñ combinaria com a arredondada que deram no nosso Idea].

    P/ mim o nosso deveria ter um painel EXCLUSIVO, nem painel de Palio nem painel de Idea europeu.

  • nossa que diferenca no interior do veiculo, quanto ao painel central …

  • Ferrari

    a idea européia é outro carro, alem do nome e desenho, tem pouco em comum com o nacional. Plataforma, tamanho, equipamentos, tudo na europeia é superior a nossa, com um detalhe, a deles custa bem menos.

  • ggrj

    A fiat de lá SABE fazer um gps de verdade…

  • laercio

    Engraçado,
    Criticam o painel adaptado do Palio e criticam o painel original do modelo europeu…….
    Qualquer que seja o interior vai ter gente metendo o pau.
    É difícil mesmo agardar gregos e toianos!

  • PAULO ATAIDE

    Nossa a idea deles é tao inferior que a nossa, que colocaram até um quadro no centro do painel para cobrir falta de botões "sendo totalmente ironico".
    Porcaria de Fiat e de todas as outras grandes, estão na hora de se mobilizar mais e começar a trazer as facilidades que existem hoje na Europa, Asia e america do norte, apesar que pelas ultimas reportagens, necessita implementar as benfeitorias do resto do mundo aqui, visto que sistema GPs integrado ao veiculo só são alguns paises da america do sul que nao tem, visto que até na Africa tem.

  • Felipe

    Se ficar mais "simples" quer dizer colocar menos plastico nas latarias do carro, ficou mesmo.
    Agora cá entre nós, quem dera um "Simples" desse com metade desses itens de série aqui pra gente.

  • Auto-Verdade

    Por dentro é bem melhor que a nossa, a posição da alavanca no painel, que tem o apoio para a perna, na altura do joelho direito e painel é mais bonito, contragosto somente ser ao meio, será que é para adaptar melhor a direção à direita?

  • Bruno

    Enquanto o painel daqui é de um Palio…. meu Deus…..Parabéns Fiat!!!!

  • Preferia o visual antigo, com esse interior…

    Olha o tamanho do GPS que vem, para, não tem nem comparação. Sem contar na qualidade do material, que de longe da para perceber que é infinitamente superior ao nosso…

    É triste…

  • se tivesse o visual da nossa e os acessorios e painel da deles estaria perfeito!

    o deles tem painel com visual moderno, mas a carroceria parece velha, a nossa é ao contrario…

  • rodrigo

    que coisa feia esse volante.

  • Esqueceu de dizer sobre o lucro extorsivo das montadoras que também agradece qdo vc culpa apenas o Governo.

  • E ainda te negativaram por simplesmente dizer a realidade, mas positivei porque vc esta certo. O brasileiro nao aceita ler ou ouvir que nao sabe comprar carros. Esse é o motivo pelo qual o unico interesse por ter um carro é do status. Mesmo que em detrimento disso ele fique com um carro pior. (principalmente internamente)

    Abraços
    Edson

  • Bem… eu acho que não é questão de agradar gregos e troianos, mas se trouxesse esse interno Italiano, colocassem o velocimetro e demais itens atras do voltante ficaria otimo!

    Alias, belas rodas esse Idea tem não? sem contar aquele GPS que deve ser também uma central multimidia.

    ERA ISSO que o Linea deveria receber com o bluetooth NAV (navegador de GPS) e não aquela coisa tosca no painel junto dos velocimetros (entenda a critica pela limitação do painel e não pelo carro em si)

    Abraços
    Edson

  • rafthehay

    Se for uma crítica ao GPS do Linea, é que na época que ele foi feito tinha a restrição do uso de telas para o motorista, aliás acho que a restrição existe ainda…

  • E eu pensei que só aqui no Brasil faziam isso…

  • Rafa S.

    o interior é perfeito !!!!

  • Vamos esclarecer um idéia errada que a maioria tem dos motores italianos.
    Os motores a gasolina na Italia, andam bem mais que os motores Flex brasileiros.
    O desempenho do motor 1.4 16V de 95 CV a gosolina é equivalente, senão melhor do que o desempenho do motor 1.6 Diesel de 120 CV.
    Isso se deve ao fato de que a gosolina italiana tem 97 octanas e é pura, por causa disso tem um rendimento muito superior, o carro anda e é economico.
    Assim esse motor 1.4 16V de 95CV andando com a gasolina italiana tem o mesmo desempenho do nosso E-Torq 1.6 16V Flex.
    Inclusiva o Grande Punto Italiano tem esse como o maior motor a gasolina disponível.

  • é pq no Brasil o q veende é beleza… mesmo com todos esses beneficios q o Idea 2011 europeu sem reestilização tem
    aqui eles trocam a casca e dentro deixa uma m**** pq sabem q vai vender assim mesmo

  • Tom

    A Fiat da Itália não atualizou o visual da Idea Italiana pois ela ficaria parecida com a Lancia Musa (A IDEA da Lancia), vejam fotos da Musa na pesquisa por imagens no google: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=la

  • vitones

    no brasil o povo nao se importa com interior, vide classic.

  • Yuri

    Acabamento bom, mas esse painel no meio, não deve ser muito legal.

    A Fiat, ao contrário da GM, evolui aqui!

  • Eduardo

    E ainda tem gente que reclama do painel da nossa brasileira. Esses que reclamam deveriam dar uma olhadinha nessa européia. E mais, reclamam do motor 1.4 mas europeu tem ideia mais fraca ainda. Agora a do Brasil está com uma excelente gama de motores (1.4, 1.6 e 1.8), interior e exterior extremamente melhores que a da europa… quero ver reclamar agora…

    • Tom

      Eduardo, longe de mim querer desrespeitar você e seu gosto, mas achar o Painel de Palio que nossa Idea usa, mais bonito e melhor que o Painel da Idea Italiana???

      Realmente, existe gosto para tudo…

  • Bruno

    O painel pode ser até mais bonito, mas o câmbio ! Horrível ( prefiro o nosso visualmente não na prática ) o pano vai até a parte que a gente pega. Estranho, pois a maioria das pessoas que eu vejo dirigindo usa o espaço para encaixar mão. Por fora a nossa é mais bonita sim eu já vi uma de perto e me surpreendi. Eu acho a nossa anterior ( a atual deles ) muito sem graça. Obs : Primeira vez que eu posso falar que um carro nosso é mais bonito que um europeu sendo ele o mesmo em dois mercados.



Send this to friend